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O Boticário apresenta Malbec Pure Gold

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Malbec, a marca de perfumaria masculina preferida da perfumaria², apresenta Malbec Pure Gold, uma fragrância que eleva a conquista e traz em sua campanha um recurso inédito: para usar, é preciso assinar um termo de ciência, que atesta aos efeitos potentes desse lançamento, comprovados cientificamente. Disponível nos canais de venda da marca, o documento simbólico destaca de forma irreverente o principal claim do lançamento: despertar o desejo no outro em até 5 segundos¹, o que representa um novo nível no território de atração de Malbec.

Para Carolina Carrasco, diretora de Branding e Comunicação do Boticário, a campanha reafirma o posicionamento precursor da marca na perfumaria masculina, ao traduzir sua essência de maneira singular e conectada ao cliente: “Malbec Pure Gold representa a coragem de provocar, de sair do lugar comum e de brincar com o poder da atração. Criar uma fragrância tão potente que chega a exigir a assinatura de um termo, é uma forma de mostrar, com muita irreverência, como o universo da perfumaria pode ir além do olfativo e gerar desejo e conversa. É sobre transformar uma fragrância em um movimento de confiança”, comenta.

A campanha de lançamento traz um 360º robusto, com o mote #MalbecDeResponsa, idealizado pelas agências SoWhat e AlmapBBDO, que envolve iniciativas online e físicas, em âmbito nacional e regional, para imergir o consumidor no conceito; nas redes sociais, a marca ainda oferece ao consumidor a possibilidade de personalizar e escolher o final do enredo, para descobrir se o ator assina ou não o documento.

Para Evelyn Silvestre, Diretora de Atendimento da SoWhat, a provocação criativa na concepção da estratégia de comunicação de Malbec Pure Gold foi sobre ir além de uma campanha publicitária convencional. “Assumimos o desafio de mergulhar nesses códigos masculinos para encontrar um ponto de conexão que fosse, ao mesmo tempo, autêntico e completamente novo. Encontramos uma oportunidade ao conectar o “termo de ciência”, dando força para o claim de Malbec Pure Gold de uma forma inusitada e que chama atenção”, comenta.

Campanha 360° que materializa a intensidade de Malbec Pure Gold

Para acompanhar a intensidade e inovação da fragrância, a marca reforça sua abordagem ao consumidor por meio de iniciativas variadas, que expandem os pontos de contato com a audiência, pulverizam o termo de ciência para assinatura e tornam a experiência de compra ainda mais intencional e relevante.

No filme, assinado pela AlmapBBDO, Rodrigo participa de um experimento social que coloca o produto em teste e comprova sua eficácia e o embasamento científico da fragrância, mostrando que, com Malbec Pure Gold, qualquer homem ganha do galã em sedução.

Já no e-commerce, o documento para assinatura ganha a roupagem de um pop up e, nas lojas físicas (especificamente nas flagships de Pinheiros, Shopping Morumbi e Shopping Pátio Batel), há a assinatura presencial, intensificando a narrativa em torno do caráter exclusivo e da potência da fragrância. Além disso, para regionalizar o termo, ele será implementado em ativações de Malbec, com destaque à novidade Pure Gold, nos Festivais de Inverno de oito praças de todo o Brasil (Campos do Jordão, Nova Friburgo, Tiradentes, Foz do Iguaçu, Santa Catarina, Porto Alegre, Chapada dos Veadeiros e Bonito).

Por fim, no blog da marca, conteúdos qualificados complementam e dissecam os atributos da fragrância, disponibilizando ainda o PDF do termo de ciência para download e impressão, possibilitando a experiência sensorial completa, mesmo dentro de  casa.

É possível conferir o filme nos canais oficiais da marca e adquirir os produtos de Malbec Pure Gold nas lojas do Boticário em todo o Brasil e em Portugal, no e-commerce da marca e em seu aplicativo para Android e iOS. Os consumidores também podem fazer pedidos por meio do WhatsApp no número 0800 744 0010 – oficial e seguro – para verificar a disponibilidade local. Além disso, é possível entrar em contato com um consultor da marca em encontre.boticario.com.br.

 

¹ Comprovação por teste de neurociência realizado em 2024.

² Fonte: Kantar Insights Brasil – Pesquisa Nacional – 2.400 entrevistas por ano/600 entrevistados por trimestre – Homens/18-60a/Compradores de perfumes masculinos nos últimos 6 meses.

FICHA TÉCNICA

Agência: SoWhat
CEO: Bruno Lunardon
COO: Caroline Swinka
Direção Executiva: Sofia Ricciardi

Direção Criativa: Guilherme Silva / Guilherme Zunttini / Ana Alves

Direção de Atendimento: Evelyn Silvestre

Direção de Estratégia: Claudio Alves
Direção de Produção: Elaine Arruda

Direção de Operações: Juliana Warszawiak

Atendimento: Vivi Storelli, Marina Amaral

Planejamento: Renata Farinas

Redação: Lucas Carasek e Beatriz Stradiotto

Direção de Arte: João Lessa

PR: Ana Catharina Bessa, Luiza Queluz e Silvia Itimura

Influência: Leticia Mendes e Cauã Sampaio

Social Media & Comunidade: Natalia Radwanski, Caroline Coelho e Raylla Rocha

Mídia: Fernanda Swiecki e Sarah Tancman

Dados: Leonardo Pimentel

 

Agência: AlmapBBDO

Anunciante: O Boticário

Títulos: “Rodrigo Hilbert vs Malbec Pure Gold” e “Rodrigo Hilbert & Malbec Pure Gold”

Produto: Malbec Pure Gold

Campanha: Rodrigo Hilbert vs Malbec Pure Gold

Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu

CCO: Pernil Diretores

Executivos de Criação: Eduardo Lima e Rodrigo Adam

Criação: Hiroito Takahashi e Isabella Remelli

Head de Conteúdo: Renan Bianco

Design: Fábio Girardi Produção

Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques e Gabriela Chineze

Atendimento: Camilla Massari, Andressa Duo, Guilherme Lopes, Isabella Oliveira, Vitor Soares e Alice Souza

CSO: João Gabriel Fernandes

Estratégia: Tiago Tateyama, Maria Eduarda Menezes, Giovanna Schiavon e Nubia Yoshiura

COO: Rafaela Alves

Mídia: Francisco Custódio, Suellen Kiss, Maria Luiza Chauvin, Vitor Lopez e Henrique Sauron

Head of Creative Tech: Lillian Cavallini

Gerente de Projetos: Juliana Sousa

Produtor Gráfico: José Roberto

Coordenação Produção Gráfica: Rose Ribeiro

Tratamento de Imagem: Triple A

Arte Final: AlmapBBDO

Revisão: Eliana Pavan

 

Produção Fotográfica

Art Buyer: Maria Tereza Setti

Prod. Executiva: DAMA

Fotógrafo: Hudson Rennan

Styling: Fabiana Leite

Beleza: Cris Biato

Casting: SD

Pack: Estudio Boreal

 

Produtora de Imagem: Boiler Filmes

Direção: Dulcidio Caldeira

Produção Executiva: Juliana Martellotta

Produtora Executiva Jr: Carolina Teixeira

Head de Atendimento: Larissa Perrotta

Atendimento: Jonas Monte, Manu Fenerich, Sheilinha e Laura Civita

Head de Produção: Juliana Sigolo

Equipe de Produção: Cynthia Gama, Cintia Varella, Marina Rohnik e Joyce Carvalho

1º Assistente de Direção: Renata Racy

2º Assistente de Direção: Isabella Liporoni e Mariana Cruz

Diretor de Produção: Reinaldo Faria

Produtor: Ronder Batista

Direção de Arte: Andrés Zarza

Produtor de Arte: Carlos Castilho

Produtor de Objetos: Manuela Tossi e Mary Mello

Diretor de Fotografia 1ª Unidade: Juliano Lopes

Diretor de Fotografia 2ª Unidade: Marcos Cavallaria

Fotógrafo Still: Henrique Guinsburg Saldanha (Mujica)

Produtor de Casting: Carminha e Edu

Maquiador: Paulo Guerra

Figurinista: Nina Guimarães

Produtor de Locação: Gabi Salgado

Celebridade: Rodrigo Hilbert

Maquiador Rodrigo Hilbert: Fabio Araujo

Stylist Rodrigo Hilbert: Rodrigo Grunfeld

Head de Pós Produção: Ricardo Quintela

Equipe de Coordenação de Pós e Finalização: Rafael Barão, Renata Dalbem e Rodrigo Azambuja

Assistente de Coordenação de Pós e Finalização: Jean Neto

Finalizador: Rafael Barão

Montagem: Ricardo Quintela

Color Grading: Acauan Pastore

Estúdio de Pós Produção: Flow Vfx

 

Produtora de som: PUNCH AUDIO

Produção: Cristiano Pinheiro e Mariano Alvarez

Criação: André Namur

Produtora Executiva: Lili D. Aragoni

Atendimento: Ale Pais e Fefo Miranda

Head de Coordenação: Cristiane Oliveira

Coordenação de Produção: Karina Coviello e Mauren McGee

Mixagem e Finalização: Gustavo Guanaes, Henrique Oliveira, Ian Sierra e Rodrigo Tuchê

Locução: Wagner Ferraz

 

Aprovação cliente: Renata Gomide, Marcela De Masi, Carolina Carrasco, Eduardo Rebola, Ligia Monteiro, Sylvia Branco, Ágata Bresil, Ariana Deschamps, Lucas Dias, Mariana Fiordelice, Fernanda Printes, Vinicius Lima, Alanis Gois, Victoria Menezes e Heriberto Neto.

Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

Governo prorroga curso de formação de soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros

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O curso de formação de soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba foi prorrogado por mais um ano, segundo consta em portaria publicada na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial do Estado (DOE).

A portaria conjunta PMPB/CBMPB nº 001/2025-CG é assinada pelo Comandante-Geral da PMPB, Coronel Sérgio Fonseca, e pelo Comandante-Geral do CBMPB, Coronel Marcelo Araújo.

  • clique aqui para ler o DOE (publicação da portaria na página 21)

“Prorrogar, por mais 01 (um) ano, a partir de 24 de julho de 2025, o prazo de validade do concurso público para o curso de formação de soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba”, traz a portaria. Confira: 

(foto: reprodução/DOE)

 

 

ClickPB

Em João Pessoa, Fat Guys conta com delivery ativo pelo iFood

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Depois de uma estreia de sucesso no Cabo Branco, a Fat Guys acaba de ativar seu delivery pelo iFood. Agora, o combo mais descolado da orla pode ser pedido direto do app, com toda a conveniência do serviço e sem perder a experiência que já virou marca registrada.
Os hambúrgueres são feitos com carne fresca, preparada diariamente, e chegam em um saco de papel pardo, com batata e sanduíche juntos, uma estética simples, mas cheia de personalidade.
O cardápio é direto ao ponto, com sabores intensos e apresentações marcantes. Entre os destaques estão o Cheesebacon — campeão de vendas —, o Four Fat (com 3x queijo, ketchup, mostarda e picles) e o Oklahoma, que leva muito molho Big Fat, cebola na chapa e picles. Outro destaque é a casquinha “Pedacinho do Céu”, que chama atenção pela cor azulada e sabor surpreendente.
Para quem quiser ir pessoalmente, a Fay Guys abre todos os dias, na  Av. Cabo Branco, 2332 – Cabo Branco. De quinta a domingo, o horário é das 16h30 às 23h30. Sábado e domingo, até 2h. O delivery  funciona no mesmo horário da loja.

Queiroga afirma “Michelle ser plano A” para as eleições presidenciais em 2026

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O ex-ministro da Saúde e presidente estadual do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, afirmou que Michelle Bolsonaro é o “plano A” do ex-presidente Jair Bolsonaro para a disputa presidencial de 2026, caso ele permaneça inelegível ou seja preso.

Em entrevista à Rádio 100.5 FM, Queiroga destacou o protagonismo político da ex-primeira-dama e lembrou sua atuação na campanha municipal de João Pessoa em 2020, quando ela o apoiou no primeiro turno. Segundo ele, Michelle “nasceu como liderança” ainda na convenção do PL no Maracanãzinho, em 2022.

