Santa Rita promove ações do Novembro Azul nas unidades de saúde

A campanha do Novembro Azul, de prevenção e combate ao câncer de próstata, continua de forma efetiva em Santa Rita. A Secretaria de Saúde, através dos profissionais que atuam nas unidades básicas, tem intensificado as ações de conscientização dos usuários. Paralelamente, disponibiliza atendimento médico especializado e fornece exames de PSA e ultrassonografia na rede pública municipal.

Para romper mitos e preconceitos, a Secretaria vem trabalhando a informação e a prevenção entre os usuários. Na unidade de Livramento, por exemplo, os profissionais realizaram um evento alusivo à campanha que reuniu cerca de 70 homens da comunidade. O objetivo dessas ações é esclarecer os usuários e aproximá-los dos serviços de combate ao câncer de próstata, uma das doenças que mais afeta e mata os homens.

As atividades desenvolvidas em Livramento, que se repetem em outras unidades de saúde de Santa Rita, foram palestras e orientações sobre a campanha, além da realização de consulta médica e solicitação de exames.

Aproveitando o público presente, os profissionais também disponibilizaram testes rápidos, informações da área odontológica, atualização de vacinas, aferição de pressão arterial e de percentual de gordura.

Segundo explicou a secretária de Saúde Maria do Desterro, o município dispõe de forma permanente do atendimento especializado, mas o Novembro Azul reforça a convocação, conscientizando o público masculino sobre a necessidade de buscar a assistência e realizar a prevenção. “Na rede de saúde do município, os usuários podem se consultar com o urologista como também fazer exames de PSA e ultrassonografia”, completou.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.