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Vice-prefeito, vereadores e suplentes de Assunção-PB se reúnem com Dr. Jhony Bezerra e declaram apoio a sua pré candidatura a deputado

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O vice-prefeito de Assunção, João de Paizim, o vereador Leandro de Cici e o suplente Raimundo Taveira participaram, na tarde deste domingo (6), de uma reunião com o superintendente da Fundação PB Saúde, Dr. Jhony Bezerra. O encontro aconteceu em Campina Grande e teve como foco a apresentação de demandas prioritárias da população de Assunção. Na ocasião, os representantes do município também declararam apoio a Jhony para as eleições de 2026.

Durante a reunião, as lideranças do município destacaram necessidades específicas na área da saúde, infraestrutura e fortalecimento da rede de atendimento regional. O vice-prefeito João de Paizim agradeceu a receptividade de Dr. Jhony e reforçou a importância do diálogo com gestores comprometidos com o desenvolvimento do Cariri paraibano.

“Assunção precisa de apoio e estamos buscando esse diálogo com quem tem compromisso com o povo. Saímos confiantes do encontro”, afirmou João.

Dr. Jhony Bezerra, que já ocupou o cargo de secretário de Estado da Saúde e atualmente comanda a PB Saúde, ouviu atentamente as solicitações e se comprometeu a buscar alternativas que possam beneficiar diretamente o município.

“Assunção tem lideranças comprometidas e merece atenção. Vamos continuar ouvindo as demandas da população e buscando soluções dentro das nossas possibilidades de atuação”, pontuou Jhony Bezerra.

Leandro de Cici e Raimundo Taveira também agradeceram a atenção recebida e destacaram a importância da união entre diferentes esferas da política em favor da população. “Seguimos juntos, com disposição e vontade de fazer mais pela nossa cidade”, declararam.

O encontro engrandece o nome de Jhony como candidato e reforça o clima de articulação entre lideranças políticas da região e autoridades com experiência em gestão pública, numa demonstração de que o trabalho coletivo e o diálogo são caminhos para transformar a realidade dos municípios paraibanos.

Cícero Lucena entrega 79º equipamento de saúde reformado e reafirma compromisso com a Atenção Básica

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O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta segunda-feira (7), a Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Cruz das Armas — o 79º equipamento público da área da saúde a receber, desde 2021, uma reestruturação com foco em mais qualidade, conforto e uso de tecnologia para usuários e profissionais. Durante a reinauguração da unidade, o gestor reafirmou o compromisso com a modernização de toda a Rede de Atenção Básica da Capital.

“Esta marca, em 54 meses de gestão — abrangendo os 48 meses do mandato anterior e os seis meses do atual — representa uma média de quase duas unidades por mês (levando em conta que o primeiro ano foi para colocar a ‘casa’ em ordem, durante a pandemia da Covid-19). Tal resultado reflete um planejamento estratégico, um compromisso contínuo e ações concretas voltadas ao aprimoramento das condições físicas das unidades, à modernização de suas instalações, à implementação de monitoramento por câmeras, à instalação de sistemas de climatização, ao fornecimento de equipamentos tecnológicos”, detalhou o prefeito.

Mais unidades – O secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, adiantou que outras duas USFs já estão prontas para serem entregues – no Altiplano e Padre Ibiapina. Ele afirmou que João Pessoa vive o maior programa de requalificação de prédios públicos de saúde em toda sua história.

“O prefeito demonstrou notável coragem ao escolher, conforme reitero frequentemente, priorizar a recuperação da estrutura essencial (‘o teto da casa’) antes de investir em elementos secundários (‘qualquer piscina’). Todas as nossas unidades estavam em estado calamitoso. Diante deste quadro, o prefeito Cícero e o vice-prefeito Leo, com grande acerto, decidiram priorizar a reorganização das unidades”, declarou.

Melhorias – De acordo com Matheus Figueiredo, do Departamento de Engenharia da Secretaria de Saúde, a USF ganhou nova cobertura do telhado e madeiramento. Teve também a impermeabilização, pintura interna, execução de revestimento cerâmico, troca de esquadrias, revisão elétrica e hidráulica, recuperação do piso, entre outras intervenções. O investimento foi de R$ 900 mil.

Atendimento de qualidade – Gerlânia Pereira, diretora da USF Integrada de Cruz das Armas, informou que são quatro equipes de saúde da família prestando serviços médicos, odontológicos, técnicos e de enfermagem – com especialidades como puericultura e pré-natal. A unidade também dispõe de sala de vacinação e ainda nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo.

“Uma unidade nova, podemos dizer. Que passou por uma ampla reforma, um trabalho que vai se refletir em melhores condições para nos funcionários e, principalmente, para os usuários”, afirmou a profissional, durante solenidade.

Quem atesta a qualidade da nova unidade é Lúcia Maria, dona de casa que precisou dos cuidados da USF Cruz das Armas, nesta segunda-feira. “Uma diferença muito grande de antes. A gente sente logo o conforto, do ar-condicionado à segurança. Sem contar que fui muito bem atendida pelo pessoal da USF”, elogiou a usuária.

Empreendedores endividados com o empreender podem regularizar situação com descontos de até 95%

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Os empreendedores que têm dívida em atraso com o Empreender PB poderão regularizar sua situação de forma facilitada, dentro das suas condições de receita, com descontos especiais e parcelamentos de até 60 meses. Desde o dia 1º deste mês, o Governo da Paraíba iniciou o prazo de formalização ao programa de regularização incentivada de débitos fiscais, mais conhecido como Refis, que tem a participação do Resgate Empreender para regularização dos débitos em atraso.

As condições são oferecidas para dívidas com mais de um ano de atraso, com desconto de até 95% para juros e multas. O empreendedor endividado ainda poderá negociar sua dívida dando uma entrada mínima de R$ 100 e o restante em até 60 meses de parcelamento. É a oportunidade desses empreendedores quitarem suas dívidas com condições especiais.

Os credores interessados em renegociar suas dívidas com o Empreender PB devem se dirigir à sede do órgão, localizado na avenida Barão de Mamanguape, nº 1190, no bairro da Torre, em horário comercial, até o dia 15 de agosto.

Refis – Além do Empreender PB, poderão ser negociadas no Refis as dívidas referentes ao ICMS vencidas até 31 de dezembro de 2024 na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), bem como as não tributárias de órgãos estaduais na Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Estas são referentes aos créditos lançados em dívida ativa da PGE das seguintes instituições: Agevisa-PB; Empreender-PB; Empresa Paraibana de Comunicação S.A. (EPC); Fundo de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (FDE); MP-Procon; Iphaep; Procon–PB; Sudema-PB; e do TCE-PB.

Hospital Edson Ramalho renova selo ‘Hospital Amigo da Criança’ após avaliação do Ministério da Saúde

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O Ministério da Saúde renovou o selo de qualidade Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), unidade do Governo do Estado gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), em João Pessoa. O IHAC é um reconhecimento mundial, concedido aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Esta é a primeira renovação do selo, desde o gerenciamento do hospital pela PB Saúde.

A avaliação para a renovação da certificação ocorreu na última quarta (2) e quinta-feira (3), em todos os setores da Maternidade do Hospital Edson Ramalho. Uma das avaliadoras credenciadas pelo Ministério da Saúde, Thaíse Ribeiro, explicou que os hospitais que possuem o selo IHAC são avaliados a cada três anos para manutenção da certificação. Ela destacou a política de incentivo ao aleitamento materno adotada pelo HSGER.

“Verificamos que o Edson Ramalho é um hospital com excelência na realização dos 10 passos para o sucesso da amamentação. Além disso, também tem excelência no Cuidado Amigo da Mulher, um critério da IHAC sobre a assistência humanizada à mulher no pré-parto, parto e pós-parto”, apontou.

Para o diretor hospitalar, Cícero Ludgero, a renovação do selo é o resultado de um trabalho em equipe. “É muito importante para nós obtermos essa avaliação positiva do Ministério da Saúde, com base em parâmetros internacionais, acerca da nossa assistência humanizada materno-infantil, que inclui, além do incentivo ao aleitamento materno, o reforço do vínculo entre a mãe e o bebê, desde o parto”.

O dirigente destacou o Posto de Coleta de Leite Humano, vinculado ao Banco de Leite Anita Cabral da Secretaria de Estado da Saúde, como um fator essencial nas práticas de incentivo ao aleitamento materno e à doação. Além da Maternidade, a assistência do Edson Ramalho ainda conta com unidade de terapia intensiva neonatal, unidade de cuidados intermediários e Casa de Apoio às Mães.

Mais saúde – A nutricionista e presidente da Comissão do Aleitamento Materno do HSGER, Mirela Barreto, destaca que a política de amamentação é seguida por todos os profissionais de saúde. “Um dos pontos principais no aleitamento materno é o que chamamos de ‘hora ouro’. Incentivamos que, logo após o nascimento, a mãe tenha o contato pele a pele com o recém-nascido, tanto no parto normal, quanto na cesárea. O bebê que nasce em um hospital ‘Amigo da Criança’ será amamentado por mais tempo e, consequentemente, vai ter mais saúde ao longo da vida, porque o leite materno é o melhor alimento para ele”, enfatizou.

De acordo com a gestora de Práticas Multiprofissionais em Saúde e membro consultivo da Comissão de Aleitamento Materno do HSGER, Railda Gomes, a avaliação positiva do Ministério da Saúde demonstra o comprometimento com a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento materno. “As avaliadoras observaram a Maternidade em todos os aspectos, visualizando toda nossa assistência, desde a recepção na porta, até as sinalizações do ambiente, o acolhimento pela equipe assistencial e todo o trabalho de parto e as formas de manejo. Também avaliaram o alojamento conjunto, o apoio do Posto de Coleta, as orientações dadas na alta hospitalar e até o regresso dos recém-nascidos”, pontuou.

Railda Gomes destacou que as mães que estiveram na Maternidade nos dias de avaliação também foram abordadas pelas avaliadoras e confirmaram a política de incentivo ao aleitamento materno, que inclui orientações sobre como fazer o manejo adequado para a amamentação. “Ao final da avaliação, elas repassaram para as lideranças as considerações sobre o processo avaliativo e o resultado positivo. Isso se deve ao trabalho de todos que estão engajados dia a dia no fortalecimento do aleitamento materno e as boas práticas com a criança e com a mulher”, frisou.

Evolução – A nutricionista da PB Saúde Kamilla Capistrano – que também é avaliadora da IHAC pelo Ministério da Saúde e membro consultivo da Comissão de Aleitamento Materno da Instituição – parabenizou as equipes assistenciais do Edson Ramalho e destacou a importância desta renovação para a unidade hospitalar e para a PB Saúde. “Esse resultado evidencia que ofertamos um serviço de qualidade para a população paraibana. Buscamos evoluir sempre para executar as melhores práticas na assistência materno-infantil. Somos um hospital credenciado como Amigo da criança e Amigo da mulher”, comentou.

Preso integrante de organização criminosa responsável por realizar torturas em rivais, na Paraíba

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A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Campina Grande (DHPP-CG) e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), prendeu, nessa sexta-feira (4), um homem de 27 anos de idade, no bairro das Cidades, em Campina Grande.

A ação teve como objetivo o cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Campina Grande. O investigado é suspeito de integrar uma facção criminosa envolvida com o tráfico de drogas e com a prática de “disciplinas”, uma forma de tortura imposta a desafetos da organização.

Em abril deste ano, diligências realizadas por equipes da DRACO resultaram na apreensão de 3 kg de cocaína na residência do suspeito. Em outro imóvel, pertencente a um comparsa, foram localizados mais 3 kg de maconha, pedras de crack e uma arma de fogo, elementos que embasaram a representação pelo mandado de prisão.

O preso foi conduzido à carceragem da Cidade da Polícia Civil de Campina Grande, onde permanece à disposição da Justiça, aguardando audiência de custódia.

Polícia prende um dos envolvidos em ataque a tiros em cinema de São Bento

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A Polícia Civil da Paraíba prendeu neste domingo, 06 de julho, um dos responsáveis pelos disparos efetuados dentro de um cinema no município de São Bento, no dia 08 de junho. A prisão foi realizada por equipes do Grupo Tático Especial (GTE) da 18ª Delegacia Seccional.

O investigado de iniciais H. V. C. C., de 18 anos, havia fugido para o estado de São Paulo após o episódio. Ele retornou a São Bento, recentemente, e acabou localizado e preso pela Polícia Civil. Nas diligências, os policiais apreenderam uma moto utilizada em um roubo cometido na cidade de Brejo do Cruz, no dia 03 de julho.

O investigado está à disposição da Justiça. As diligências continuam para identificar e prender o segundo envolvido na ação criminosa.

Seis feridos

Seis pessoas ficaram feridas. De acordo com as investigações, o ataque tem relação com conflitos entre grupos criminosos que atuam na região, o que também está sendo aprofundado.

Mulher é morta e homem fica ferido em ataque a tiros no Centro de Bayeux

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Uma mulher de 40 anos foi morta a tiros no Centro de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa. O crime ocorreu na manhã desse domingo (6).

De acordo com o delegado Bruno Germano, da Polícia Civil, Wenia Kelly do Nascimento Farias estava com o companheiro, um homem de 37 anos, quando um veículo se aproximou e um dos ocupantes efetuou pelo menos 10 disparos.

Ainda segundo o delegado, eles estavam traficando drogas na região – com a mulher, foram encontrados papelotes de cocaína e uma quantidade de dinheiro.

Wenia morreu no local. Já o homem que a acompanhava foi socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa e, segundo o boletim médico divulgado ainda na manhã de domingo (6), ele passou por procedimento médicos de emergência e tinha estado de saúde estável.

Governo treina gestores e técnicos de municípios sobre Segurança do Paciente na Agevisa

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Um treinamento regional sobre o Sistema de Notificação de Eventos Adversos e Segurança do Paciente será realizado nesta segunda-feira (7), das 8h às 16h, no Auditório da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB), na Avenida João Machado, nº 109, 1º Andar, no Centro de João Pessoa/PB. O evento é promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB), e tem motivação na implementação dos Núcleos Municipais de Segurança do Paciente (NMSP) no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) e na necessidade de alinhamento técnico-operacional com o Projeto de Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS).

Conforme o diretor-geral da Agevisa/PB, Geraldo Moreira de Menezes, o treinamento oferecido pela SES/PB corresponde a mais uma ação do Governo da Paraíba voltada para a ampliação e fortalecimento da cultura da Segurança do Paciente em todo Estado. O público alvo é formado por presidentes dos Núcleos Municipais de Segurança do Paciente, secretários municipais de Saúde da 14ª Região de Saúde e profissionais técnicos encarregados de atuar no apoio do sistema e na replicação de conhecimentos junto às unidades a que estejam vinculados.

De acordo com a diretora-técnica de Saúde e coordenadora estadual do Núcleo de Segurança do Paciente da Agevisa/PB, Polianna Estrela, a pauta do evento programado para segunda-feira contempla os seguintes assuntos: “Treinamento para utilização do Sistema de Notificação de Eventos Adversos”; “Avaliação da Qualidade e Consistência das Notificações Inseridas”; “Reforço das atribuições e responsabilidades do NMSP no Plano Global de Segurança do Paciente”, e “Alinhamento sobre os Fluxos e a Rotina de Trabalho do Núcleo no contexto da Planificação”.

Para garantir resultados satisfatórios ao treinamento, a SES/PB indicou aos participantes o seguinte material: Cartilha de Segurança do Paciente, com o passo a passo para implantação do Núcleo de Segurança do Paciente (https://agevisa.pb.gov.br/documentos-pdf/seguranca-do-paciente/cartilha-seguranca-do-paciente-versao-revisada-e-atualizada-14-09-2022.pdf), Nota Técnica nº 05/2019/Anvisa, com orientações para a notificação de eventos adversos relacionados à assistência à saúde (https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/notas-tecnicas/notas-tecnicas-vigentes/nota-tecnica-n-05-2019-gvims-ggtes-anvisa.pdf/view) e publicação intitulada “Passo a Passo – Sistema de Cadastro de Instituições”         (https://www.gov.br/anvisa/pt-br/sistemas/cadastro/cadastro-de-instituicoes/passo-a-passo-cadastrar-instituicao-2023-03-27.pdf).

O material técnico de apoio servirá de base para as discussões e orientações práticas do encontro, e a organização do evento recomenda que os participantes realizem uma leitura prévia e mantenham acessíveis no dia da Capacitação, e reforça a importância da participação e do compromisso dos representantes indicados, considerando a relevância da temática para a qualidade e segurança do cuidado prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Procon-JP realiza 14,3 mil atendimentos no 1º semestre de 2025; a assistência virtual chega a mais de 8 mil

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Os canais de atendimento do Procon-JP somaram 14.228 assistências aos consumidores pessoenses que procuraram o órgão nos seis primeiros meses de 2025 para resolver algum tipo de conflito na relação de consumo. Além do atendimento presencial (Sac e Procon-JP Móvel), a Secretaria disponibiliza, de segunda a sexta-feira, mais três canais de atendimento: Whatsapp, aplicativo ‘João Pessoa na palma da mão’ e o 0800 083 2015.

Maria de Fátima da Silva e seu esposo, Severino José da Silva, ambos aposentados, foram duas das 14,3 mil pessoas atendidas pelo Procon-JP no primeiro semestre deste ano. Satisfeita com a assistência que recebeu, Maria de Fátima comemora o acordo com a instituição financeira Agbank, com quem teve problemas na relação de consumo.

Moradores do bairro Funcionários I, Maria de Fátima (62) e Severino José (69) tiveram descontos de empréstimos não requeridos e nem recebidos em suas aposentadorias e passaram meses tentando resolver o caso direto com a financeira, mas sem sucesso. “Viemos ao Sac do Procon-JP há 15 dias e depois do atendimento já foi marcada a audiência para nós dois. E agora já resolvemos tudo na primeira reunião. O Procon-JP tirou um peso das nossas costas”, afirmou a aposentada.

Números por canal – O consumidor pessoense tem vários canais para receber a assistência do Procon-JP, o que se traduz em números. De forma presencial na sede e no ônibus do serviço itinerante, a assistência chegou a 6.263; através do Whatsapp 98665-0179 somou 6.811; já o 0800 083 205 somou 1.185 ligações e 79 pessoas acessaram o aplicativo ‘João Pessoa na palma da mão’.

Resolução – O secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Junior Pires, salienta que é objetivo do Procon-JP atender ao consumidor em suas necessidades e, na medida do possível, resolver o conflito no qual ele está envolvido com a maior agilidade possível. “Assim como Maria de Fátima e Severino José, outros milhares de consumidores receberam nossa assistência este ano e tiveram seu problema resolvido”.

Presencial – O Sac do Procon-JP, instalado na Avenida Dom Pedro I, nº 382, que atende ao consumidor das 8h às 17h de segunda à sexta-feira, oferece toda infraestrutura necessária para que o pessoense se sinta confortável ao entregar sua demanda aos assessores jurídicos que atendem de forma presencial. “Não se trata apenas de receber a reclamação, trata-se também do consumidor se sentir acolhido ao ter o conforto de uma infraestrutura adequada enquanto espera o atendimento”, pontua o titular do Procon-JP.

Virtual – Assim como o SAC da sede, o atendimento virtual através do Whatsapp 98665-0179 também resolve o problema do consumidor, seja tirando dúvidas, dando orientação ou mesmo abrindo um processo administrativo. “Todos esses canais são de grande importância para agilizar o atendimento ao consumidor”, salienta o secretário.

0800 – O consumidor que tiver dúvidas ou precisar de orientações pode ligar para o 0800 083 2015 que receberá a assistência necessária. “Esse canal serve de filtro para o consumidor, onde ele é encaminhado para a resolução do problema ao dirimir as dúvidas e orientar sobre o caminho a ser seguido, fazendo com que não perca tempo”, explica Junior Pires.

Atendimentos do Procon-JP

Sede:Avenida Pedro I,nº382, Tambiá, das 8h às 17;

Telefone:0800 083 2015;

Procon-JP na sua mão: 98665-0179;

WhatsApp Transporte público: 98873-9976;

Instragram: @procon_jp;

Site: procon.joaopessoa.pb.gov.br;

Procon-JP Digital: totens instalados nos shoppings Mangabeira, Manaíra, Tambiá e Parahyba Mall.

Mercado de trabalho: Sine-JP oferta 746 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

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Mora na Capital e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho? É só ir até a sede do Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP), na Avenida João Suassuna, nº 49, na Praça Antenor Navarro, no Varadouro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Esta semana estão sendo oferecidas 746 vagas de emprego nas mais diversas áreas de conhecimento.

A função de operador de telemarketing é a que mais está empregando. São 100 vagas oferecidas. E não precisa ter experiência para preencher o cargo, basta ter ensino médio completo. Os interessados em se candidatar devem comparecer a sede do Sine-JP com documentos como o RG, CPF, currículo atualizado, carteira de trabalho e comprovante de residência atualizado.

Quem tem interesse em trabalhar como operador de máquinas fixas também é bom ficar de olho, porque o Sine-JP está com oferta de 46 vagas. É importante prestar atenção às exigências para ocupar a função. Para algumas vagas não é exigida experiência, já para outras, é necessário.

Construção civil – É um setor que também está aquecido. Para esta semana, por exemplo, o Sine-JP oferece 109 vagas para servente de obras, 82 para pedreiro e 7 para pedreiro de fachada.

Há, ainda, vagas para eletricista de obras, encarregado de obras e encarregado de obras de manutenção, e trabalhadores de montagem de estruturas de madeira, metal e compósitos em obras civis.

Mais setores – O Sine-JP oferece emprego em muitas outras áreas, como: auxiliar administrativo, balconista, camareira, carpinteiro, garçom, serviços gerais, motorista, operador de caixa, entre outras.

Serviço – As informações sobre todas as vagas disponíveis e os critérios necessários para concorrer a cada uma delas podem ser conferidos no Painel da Empregabilidade. Mais informações pelo telefone (83) 9 8654-8978.