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Posse de Corujinha como novo presidente da CMJP será transmitida ao vivo

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A solenidade de posse da Mesa Diretora que irá comandar a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) no biênio 2019/2020 foi confirmada pelo próximo presidente da Casa Napoleão Laureano, João Corujinha (DC), para às 10h30 do dia 1º de janeiro de 2019. A revelação foi feita durante uma entrevista do vereador ao Jornal da Câmara, nesta quarta-feira (26).

Além de João Corujinha na presidência, irão tomar posse os vereadores Leo Bezerra (PSB) na 1ª vice-presidência; Fernando Milanez Neto (PTB) na 2ª vice-presidência; Eliza Virgínia (PP) na 1ª Secretaria; Humberto Pontes (Avante) na 2ª Secretaria; e Chico do Sindicato (Avante) na 3ª Secretaria.

A posse será transmitida, ao vivo, pela TV Câmara JP, que pode ser sintonizada pelos canais 39.1 (aberto, digital), 23 (Net) e 339.1 (Sky), pela Rádio Câmara JP (88.7 FM) e ainda pelo portal da CMJP.

Navegação fácil: CMJP ganha portal mais dinâmico, funcional e transparente

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O portal da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) está de cara nova. Alojado no mesmo endereço que o anterior (cmjp.pb.gov.br), o novo site ganhou layout inovador, está mais dinâmico, funcional e transparente. A novidade, de iniciativa da Mesa Diretora, foi apresentada pelo secretário de Comunicação da Casa, Janildo Silva, e pelo coordenador de Informática, Pablo Rocha, durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (26) e foi saudada pelos vereadores.

“Estava na hora de darmos uma atualizada no nosso portal”, comentou o presidente da Casa, vereador Marcos Vinícius (PSDB). “Sentimos a necessidade de tornar o site ainda mais transparência e dinâmico com o objetivo de atender, de maneira mais abrangente, as necessidades do nosso cidadão, não só no acompanhamento do trabalho dos vereadores, mas na resolução prática de assuntos do cotidiano, como registrar um B.O. (Boletim de Ocorrência) ou consultar o itinerário dos ônibus que circulam na Capital”.

Para o jornalista Janildo Silva, o novo portal da CMJP possui uma tecnologia mais atualizada e segue todos os padrões internacionais de acessibilidade, estabelecida através da W3C. “Ele também é responsivo, ou seja, se adapta facilmente para celular e tablets”, explicou o diretor de Comunicação. “Incluímos mais de uma dezena de serviços que podem ser acessados através do endereço cmjp.pb.gov.br e demos mais visibilidade à transparência, com despesas, receitas, convênios, diárias etc. a um clique do cidadão”.

Além de serviços como delegacia online, mobilidade urbana, habitação e emergência ambiental, o portal disponibiliza, em tempo real, a programação da TV Câmara JP e a Rádio Câmara JP. “Esse é um ganho muito importante para a população, uma vez que a programação, tanto da TV, quanto da Rádio, pode ser acessadas em qualquer hora do dia através da internet”, acrescentou Janildo.

Notícias, coberturas e a transmissão ao vivo de comissões e sessões permanecem no site. O portal também traz uma maior integração com as redes sociais da Casa.

Vereadores elogiam novo portal

A chegada do novo portal foi motivo de elogios por parte dos parlamentares durante a sessão. O vereador Leo Bezerra (PSB) foi o primeiro a se pronunciar: “Em nome da Bancada de Oposição, não posso deixar de registrar o zelo, a atenção e o cuidado que nossos funcionários tiveram para fazer esse novo site. Da mesma forma, gostaria de parabenizar a Mesa Diretora, através deste inovador presidente que é Marcos Vinícius, pela iniciativa”.

Líder da Situação, Milanez Neto (PTB) também parabenizou funcionários e a Mesa Diretora, destacando que a Comunicação da Casa, através da TV, rádio e site, aproximam ainda mais a Câmara da população. “Através do seu empenho, presidente Marcos, não tenho dúvida que teremos o site com a maior transparência do nosso Estado”, acrescentou.

Marcos Henriques (PT) elogiou, de maneira geral, o desempenho da equipe que forma a Secom da Câmara. “A imprensa, a rádio, a TV e as redes sociais que atuam em serviço desta Casa nos ajudam bastante para nossos mandatos ganhem visibilidade. De forma isenta, as matérias divulgadas relatam o que está sendo discutido, um trabalho de muita qualidade que é feito pelos profissionais da Casa”.

Os parlamentares Raíssa Lacerda (PSD), Bosquinho (SC), Sandra Marrocos (PSB) e Helena Holanda (PP) também saudaram o novo portal, destacando a maior transparência, o acesso facilitado às programações da TV e da Rádio Câmara e o empenho da Secretaria de Comunicação (Secom) em tornar real, prática e próxima, a relação entre a Casa Napoleão Laureano e a população, de modo geral.

Quase 2 mil carros são flagrados trafegando acima da velocidade na PB

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A Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante os dias 21 a 25 de Dezembro, registrou 1.833 condutores violando o Art. 218 do Código de Trânsito Brasileiro – Transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias: (Redação dada pela Lei nº 11.334, de 2006). A maior velocidade registrada foi de 193 km/h na BR 230. Esta é uma infração gravíssima, valor R$ 880,00, gera 7 pontos na carteira, com suspensão imediata do direito de dirigir e apreensão do documento de habilitação.

Dados preliminares indicam que, entre os dias 21 e 25 de Dezembro, não houve nenhum óbito nas Rodovias Federais que cortam a Paraíba, ao todo foram registrados 12 acidentes que resultaram em 12 feridos. Durante este período foram emitidos outros 1716 autos de infração. Foram autuados 63 motociclistas por não usarem ou transportarem passageiro sem o uso obrigatório do capacete, 52 condutores por dirigir sob efeito de álcool e ainda 115 por não usar o cinto de segurança. A PRF realizou 16 detenções de pessoas. Vinte e seis motoristas foram autuados por conduzirem crianças sem a cadeirinha para menores e outros 112 por ultrapassagens indevidas. Cento e noventa e quatro veículos foram recolhidos, 48 Carteiras Nacional de Habilitação e 88 CRLV também foram recolhidas.

Estado paga nesta quinta e sexta, folha de dezembro dos servidores

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Governo do Estado anuncia pagamento dos salários de junho para quinta e sexta-feira

O pagamento dos servidores estaduais – folha referente a dezembro – tem início nesta quinta-feira (27), quando recebem aposentados e pensionistas. Esta é a última etapa do calendário de pagamento de fim de ano anunciado pelo governador Ricardo Coutinho, que contemplou ainda a segunda parcela do 13º salário e o 14º e 15º salários da Educação.

De acordo com o calendário, o pagamento prossegue nesta quinta-feira (28), quando recebem os servidores da ativa (administração direta e indireta).

Quando fez o anúncio, Ricardo Coutinho destacou que chegou ao 96º mês consecutivo pagando aos servidores dentro do mês trabalhado. “No meio de toda essa crise, redução do PIB, de tudo, mantivemos o nosso compromisso de pagar em dia, dentro do mês trabalhado, de pagar os prêmios e vou sair do governo no dia 1º de janeiro com todas as folhas pagas. Isso pra mim é motivo de alegria enorme, porque eu sei o peso e as dificuldades inerentes a se manter um Estado com as características como o nosso equilibrado dessa forma, investindo para todos, o que é importante”, comentou, ressaltando a importância da folha em dia para o desenvolvimento do Estado.

Calendário/folha de dezembro

27/12 – aposentados e pensionistas

28/12 – servidores da ativa (administração direta e indireta)

Semam passa a integrar Redesimples e agiliza processos de licenciamento

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A partir desta quarta-feira (26), a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) passa a integrar a Redesimples, um conjunto de sistemas informatizados que permitem a qualquer pessoa realizar o processo de abertura, registro e legalização das pessoas jurídicas (inscrição, alteração e baixa) e licenciamentos. A Semam vai passar a disponibilizar Certidão de Licenciamento Ambiental Automatizada através da internet.

Na Casa do Empreendedor, que funciona na Villa Sanhauá, às 9h desta quarta-feira (26), haverá uma apresentação e treinamento para a equipe da Semam e convidados. Na ocasião, será formalizada a integração.

O coordenador da Casa do Empreendedor, Brunno Sitonio Fialho de Oliveira, explica que o Portal da Redesimples consolida em uma só plataforma todo o acesso aos aplicativos de apoio para abertura, alteração, baixa e licenciamentos das pessoas jurídicas. “O objetivo é estabelecer um processo integrado, articulado e mais simples para o cidadão, envolvendo todos os órgãos participantes do processo de registro e legalização de empresas. João Pessoa é o primeiro município paraibano a integrar o licenciamento ambiental”, detalha.

A integração total é realizada em três etapas. A primeira consiste em integrar a certidão de isenção de licenciamento ambiental. Em seguida, há o Licenciamento Simplificado, para as empresas de baixo risco e, por último, o Licenciamento de empresas consideradas de alto risco.

“As empresas que necessitam realizar empréstimos ou financiamentos, por exemplo, e não estão obrigadas a possuir licenciamento ambiental, necessitam dessa certidão, exigidas pelo banco ou financiador”, explica Oliveira. Atualmente, o tempo médio para receber o licenciamento é de uma semana, mas com o novo sistema, torna-se automático.

Casa do Empreendedor – A Casa do Empreendedor reúne todas as secretarias da PMJP que lidam com o registro, alteração e licenciamento das empresas e negócios em João Pessoa. Também é propósito da Casa do Empreendedor promover e estimular processos e procedimentos que melhorem o ambiente de negócios em João Pessoa.

Paraíba fecha 2018 com 155 mil pequenos negócios registrados

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A Paraíba encerra o ano de 2018 com 155.007 pequenos negócios registrados. Deste total, 109.286 correspondem a microempreendedores individuais (MEIs), enquanto 45.721 são de micro e pequenos empreendedores que atuam em todo o estado. O levantamento, realizado pela Receita Federal, refere-se a empreendimentos optantes do Simples Nacional, regime diferenciado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos.

Além disso, o Sebrae Paraíba, enquanto instituição que fomenta o empreendedorismo e a inovação no mundo dos negócios, com foco nos pequenos empreendedores, registrou aumento no número de MEIs. Considerando apenas os microempreendedores individuais (MEIs) registrados este ano no estado, a Receita Federal contabilizou 1.162 empreendedores que se registraram sob esta inscrição entre dezembro de 2017 e 2018.

A gerente de gestão estratégica do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, destaca que, na Paraíba, 99% das empresas atuantes são pequenos negócios, seja MEI, microempresa ou empresa de pequeno porte. “Os dados também demonstram que é evidente a elástica capacidade dos pequenos negócios darem uma resposta bem mais imediata à necessidade de se aumentar o emprego e a renda em momentos ‘difíceis’”, afirmou.

Dessa forma, Costa explica que as ações do próximo ano, em termos econômicos, devem focar nos pequenos negócios, principalmente para que a retomada na economia seja mais eficaz. “Nesse contexto, penso que é preciso aprofundar ainda mais as ações de promoção de um ambiente favorável aos pequenos negócios e da inovação, bem como buscar modelos e formas de injetar capital de giro a juros menores. Com isso, já teremos um grande incentivo para a manutenção do emprego e da renda no nosso estado”, argumentou.

Pequenos negócios geram empregos

De janeiro a setembro deste ano, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, as micro e pequenas empresas da Paraíba geraram 5.096 postos de trabalho com carteira assinada, com destaque para os setores de serviços (3.329 vagas), agropecuária (738 vagas) e comércio (630 vagas). Somente em setembro deste ano, conforme o levantamento, 55,2% dos 2.083 empregos formais gerados na Paraíba foram dos pequenos negócios. O percentual corresponde a 1.151 postos de trabalho criados.

Semam utiliza novas tecnologias para mapear áreas verdes de João Pessoa

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Durante todo o ano, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) trabalham nas mais diversas áreas da cidade, atentos à preservação do patrimônio ambiental. As equipes de fiscalização são formadas por profissionais como geógrafos, biólogos, engenheiros ambientais, entre outros, que têm conhecimento da legislação ambiental e trabalham sempre tendo como princípio as ações de educação ambiental. Nas abordagens, os fiscais levam informação sobre as leis, orientando infratores para que respeitem a legislação.

A Divisão de Fiscalização (Difi) da Semam é subordinada à Diretoria de Controle Ambiental (DCA) e conta, diariamente, com duas equipes de trabalho, que atuam das 8h à 00h, de domingo à quinta, e nas sextas e sábados, das 8h às 2h da manhã.

Até novembro deste ano, a Semam recebeu, por meio do Disque Denúncia, 3.236 denúncias de crimes ambientais, sendo 1.873 denúncias de poluição sonora, 257 de poluição atmosférica, 155 de esgoto, 128 de águas servidas (águas de pias de cozinhas e de lavanderias, despejadas a céu aberto) e ainda 823 outras denúncias, que incluem maus tratos a animais, propaganda irregular, corte de árvores, entre outras denúncias.

Novas tecnologias – Para mapear áreas verdes e de nascentes de rios, checar denúncias de crimes ambientais em locais de difícil acesso, mapear áreas degradadas, entre outras ações, os fiscais da Semam fizeram um treinamento e estão utilizando um drone. O equipamento produz imagens em alta resolução e tem um alcance de treze quilômetros.

Para o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, “a ação de fiscalização é imprescindível para a preservação e recuperação do patrimônio ambiental de João Pessoa. Nossos fiscais estão atentos à legislação e atuam, antes de mais nada, como educadores ambientais. Essa ação de dialogar e sensibilizar a população para a preservação do meio ambiente anda paralela às ações de notificação e autuação. Para nós é importante atuar como agente fiscal, mas sem perder o viés educativo”, concluiu.

 

João Pessoa Carbono Zero – Todo o trabalho de fiscalização está vinculado às ações do programa João Pessoa Carbono Zero. Lançado em abril de 2017 pela Semam, o programa contém o planejamento da política ambiental da cidade, com foco na redução das emissões de dióxido de carbono.

As ações têm um caráter prático, como as atividades de recuperação ambiental das nascentes dos rios, plantio e distribuição de mudas de árvores nativas e ainda o reordenamento dos estabelecimentos comerciais da orla da cidade, para que se adequem às leis ambientais, durante o licenciamento, bem como todas as ações de fiscalização.

Luciano visita Novo Bairro São José, recebe agradecimentos e transmite mensagem de Natal

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O prefeito Luciano Cartaxo fez uma visita nesta segunda-feira (24), véspera de Natal, ao Residencial Novo São José, inaugurado por ele há duas semanas. O objetivo era acompanhar o pós-inauguração, verificar o funcionamento dos equipamentos e serviços, além de conversar com os moradores sobre a qualidade de vida nos novos apartamentos.

Durante a visita, Luciano acabou recebendo agradecimentos de vários moradores. Na residência de Dona Marizete e Seu Raimundo, o prefeito foi calorosamente recebido. O apartamento novo, para Dona Marizete, foi um presente de Natal e esta seria a melhor festa natalina de toda sua vida.

O prefeito Luciano Cartaxo, na ocasião, disse estar muito feliz e aproveitou para transmitir uma mensagem de Natal, ali no encontro da casa de Dona Marizete, para todos os 7 mil moradores do Novo São José e todas as famílias de João Pessoa. Além de desejar um Natal de muita paz e alegria aos pessoenses, Luciano disse acreditar que a comemoração dos festejos natalinos dos próximos anos será muito melhor para todas as famílias da Capital.

O residencial Novo São José conta com 336 apartamentos, praça, playground, rua asfaltada e retira cerca de 7 mil pessoas da área de risco da beira do rio.

Procon-JP orienta consumidor sobre planejamento de viagens no período de férias

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Final e início de ano são os períodos em que as pessoas mais viajam, aproveitando as férias laborais e escolares ou universitárias, mas, o consumidor deve ficar alerta para os imprevistos. Para tentar evitar problemas durante e depois das viagens, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) orienta sobre o planejamento de uma viagem segura.

A primeira dica do Procon-JP é sobre o planejamento do destino e ponderação do orçamento, não decidindo tudo na véspera da viagem, o que, fatalmente, vai gerar problemas. Outra orientação é quanto a não se deixar seduzir pelas promoções vantajosas de pacotes das agências de viagens, com descontos relâmpagos de ‘encher os olhos’, e decidir viajar por impulso.

O secretário do Procon-JP, Helton Renê, chama a atenção para o planejamento do orçamento doméstico considerando o dinheiro disponível após o pagamento das contas do mês, das despesas com as festas de final e de início do ano, a exemplo de impostos, matrícula e material escolar.

O titular do Procon-JP acrescenta que “quem está com pouco dinheiro, já prevendo que o orçamento vai ficar muito sofrido, sugiro que encurte o tempo da viagem ou mude o roteiro, escolhendo um local mais perto de casa, mais barato. É preciso ter em mente que o importante é que os familiares e amigos aproveitem o período das férias  com harmonia e alegria, não importando onde estejam”.

O que inclui – Quem deseja aproveitar preços promocionais de pacotes oferecidos em agências de viagens, deve ficar alerta para o que o plano inclui. “Normalmente estão inclusos transporte, hospedagem, passeio turístico, atividades extras etc, não importando o tipo de pacote, se nacional ou internacional, se individual ou coletivo”. O secretário alerta que o consumidor deve checar se a agência atende às normas e está legalmente apta para atuar nesse segmento, observando se a empresa está regularmente cadastrada no Ministério do Turismo, que disciplina a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil”.

Guardar provas – Helton Renê acrescenta que o consumidor que já se programou e efetivou pagamento de algum pacote através de agência de turismo, deve guardar todo material publicitário, bem como mensagens eletrônicas para, caso haja descumprimento do que foi acordado no contrato, servir como prova se houver necessidade de reivindicar os direitos em órgãos de defesa do consumidor.

Confirmações – Outro conselho é que a pessoa deve exigir as confirmações de reserva, passagem e demais serviços por escrito, conferindo informações de check-in, check-out e taxas. “As confirmações servem tanto para a compra dos pacotes de turismo de forma presencial quanto pela internet. Tudo deve ser checado até a véspera da viagem”, disse o secretário.

Cancelamento – Em caso de ocorrer um fato inusitado e houver a necessidade de cancelamento da viagem, o consumidor deve fazê-lo por escrito, considerando o que reza o contrato porque, nesse caso, pode haver cobrança de multa. “As prerrogativas da desistência são as mesmas para ambos os lados. Se o cancelamento partir da empresa, ela deverá restituir ao cliente o valor pago, prejuízos financeiros e possíveis danos”, informou o titular do Procon-JP.

Atendimentos do Procon-JP na Capital

Sede – segunda a sexta -feira: 8h às 14h na sede situada na Avenida D. Pedro I, nº 473, Tambiá
MP-Procon – segunda a sexta-feira: 8h às 17h na sede situada no Parque Solon de Lucena, Lagoa, nº 300, Centro
Uninassau: segunda a sexta-feira das 8h às 17h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Uninassau, na av. Amazonas, 173, Bairro dos Estados
Telefones: 3214-3040, 3214-3042, 3214-3046, 2107-5925 (Uninassau) e 0800 083 2015