Apesar de não confirmar se Michelle disputará a Presidência ou o Senado, Queiroga afirmou que ela “abraçaria a missão” se for convocada. Ele elogiou sua trajetória e a considerou uma das primeiras-damas mais emblemáticas do país.

Michelle Bolsonaro visitará a Paraíba nesta sexta (25) e sábado (26), participando da inauguração da nova sede do PL em João Pessoa e de um evento do PL Mulher em Campina Grande.

Prefeitura de João Pessoa reforça importância da vacinação domiciliar para pessoas acamadas

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A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza equipes especializadas para realizar a vacinação domiciliar de pessoas acamadas, ou seja, aquelas que estão em condição de restrição ao leito e necessitam de cuidados contínuos. O serviço tem o objetivo de garantir a proteção desse público, que está mais vulnerável a doenças infecciosas e complicações de saúde.

O atendimento é feito por meio de agendamento no aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, disponível para dispositivos Android, iOS e também na plataforma Prefeitura Conectada, no portal da Prefeitura. Para solicitar a vacinação, basta o usuário buscar a opção ‘Vacinação Domiciliar’, preencher os dados pessoais, como nome, telefone, endereço e data de nascimento e, concluir a solicitação para o atendimento.

“A vacinação domiciliar é um compromisso que mantemos com esses usuários que não podem se deslocar a um serviço de saúde e entendemos do quanto é importante esse indivíduo está em dia com a vacina. Pessoas acamadas, geralmente são pacientes mais frágeis, com doenças crônicas e que precisam de uma proteção redobrada”, alertou o chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, Fernando Virgolino.

Além da praticidade do aplicativo, o serviço também pode ser solicitado por meio das Equipes de Saúde da Família (ESF) ou, no caso de pacientes já acompanhados, pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), vinculado ao programa federal Melhor em Casa, do Ministério da Saúde. O programa visa reduzir internações e garantir um cuidado mais humanizado e integral no ambiente domiciliar. Atualmente, na capital, o serviço garante a assistência de cerca de 400 pessoas.

Durante a visita, os profissionais da saúde avaliam o estado clínico do paciente, prestam os cuidados de rotina e fazem a atualização da caderneta de vacinação, com imunizantes disponíveis nas campanhas ativas, como Influenza, Covid-19 e, quando indicado, a vacina Pneumocócica 23-valente, voltada para a proteção contra infecções respiratórias graves.

“Manter a vacinação em dia é uma forma eficaz de evitar o agravamento do quadro de saúde e prevenir doenças que podem ser evitadas com imunização”, completou o coordenador de Imunização.

Onde se vacinar:

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Todas as vacinas do calendário de rotina

Vacinas de campanha:

– Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

– Influenza: Toda a população acima de seis meses de idade;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos.

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h

USF Integrada Cruz das Armas

– Todas as vacinas do calendário de rotina e campanhas ativas

– Vacinação contra Covid-19 de crianças menores de 5 anos e grupos prioritários

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h

Policlínicas Municipais

Todas as vacinas do calendário de rotina

Vacinas de campanha:

– Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

– Influenza: Toda a população acima de seis meses de idade;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos.

Horário: 8h às 16h

Centro Municipal de Imunização

Todas as vacinas do calendário de rotina

Vacinas de campanha:

– Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

– Influenza: Toda a população acima de seis meses de idade;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos.

Horário: 8h às 16h

Home Center Ferreira Costa

Todas as vacinas do calendário de rotina

Vacinas de campanha:

– Influenza: Toda a população acima de seis meses de idade;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos.

Horário: 12h às 21h (segunda a sexta-feira) e das 8h às 16h (aos sábados)

Shopping Sul

Todas as vacinas do calendário de rotina

Vacinas de campanha:

– Influenza: Toda a população acima de seis meses de idade;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos.

Horário: 12h às 21h (segunda a sexta-feira) e das 10h às 16h (aos sábados)

Shopping Tambiá

Todas as vacinas do calendário de rotina

Vacinas de campanha:

– Influenza: Toda a população acima de seis meses de idade;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos.

Horário: 12h às 20h (segunda a sexta-feira) e das 9h às 16h (aos sábados)

Vacinação Domiciliar

Para ter acesso à vacinação domiciliar, o cidadão deve fazer o agendamento pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. A vacinação nas residências é destinada às pessoas acamadas (restritas ao leito).

Leis de incentivo ao desenvolvimento são aprovadas e sancionadas na CMJP

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Diversas leis de incentivo ao desenvolvimento da Capital foram aprovadas pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e sancionadas pelo Executivo Municipal durante o primeiro semestre deste ano, a exemplo de concessão de incentivos fiscais e atualização do Plano Diretor Municipal da cidade.

A Lei Complementar 171/2025 atualiza o Plano Diretor Municipal. Um dos aspectos tratados na norma é a paridade na composição do Conselho do Desenvolvimento Urbano (CDU), no que diz respeito ao número de conselheiros, que passa a ser equivalente para a sociedade civil e para Administração Pública, onze cada.

Centro Histórico

Também foram aprovadas e sancionadas medidas de impulsionamento do Centro Histórico, como a Lei Complementar 174/2025, que amplia a concessão de incentivos fiscais a imóveis instalados na região, como mais uma etapa do programa de revitalização ‘Viva o Centro’. A matéria foi apresentada em abril, quando o presidente da Casa, vereador Dinho Dowsley (PSD), estava ocupando o cargo de prefeito interino.

Com o objetivo de criar um ambiente controlado para a experimentação de soluções inovadoras para a revitalização, desenvolvimento sustentável e valorização cultural do Centro Histórico, foi aprovado e sancionado o Programa Sandbox, de autoria do vereador licenciado e atual gestor da Secretaria de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inova Centro), Thiago Lucena.

O programa consiste em um mecanismo de flexibilização regulatória temporária para permitir que startups, empresas, instituições de pesquisa e organizações testem soluções inovadoras no Centro Histórico, respeitando princípios estabelecidos em lei, como preservação do patrimônio, sustentabilidade e transparência.

Adolescente de 15 anos é executada com mais de 30 tiros na região metropolitana de João Pessoa

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(Foto: Verinho Paparazzo)

Mais um caso de execução foi registrado na cidade de Bayeux, região metropolitana da Capital.  Na noite desta terça-feira (22), uma adolescente de 15 anos foi executada com mais de 30 disparos de arma de fogo.O crime ocorreu em uma área deserta, sem câmeras de segurança e sem testemunhas, o que dificulta o avanço imediato das investigações.

Segundo a Polícia Civil, a maior parte dos tiros foi direcionada à cabeça da vítima. No local do crime, a perícia criminal recolheu cerca de 12 estojos de munição calibre 9mm, além de outros vestígios. Familiares da jovem estiveram na cena, mas não souberam informar qualquer motivo, autoria ou suposto envolvimento da vítima com atividades criminosas.

De acordo com o delegado Héctor Azevêdo, será instaurado um inquérito policial para investigar o caso. “Independente de qualquer circunstância, nada justifica o assassinato de uma adolescente de apenas 15 anos”, afirmou. O delegado ressaltou que, apesar da falta de informações iniciais, a polícia acredita que conseguirá esclarecer o crime.

A perita criminal Thaíne Taumaturgo confirmou que os disparos foram concentrados na região da cabeça, caracterizando uma execução.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Polícia Científica (IPC), onde passará por exames periciais.

Policia realiza mega operação para combater a maior organização criminosa com atuação na PB

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Uma mega operão está sendo realizada na manhã desta quarta-feira (23), tre a Policia Civil da Paraíba, através da DRACO, DESARME e UNINTELPOL e do Ministério Público da Paraíba, através do GAECO. A ação visa combater a maior  Organização Criminosa (ORCRIM), do território paraibano e é oriunda de trabalhos investigativos que se iniciaram em 2024.

Denominada de “HOPE”  a operação  conta com  cerca de 200 agentes de segurança, entre policiais civis, membros do GAECO, Policias Penais e Bombeiros. Estão sendo cumpridos 70 (setenta) mandados judiciais, destes 25 de prisão preventiva, nas cidades de João Pessoa, Santa Rita, Conde, Campina Grande e Remígio, além de mandados em 03 (três) unidades prisionais do Estado.

A investigação teve seu ápice em janeiro de 2025, quando da prisão uma das lideranças da referida ORCRIM, que se escondia na zona rural de Campina Grande/PB.

Desta prisão foi possível identificar toda a rede logística/operacional do referido criminoso, assim como identificar sua forte atividade no tráfico de drogas, comércio de armas de fogo e munições, além dos crimes de homicídios e lavagem de capitais.

O nome HOPE vem de ESPERANÇA, alusão ao Residencial Boa Esperança, popularmente conhecido como GADANHE, no bairro Padre Zé em João Pessoa/PB.

Protocolado no Senado pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes

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O deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL-MG) protocolou nesta terça-feira (22/7), no Senado, um pedido de impeachment contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

No documento, Caporezzo sustenta que Moraes teria cometido “sucessivas e reiteradas condutas” que violariam direitos fundamentais e o dever de imparcialidade previsto na Constituição.

Ele argumenta que o ministro instaurou procedimentos “inquisitórios”, inclusive de ofício e sem provocação do Ministério Público, contrariando o princípio acusatório.

O texto menciona prisões preventivas supostamente sem comprovação de requisitos legais e censura prévia a veículos de comunicação e redes sociais, o que violaria o artigo 220 da Constituição. O parlamentar também cita bloqueios de contas bancárias e quebras de sigilo como “medidas coercitivas desproporcionais”.

Segundo Caporezzo, essas decisões teriam gerado “repercussões internacionais negativas” e transformado o Judiciário em um “órgão de repressão política direcionado exclusivamente contra opositores ideológicos”.

 

Paulo Cappelli/Metrópoles

“Eu não queria estar na pele dele”, diz ex-ministro sobre Alexandre de Moraes

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Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

O ex-ministro Marco Aurélio Mello, que já presidiu o Supremo Tribunal Federal (STF), manifestou duras críticas a Alexandre de Moraes, apontando que a Corte atravessa um período de excessos e decisões sem sentido.

“Eu não queria estar na pele do ministro Alexandre de Moraes. Ele não consegue sair, estar num lugar público, a não ser com contingente de seguranças. Quando isso se verifica, algo está errado. E cumpre àquele que é alvo da hostilização da sociedade observar os atos praticados se evoluir. E vou repetir: resulta no prejuízo da instituição e, mais à frente, a história cobrará esses atos praticados. Ele (Moraes) proibiu, por exemplo, diálogos. Mordaça, censura prévia, em pleno século que estamos vivendo. É incompreensível”, declarou Marco Aurélio.

Marco Aurélio também criticou a forma como a investigação envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi conduzida desde o início. Na sua visão, o caso jamais deveria estar sob responsabilidade do STF. Ele lembrou que, à época em que Lula era ex-presidente, os processos correram na primeira instância.

“Estive 31 anos na bancada do Supremo e nunca julgamos em turma processo crime. Alguma coisa está errada”, disse ele em entrevista concedida ao jornal Estadão.

Para o ex-ministro, Bolsonaro tem sido alvo de tratamento vexatório, referindo-se ao uso de tornozeleira eletrônica como exemplo de humilhação incompatível com o princípio da dignidade humana. Ele argumenta que o ex-mandatário vem sendo tratado como se fosse um criminoso de alta periculosidade.

Marco Aurélio afirmou ainda que, se ainda integrasse a Corte, teria seguido o entendimento divergente do ministro Luiz Fux. Ele lamentou que boa parte dos magistrados tenha adotado uma postura de conivência, segundo ele motivada por um “espírito de corpo” que silencia críticas internas às atitudes de Moraes.

Ao final da entrevista, o ex-ministro fez um apelo por mudanças na condução do Supremo. Para ele, é urgente que o tribunal volte a funcionar como colegiado e não como um tribunal comandado por decisões monocráticas com alto impacto institucional.

 

Conexão Política