Prefeitura e IPHAN vão comemorar aniversário do registro da feira

A feira central de Campina Grande, uma das mais tradicionais do país, estará comemorando no próximo dia 27 de setembro, o primeiro aniversário do Registro como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. Para este dia, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio das Secretarias de Educação, Cultura e Serviços Urbanos, estão planejando uma verdadeira festa.

Objetivando o sucesso da iniciativa, as instituições e entes administrativos esperam contar com a participação da comunidade feirante, além dos demais segmentos sociais de Campina Grande, pois a feira é um patrimônio de  todos os campinenses.

A programação terá início às sete horas da manhã com um “abraço à feira central”. Na sequência ocorrerão várias apresentações culturais no mercado, com a participação de emboladores de côco, cantadores de viola, roda de capoeira e tocadores de pífano.

Neste dia também será assinado o Pacto pela Salvaguarda da Feira Central por parte do Iphan e da Prefeitura de Campina Grande com o objetivo de resolver questões emergenciais em nossa feira, como uma dentre muitas ações de salvaguarda.

Segundo a coordenação do evento, o “abraço” a feira central representará um gesto de Amor e Razão. Estarão presentes ao evento a presidente do IPHAN, Kátia Bogéa; José Carlos, superintendente do IPHAN no estado da Paraíba e toda uma comitiva de servidores daquele órgão, bem como autoridades municipais e entidades civis. Estão sendo confeccionadas três mil bandanas pelo IPHAN para distribuição aos participantes do evento.

você pode gostar também Mais do autor