27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baEm João Pessoa: Paraíba sedia curso sobre segurança de barragens

Em João Pessoa: Paraíba sedia curso sobre segurança de barragens

A Agência Nacional de Águas (ANA), a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vão realizar o curso Segurança de Barragens de Usos Múltiplos entre os dias 22 e 26 de abril, em João Pessoa. As aulas pretendem capacitar 40 técnicos em recursos hídricos de vários estados, sendo 10 da Paraíba.

Além de discutir conceitos, o curso vai contar com aulas práticas sobre as recomendações técnicas para a segurança dos reservatórios, capacitando os técnicos na implementação da Política Nacional de Segurança de Barragem. As aulas serão ministradas pelo engenheiro civil, especialista em segurança de barragens, Ruben José Ramos Cardia.

De acordo com o presidente da Aesa, Porfírio Catão Cartaxo Loureiro, desde 2011, os técnicos da instituição trabalham seguindo os protocolos da Política Nacional de Barragens, por isso não há risco de rompimento em nenhuma barragem de responsabilidade da Agência Estadual. “O Governo do Estado realiza um programa de manutenção e conservação de barragens, além disso, fazemos a recuperação com recursos próprios. Com este curso, poderemos melhorar nosso trabalho, uma vez que teremos a oportunidade de capacitar mais técnicos”, destacou.

As vagas foram distribuídas da seguinte forma: Paraíba, 10 vagas; Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Bahia, cinco vagas cada; Piauí, Mato Grosso, Alagoas, Sergipe e Maranhão, duas vagas cada. “O público-alvo são servidores de órgãos estaduais de recursos hídricos que trabalham com segurança de barragens, representantes da Defesa Civil e empreendedores públicos. Após o curso, eles estarão aptos a realizar diagnósticos e inspeções em diferentes tipos de barramentos”, elencou Porfírio.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas