26.9 C
João Pessoa
InícioParaí­baJuiz determina que Prefeitura de Sobrado terá que fornecer protetor solar para...

Juiz determina que Prefeitura de Sobrado terá que fornecer protetor solar para servidores

“O município deve fornecer protetor solar para os servidores que exercem atividades a céu aberto expostos aos raios solares, porque se trata de medida de proteção contra a excessiva exposição ao sol e à radiação ultravioleta que estão associados a vários tipos de câncer de pele, envelhecimento precoce, catarata e outras doenças oculares”. Este foi o entendimento do juiz convocado Tércio Chaves de Moura, ao manter a decisão proferida pelo Juízo da 2ª Vara da Comarca de Sapé, que determinou ao Município de Sobrado o fornecimento de 240 ml de protetor solar de, no mínimo, fator de proteção 30, a servidor que estava exercendo a função de tratorista.
Conforme a Remessa Oficial nº 0001056-06.2014.815.0351 desprovida pelo relator, o autor da ação, Marcos Antônio de Aguiar, foi nomeado para ocupar o cargo de tratorista em fevereiro de 2010, necessitando, por isso, do uso de bloqueador solar. Embora houvesse o fornecimento pela Prefeitura, a quantidade era insuficiente, tendo em vista a necessidade de utilização do produto quatro vezes ao dia. Requereu, assim, a liberação de quantidade suficiente para uma proteção eficaz, mediante apresentação de receita de profissional médico especialista, atestando a necessidade de prevenção de danos à saúde.
Para o relator, não resta dúvida quanto à necessidade do autor, ante a própria atividade exercida e o reconhecimento da municipalidade sobre a insuficiência do fornecimento.
“A Constituição Federal, em seu artigo 196 e seguintes, deixa claro que a saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e ao acesso universal às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”, afirmou o juiz convocado Tércio Chaves, acrescentando que o fornecimento deve ser feito, mesmo que a atividade em questão não seja considerada  insalubre.
Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas