26.2 C
João Pessoa
InícioParaí­baPMJP lança ciclo 2019 do Orçamento Participativo e revista digital ‘Clica no...

PMJP lança ciclo 2019 do Orçamento Participativo e revista digital ‘Clica no OP’

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou na tarde desta terça-feira (26) o ciclo 2019 do Orçamento Participativo. Na ocasião, houve o lançamento da revista digital ‘Clica no OP’, em que o cidadão poderá conhecer os serviços da Secretaria Executiva do Orçamento Participativo e ter acesso a algumas obras executadas pela PMJP. O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal, localizado na Praça Pedro Américo, no Centro da Capital.

De acordo com o secretário do OP, Francisco José das Chagas, para este ano, o Orçamento Participativo vai contar com algumas novidades, a exemplo do ‘OP Temático’. “O que seria isso, são várias reuniões ou mini plenárias, que vai passar pelas 14 regiões. Estas reuniões podem acontecer com o número de 50 a 100 pessoas, de maneira que a gente tenha um controle participativo, para que possamos perceber os avanços da gestão, tanto no que está acontecendo, quanto no que irá acontecer. Tudo isso escutando a população”, disse Francisco José.

Durante todo o ano, serão realizados, assim como em 2018, as reuniões de plenárias, o Orçamento Participativo da Criança e do Adolescente (OPCA), as reuniões preparatórias e de participação popular, visando garantir o diálogo com a população. “Para este ano, as nossas expectativas são as melhores, tendo em vista que o prefeito Luciano Cartaxo tem dado um ritmo em obras na cidade de João Pessoa, seja oriunda do Orçamento Participativo ou não. Então, vamos continuar trabalhando para garantir ainda mais entrega de obras”, afirmou o secretário.

Em quatro anos, mais de 120 obras já foram atendidas pela Prefeitura de João Pessoa, nas mais diversas áreas, como educação, infraestrutura, habitação, etc. Em 2018, o número de pessoas que participaram de todo o ciclo de audiências ultrapassou a marca de 5 mil.

A participante do conselho do OP, Marilene Alves, destacou o trabalho da PMJP em 2018 e afirmou que as atividades não param. “Estamos trabalhando nos bairros mobilizando a população a cada vez mais participar e aproveitar a oportunidade, que gera vez e voz para todos nós. Então esperamos e temos certeza que teremos muito trabalho, muitos sonhos da população serão atendidos pela prefeitura”, disse.

Adriana Urquiza, secretária de Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM), explicou como vai funcionar a parceria entre o Orçamento Participativo e SEPPM. “Com essa nova visão, que é o Orçamento Participativo Mulher, vamos ouvir as demandas das mulheres, visando garantir seus direitos, ajudando nas dificuldades e fazendo encaminhamentos. Nosso objetivo é incluir ainda mais a mulher nas audiências que tem poder de decisão, que é este caso, e nisso, vamos dar voz a essas mulheres”, pontuou a secretária.

Revista – Na ocasião, foi realizado o lançamento da revista digital ‘Clica no OP’, que vai divulgar os trabalhos desenvolvidos pela PMJP. “A revista tem previsão de ser feita de três em três meses e vai compartilhar em todas as plataformas da internet os trabalhos da gestão, visando mostrar os bons resultados para a população.

Orçamento Participativo – É uma linha direta entre a população e a gestão municipal, onde possibilita estreitar a relação do poder público e a comunidade, onde esta sinaliza quais as prioridades para o bairro. Além disso, ajuda na elaboração e implementação das peças orçamentárias: Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA) e Plano Plurianual (PPA). Anualmente, são realizados os Ciclos do OP, que percorrem as 14 regiões de João Pessoa (compostas pelos bairros e comunidades).

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas