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Opinião: O enigma político de Alhandra e os movimentos de Renato Mendes

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O cenário político da cidade de Alhandra segue cheio de nuances, reviravoltas e figuras que transitam entre os polos como se não houvesse distinção entre governo e oposição. A mais recente movimentação que vem dando o que falar é o reaparecimento do ex-vereador, Professor Valfredo, ao lado do ex-prefeito Renato Mendes em uma postagem do deputado federal Murilo Galdino. O que chamou a atenção de muitos não foi apenas a imagem em si, mas o que ela representa no xadrez político local.

Lembrando que o Porfessor Valfredo sempre foi uma espécie de “braço direito” de Renato e, na eleição passada, foi apoiar à reeleição do atual prefeito, Marcelo Rodrigues. Agora, poucos meses após o pleito, o ex-vereador reaparece ao lado de Renato se colocando como oposição na cidade. Tal postura adotada pelo Professor Valfredo, que voltou para estar ao lado de Renato, para muitos, deixa claro que houve uma falta de entusiasmo do ex-prefeito (Renato) com a candidatura de Elivaldo em 2024. Vale lembrar que Renato Mendes é uma das figuras mais influentes da política alhandrense.

 

Murilo Galdino, Professor Valfredo e Renato Memdes
Professor Valfredo durante a campanha de Marcelo Rodrigues

 

Isso nos leva a duas hipóteses bastante comentadas pelos bastidores: ou Professor Valfredo atua como um oportunista político, que se aproxima de quem está no poder ou tem alguma influência no momento, ou confirma-se que Renato Mendes nunca quis, de fato, empurrar Elivaldo rumo à vitória. Afinal, como pode um aliado tão próximo estar tão alinhado com a administração de Marcelo, se Renato realmente estivesse empenhado na oposição?

A movimentação política em Alhandra sempre teve suas peculiaridades, mas essa situação ultrapassa os limites da coerência. Para a população, fica a dúvida sobre quais são, de fato, as convicções políticas de figuras como Renato Mendes e Professor Valfredo. Estão pensando no bem comum ou apenas na conveniência de manter influência, independentemente de quem esteja no comando?

O povo de Alhandra, que acompanha atentamente os bastidores políticos, merece clareza e respeito. A política precisa de alinhamento claro e de compromissos firmes com projetos, não de jogadas que mais parecem manobras para permanecer no poder a qualquer custo.

Como diz o ditado popular: “Tem muito coelho nesse mato”, e talvez seja hora de começar a caçada.

Censo Previdenciário dos servidores estaduais terá início na próxima segunda-feira

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O agendamento do Censo Cadastral Previdenciário dos segurados da Paraíba Previdência (PBPrev) terá início na próxima segunda-feira (19). O censo, que será realizado a partir do dia 26 deste mês, incluirá dependentes, aposentados e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado da Paraíba (RPPS/PB) e dos militares estaduais ativos, da reserva remunerada, reformados, dependentes e pensionistas vinculados ao Sistema de Proteção Social dos Militares (SPSM/PB). Aqueles que exercem cargos comissionados ou são contratados estão fora do censo, uma vez que não contribuem para a PBPrev.

Para fazer o agendamento, o segurado da PBPrev deve acessar o site https:nuvem.agendacenso.com.br/paraiba, ocasião em que serão marcados o dia, o local e o horário em que o segurado deverá comparecer — quem não tiver acesso à Internet ou que encontrar dificuldades para realizar o agendamento online, terá à disposição o telefone (WhatsApp) 0800 800 3400 ou o e-mail [email protected].

O Governo também vai disponibilizar, inicialmente, três polos, que serão destinados ao cadastro, mas que também poderão fazer o agendamento para quem tenha encontrado dificuldades em fazer pelo site, WhatsApp ou e-mail. “Caso precise de fazer o agendamento presencialmente, a pessoa vai agendar e voltar no outro dia para fazer o cadastro”, alertou mais uma vez o presidente da PBPrev. Nesta fase inicial, os polos presenciais funcionarão apenas em João Pessoa. Aos poucos, novos polos serão abertos, avançando para o interior do Estado.

Os polos — todos em João Pessoa — são os seguintes:

– PBPrev, na Avenida Rio Grande do Sul, s/n, no Bairro dos Estados;

– Secretaria de Estado da Administração (Sead), na Rua João da Mata, no bairro de Jaguaribe;

– Espaço Cultural José Lins do Rêgo, Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, no bairro de Tambauzinho.

Também deverão fazer o Censo Cadastral Previdenciário servidores do Poder Legislativo, do Judiciário, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público Estado (MPPB) e Defensoria Pública, assim como das autarquias e fundações estaduais e instituições de ensino superior.

O Censo Cadastral Previdenciário é uma determinação legal e tem por finalidade a atualização e a consolidação da base de dados cadastral, previdenciária, funcional e financeira. “A participação dos nossos segurados neste censo é muito importante, pois teremos as condições de manter os dados atualizados e compatíveis com a base nacional de dados gerenciada pelo Ministério da Previdência. Além disso, vai facilitar o planejamento financeiro, contribuindo para determinar o montante de recursos e contribuições necessárias ao pagamento de aposentadorias e pensões, tanto agora como no futuro”, observou o presidente da PBPrev, Antônio Coelho, alertando que o servidor que não participar do censo terá o benefício suspenso ou até mesmo cancelado.

Documentos necessários – A PBPrev alerta que os servidores ativos e inativos, vinculados ao RPPS/PB, e os do SPSM/PB, deverão ficar atentos e já começar a reunir os documentos que vão apresentar quando comparecerem para o recenseamento:

– Cadastro de Pessoa Física (CPF), que poderá constar em outro documento;

– Documento Oficial de Identificação com foto, sendo aceito: Carteira de Identidade (RG); Carteira Profissional (Conselho de Classe Profissional, como OAB ou CRM);

– Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

– Carteira de Identidade Nacional (CIN);

– Carteira de Identidade Militar (PM ou Bombeiro);

– Registro Nacional Migratório (RNM), em caso de servidor estrangeiro;

– Comprovação de vínculo no serviço público estadual, sendo, para servidores ativos, documento que identifique data de vinculação no primeiro cargo (portaria de nomeação, carteira de trabalho/contrato). Caso o servidor esteja cedido, apresentar a portaria de cessão.

Para servidores inativos, os documentos são os seguintes: portaria de aposentação/reforma/reserva remunerada; espelho do número PIS/Pasep, pode estar em outro documento, como holerite; título de eleitor, E-Título ou certidões eleitorais para servidores na faixa etária dos 18 aos 69 anos; comprovação civil: certidão de casamento ou nascimento. Para servidores viúvos, certidão de casamento mais certidão de óbito ou certidão de casamento com averbação de óbito. Já para servidores divorciados, certidão de casamento mais certidão de divórcio ou certidão de casamento com averbação.

Em caso de servidores separados, é necessário apresentar certidão de casamento mais certidão de separação judicial ou certidão de casamento com averbação de separação judicial.

Servidores com união estável, é necessário apresentar escritura pública de união estável ou declaração de união estável e certidão civil anterior (nascimento ou casamento);

Em caso de servidores separados de fato, certidão de casamento mais declaração de separação de fato.

Outros documentos são: comprovante de residência (podendo ser água luz, telefone, plano de saúde, Internet e instituições bancárias;

– Extrato previdenciário do INSS, que poderá ser solicitado no autoatendimento do Banco do Brasil;

– Certidão de Tempo de Contribuição;

– Contracheque emitido há menos de 90 dias à realização do censo cadastral. Caso o servidor esteja afastado sem remuneração, apresentar o último contracheque gerado; caso esteja cedido, apresentar o contracheque do órgão de origem.

– Declaração de Acúmulo de Cargo e Benefício;

– Laudo médico ou documento comprobatório (PcD);

Também deverão ser apresentados os seguintes documentos dos dependentes:
– CPF;

-Documento Oficial com foto, podendo ser aceito RG e Carteira Profissional, por exemplo. Para menores de 16 anos, certidão de nascimento ou documento oficial com foto;

-Laudo médico ou documento comprobatório (dependentes com deficiência);

-Termo de Curatela, podendo ser aceito o definitivo ou provisório.

Setor de serviços na Paraíba cresce 7,5% em março, revela IBGE

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A pesar dos desafios como inflação e juros altos, o setor de serviços na Paraíba – que reúne atividades como restaurantes, hotelaria, transportes, tecnologia da informação e telefonia – vem mantendo o crescimento com destaque nos cenários regional e o nacional. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada, nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o setor apresentou alta de 7,5% em março, quando comparado ao mesmo mês do ano passado.

A Paraíba registrou a segunda maior taxa de crescimento do indicador no Nordeste e a 6ª maior do País. O índice paraibano ficou bem acima da média do País, que alcançou crescimento de 1,9%. Em março, as maiores taxas do setor no Brasil foram Distrito Federal (14,3%), Mato Grosso do Sul (11,3%), Rio Grande do Norte (9,6%), Mato Grosso (8,6%), Goiás (7,7%) e a Paraíba (7,5%).

SEGMENTOS QUE MAIS CRESCERAM – Conforme a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, os segmentos que mais expandiram em março deste ano sobre o mesmo mês do ano passado foram as atividades turísticas, empresas que atuam nos ramos de transporte de passageiros e de cargas; hotéis; serviços de reservas relacionados a hospedagens; e restaurantes.

Segundo o gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo, o setor segue muito próximo de seu nível recorde. “Há uma sustentação do setor de serviços em um patamar elevado, muito próximo do seu nível recorde”, informou.

O QUE MEDE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços do país e dos Estados, investigando a receita bruta e real de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, mas excluídas as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio têm os maiores pesos na composição do PIB do País e dos Estados.

Indústria de reciclagem em Campina Grande é embargada por despejo irregular de esgoto

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Uma operação realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) no bairro Jardim Paulistano, em Campina Grande, resultou no embargo de uma indústria de reciclagem de plástico nesta terça-feira (13). Técnicos do órgão identificaram que a empresa não sanou irregularidades apontadas em autuação prévia do órgão e continuou despejando esgoto sem tratamento na rede de drenagem pluvial, ocasionando riscos de contaminação do meio ambiente.

A ação contou com a participação de membros da Coordenadoria de Medições Ambientais, do Setor de Resíduos Sólidos e da Divisão de Fiscalização da Sudema em Campina Grande. A primeira visita foi feita ainda em janeiro, quando foi possível identificar a falta de tratamento do esgoto produzido, a destinação inadequada dos resíduos sólidos resultantes do trabalho da indústria e o lançamento irregular na rede de drenagem.

A licença de funcionamento do estabelecimento exigia uma estação de tratamento própria e a conexão com a rede de esgoto. A empresa foi autuada e recebeu um prazo para solução dos problemas.

Na vistoria desta terça (13), no entanto, ficou constatada a manutenção do problema.

“A rede de drenagem é preparada para receber apenas água de chuva, que é direcionada para corpos hídricos ou para o solo a depender da região. Quando ela recebe contribuição de esgoto há um grande risco de contaminação do meio ambiente e por isso essas medidas são necessárias”, afirmou o chefe da Divisão de Controle de Poluição da Sudema, Raphael Caiña. A empresa terá que sanar as irregularidades e notificar a Sudema com um pedido de levantamento de embargo.

MaisPB

PMJP lança campanha de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes

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A Prefeitura de João Pessoa, por meio das Secretarias de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e Desenvolvimento Social (Sedes), lança, na próxima sexta-feira (16), a campanha ‘Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes’, alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio. O evento será realizado no auditório da Uninassau, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, nº 1213, Bairro dos Estados, a partir das 8h30.

A campanha integra as ações do movimento ‘Maio Laranja’ e, este ano, tem como tema: ‘Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes’. Durante todo o mês, serão promovidas atividades e intervenções em diferentes regiões da cidade, com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a população para o enfrentamento do abuso e exploração sexual infantil, além de divulgar os canais oficiais de denúncia.

Parcerias – A programação é desenvolvida pelas Secretarias de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e Desenvolvimento Social (Sedes), e conta com o apoio das Secretarias de Turismo (Setur), Educação e Cultura (Sedec), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), além da Rede de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Paraíba (Redexi).

As ações contam também com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); da Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes da Paraíba (Remar); da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac); do Governo do Estado da Paraíba; do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil da Paraíba (Fepeti), Conselhos Tutelares e pelas Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Programação do evento:

8h30 – Abertura do evento

8h40 – Apresentação cultural

9h – Apresentação do material da campanha do 18 de Maio ‘Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes’

9h20 – Composição da mesa com autoridades

Canais de denúncias – As denúncias de abuso e exploração sexual podem ser feitas de forma anônima pelos seguintes canais:

  • Conselhos Tutelares de João Pessoa – Contatos no link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/conselhos-tutelares/
  • Disque 100 – Canal nacional de denúncias de violações de direitos humanos (funciona 24 horas por dia, todos os dias)
  • Disque 155 – Canal estadual administrado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba
  • Atendimento da Prefeitura de João Pessoa – (83) 3213-6130 (canal para denúncias, solicitações de serviços, elogios e sugestões)

Sedurb abre concessão de uso do solo para ambulantes nas praias de Cabo Branco e Tambaú

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A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), publicou no Diário Oficial do Município, desta quarta-feira (13), Edital de Chamamento para concessão de autorização de uso do solo para comerciantes ambulantes da faixa de areia e do calçadão nas praias de Cabo Branco e Tambaú.  Estão sendo disponibilizadas 200 vagas para o exercício das atividades na Orla.

Conforme o edital, disponível no Portal daTransparência  https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br e no Diário Oficial do Município, as inscrições vão até 16 de maio, das 8h às 14h, e podem ser feitos de forma online na plataforma “Prefeitura Conectada”) ou presencial na Divisão de Controle e Posturas – Cecaf, na Avenida Hilton Souto Maior, nº 1112, no bairro José Américo. A autorização exige pagamento da Taxa de Uso do Solo , que é calculada no ato da inscrição.

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos: cópia do RG e CPF; cópia do comprovante atual de residência (até três meses); Certidão Negativa de Débitos Municipais atualizada e foto do equipamento que pretende utilizar.

Para os ambulantes da faixa de areia são 100, sendo proibido a propagação sonora para atrair atenção, o uso de ponto fixo, mesas, cadeiras ou cercas, delimitação ou reserva de espaço, abertura de coco verde sem furador e circular fora do perímetro/autorização.

A mesma quantidade é destinada aos que ocupam o calçadão, divididas por turno, 40 vagas (5h às 16h) e 60 vagas (16h às 00h), com as seguintes proibições: circular na ciclovia, largos e praças da Orla, uso de ponto fixo ou carrinhos, uso de fontes de calor, equipamentos elétricos ou venda de roupas, artigos pet, jardinagem, instrumentos para atrair atenção (evitar poluição sonora), delimitação de espaço, uso de objetos cortantes (coco verde apenas com furador) e circular fora do horário/perímetro autorizado.

De acordo com o edital, todos os inscritos assinarão Termo de Compromisso e deverão, no exercício das atividades, portar crachá de identificação e autorização da Sedurb.  O descumprimento das regras implica revogação imediata da autorização.

A autorização para o comércio ambulante na faixa de areia e no calçadão é regida pelo Código de Posturas de João Pessoa, demais normas legais e pelo Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta (TCAC) publicado em 18/07/2023 (MP) e 14/08/2023 (Município).

Cícero Lucena entrega Centro Municipal Ninho do Saber para acolher crianças no Funcionários 3

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O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria de Nazaré, no Funcionários III, representa o compromisso da Prefeitura de João Pessoa com a Educação Infantil. Antes interditada por falta de estrutura adequada, a unidade foi totalmente demolida e reconstruída do zero, com ampliação para vagas de berçário. Entregue nesta quarta-feira (14) pelo prefeito Cícero Lucena, o agora Ninho do Saber conta com um espaço moderno, acessível e equipado com tecnologia, oferecendo mais dignidade e cuidado às crianças da comunidade.

“Você está entregando uma unidade onde é possível proporcionar dignidade às famílias — muitas delas chefiadas por mães que são a única fonte de renda. Agora, elas podem trabalhar com a tranquilidade de saber que seus filhos estão sendo bem cuidados, com muito afeto, competência e amor. Aqui, tudo é pensado para o bem-estar das crianças: desde a higiene, a educação por meio do brincar, até a alimentação — com cinco refeições diárias”, afirmou o prefeito.

20 unidades com recursos próprios – De acordo com a secretária Municipal de Educação e Cultura, América Castro, a Prefeitura iniciou a construção de 20 novas unidades escolares, o Ninho do Saber Maria de Nazaré é a segunda concluída, com recursos próprios. “Salas climatizadas, espaços de lazer, brinquedoteca e recursos pedagógicos inovadores, a nova creche representa um marco no avanço da Educação Infantil da Capital — um lugar onde nossas crianças têm a oportunidade de crescer e aprender com cuidado, respeito e qualidade desde os primeiros anos de vida”, disse.

Ampliação do Ninho do Saber – A unidade acolhe 67 crianças, do maternal ao pré – com idades entre dois, três e quatro anos de idade. Com a reconstrução, serão oferecidas, também, vagas de berçário, como destacou a diretora do CMEI, Mércia Souza. “Ganhamos uma sala nova, que ser justamente para crianças de um ano de idade, para atender uma demanda crescente aqui no bairro. Estamos muito felizes, porque vamos entregar mais qualidade de ensino e conforto as crianças”, enfatizou.

Cuidado e acolhimento — O Ninho do Saber Maria de Nazaré já é como uma segunda casa para a pequena Maria Lavínia, de apenas quatro anos. Sua mãe, Luana Carla, relembra com emoção os tempos difíceis, quando a filha precisava ficar em um espaço improvisado. Hoje, ela celebra a segurança e o carinho encontrados na nova unidade.

“Agora deixo minha filha aqui e vou trabalhar tranquila. Quando a pego de volta, vejo que ela está bem cuidada — e isso não tem preço”, desabafa Luana, com alívio e gratidão.

Veja os principais serviços contemplados:

Construção de salas de aula;

Construção de salas administrativas;

Construção de reservatório;

Construção de refeitório;

Construção de cozinha;

Construção de rouparia e área de serviço;

Construção de banheiros;

Execução de piso granilite;

Fachada padronizada;

Instalações hidrossanitárias;

Instalações elétricas;

Instalações de combate a incêndio;

Rede de drenagem;

Climatização;

Acessibilidade.

Segurados do INSS podem pedir devolução de descontos ilegais

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A partir desta quarta-feira (14), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem requerer a devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos. O pedido deve ser feito por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site de mesmo nome ou pelo telefone 135.

Agora é possível saber o nome da entidade à qual o aposentado ou pensionista que teve desconto está vinculado, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo.

Cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados na terça-feira (13) sobre descontos por entidades e associações. Caso o aposentado ou pensionista constate descontos não autorizados, poderá solicitar a devolução dos valores pelo próprio aplicativo, pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135.

Segundo o INSS, podem ocorrer instabilidades no aplicativo por causa do alto volume de acessos. “O INSS afirma que a Dataprev, empresa que fornece tecnologia para o INSS, está monitorando e acompanhando de perto o aplicativo Meu INSS”, respondeu a autarquia à Agência Brasil.

Para ajudar os segurados que não usam meios eletrônicos, o governo negocia com os Correios a abertura da rede de 8,5 mil agências para atendimento presencial.

