29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baCartaxo visita Viveiro Municipal e destaca trabalho da PMJP no plantio de...

Cartaxo visita Viveiro Municipal e destaca trabalho da PMJP no plantio de mudas de árvores e preservação do meio ambiente

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, visitou, na manhã desta quarta-feira (28) o Viveiro Municipal de Plantas Nativas, no Valentina Figueiredo, espaço onde são cultivadas as mudas de plantas nativas que são plantadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e também distribuídas à população. O espaço foi revitalizado e já se prepara para o plantio, em 2019, de mais de 50 mil mudas por toda a cidade. Desde 2013, a atual gestão já plantou mais de 220 mil mudas de árvores na Capital paraibana, contribuindo para a recuperação de áreas degradadas e arborização de parques urbanos, praças e vias públicas.

O Viveiro é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e durante o processo de revitalização foram redefinidos os espaços de cultivo e ampliado o sistema de irrigação. As mudas de grande porte, que tem aproximadamente dois metros, são utilizadas exclusivamente para plantio urbano, em áreas como praças, canteiros de ruas e avenidas, escolas municipais e Centros de Referência em Educação Infantil (Crei). Essas mudas foram colocadas em um pátio exclusivo e preparadas com adubo orgânico, feito a partir do resto de poda triturada. Outras mudas, de porte menor, são preparadas para serem distribuídas com a população.

“Este é um espaço fundamental para a realização de todo o trabalho que realizamos na cidade de preservação do meio ambiente e para gerar mais qualidade de vida. João Pessoa é uma cidade reconhecida pelo verde e nossa gestão tem uma atenção muito especial para esta área no sentido de arborizá-la cada vez mais, combater o aquecimento e oferecer mais conforto para a população. Nossas praças, canteiros, escolas, creches, todos os espaços públicos onde é possível, buscamos arborizar, fazer jardinagem e cuidar da manutenção”, afirmou o prefeito.

Durante a visita, ele participou de um café da manhã com técnicos da Semam, visitou as instalações, as áreas de plantio, de armazenamento das sementes, de criação das abelhas Uruçu (responsáveis pela polinização das espécies da Mata Atlântica) e plantou uma árvore. Além disso, recebeu uma homenagem em reconhecimento ao incentivo à preservação do meio ambiente e projeto do Viveiro Municipal.

Distribuição de mudas – O Viveiro recebe, em média, quinze pessoas por dia, em busca de mudas de árvores nativas. As mudas são entregues após um cadastro prévio. O interessado leva a muda e recebe, dos técnicos do Viveiro, orientações sobre o local adequado para o plantio e os cuidados com a espécie.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, falou sobre a importância das obras de revitalização do Viveiro Municipal, destacando que ali é onde nasce o verde de João Pessoa: “Nós pesquisamos e buscamos as melhores sementes, de árvores matrizes que dão as mudas com condições de se adequar ao nosso clima. E temos uma ação de educação ambiental que é imprescindível para contribuir com a conscientização das pessoas sobre a importância de preservar e recuperar as áreas verdes, que é o programa de distribuição de mudas nativas com a população. O Viveiro é um espaço de extrema importância para a preservação e recuperação do nosso patrimônio ambiental”, concluiu.

Balanço do Plantio – Em 2017, a Semam promoveu o plantio de 53 mil e 760 mudas de árvores nativas, sendo 40 mil e 500 em áreas de mata ciliar (perto dos rios), parques e áreas de proteção permanente. Nas praças, canteiros de ruas e avenidas, escolas, Centros de Referência em Educação Infantil (Crei) e condomínios foram plantadas 13.260 mudas de árvores. Este ano, até o fim de dezembro, serão plantadas e distribuídas 43 mil mudas de árvores.  No período de 2013 a 2016 foram plantadas 123.427 mil mudas.

O Viveiro Municipal de Plantas Nativas fica no Valentina Figueiredo, Rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, s/nº, em frente ao Sesc Gravatá.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas