27.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baSemob-JP inicia na segunda-feira a Semana em referência ao Dia Municipal da...

Semob-JP inicia na segunda-feira a Semana em referência ao Dia Municipal da Paz no Trânsito

Buscar uma consciência cidadã por um trânsito mais seguro e humanizado para todos. Este é o objetivo do Dia Municipal de Paz no Trânsito, comemorado anualmente em João Pessoa no dia 24 de janeiro. Este ano, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), realizará uma semana temática em alusão à data, com eventos do dia 21 ao dia 24 de janeiro.

Com o apoio de órgãos parceiros e instituições privadas, a Semob-JP realizará ações educativas de conscientização, com temas diversos, em locais com grande circulação de veículos e pedestres, bem como em hospitais de atendimento de emergência para as vítimas de acidentes de trânsito. Os temas centrais do ano serão o uso do celular ao volante, o excesso de velocidade no trânsito e o cuidado com os pedestres.

Adalberto Araújo, superintendente da Semob-JP, falou sobre a importância do Dia Municipal de Paz no Trânsito para a cidade de João Pessoa. “Acreditamos ser uma excelente oportunidade de trazer à consciência das pessoas a importância de praticarmos atos que nos conduzam a um trânsito mais seguro e, com isso, preservar a vida de todos, tanto dos condutores, quanto de quem está ao seu redor”, afirmou.

Programação – Na abertura, segunda-feira (21), a partir das 16h, no cruzamento das avenidas Epitácio Pessoa e Bento da Gama, na Torre, o tema do dia vai ser uso do celular na condução do veículo, com abordagem educativa, mostrando os riscos para a segurança do trânsito quando o motorista utiliza o aparelho dirigindo.

Na terça-feira (22), haverá visitas nos leitos do Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma), às 9h, e no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (Trauma), às 15h. Será abordado com os pacientes o perigo do excesso de velocidade, buscando conscientizá-los a terem comportamento adequado, evitando acidentes.

Na quarta-feira (23), às 16h, as atividades vão ser direcionadas aos pedestres, parte mais vulnerável nas relações do trânsito, com ação educativa na Rua Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, no Bessa, na faixa de pedestres próximo ao Carrefour, com distribuição de material educativo e orientação para uma travessia segura.

Encerramento – O encerramento acontecerá na quinta-feira (24), a partir das 10h, na Avenida Edson Ramalho, em Manaíra, com uma blitz educativa, abordando todos os temas dos dias anteriores, distribuição de material educativo e dicas de segurança no trânsito.

A chefe da Divisão de Educação da Semob-JP, Gilmara Branquinho, falou do significado do Dia Municipal de Paz no Trânsito. “É um momento importante, porque simboliza o trabalho de um ano inteiro na busca da verdadeira paz no trânsito. O contato direto com as pessoas nessas ações é fundamental para a mudança de comportamento delas e um trânsito mais humanizado”, destacou.

Parceiros – O Dia Municipal de Paz no Trânsito tem a parceria do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Corpo de Bombeiros Militar, Comitê Vida no Trânsito, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Comitê de Prevenção de Acidentes e Violência (Compav), Departamento de Trânsito e Transportes (DTTRans) de Santa Rita, Departamento Municipal de Trânsito (DMTran) de Bayeux, Secretaria de Mobilidade (Semob) de Cabedelo, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) da PMJP, Polícia Civil, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e Sindicato dos Agentes de Trânsito e Fiscais de Transportes do Estado da Paraíba (Sinafit-PB).

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas