26.5 C
João Pessoa
InícioPolíticaPioneirismo: PEC que tramita na Assembleia facilita participação popular na sugestão de...

Pioneirismo: PEC que tramita na Assembleia facilita participação popular na sugestão de matéria

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (PSB), apresentou Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que estreita ainda mais a possibilidade dos cidadãos sugerir matérias. Segundo o parlamentar, a matéria permite com que o povo participe cada vez mais das atividades da Casa, garante mais legitimidade às proposições e fortalece o Estado Democrático de Direito.

Caso aprovada, o Legislativo Paraibano será  a primeira Casa a realizar essa iniciativa no país. Galdino explicou que a PEC 15/2015 já tinha sido apresentada por ele no ano de 2015, porém foi arquivada pelos deputados na época. “Estou desarquivando a matéria, pois a equipe de assessoria da Casa se reuniu com representantes do Instituto de Tecnologia Social do Rio do Janeiro e com a equipe do aplicativo ‘Mudamos’, e utilizará a tecnologia e os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para validação e conferência da automatização das assinaturas eletrônicas aos projetos de iniciativa popular”, explicou o presidente.

O presidente disse ainda que o cidadão pode apresentar propostas através de assinaturas que consiga na comunidade, com o número de um por cento da população. Dessa forma, serão apresentados projetos de lei que tramitarão na Assembleia Legislativa com a aprovação de iniciativa do povo. “A internet tem se revelado uma importante ferramenta da população para manifestação de seus interesses. As propostas podem ser assinadas de forma eletrônica ou manualmente”, disse Adriano Galdino.

A PEC está tramitando na Casa e deve ser apreciada pelos parlamentares nos próximos dias. “Eu fico feliz de trazer de volta a matéria, pois estamos dando ao paraibano a oportunidade também de legislar”, disse o deputado.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas