‘Mudamos’ e ‘Virada Legislativa’: pioneirismo da CMJP é destaque na imprensa nacional

A iniciativa democrática de adotar o aplicativo ‘Mudamos’ e o pioneirismo em realizar a primeira ‘Virada Legislativa’ do país (que ocorrerá nesta sexta-feira, 20, no Espaço Cultural) colocam a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) em destaque na imprensa nacional. Nesta segunda-feira (16), o jornal Folha de São Paulo traz uma matéria afirmando que João Pessoa “tem uma relação muito especial com o ‘Mudamos’, por uma questão de receptividade”, apontando que a CMJP foi a primeira casa legislativa no Brasil a adotar oficialmente o aplicativo, que permite ao cidadão apresentar projetos de lei de iniciativa popular.

Sob o título “App ‘Mudamos’ é democracia on-line, diz juiz autor da Lei da Ficha Limpa”, a matéria é assinada pelas jornalistas Eliane Trindade e Patrícia Pamplona e foi publicada na seção Empreendedor Social. Elas entrevistaram o juiz aposentado Márlon Reis, de 47 anos, um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, fruto de uma das maiores mobilizações para que uma proposta de iniciativa popular fosse aprovada pelo Congresso Nacional, em 2010. Na entrevista, Márlon Reis cita a CMJP como um exemplo a ser seguido pelas demais casas legislativas do país.

Para o presidente da Câmara de João Pessoa, vereador Marcos Vinícius (PSDB), o fato do Legislativo pessoense largar na frente em busca do exercício da democracia plena acaba por chamar a atenção da mídia nacional. “População, vereadores e servidores da Casa Napoleão Laureano irão se encontrar nesta sexta-feira, no Espaço Cultural, com a finalidade única de pensar uma cidade melhor, através de boas ideias que possam chegar à Câmara pelas mãos do povo”, ressalta o presidente.

Na sexta-feira (20), das 9h às 17h, no Teatro de Arena do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa – e fazendo parte da programação que celebra os 70 anos da Câmara pessoense –, o exercício da democracia plena estará sendo colocado em prática, quando a CMJP, em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio), realizará a primeira ‘Virada Legislativa’ do país.

Marco Konopacki, coordenador de projetos do ITS Rio, e a pesquisadora em comunicação da instituição carioca, Débora Albu, voltam a João Pessoa esta semana para conduzir o evento, que reúne a população com vereadores e servidores da Casa Napoleão Laureano com um único objetivo: ensinar, ao cidadão comum, como redigir adequadamente um projeto de lei de iniciativa popular, para poder submetê-lo à tramitação da Câmara de Vereadores.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.