Consulta

Para acessar a notificação, é preciso baixar, de forma gratuita, o aplicativo, disponível para os sistemas IOS e Android. O download pode ser feito pela App Store, no caso de celulares do modelo IPhone, ou na Google Play Store, para os demais aparelhos.

Após baixar o Meu INSS, será necessário criar uma conta com login e senha, informando o número do CPF. A senha criada serve também para acessar outros serviços públicos, já que todos os portais foram unificados no sistema Gov.br.

Também é possível criar uma conta no Meu INSS por meio de internet banking de bancos credenciados. Neste caso, basta acessar a opção “Entrar com seu banco”, disponível na página inicial do aplicativo.

Com a conta já aberta, é preciso clicar no sininho que aparece no topo, do lado direito; em seguida, em “Configurar Notificações”; e, por fim, selecionar a opção “Permitir notificações”.

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Mensagens

Há duas opções de mensagens disponíveis. Uma para quem teve algum tipo de desconto, que está sendo enviada a partir de hoje.

 

Brasília (DF), 13/05/2025 - Aplicativo do INSS mostra uma notificação para pessoas que sofreram descontos feitos por associações em seus benefícios. Foto: INSS/Divulgação

E outra para quem não teve nenhum desconto, enviada na semana passada: “fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício”, escreveu o INSS na última semana.

Golpes

O instituto reforça que é preciso ter cuidado com golpes. O contato com beneficiários será feito exclusivamente via notificação por meio do aplicativo Meu INSS. Não haverá contato, portanto, via ligação ou envio de mensagem SMS.

Aposentados e pensionistas com dúvidas ou com dificuldade de acessar o aplicativo podem ligar na central de teleatendimento 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são após as 16h e aos sábados.

“Para saber informações com segurança, basta acessar os canais oficiais do INSS, como o gov.br/inss e redes sociais oficiais”, recomenda o instituto em comunicado.

Agência Brasil

CRIME CIBERNÉTICO: Polícia Civil da PB participa de operação nacional contra abuso sexual infantil

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A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Crimes Cibernéticos (DECC), participou, nesta quarta-feira (14), da Operação Nacional Proteção Integral II, voltada ao combate à exploração sexual infantojuvenil. A ação foi realizada em parceria com a Polícia Federal e com as Polícias Civis de diversos estados do país. Na Paraíba, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de João Pessoa.

A investigação na Capital teve como alvo um homem de 25 anos, suspeito de aliciar uma adolescente por meio de rede social, com o objetivo de obter imagens íntimas da vítima.

A operação, de alcance nacional, apresentou os seguintes dados parciais:
27 Estados participantes;

Polícia Federal com mandados em 26 estados;

Polícias Civis com mandados em 13 estados (AM, AP, BA, CE, GO, MS, PA, PB, PE, PI, RN, SC e SP);

127 mandados de busca e apreensão (102 cumpridos pela PF e 25 pelas Polícias Civis);

08 mandados de prisão preventiva;

102 inquéritos policiais instaurados;

601 policiais mobilizados (451 federais e 150 civis);

26 prisões em flagrante (dado parcial).

 

A atuação integrada reforça o compromisso das forças de segurança pública com a proteção integral de crianças e adolescentes, além da responsabilização de autores de crimes dessa natureza.

Foragido por homicídio é preso pela Polícia Civil ao desembarcar de ônibus no Sertão do Estado

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A Polícia Civil da Paraíba prendeu, na noite dessa segunda-feira (12), um homem foragido da Justiça pelo crime de homicídio. A captura aconteceu no município de Teixeira, no Sertão paraibano, no momento em que o suspeito desembarcava de um ônibus vindo de São Paulo. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com apoio da Delegacia de Teixeira e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Contra o suspeito havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça. Segundo as investigações, ele é apontado como um dos autores do homicídio que vitimou um jovem de 23 anos, ocorrido no dia 22 de maio de 2023, na praça do bairro Mutirão, em Patos, cidade localizada no Sertão da Paraíba.

Durante a abordagem, o homem apresentou um documento de identidade falso, o que resultou em sua autuação em flagrante pelo crime de falsa identidade.