25.1 C
João Pessoa
InícioGeralJovem é detido após filmar alunas no banheiro dentro da universidade

Jovem é detido após filmar alunas no banheiro dentro da universidade

Um aluno da Universidade de Brasília (UnB) foi detido, na última quinta-feira (21), após ser flagrado filmando universitárias enquanto elas usavam o banheiro feminino de um dos prédios da instituição – o pavilhão João Calmon.

Uma das jovens percebeu que o homem, de 20 anos, a estava gravando por meio de uma brecha na divisão dos boxes do sanitário. Ela denunciou o caso aos funcionários da limpeza que estavam próximos ao prédio e aos seguranças do campus Darcy Ribeiro. Os servidores conseguiram imobilizar o suspeito e chamaram a polícia.

A vítima e o estudante foram encaminhados para a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). No celular do suspeito, os agentes encontraram vídeos de outras mulheres.

Segundo a ocorrência, o aparelho foi apreendido e será periciado. O aluno assinou um termo de declaração e responderá o processo em liberdade.

Em nota, a reitoria da UnB informou nesta segunda-feira (25) que “está reunindo informações sobre a ocorrência e avalia quais são as medidas cabíveis, tanto do ponto de vista educativo quanto disciplinar”.

Prédio da reitoria da Universidade de Brasília (UnB) — Foto: Raquel Morais/G1

Prédio da reitoria da Universidade de Brasília (UnB) — Foto: Raquel Morais/G1

A instituição confirmou que o rapaz responsável pelas filmagens estuda na universidade. De acordo com a UnB, o atendimento do caso “seguiu protocolos de acolhimento a mulheres vítimas de violência”.

No comunicado, a UnB disse ainda que repudia qualquer “tipo de violência contra a mulher, um desafio que extrapola os limites dos campi da instituição e perpassa toda sociedade”.

A universidade citou ainda que estratégias estão sendo adotadas para melhorar a segurança dos estudantes, como a instalação de 350 câmeras de videomonitoramento.

Alerta do DCE

Depois de tomar conhecimento da situação, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UnB divulgou, na sexta-feira (22), um alerta em sua página no Facebook (veja abaixo).

 DCE publicou no Facebook alerta sobre prisão do aluno que filmou universitárias usando banheiro — Foto: Facebook/Reprodução

DCE publicou no Facebook alerta sobre prisão do aluno que filmou universitárias usando banheiro — Foto: Facebook/Reprodução

No aviso, o DCE escreveu sobre a prisão em flagrante do aluno e pediu para que mulheres que sofram assédio na universidade entrem em contato com o diretório.

“Pedimos que todas e todos os estudantes tomem cuidado com banheiros e ambientes menos frequentados da Universidade.”

Relatos nas redes sociais

Na publicação feita pelo DCE, a vítima relatou a agressão sofrida. A postagem da jovem incentivou outras mulheres – que também foram filmadas pelo aluno – a contarem seus casos.

Até a noite desta segunda, o comunicado do DCE no Facebook acumulava quase 220 comentários e 256 compartilhamentos. G1

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas