Governador volta a mostrar as potencialidades da Paraíba para côsul; desta vez o da Espanha

O governador João Azevêdo se reuniu, na tarde desta quinta-feira (4), na Granja Santana, com o cônsul da Espanha, Gonzalo Fournier, para discutir novas parcerias, expor potencialidades do Estadoe reforçar a relação já existente entre as duas localidades por meio do Programa Gira Mundo Espanha. Também participaram da audiência o secretário de Educação e da Ciência e Tecnologia, Aléssio Trindade, e o secretário executivo de Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado.

Na ocasião, o governador João Azevêdoapresentou as potencialidades do Estado e comentou quea Paraíba e a Espanha possuem um bom relacionamento e que a tendência é que as parcerias aumentem.”Nesses três meses de gestão, tenho recebido empresários e representantes de vários países, visando firmar parcerias e atrair investimentos para o Estado. Temos incentivos fiscais e uma posição estratégica no Nordeste, o que facilita a vinda de empresas. Além disso, investimos muito, nos últimos anos, na segurança hídrica e nas estradas trazendo mais desenvolvimento para as regiões”, frisou o governador.

E acrescentou: “A Paraíba foi o estado do Nordeste que teve maior crescimento do PIB. Somos o 9º lugar geral no Ranking de Competitividade dos Estados e somos Rating B, o que nos permite contrair empréstimos. Enfim, a Paraíba é um estado equilibrado que, ao longo desses últimos anos, tem um saldo positivo de geração de empregos e diversas obras sendo realizadas”.

João Azevêdo relatou também que a Paraíba tem um enorme potencial turístico, possuindo um grandioso Centro de Convenções, belezas naturais, boa gastronomia e citou ainda que o Estado está incentivando o Polo Industrial do Turismo, uma área que será destinada a hotéis e grandes resorts, incrementando ainda mais o setor.

O cônsul da Espanha, Gonzalo Fournier, lembrou que esteve na Paraíba há dois anos para participar da entrega dos passaportes aos alunos selecionados na primeira edição do Gira Mundo Espanha. “Este é um Programa que merece os parabéns, porque oferece uma grande oportunidade para os estudantes paraibanos. Estamos felizes por fazer parte desse projeto e buscaremos também colaborar com o Prima. Grandes empresas da Espanha já estão no estado, uma delas está construindo o maior Complexo Eólico da América Latina aqui na Paraíba. Há também a empresa espanhola Aena que administrará os dois maiores aeroportos da Paraíba, na grande João Pessoa e em Campina Grande. Nessa audiência, viemos desejar uma boa gestão ao governador e dizer que estamos sempre à disposição para colaborar com a Paraíba”, garantiu.

O secretário de Educação e da Ciência e Tecnologia, Aléssio Trindade, comentou que o Programa Gira Mundo é uma experiência exitosa que foi ampliada e este ano oferece 280 vagas. “A parceria com a Espanha teve início em 2017 e agora, em 2019, o Programa vai levar 50 alunos da rede estadual de ensino para este país. A nossa expectativa é que possamos incluir a Espanha também como destino do Gira Mundo para professores”, afirmou.

Ao término da audiência na Granja Santana, o governador João Azevêdo ainda presenteou o cônsul da Espanha com uma peça da artesã paraibana conhecida como dona Toinha, que mora na cidade de Juarez Távora e faz parte do Programa de Artesanato Paraibano. Dona Toinha será uma das homenageadas no Salão do Artesanato de Campina Grande deste ano.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.