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Facilidade: Procon-JP disponibiliza ao consumidor consulta gratuita ao SPC/ Serasa

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Procon-JP dá dicas para compra segura na hora de escolher presentes

A consulta gratuita ao SPC/ Serasa está disponível na sede da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), na Avenida Pedro I, 473, Tambiá. Quem desejar esse tipo de informação só precisa apresentar o CPF na recepção do SAC do Procon-JP e em poucos minutos terá o resultado. A média mensal ultrapassa as 200 consultas.

Ao realizar a consulta ao Serasa, o consumidor também terá acesso ao ‘score’ cadastral do CPF, que é a análise da vida da pessoa enquanto consumidor. “O score do Serasa é uma espécie de termômetro da situação da pessoa em relação ao crédito no mercado porque pode ocorrer de alguém não estar com dívida e não conseguir ter o crédito liberado. Isso ocorre porque a pontuação de confiança pode colocar esse impedimento”, explica o secretário Helton Renê.

O titular do Procon-JP chama a tenção do consumidor que, em caso de consulta para terceiros, se faz necessário que se apresente uma procuração devidamente registrada em cartório. “Como se trata de uma informação confidencial que requer a anuência do ‘dono’ do CPF, é preciso a apresentação de uma procuração”, informou, acrescentando que a consulta no Serasa traz também informações sobre situação de dívidas, ações judiciais, protestos e cheques sem fundo.

 

Facilitação – Helton Renê acrescenta que a consulta Serasa/SPC no SAC do Procon-JP facilita a vida do consumidor que vem ao Procon-JP. “Antes ele precisava se deslocar até a sede da Serasa na Capital e, hoje, quem vier à Secretaria pode requerer a consulta. Oferecer mais serviços gratuitos em favor da cidadania, seja no SAC da sede ou pelos canais virtuais, faz parte do objetivo do Procon-JP”.

 

O primeiro – A implantação da consulta SPC/Serasa foi oficializada no dia 18 de setembro de 2017 através de um Termo de Cooperação Técnica com a Serasa. “A parceria é muito importante e temos orgulho porque fomos o primeiro Procon da Paraíba e o terceiro no Nordeste a oferecer esse tipo de informação ao consumidor”, finalizou Helton Renê.

 

Atendimentos do Procon-JP na Capital

 

Sede – segunda a sexta-feira: 8h às 14h, na sede situada na Avenida D. Pedro I, nº 473, Tambiá

 

MP-Procon – segunda a sexta-feira: 8h às 17h, na sede situada no Parque Solon de Lucena, Lagoa, nº 300, Centro

 

Uninassau: segunda a sexta-feira das 8h às 17h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Uninassau, na av. Amazonas, 173, Bairro dos Estados

 

Telefones: 3214-3040, 3214-3042, 3214-3046, 2107-5925 (Uninassau) e 0800 083 2015

Procurador-geral de Justiça elogia ampliação das medidas de transparência pela Assembleia

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O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino, recebeu a visita do procurador-geral de Justiça do estado, Francisco Seráphico da Nóbrega, nesta quinta-feira (7). Na oportunidade, o chefe do Legislativo estadual informou ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) que a gestão da nova Mesa Diretora da Casa terá como prioridade a adoção de medidas de transparência.

Adriano Galdino agradeceu a visita de cortesia do Ministério Público e destacou a importância da instituição para a sociedade paraibana. “O Ministério Público da Paraíba é um órgão muito respeitado, com grandes serviços prestados, e hoje está representado pelo procurador Francisco Seráphico da Nóbrega”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa. “A Assembleia será parceira do Ministério Público nas suas lutas, sempre em busca de melhores condições de vida para a população paraibana”, acrescentou.

O presidente destacou que o Ministério Público será um parceiro importante durante a nova gestão da Mesa Diretora da Assembleia, que terá a transparência pública como prioridade em suas ações. “Estaremos dialogando constantemente para fazer uma gestão transparente, para que as pessoas possam acompanhar todos os atos desta Casa. Vamos deixar a Assembleia mais próxima da população”, ressaltou.

