25.3 C
João Pessoa
InícioParaí­baDetran-PB inicia vistorias do transporte escolar neste sábado

Detran-PB inicia vistorias do transporte escolar neste sábado

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) iniciam, neste sábado (9), a fiscalização dos transportes escolares dos municípios do Estado. Neste primeiro dia, a fiscalização vai ocorrer simultaneamente nas cidades de Uiraúna e Conceição, com início previsto para as 7h.

 

No Posto de Trânsito da cidade de Uiraúna serão fiscalizados os veículos dos municípios de Uiraúna, Santarém,Poço Dantas, Bernardino Batista, Poço de José de Moura, Triunfo, São João do Rio do Peixe e Santa Helena. Na Ciretran de Conceição, os veículos avaliados serão de Conceição, Ibiara, Santana de Mangueira, Santa Inês, Bonito de Santa Fé e Monte Horebe.

 

Segundo o coordenador de Vistorias do Transporte Escolar do Detran-PB, Renato Prado, as equipes compostas pela autarquia de trânsito, em parceria com o MPPB e demais órgãos envolvidos, atuarão nos finais de semana dos meses de fevereiro a junho de 2019. Em maio, será divulgado o calendário para o segundo semestre.

 

Durante o trabalho, os técnicos do Detran verificam se os veículos apresentam os equipamentos de segurança obrigatórios, que são exigidos por lei e pelo Conselho Nacional de Trânsito, notificando aqueles que apresentarem irregularidades.

 

Entre os itens avaliados, estão a pintura da faixa horizontal na cor amarela, em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroceria, com o dístico ‘Escolar’ em preto; equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo; lanternas de luz branca, fosca ou amarela dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha dispostas na extremidade superior da parte traseira; cintos de segurança em número igual à lotação.

 

No tocante ao condutor do veículo, este deve ter idade superior a 21 anos; ser habilitado na categoria D; e ser aprovado em curso especializado, nos termos da regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 

A fiscalização é feita pelo Detran, com o apoio do MPPB, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto de Metrologia e Qualidade (Imeq), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Departamento de Estradas de Rodagens (DER).

Segue calendário, na íntegra:

 

DATA/HORA PREFEITURAS LOCAL DA VISTORIA PROMOTORIAS
09/02/2019

SÁBADO:

INÍCIO: 7h

TOLERÂNCIA: 9h

1.     UIRAÚNA

2.     SANTARÉM (JOTA CLAUDINO )

3.     POÇO DANTAS

4.     BERNARDINO BATISTA

5.     POÇO DE JOSÉ DE MOURA

6.     TRIUNFO

7.     SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE

8.     SANTA HELENA

UIRAÚNA – POSTO DE TRÂNSITO 1.     UIRAÚNA

2.     SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE

10/02/2019

DOMINGO:

INÍCIO: 7h

TOLERÂNCIA: 9h

1.     CAJAZEIRAS

2.     BOM JESUS

3.     CACHOEIRA DOS INDIOS

4.     SÃO JOSÉ DE PIRANHAS

5.     CARRAPATEIRA

CAJAZEIRAS – CIRETRAN 3.     CAJAZEIRAS

4.     SÃO JOSÉ DE PIRANHAS

09/02/2019

SÁBADO:

INÍCIO: 7h

TOLERÂNCIA: 9h

1.     CONCEIÇÃO

2.     IBIARA

3.     SANTANA DE MANGUEIRA

4.     SANTA INÊS

5.     BONITO DE SANTA FÉ

6.     MONTE HOREBE

CONCEIÇÃO – CIRETRAN 5.     CONCEIÇÃO

6.     BONITO DE SANTA FÉ

10/02/2019

DOMINGO:

INÍCIO

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas