PMJP entrega requalificação de creche no Jardim Planalto e amplia vagas de berçário

As mães do bairro Jardim Veneza ganharam um presente antecipado de Dia das Mães nesta quinta-feira (10), quando a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entregou a 61ª creche dentro do novo padrão de qualidade implementado na rede municipal desde 2013. Sem pular etapas e preparando o futuro da Capital a partir de uma nova geração alfabetizada, conforme o programa desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), a atual gestão investe na Educação Infantil desde os seis meses, oferecendo cada vez mais vagas de berçário e ampliando a capacidade de atendimento em tempo integral, garantindo às mulheres o dia inteiro livre para que possam buscar o mercado de trabalho e reforçar a renda familiar.

A Creche Francisco Porto, no bairro Jardim Planalto, foi ampliada para receber uma nova turma de berçário, com capacidade para 25 crianças dos 6 meses a 1 ano e 11 meses. Com isso, a creche passa a atender a 100 crianças até os 5 anos. A unidade recebeu novos mobiliários, playground, novos livros para o cantinho da leitura, além de um processo de retelhamento e revisão em toda a parte elétrica. Assim como as demais creches, a unidade oferece espaços lúdicos e adaptados ao desenvolvimento educacional das crianças, além de alimentação de qualidade, com acompanhamento de nutricionistas.

“A creche tem um papel fundamental na formação das crianças como cidadãos. É a partir da Educação Infantil que elas se desenvolvem e nós oferecemos isso desde o berçário, sem pular nenhuma etapa do desenvolvimento delas. Nosso compromisso é com a melhoria da vida das pessoas e quando a gente investe em Educação Infantil, isso tem um reflexo muito importante na vida de toda a família, pois as crianças são educadas, alimentadas, cuidadas com todo o carinho, enquanto as mães, que antes tinham que ficar em casa cuidando dos filhos, agora podem trabalhar, se qualificar, planejar melhor o futuro de suas famílias”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

A diretora da unidade, Lúcia Maria, agradeceu o empenho do prefeito Luciano Cartaxo em investir na educação e o trabalho da Sedec. “É muito satisfatório saber que temos um gestor dedicado, humano, que cuida das pessoas. É uma equipe que fala com o coração. E o que ele nos oferece não é só a beleza de uma estrutura renovada, mas também funcionários que trabalham com garra e amor, também envolvida e dedicada à formação dos novos cidadãos. Em nome dos funcionários da creche e da comunidade, agradecemos por mais este presente que recebemos antes do dia das mães”, declarou.

Em comemoração ao Dia das Mães, também foi oferecido um café da manhã e, através de uma parceria com a Bio Extratus, um momento de cuidados e beleza, como hidratação e corte de cabelos para as mulheres presentes à solenidade.

 Geração Alfabetizada – Nas creches, as crianças têm os primeiros contatos com o processo de letramento, com os livros e com este ambiente, para ao chegarem no ciclo de alfabetização do Programa Geração Alfabetizada, desenvolvam mais rapidamente a leitura e escrita. O programa é desenvolvido com o objetivo de sensibilizar os alunos acerca da importância do estudo da literatura infantil, utilizando métodos e técnicas de maneira lúdica. O projeto também busca despertar o gosto pela leitura, promover momentos de interação entre os alunos, através das histórias contadas, realizar leituras visuais através de gravuras, além de oferecer subsídios para que ao término do ciclo de alfabetização, o aluno possa ler, escrever e interpretar textos, estimular a oralidade e a escrita.

O projeto ainda visa trabalhar de forma integrada todas as disciplinas e demais áreas do conhecimento de maneira contextualizada, sendo o ato de ler e escrever o foco das atividades principais. Ele será acompanhado durante todo o ano letivo e a meta, ao final, é conseguir que os alunos, através do incentivo à leitura bem como a criação do hábito de ouvir as histórias, saibam recontá-las e interpretá-las com coerência, garantindo que ao término do ciclo de alfabetização tenham desenvolvido as habilidades da leitura e da escrita.

você pode gostar também Mais do autor