27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baCrimes de trânsito punidos com até dois anos de detenção são julgados...

Crimes de trânsito punidos com até dois anos de detenção são julgados nos Juizados Especiais

Em abril de 2018, por volta das 20h, no cruzamento da Avenida Maciel Pinheiro com a Rua Barão do Triunfo, um automóvel não respeitou a placa de trânsito “Pare” e atingiu uma motocicleta. A mulher que conduzia o carro fugiu do local e o motociclista teve várias escoriações nos braços e pernas. O caso foi registrado na Delegacia de Acidente de Trânsito de João Pessoa e a ação tramita no Juizado Especial Criminal da Capital, onde se processam e são julgados casos punidos com até dois anos de reclusão, inclusive os de trânsito.
Segundo o juiz titular do Juizado Especial Criminal de João Pessoa, Hermance Gomes Pereira, a Lei nº 9.503/97, em seu artigo 303, estabelece uma pena de detenção de seis meses a dois anos e suspensão ou proibição da Carteira Nacional de Habilitação (CHN), para quem praticar lesão corporal culposa (sem intenção), quando estiver na condução de veículo automotor. “Caso o condutor saia do local do acidente e se afaste do veículo, para fugir de sua responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída, a pena varia de seis meses a um ano, mais multa”, explicou o magistrado.
Hermance Pereira disse, ainda, que, no Juizado Especial Criminal, sempre são esclarecidos os benefícios de uma transação penal referente ao delito praticado. No caso do acidente envolvendo a moto e o automóvel, a condutora do carro não quis fazer o acordo. Assim, o representante do Ministério Público pediu vista do processo para uma análise dos autos e um eventual oferecimento de denúncia.
Também citando a referida Lei, o juiz destacou que, se o condutor do veículo, na ocasião do acidente, não prestar imediato socorro à vítima ou deixar de solicitar auxílio de autoridade pública, a pena oscila entre seis meses a um ano, ou multa, se o fato não constituir elemento de crime mais grave.
Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas