Primeira-dama Maísa Cartaxo participa de encontro do Programa Nacional de Alimentação Escolar

A primeira-dama Maísa Cartaxo participou na tarde desta quinta-feira (14) do último dia do Encontro Técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que aconteceu no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Na pauta, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que oferece ações de educação alimentar e nutricional a estudantes da Rede Municipal. Inclusive, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) foi reconhecida pelo FNDE pela qualidade da alimentação escolar.

“A experiência que estamos fazendo de levar para as crianças e adolescentes, nas escolas do município, a consciência alimentar e ambiental, tem sido de muita valia, e vem refletindo na vida deles. Recentemente, a secretária de educação Edilma da Costa Freire encaminhou uma foto de crianças plantando, colhendo e levando para casa uma penca de bananas com uma felicidade incrível. São experiências exitosas como estas que deixa alegre todos nós que nos preocupamos e fazemos educação no município”, relatou Maísa Cartaxo.

Nesta quinta, os participantes também puderam relatar suas experiências enquanto nutricionistas, professores, agricultores familiares e conselheiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) junto as escolas públicas que desenvolvem trabalho de nutrição e educação alimentar.

A tarde prosseguiu com palestra do agente do FNDE, Olavo de Oliveira Braga Neto, que falou sobre a importância da oferta de refeições saudáveis nas escolas aliada a uma educação alimentar saudável. “Esses dois pontos provocam a melhoria na aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento biopsicossocial das crianças e adolescentes”, comentou Olavo Braga Neto.

Outra questão levantada por ele foi quanto o sobrepeso ou obesidade das crianças e adolescentes, que segundo Olavo de Oliveira, na América Latina aumentou em crianças de 5 a 11 anos de idade, variando de 18,9% a 36,9%.

Logo após, aconteceram relatos de experiência sobre a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com Rochelli Neves de Lucena (Creche Glauce Burity – Patos/PB), Clesilda Maria Gomes e Ana Paula Leal (Creche Júlia Ramos – João Pessoa/PB) e Rosilene da Silva Santana e Ana Paula Leal da Creche Delegada Maria Tereza de Sousa Leite de João Pessoa (PB).

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.