31.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaEm Cabedelo, Câmara abre processo de cassação dos vereadores envolvidos na Xeque-Mate

Em Cabedelo, Câmara abre processo de cassação dos vereadores envolvidos na Xeque-Mate

Mais de um ano após a deflagração da Operação Xeque-Mate, a Câmara Municipal de Cabedelo abriu processo de cassação dos 10 vereadores que foram presos ou afastados do cargo por conta das investigações do esquema de corrupção na cidade. Os processos contra os parlamentares foram encaminhados ao Conselho de Ética da Câmara pela presidente da Casa, Graça Rezende (MDB), na terça-feira (23). Os vereadores vão ser investigados por quebra de decoro.

Os alvos das representações na Câmara são os vereadores Jacqueline Monteiro Franca (PRP), ex-primeira-dama da cidade; Lúcio José do Nascimento Araújo (PRP), que era presidente da Câmara; Tércio de Figueiredo Dornelas (PSL); Antônio Bezerra do Vale Filho (PRP); e Júnior Datele (PEN), que foram presos na Xeque-Mate. O último foi solto e virou colaborador da investigação. Também correm risco de cassação Josué Góes (PSDB); Belmiro Mamede (PRP); Rogério Santiago (PRP); Rosivaldo Galan (PRP) e Moacir Dantas (PP). Estes foram afastados do cargo com a deflagração da Xeque-Mate.

O conselho de ética analisa se as representações devem prosseguir ou se elas devem ser arquivadas. Em caso de prosseguimento, elas voltam ao plenário da Câmara, onde a decisão por cassação ou não vai ser tomada. Segundo a Lei Orgânica do Município, para que os vereadores sejam cassados é necessário que dois terços da Câmara votem a favor.

Entenda o início da Operação Xeque-Mate

Veja os nomes dos vereadores de Cabedelo presos na Operação Xeque-Mate

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas