Cartaxo se reúne com representantes do BID e Capital pode ganhar $100 milhões de dolares

0
546

Primeira cidade do país com uma proposta de contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para implementar a metodologia Iniciativa Cidades Emergentes Sustentáveis (ICES), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) chega à reta final do projeto da parceria com o banco internacional que vai preparar a Capital paraibana para os próximos 30 anos. Na manhã desta quinta-feira, a missão do BID foi recebida pelo prefeito Luciano Cartaxo para definir os últimos detalhes do programa, que seguirá para aprovação no Senado Federal e posterior assinatura do contrato de U$ 100 milhões.

“É um legado que nós estamos deixando de planejamento na nossa cidade, que vai muito além do nosso mandato. São ações de um projeto de longo prazo que estruturam João Pessoa de forma sustentável para o futuro”, afirmou Luciano Cartaxo. Durante o encontro, realizado no gabinete do prefeito, no Centro Administrativo Municipal (CAM), a equipe da PMJP e a equipe da missão do BID discutiram sobre as ações que envolvem planejamento urbano, requalificação urbana do Complexo Beira Rio, competitividade da economia, Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e fortalecimento da gestão pública e fiscal.

“Estamos aqui em uma missão de preparação do programa que foi gerado a partir da demanda do prefeito ao Governo Federal para um empréstimo com o BID. Tudo nasceu do processo de implementação da Iniciativa Cidades Emergentes Sustentáveis (ICES) em João Pessoa, que começou em 2013 e terminou em 2014, com o lançamento do Plano de Ação. Deste processo de implementação da metodologia ICES no Brasil, João Pessoa é a primeira cidade que tem uma proposta de um contrato de empréstimo com o BID para implementar parte das ações”, afirmou a especialista sênior em desenvolvimento urbano e saneamento do BID, Márcia Casseb.

Segundo Márcia, o projeto não só torna João Pessoa uma cidade sustentável, como também inteligente, capaz de usar as informações do CCC para melhorar a qualidade de vida da população. “Nesta missão estamos detalhando um pouco mais os estudos do projeto e esperamos terminar tudo para no segundo semestre já termos o contrato entre a Prefeitura e o BID firmado”, disse. Além desta missão de orientação, no próximo mês de abril, outra equipe visitará João Pessoa para dar o posicionamento final do BID sobre a operação de crédito.

Luciano Cartaxo destacou que a PMJP está cumprindo com todas as etapas do processo junto ao BID, para poder realizar os investimentos no planejamento da cidade que influenciarão na qualidade de vida da população nas próximas gerações. “É um projeto ousado, importante, que conta também com o Aval da Caixa Econômica Federal e contrapartida da Prefeitura. Até o mês de junho a gente pretende estar com o projeto pronto e assinado com o BID, porque isso precisa passar pelo aval do Senado. Já tivemos contato com os senadores da Paraíba, então acredito que até maio a gente tenha esta aprovação no Senado e, até junho ou agosto, pretendemos assinar a parceria para em seguida começar a liberação dos recursos”, disse o prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui