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Transformação logística impulsiona eficiência e experiência de compra na Carajás Home Center

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Com investimento em tecnologia e renovação de frota, varejista impulsiona produtividade e otimiza tempo de entrega

A Carajás Home Center, o sexto maior varejo de materiais de construção do Brasil, vem acelerando sua transformação logística com uma série de investimentos estratégicos que já mostram resultados expressivos. Presente em cinco estados do Nordeste, a varejista tem investido em digitalização, inovação e infraestrutura para elevar a eficiência das operações e a qualidade da experiência do cliente. Dentre as soluções, estão a renovação da frota própria de entregas, que reduziu em 66% o tempo médio de envio, enquanto a modernização dos centros de distribuição aumentou a produtividade e reduziu custos operacionais. Ao mesmo tempo, a Carajás incorporou soluções voltadas à experiência do consumidor, como a instalação de lockers para retirada de produtos, ampliando a conveniência e a autonomia do cliente no processo de compra.

Investimento e planejamento. De acordo com Thiago Batista, gerente de Supply Chain da Carajás Home Center, a transformação logística tem sido um pilar fundamental para o crescimento e consolidação da varejista no mercado omnichannel. A renovação da frota própria eleva o nível de eficiência da nossa malha logística, considerando a expansão para novas filiais e eventuais mudanças na cadeia de suprimentos. Além da agilidade, a frota própria também impulsionou a produtividade: o número de pedidos entregues por dia aumentou em 41%, considerando a redução de custos unitários e mais flexibilidade no atendimento. Outro diferencial foi o treinamento específico dos motoristas, realizado com o apoio da área de Gente e Gestão, para garantir um padrão elevado de atendimento ao cliente.

Nos centros de distribuição, a modernização da frota de empilhadeiras e transpaleteiras foi outro passo importante na transformação, assim como a aquisição de mais de 60 novos equipamentos com sistemas inteligentes, que contribuem diretamente para a produtividade e o controle operacional. O conforto dos colaboradores foi outro ponto de destaque. As novas empilhadeiras oferecem mais ergonomia, o que diminui o desgaste físico dos operadores e proporciona um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente. Com essa transformação, a Carajás Home Center aumentou em 25% o tempo de uso dos ativos e reduziu em 30% o tempo gasto com manutenção corretiva, otimizando o fluxo de trabalho e os custos operacionais.

A experiência do cliente também foi impactada com a implementação de lockers na loja de Tabuleiro, em Maceió, no estado de Alagoas, onde a Carajás foi fundada nos anos 2000, com liderança consolidada de mercado. A solução foi pensada para agilizar a retirada de produtos e oferecer mais autonomia ao consumidor. O projeto, desenvolvido em parceria com a empresa New Post, permitiu reduzir o tempo médio de espera de 45 para 15 minutos e aumentou em 80% a conversão de vendas para faturadas. O locker, com 100 compartimentos, pode ser utilizado por clientes que compram online ou presencialmente e optam por retirar os produtos em outro momento, garantindo conveniência e praticidade.

Essas ações refletiram diretamente no nível de satisfação do cliente. O índice de NPS (Net Promoter Score) da Carajás teve crescimento expressivo, de 80%, indicando uma percepção mais positiva em relação à qualidade do serviço e à experiência de compra.

“A nossa logística é pensada para o cliente. Cada melhoria implementada tem como foco garantir mais rapidez, autonomia e, principalmente, satisfação. A inovação está no coração de tudo o que fazemos e é isso que diferencia a Carajás no mercado”, conclui Batista. Segundo o executivo, a Carajás Home Center seguirá investindo em tecnologia e soluções logísticas para aprimorar processos e fortalecer ainda mais a experiência do consumidor.

Acumulado de chuvas de maio ultrapassa os 450 milímetros em João Pessoa

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Com as chuvas da manhã desta quarta-feira (21), o acumulado do mês de maio em João Pessoa chegou a 452,6 milímetros – até as 12h –, ultrapassando em 60,5% a média histórica do mês, que era de 282 mm. Os dados foram coletados pela estação metereológica convencional 82798 do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) continuam de prontidão para atender as possíveis demandas, pois o Inmet renovou o alerta laranja, válido até as 12h desta quinta-feira (22), com previsão de chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos e transbordamentos de rios.

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, afirmou que a Prefeitura vem trabalhando para que João Pessoa não pare apesar das constantes precipitações. “Nosso objetivo é fazer com que a cidade continue andando com suas próprias pernas. Nenhuma escola foi fechada, os hospitais continuam abertos e o transporte público está funcionando”, disse.

A orientação da Compdec-JP é que as pessoas não corram riscos desnecessários nesse período chuvoso. Por isso, em caso de chuvas fortes, devem evitar o abrigo sob árvores, abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade e acionar a Defesa Civil para que as providências sejam tomadas.

Como acionar – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Em caso de necessidade, deve ser acionada pelos números 98831-6885 (WhatsApp) e 199 ou aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.

Polícia Civil incinera 400 quilos de drogas apreendidas em operações no Vale do Mamanguape

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A Polícia Civil da Paraíba, por meio da 7ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (DSPC), realizou, nesta quarta-feira (21), a incineração de aproximadamente 400 quilos de drogas, fruto de apreensões realizadas em ações integradas da Polícia Civil, Polícia Militar e demais órgãos de segurança pública atuantes na região.

A destruição dos entorpecentes foi acompanhada por representantes do Ministério Público da Paraíba e da Vigilância Sanitária do município de Mamanguape, em uma das usinas localizadas no Vale do Mamanguape, conforme determina a legislação vigente.

De acordo com o delegado Sylvio Rabello, titular da 7ª DSPC, o material incinerado foi apreendido ao longo dos últimos dois anos, em operações que representam um duro golpe no tráfico de drogas local. Estima-se que as perdas financeiras impostas às organizações criminosas ultrapassem a casa dos milhões de reais.

A ação reforça o compromisso da Polícia Civil da Paraíba com o enfrentamento ao tráfico de entorpecentes e o desmantelamento de estruturas criminosas que atuam na região, garantindo maior segurança à população do Litoral Norte do estado.

Receita Federal abre consulta a maior lote de restituição da história

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A Receita Federal libera na próxima sexta-feira (23), a partir das 10h, consulta ao primeiro dos cinco lotes de restituição de 2025, que contempla 6,3 milhões de contribuintes. Será o maior da história em número de contribuintes e em valor. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 6.257.108 contribuintes receberão R$ 11 bilhões. Todo o valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com prioridade no reembolso.

As restituições estão distribuídas da seguinte forma:

  • 2.375.076 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
  • 2.346.445 contribuintes de 60 a 79 anos;
  • 1.096.168 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 240.081 contribuintes acima de 80 anos;
  • 199.338 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

Embora não tenham prioridade por lei, os contribuintes que usaram dois procedimentos em conjunto, pré-preenchida e Pix, passaram a ter prioridade no recebimento da restituição neste ano.

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A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito em 30 de maio, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

 

arte irpf 2025
Arte/Agência Brasil

Agência Brasil

Inscrições para concurso de professor da rede estadual terminam nesta quinta (22)

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As inscrições do concurso para professor da rede estadual de ensino da Paraíba terminam nesta quinta-feira (22). Os interessados podem se inscrever pelo site da banca organizadora do concurso, o Idecan.

Pelo antigo edital, as inscrições terminariam na última quinta-feira (8), no entanto, a Secretaria de Educação estendeu o prazo até 22 de maio.

Para se inscrever, o candidato precisa pagar uma taxa no valor único de R$ 120. Ao todo, são 2 mil vagas para o cargo que exige nível superior.

O salário inicial para a função de professor é de R$ 6.944,09 para uma jornada de 40 horas semanais.

Confira como as vagas estão distribuídas por disciplinas:

  • Artes – 165 vagas;
  • Biologia – 98 vagas;
  • Educação Física – 201 vagas;
  • Filosofia – 69 vagas;
  • Física – 86 vagas;
  • Geografia – 161 vagas;
  • História – 177 vagas;
  • Língua Espanhola – 103 vagas;
  • Língua Inglesa – 127 vagas;
  • Língua Portuguesa – 319 vagas;
  • Matemática – 347 vagas;
  • Química – 76 vagas;
  • Sociologia – 71 vagas.

O certame terá duas etapas. A primeira delas é a prova objetiva, aplicada no dia 13 de julho em 16 cidades paraibanas. A segunda fase é a prova de títulos, entre os dias 27 e 29 de agosto.

Por fim, o resultado final do concurso será divulgado no dia 24 de outubro.

Concurso para professor da rede estadual da Paraíba

 

G1 Paraíba

Câmara aprova projeto que reajusta salários de servidores públicos

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Por 388 votos a 43, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (21) à noite o projeto de lei que reajusta os salários de várias categorias dos servidores públicos federais.

Por falta de acordo, no entanto, o texto foi fatiado, e parte da reestruturação de carreiras ficará para o grupo de trabalho que discutirá a reforma administrativa.

O texto segue para o Senado. Com impacto de R$ 17,9 bilhões em 2025 e de R$ 8,5 bilhões em 2026, os reajustes diferenciados por categorias cumprem acordos acertados com as diversas categorias de servidores no ano passado.

Para as categorias sem acordo ou sem negociação, o texto concede aumento de 9% em 2025 e de 9% em 2026.

Por causa do atraso na aprovação do Orçamento deste ano, o reajuste começou a ser pago em maio, de forma retroativa a janeiro.

No entanto, o Congresso corre contra o tempo para aprovar o projeto porque a medida provisória (MP) que originou o projeto de lei perde a validade em 2 de junho.

No fim do ano passado, o governo publicou a Medida Provisória 1286/24, com os reajustes e a reestruturação de carreiras no serviço público. No entanto, em abril, o texto foi transformado em projeto de lei em regime de urgência por um impasse entre a Câmara e o Senado na tramitação de MPs.

Reforma administrativa
Diante da pressão de várias categorias e da falta de acordo, a Câmara decidiu deixar parte da reestruturação de carreiras para a reforma administrativa. Somente as reestruturações que constam do texto original foram aprovadas, mas as sugestões incluídas durante a tramitação na Casa ficaram para o grupo de trabalho.

Os deputados rejeitaram cerca de 60 emendas, mas aprovaram uma que evitou a inclusão de 27 carreiras ou plano de cargos no Sistema de Desenvolvimento da Carreira (Sidec), que unifica as regras para incorporar gratificações com base em avaliações de desempenho.

Com 45 dias para apresentar uma proposta e um representante de cada partido, o grupo de trabalho da reforma administrativa discutirá os seguintes temas:

progressão funcional;
enquadramentos;
alterações de nomenclatura de cargos;
concessões de outros reajustes;
criação de carreiras não previstas no texto original.

* Com informações da Agência Câmara

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Medicamentos controlados: Agevisa/PB realiza treinamento para adoção obrigatória do Sistema Nacional de Controle de Receituários

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Profissionais que atuam nas Gerências Técnicas Regionais da Agência Estadual de Vigilância Sanitária, sediadas no interior do Estado, receberam treinamento, na Sede da Agevisa, em João Pessoa/PB, para iniciarem a definição de numerações de Notificações de Receitas com base nos dados fornecidos pelo Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR).

Conforme o diretor-geral da Agevisa/PB, Geraldo Moreira de Menezes, o SNCR foi criado pela Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 873/2024, da Anvisa, para aperfeiçoar a gestão de medicamentos controlados no Brasil. “O SNCR representa um avanço significativo no processo de concessão e controle das numerações das Notificações de Receita utilizadas para a prescrição de medicamentos e produtos sujeitos ao controle especial, sendo estruturado numa plataforma on-line, destinada às autoridades sanitárias, por meio da qual é fornecida uma numeração única para ser utilizada pelos prescritores de medicamentos controlados de todo o País”, explicou Geraldo.

O treinamento, segundo a diretora-técnica de Medicamentos, Alimentos, Produtos e Toxicologia, Maristela Cavalcanti Alves, teve o objetivo de apresentar o novo sistema, e suas funcionalidades, aos servidores e dirigentes das Gerências Regionais com vistas à perfeita utilização da ferramenta pela Agevisa/PB em todas as regiões do Estado.

A gestão das Notificações de Receita e de Talonários de Receituários com base na numeração fornecida pelo SNCR foi adotada na sede central da Agevisa/PB, em João Pessoa, ainda em dezembro de 2024. Agora, com as Gerências Técnicas Regionais devidamente treinadas e cadastradas no novo sistema, a nova regra passará a ser adotada em toda a estrutura da instituição reguladora estadual.

Descentralização harmônica – Para garantir que a Vigilância Sanitária paraibana esteja mais perto da população, a Agevisa atua de forma descentralizada e conta, em sua estrutura, com uma Sede Administrativa, situada à Avenida João Machado, nº 109, 1º Andar, no Centro da Capital João Pessoa, e com quatro Gerências Técnicas Regionais sediadas nos municípios de Guarabira (GTR I), Campina Grande (GTR II), Patos (GTR III) e Sousa (GTR IV). As GTR’s representam a Agevisa na execução das ações de Vigilância Sanitária de competência estadual e na coordenação, em nível regional, do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (Sevisa/PB).

De acordo com Samanda Machado, que promoveu o treinamento das GTR’s juntamente com os servidores Ednaldo Júnior e Jonatha Nascimento, os processos de trabalho das Gerências Técnicas Regionais também incluem a dispensação de receituários de medicamentos controlados. “Por isso a importância do treinamento que realizamos e que, além proporcionar as condições necessárias para a utilização do SNCR em toda a estrutura da Agevisa, ainda se constituiu numa oportunidade de alinhamento e de aperfeiçoamento das ações da Agência em toda a sua estrutura”, ressaltou.

Controle especial – Samanda explicou que as autoridades sanitárias locais (de âmbito estadual, municipal ou distrital) são responsáveis por fornecer aos profissionais e instituições cadastrados os seguintes documentos: talonário de Notificação de Receita A (NRA); talonário de Notificação de Receita para Talidomida (NRT); numeração para confecção dos talonários de Notificação de Receita B e B2 (NRB e NRB2), e numeração para Notificação de Receita para retinóides de uso sistêmico (NRR).

“Todo esse processo é feito em observância à Portaria nº 344/1998, do Ministério da Saúde, que estabelece o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos ao controle especial, e à Portaria nº 06/1999, que dispõe sobre os documentos, formulários e procedimentos previstos na Portaria 344/98”, informou Samanda Machado. E acrescentou:

“A autoridade sanitária é responsável por avaliar, controlar e distribuir os talonários impressos de Notificação de Receita A (NRA) e de Talidomida (NRT). Além disso, é responsável por distribuir a numeração para a impressão dos talonários de Notificação de Receita B (NRB), B2 (NRB2) e para retinóides de uso sistêmico (NRR). E com a criação do Sistema Nacional de Controle de Receituários (SNCR), temos agora materializada a transformação digital do controle especial de substâncias, que alinha os procedimentos relativos aos medicamentos controlados à Lei nº 13.732/2018, que reconhece a validade nacional dos receituários de controle especial”.

Saiba mais

 A importância do controle dos medicamentos e dos receituários previstos na Portaria 344/98 se justifica pelos riscos apresentados por essas substâncias, visto que a Portaria abrange substâncias psicoativas, analgésicas, anestésicas, teratogênicas, entre outras.

 Devido às suas propriedades, os medicamentos sujeitos ao controle especial apresentam potencial de causar dependência e de serem utilizados de forma abusiva ou indevida. Devido a essas características, é importante que os prescritores sejam conhecidos pelas autoridades sanitárias e que os receituários possuam rastreabilidade.

