28.1 C
João Pessoa
InícioGeralSAÚDE EM PAUTA COM ADRIANA TEIXEIRA: Câncer de Mama

SAÚDE EM PAUTA COM ADRIANA TEIXEIRA: Câncer de Mama

Câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve nas mamas e representa o principal tipo de câncer nas mulheres e o que mais leva as brasileiras a morte segundo o Instituto Nacional de câncer(INCA).

O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade sua incidência cresce rápida e progressivamente. Ressaltamos que nem todo tumor na mama é maligno e pode ocorrer também em homem mas em numero menor.

Quando diagnosticado no inicio e o nódulo for inferior a 1 cm a chance de cura do câncer chega a 95%, porem são pequenos para detectar por palpação mais visíveis em mamografia.

O câncer de mama não tem causa unica existe vários fatores de risco.

O histórico familiar é um importante fator não modificado, causa de parentes de 1º grau (mãe e irma) que tiveram câncer antes do 50 anos podem ser mais vulneráveis.

Outros fatores de risco não modificáveis estão como a menarca precoce ( 1º menstruação antes do 11 anos), menopausa tardia, nunca ter engravidado ou ter tido o primeiro filho depois dos 30 anos.

Já os fatores de risco modificáveis esta relacionado ao estilo de vida como excesso de peso, ingestão excessiva de alcool entre outros, ter uma vida saudável só favorecem , porem é de grande importância ir as consultas periódicas e incluir a mamografia a partir dos 40 anos.

Sintomas:

– Inchaço em parte do seio;

– Irritação na pele ou aparecimento de irregularidade que fazem a pele se aparentar casca de laranja,

– Dor no mamilo

– Vermelhidão ou descamação no mamilo ou pele da mama ;

– Saída  da secreção pelo mamilo

– Caroço nas axilas

Tratamento:

Quimioterapia

Radioterapia

Cirurgia.

“Prevenir umas das melhores forma de lutar contra o câncer ” 

Auto Pauta
Auto Pauta
A coluna AUTO PAUTA é assinada por GEORGE MEDEIROS - jornalista e radialista profissional, bacharel em comunicação social pela Universidade Federal da Paraíba. Atua em rádio, assessoria de imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas