26.1 C
João Pessoa
InícioPolíticaBruno defende mais espaços e inclusão de pessoas com deficiência no mercado...

Bruno defende mais espaços e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

O deputado estadual Bruno Cunha Lima (SD) defendeu, nesta terça-feira (1º), Dia do Trabalhador, o desenvolvimento de políticas públicas que garantam mais espaços e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Apesar da Lei de Inclusão Social, aprovada em 2004, que obriga as empresas com mais de cem funcionários a ocupar de 2% a 5% das vagas com deficientes, a realidade ainda é difícil para o deficiente.

“É preciso que os governos desenvolvam políticas públicas que garantam uma maior presença dos deficientes no mercado de trabalho. Hoje um dos grandes problemas, além do cultural, é a falta de qualificação profissional e é neste ponto que os governos devem investir. É preciso dar mais atenção a essa realidade que afeta diretamente a vida de muitas famílias”m destacou o deputado.

Bruno lembrou ainda que por questões de exclusão histórica, a maioria das pessoas com deficiência é pouco qualificada, mas lembra que essa baixa qualificação também incide na população em geral. “Mas, isto não significa que não existam pessoas com deficiência qualificadas. Por exemplo: no banco de currículos da i.Social mais de 80% dos 30.000 profissionais cadastrados possuem ao menos ensino médio completo, chegando até a mestrado e doutorado”, disse.

Uma pesquisa realizada pela Vagas.com e a Talento Incluir mostra que 62% dos trabalhadores com deficiência disseram que já tiveram problemas no mercado de trabalho. Desse percentual, a maioria reclamou de falta de oportunidade (66%). Em seguida estão: baixos salários (40%), ausência de plano de carreira (38%) e falta de acessibilidade (16%). Do total da população brasileira, em torno de 24% das pessoas possuem algum tipo de deficiência, sendo a mais comum delas a visual.

“Os três principais aspectos levantados pela pesquisa mostram que as pessoas com deficiência almejam melhores condições de desenvolvimento profissional e nossa luta é para que essas pessoas tenham mais oportunidade e para isso, é preciso investimento por parte do poder público. Nesse Dia do Trabalho reforço o nosso compromisso de continuar lutando por melhores condições para as pessoas com deficiência no nosso Estado”, afirmou Bruno.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas