Dia D contra gripe acontece no sábado com vacinação na Praça da Independência

0
423

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza neste sábado (13) o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Este ano, o principal polo de vacinação será a Praça da Independência, no Centro da Capital, a partir das 9h.

Além da praça, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e o Centro Municipal de Imunização (CMI) estarão recebendo o público alvo da vacina a partir das 8h. Também serão pontos volantes para vacinação os shoppings Tambiá, Manaíra, Mangabeira e Sul, a partir das 10h, e o Supermercado Extra da Epitácio Pessoa, a partir das 8h.

Devem ser imunizadas, de acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas que integram o grupo de risco: crianças de seis meses até menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), integrantes do sistema prisional, professores (portando o contracheque para comprovar a profissão) e pessoas com comorbidades (necessário apresentação da prescrição médica).

“Essas ações têm contribuído na redução da mortalidade, principalmente em pessoas portadoras de doenças crônicas, como cardiovascular, acidente vascular cerebral, renais, diabetes, pneumonias, doença pulmonar obstrutiva crônica, dentre outras”, afirmou Chiara Dantas, chefe da Seção de Imunização da SMS.

Ela ressalta que só podem ser vacinadas na campanha contra a gripe pessoas que integrem o grupo de risco e que ainda não tenham tomado a vacina este ano. “Para tomar a vacina é necessário documento de identidade com foto, cartão de vacina e a prescrição médica para pessoas com comorbidades e contracheque comprovando a profissão de professor”, explicou Chiara.

A campanha começou no dia 17 de abril e segue até o dia 31 de maio, com a meta de vacinar 90% das pessoas que integram o grupo de risco. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Como prevenir – A principal medida de prevenção da gripe é a vacinação. Porém, os profissionais de saúde orientam sobre a importância para higiene das mãos e dos ambientes. “Deve-se lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Se isso ocorrer, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável, além de não compartilhar alimentos ou copos e toalhas de uso pessoal”, orientou a chefe de Imunização da SMS.

Pessoas com qualquer tipo de gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, como também não devem usar medicamentos sem orientação médica e procurar o médico ou unidade de saúde mais próxima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui