Procon-JP realiza atividades no SAC e no Parque da Lagoa para comemorar o Dia Internacional do Consumidor

O Procon-JP dá continuidade às atividades em comemoração ao Mês do Consumidor nesta quinta-feira,14 de março, com distribuição de panfleto educativo no SAC da sede na avenida Pedro I. No Dia Internacional do Consumidor, comemorado nesta sexta-feira (15), as atividades começam às 8h no Parque da Lagoa, com ações realizadas em parceria com várias outras secretarias do município de João Pessoa.

Além do atendimento móvel do Procon-JP e da distribuição de mudas, quem passar pelo local no dia 15 terá acesso a serviços nas áreas social e de saúde e poderá assistir a teatro de fantoches falando sobre o Código de Defesa do Consumidor, em linguagem acessível a todos, já que terá um público especial: alunos da rede municipal de ensino.

De acordo com o secretário Helton Renê, as atividades no Parque da Lagoa só foram possíveis devido às parcerias. “As secretarias do município de João Pessoa, a exemplo da Semam, Semob, Sedes, Educação e da Segurança Municipal através da Guarda Municipal, nos deram total apoio para que pudéssemos realizar as ações. Com esse trabalho conjunto, só quem ganha é o consumidor”, ressaltou.

E acrescenta: “Vamos comemorar o Dia Internacional do Consumidor em grande estilo, como já está se tornando uma prática anual. No Parque da Lagoa teremos o Procon-JPmóvel, corte de cabelo, cuidado das unhas, limpeza de pele e maquiagem, aferição de pressão, massagens terapêuticas, teatro de fantoches falando sobre o CDC e, de quebra, ainda a distribuição de mudas de árvores”, frisou.

Mês todo – Helton Renê adianta que a programação se estenderá por todo o mês de março, inclusive com palestras em escolas da rede municipal e estadual e faculdades. “Iniciamos a programação no último dia 8, no SAC da sede, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Foi uma manhã muito especial em uma confraternização entre funcionários e consumidores”, afirmou Renê.

Fundamentadas – Quinze de março é também dia de todos os procons do Brasil divulgarem o Cadastro das Reclamações Fundamentadas do ano anterior. “A Secretaria estará divulgando o registro de todas as reclamações finalizadas no ano de 2018, bem como o ranking das empresas que acordaram uma solução para a reclamação do consumidor junto ao Procon-JP”, informou Helton.

História – Em João Pessoa, o Procon foi criado através da Lei 8.583/1998, de autoria do então vereador e hoje prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, com o nome Sistema Municipal de Defesa do Consumidor. Em maio de 2014, Cartaxo transformou o Sistema em Secretaria. “O prefeito Luciano Cartaxo e o Procon-JP fazem história juntos. Além de autor da lei que instituiu o Sistema na Capital, foi também quem teve  a visão maior, há cinco anos, de transformá-lo em Secretaria”, disse.

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