 Outra razão que justifica o controle especial é que essas substâncias e medicamentos apresentam alto potencial de desvio para uso ilícito, motivo pelo qual se enquadram no conceito de droga definido pela Lei nº 11.343/2006, que estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas.

 A utilização do SNCR será obrigatória a partir do dia 1º de julho de 2025, mas o sistema já está disponível para quem quiser adiantar a gestão de receituários de medicamentos controlados com base na nova regra, podendo ser acessado, mediante cadastramento prévio, no endereço sncr.anvisa.gov.br/.

Procon-JP recolhe em supermercados duas marcas de azeite interditadas pela Anvisa

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A Operação Consumidor Seguro do Procon-JP, que recolhe das prateleiras dos supermercados os alimentos interditados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, está inspecionando a comercialização de mais um produto: as marcas de azeite Alonzo e Quintas D’Oliveira. A Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor está fiscalizando, ainda, a retirada do creme dental Colgate Total Clean Mint e as seis marcas da manteiga da terra Paulista, Rainha, Paraibana, Gêmeos, Serrano e Caicó, que também foram suspensas para a venda.

O Procon-JP apreendeu 27 unidades do creme dental até a manhã desta quarta-feira (21). Tanto as marcas da manteiga como as do azeite não foram encontradas nas prateleiras dos 17 supermercados visitados durante a Operação.

A Anvisa suspendeu, no início desta semana, a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de azeite das marcas Alonso e a Quintas D’Oliveira. A medida foi tomada após denúncias do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e, segundo a decisão publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (20), os produtos têm origem desconhecida e infringem uma série de dispositivos legais.

O secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Junior Pires, comenta que a Anvisa não conseguiu identificar a origem dos azeites das marcas citadas. “Além disso, elas não apresentaram licença sanitária nem registro junto ao Ministério da Saúde, requisitos essenciais para a comercialização no Brasil”, explicou. As duas marcas de azeite também apresentavam a existência de irregularidades na rotulagem e problemas relacionados às condições sanitárias das instalações responsáveis pela fabricação do produto.

Procon-JP atento – Junior Pires esclarece que a Agência Nacional usa dos mesmos critérios para suspender a comercialização das seis marcas da manteiga e do creme dental. “Trata-se de cuidar da saúde e bem-estar do consumidor, o que está previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC). É prerrogativa do Procon-JP inspecionar os estabelecimentos para evitar que produtos não recomendado sejam vendidos. Estamos atentos a isso”.

Penalidades – O estabelecimento que for pego comercializando quaisquer dos produtos suspensos para comercialização será notificado para que retire das prateleiras de forma imediata. Em caso de reincidência, estará sujeito às penalidades previstas na legislação, a exemplo da aplicação de multas e, dependendo da gravidade da situação, ter as atividades suspensas temporariamente.

Atendimentos do Procon-JP

Sede: Avenida Dom Pedro I, nº 382, Tambiá, das 8h às 17h;

Telefone: 0800 083 2015;

Procon-JP na sua mão: (83) 98665-0179;

WhatsApp Transporte público: (83) 98873-9976;

Instragram: @procon_jp;

Site: procon.joaopessoa.pb.gov.br;

Procon-JP Digital: totens instalados nos shoppings Mangabeira, Manaíra, Tambiá e Parahyba Mall.

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta na BR-101, em João Pessoa

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Um idoso de 72 anos, identificado como Inácio Calixto de Pontes, morreu após ser atropelado por uma motocicleta no início da noite desta quarta-feira (21), na BR-101, na altura do km 92, em João Pessoa.

Segundo informações preliminares, ele voltava do trabalho e, ao tentar atravessar a rodovia, sentido Recife-João Pessoa, foi atingido pela moto. Colegas da vítima presenciaram todo o momento do acidente.

O motociclista envolvido no incidente teria tentado fugir do local, mas perdeu o controle do veículo, caiu e foi alcançado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A perícia foi acionada e está no local para realizar os procedimentos de praxe. O motociclista envolvido no acidente deverá ser encaminhado à Cidade da Polícia Civil, na capital.

Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo acontece até esta quinta-feira no Espaço Cultural

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Oportunidade para o primeiro emprego, recolocação no mercado de trabalho e impulsionamento para a realização do sonho de empreender ou ampliar o próprio negócio. Não tem como fugir do clichê, porque tudo isso você encontra em um só lugar: Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo. O evento, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), foi aberto nesta quarta-feira (21) e segue nesta quinta-feira (22).

O Feirão acontece no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, com atendimento aos candidatos das 9h às 12h e das 13h às 16h. Os interessados devem apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho, currículo atualizado e comprovante de residência.

Quem aproveitou a chance foi Camila Gomes da Silva, mulher trans retificada, que elogiou a iniciativa do Feirão em ofertar vagas para o público LGBTQIAPN+ mostrando que a gestão tem um olhar diferenciado. Ela destacou que a Prefeitura e o Estado vêm desenvolvendo uma ótima parceria. Camila foi em busca de um emprego e de dignidade.

“Estou aqui pelas 100 vagas para mulheres trans que a Prefeitura anunciou e isso me deu muita força por ser uma profissional qualificada. Eu acho que a gestão teve um olhar super diferenciado e que poucas pessoas têm. O prefeito está fazendo o trabalho muito bem, agindo juntamente com o Governo do Estado, porque eu também sou acolhida da Casa Cris Nagô, que é uma casa de acolhimento do governo, e estou tentando justamente para voltar à sociedade com trabalho digno, para eu poder ter minha nova casa e refazer a minha vida. E estou aqui para sair sorridente”, afirmou.

A oportunidade para Camila está sendo possível porque, em uma parceria com a Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT, estão sendo disponibilizadas 100 fichas exclusivas para pessoas trans no evento. A iniciativa tem como objetivo inserir a população LGBTQIAPN+ no mercado formal de trabalho, facilitando o acesso à entrevista de emprego e a mais de 20 cursos profissionalizantes. Além das vagas de trabalho, este público tem acesso à capacitação do programa ‘Eu Posso Aprender’ e à pré-inscrição no programa de microcrédito social ‘Eu Posso’.

Mais emprego – O motorista Flávio Batista, que é cadeirante, foi em busca de uma oportunidade entre as vagas para PcD. Segundo ele, ainda existe resistência e preconceito na contratação de pessoas com deficiência. “Sou uma pessoa habilitada há muitos anos e quero ver se eu consigo essa oportunidade aqui. Há muito tempo eu venho procurando e o mercado de trabalho não dá espaço, não abre essa oportunidade de vaga de motorista para pessoas com deficiência, ainda existe muito preconceito. Eu acho que hoje saio com essa vaga, pois estou achando esse feirão magnífico, um trabalho em conjunto para dar oportunidade a milhares de pessoas que querem entrar no mercado de trabalho”.

Vagas por segmento – A coordenadora adjunta do Sine-JP, Jessyka Barros, revelou que uma novidade para a edição deste ano é a oferta de vagas para um público plural, com foco nas minorias da população como o público PCD, egressos do sistema prisional, mulheres mães e LGBTQIAPN+. Além das vagas de trabalho, este público terá acesso à capacitação do programa ‘Eu Posso Aprender’ e à pré-inscrição no programa de microcrédito social ‘Eu Posso’ e a mais de 20 cursos profissionalizantes.

“São quatro meses trabalhando de forma muito intensa. Tanto sensibilizando empresas, não só para disponibilizar vagas, mas também para que eles entendam o cenário e se abram para o novo. Por isso, a gente tem o feirão esse ano muito múltiplo, muito plural. A gente tem vagas exclusivas para mulheres mães, vagas para PCD, vagas e atendimento especializado para os egressos do sistema prisional, e também para o público trans, que a gente compreende que é um público que está muito marginalizado na sociedade. E a gente conseguiu esse ano trazer o maior volume de vagas que a gente já registrou no Sine. São 2.815 vagas. É um número muito simbólico, porque marca não só o sucesso do Sine na interlocução com as empresas, mas também o crescimento de João Pessoa”, destacou Jessyka.