26.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baPesquisa da PBTur revela que número de turistas na Paraíba cresceu em...

Pesquisa da PBTur revela que número de turistas na Paraíba cresceu em 2018

A rede hoteleira do Destino Paraíba recebeu um total de 159.218 hóspedes no mês de dezembro, resultado 3,59% maior que o mesmo período de 2017. No acumulado do ano, o Fluxo Estimado registrou 1.858.927 hóspedes, um aumento de 1,42% frente ao ano anterior. Os dados constam de pesquisa mensal do Fluxo Global de turistas para o estado realizada pelo Setor de Estatísticas da Diretoria de Fomento da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), divulgada nesta quinta-feira (17).

O levantamento mensal da PBTur revela, também, que a rede hoteleira da capital paraibana, que possui o maior número de quartos/leitos no Estado, registrou em dezembro uma ocupação de 68,38% dos quartos disponíveis. Ao longo do ano passado, o levantamento apontou um crescimento de 1,34% no número de turistas que visitaram João Pessoa. Ao todo, a capital paraibana recebeu 1.259.310 hóspedes em sua rede hoteleira, sendo 114.180 em dezembro.

Na avaliação da presidente da PBTur, Ruth Avelino, os números são positivos e revelam que, apesar da crise econômica no país, o turismo paraibano terminou o ano de 2018 com excelentes perspectivas para 2019. “Claro que temos que ficar satisfeitos. O país está passando por um quadro de recessão econômica, no qual as famílias ficam entre a cruz e a espada: viajar ou reduzir gastos. Foi, sim, um crescimento pequeno, positivo, que mostra que estamos no caminho certo de divulgarmos sempre nosso estado em todas as feiras, eventos e capacitações de agentes de viagens”, comemorou.

Litoral Sul – Nessa primeira semana de janeiro, a rede hoteleira do município do Conde, no litoral sul do Estado, comemora os índices de ocupação. A Costa do Conde tem instalada cerca de 40 meios de hospedagem, entre hotéis e pousadas, totalizando aproximadamente 3 mil leitos e vem recebendo um fluxo significativo de turistas  neste período.

Para Ruth Avelino, a Costa do Conde é um destino que vem se consolidando e com isso atraindo investimentos da rede hoteleira. Ela também destaca o investimento feito pelo Governo do Estado na infraestrutura que beneficiou o turismo local. “Há de se destacar a parceria entre o Governo do Estado e prefeitura do Conde. Com uma boa infraestrutura, houve um investimento por parte dos empresários da hoteleria e de serviços. Desta forma o destino vai se consolidando”, explicou.

Origem do Fluxo – A pesquisa da PBTur apontou os principais Estados emissores de turistas para o Destino Paraíba no ano de 2018. O estado de São Paulo lidera com 21,69% de incidência, seguido por Pernambuco com 18,27%, Rio Grande do Norte (9,53%), Rio de Janeiro (7,00%) e Minas Gerais (6,79%). A região Nordeste apresentou uma incidência de 42,73% do Fluxo, seguida do Sudeste com 35,98%; Centro-Oeste ( 10,71%); Sul (8,54%); e  Região Norte (2,03%).

O Fluxo de turista estrangeiro registrou no ano de 2018 um aumento de 46,89% frente ao ano de 2017. Os principais países emissores foram: Argentina (35,24% de incidência), Portugal (11,23%), Estados Unidos (11,21%), Alemanha (5,86%) e Itália (5,62%).

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas