Com presença de Ricardo, Governo lança documentário “Caminhos pela Igualdade na Paraíba”

O Governo do Estado lança nesta sexta-feira (14), às 19h, o documentário institucional “Caminhos pela Igualdade na Paraíba”, que aborda a trajetória da implantação de políticas públicas de igualdade para mulheres, LGBTs, negros, indígenas, quilombolas, ciganos, povos tradicionais e de religiões de matriz afro-brasileiras na Paraíba. O evento será no auditório da PBTUR, no bairro de Tambaú, em João Pessoa, e contará com a presença do governador Ricardo Coutinho, representantes do governo e movimentos sociais.

O documentário, produzido pela QCP Consultoria, Projetos e Editora, registra as ações da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana nos últimos oito anos. Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, o vídeo é uma espécie de mosaico das ações implementadas pela gestão estadual para garantia dos direitos das populações que praticamente eram consideradas invisíveis.

“Realmente estamos trilhando um caminho buscando priorizar a implantação de políticas públicas de promoção da equidade e igualdade para grupos populacionais historicamente excluídos e com dificuldade de acesso a bens sociais, direitos civis e políticos; assim como promover a cidadania e enfrentar as diversas expressões da discriminação, preconceitos e violências decorrentes do machismo, da LGBTfobia, do racismo e da intolerância religiosa”, disse a secretária Gilberta Soares.

O vídeo é dividido por áreas de trabalho da Semdh, composta pelas gerências de Gênero, Racial e LGBT, e traz narrativas de usuários e profissionais dos serviços de atendimento gratuito oferecidos pelo Governo do Estado como o Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes, Espaço LGBT de João Pessoa e Campina Grande, Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais.

Com depoimentos de indígenas, quilombolas, mulheres, negros, o documentário traz histórias sobre o processo de construção das políticas públicas numa interface interdisciplinar, perpassando as várias áreas como saúde, educação, assistência social, segurança pública, habitação, emprego, trabalho e renda, meio ambiente, agricultura, entre outras.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.