Cartaxo entrega reforma e ampliação de USF nos Funcionários II e Atenção Básica ganha também 7 novos veículos

Os moradores do bairro Funcionários II agora contam com uma Unidade de Saúde da Família praticamente nova com a entrega, pelo prefeito Luciano Cartaxo, das obras de reforma e ampliação da USF Funcionários II – 2ª Etapa. Com mais de dez anos de construída, a unidade passa agora a funcionar dentro de todas as normas da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde, com salas específicas de curativos, esterilização, odontologia e exame citológico, por exemplo. Além disso, para beneficiar toda a Atenção Básica da Capital, o gestor também entregou 7 novos veículos que darão suporte ao Programa de Saúde da Família (PSFs) e vão dinamizar mais os processos e tempo de resposta dados aos usuários.

“Estamos muito felizes de poder fazer a entrega da ampliação desta USF que vai melhorar a atenção básica no bairro Funcionários II e enfrentar com muito trabalho este desafio diário que é oferecer bons serviços na área da saúde. É um tipo de investimento muito importante dentro do nosso planejamento da saúde, na oferta de um melhor atendimento à população, também com o suporte do Programa Gerente Saúde. Neste espaço, os profissionais terão mais condições de oferecer um trabalho mais qualificado e a população ganha em conforto e em mais serviços que passamos a oferecer”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

A USF tem capacidade de receber até 3 mil pessoas por mês e agora, a equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, dentistas, agentes de saúde, e outros, terá a possibilidade de exercer o trabalho e desempenhar suas funções em espaços mais confortáveis e adequados para a boa prestação dos serviços de saúde. Além da reforma e ampliação nas salas, que são todas climatizadas, a USF ganhou banheiros adaptados, espaço adequado para descarte correto do lixo comum e hospitalar e sala de esterilização.

Foram investidos cerca de R$ 280 mil para reforma da USF que oferece atendimento odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, nebulização, visitas domiciliares, ações de vigilância epidemiológica, bloqueios vacinais e investigações epidemiológicas. Dentre as ações desenvolvidas na unidade estão o acolhimento com escuta qualificada; atendimento integral à demanda espontânea, organizada por grupos prioritários; atividades de educação em saúde; e ações planejadas na unidade e no território.

A unidade também oferece ações individuais e coletivas, como consulta médica e de enfermagem para crianças; acompanhamento e desenvolvimento da criança, adolescentes, adultos e idosos, em áreas temáticas como hipertensão, diabetes, gestantes, tuberculose, hanseníase e tabagismo; planejamento familiar; e prevenção do câncer de colo de útero, mama, próstata e bucal.

Durante a solenidade de entrega da USF, o prefeito também entregou os sete novos veículos que darão um suporte da Atenção Básica, garantindo maior resolutividade e potencialização dos atendimentos nos distritos sanitários. “Temos cinco distritos sanitários e os veículos ficarão à disposição deles para fazer o acompanhamento diário do andamento das unidades de saúde e melhorar o fluxo de atendimentos”, disse Luciano.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.