O procurador-geral, Francisco Seráphico, também destacou a importância da visita para a manutenção da harmonia entre os órgãos. “A Assembleia sempre tem sido parceira do Ministério Público, sobretudo nos projetos de alteração que objetivam atender melhor à sociedade”, disse, parabenizando a nova Mesa Diretora por adotar a transparência como prioridade. “A transparência tem um relevo importantíssimo, sobretudo nos dias atuais, e o Ministério Público vem parabenizar a Assembleia por essa importante iniciativa no reforço à transparência”, completou.

Participaram também da visita de cortesia o deputado João Bosco Carneiro, 2º secretário da Mesa Diretora da ALPB, e o coordenador do Centro Operacional do Patrimônio Público, promotor Leonardo Quintans.

TCE-PB suspende licitações para limpeza urbana na Prefeitura de João Pessoa

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A 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado  (TCE-PB) determinou, em decisões unânimes na sessão desta quinta-feira (07) – por meio de referendos às Medidas Cautelares expedidas pelo conselheiro Fernando Rodrigues Catão, a suspensão dos Pregões Eletrônicos nº 19/2018 e 04-002/2019, a serem realizados pela Prefeitura de João Pessoa para contratações, respectivamente, de empresas especializadas na área de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e no gerenciamento informatizado para o abastecimento de frotas de veículos do município, tendo em vista indícios de irregularidades.

As cautelares expedidas pelo conselheiro Fernando Catão decorreram de denúncias interpostas por empresas, sindicato e Associação, no caso do pregão 19/2018, tipo menor preço, conduzido pela Emlur – Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana. No que diz respeito ao Pregão 04-002/19, que tem por objeto o Sistema de Registro de Preços, provem de análise do arquivo eletrônico sobre o Aviso de Licitação protocolizado no TCE pela Secretaria de Administração municipal.

Segundo o conselheiro Fernando Catão, relator do processo, as empresas e entidades denunciantes, quais sejam, a Transpesa Ltda, Construtora Construterra, Sigma Infraestrutura e Serviços Ltda, Construtora Marquise S/A, Locar Saneamento Ambiental Ltda, Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana e Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, alegam que o edital de licitação apresenta vícios que contrariam os diplomas legais e podem causar prejuízos à competitividade do certame.

Em relação ao Pregão 04-002/19, a Auditoria do TCE entendeu que há inconformidades em itens do edital, que podem prejudicar a possibilidade de a Administração obter propostas mais vantajosas, contrariando o dispositivo que determina que as propostas de taxa de administração possam ser apenas de valor maior ou igual a zero. Também cita que o monitoramento trimestral dos preços em relação aos praticados no mercado é contrário ao interesse público, porquanto não garante a ação tempestiva e diligente do Estado, propiciando o aumento do risco de danos ao Erário.

Em ambos os processos o relator considerou que as supostas irregularidades, se não forem superadas, poderão “gerar efeitos irreversíveis e danosos ao erário”. Do mesmo modo, vislumbra-se a presença do fumus boni júris com o risco de grave lesão ao erário ou a direito alheio, assim como o periculum in mora, em razão do risco da ineficácia da decisão de mérito, daí a necessidade de se adotar as medidas urgentes e efetivas.

 Na cautelar, o relator cita o secretário da Administração de João Pessoa, Roberto Wagner Mariz Queiroga e o progoeiro Dalpes Silveira de Sousa – face o Pregão 04-002/19, para que se abstenham de dar prosseguimento ao certame, e apresentem defesa ou justificativa no prazo de 15 dias. Em relação à Enlur, foram citados o gestor da Autarquia, Lucius Fabiani de Vasconcelos Sousa, e o pregoeiro Artur Hermógenes da Silva Dantas, determinando a suspensão do processo licitatório no estágio em que se encontra, até a decisão final de mérito na Câmara.

Adriano Galdino discute parcerias com Defensoria Pública do Estado

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O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino, recebeu, nesta quinta-feira (7), a visita do defensor público geral da Paraíba, Ricardo Barros. Na ocasião, foram discutidas parcerias entre a Casa Epitácio Pessoa e a Defensoria Pública, para fortalecer ainda mais o relacionamento institucional entre os órgãos.

Adriano Galdino agradeceu a visita de cortesia da Defensoria Pública da Paraíba e destacou que o fortalecimento entre as instituições beneficia a sociedade paraibana. “A Assembleia está abrindo o diálogo com os Poderes, com as instituições para cada vez mais aproximar a Casa Epitácio Pessoa do povo”, ressaltou.

“Estou tendo a felicidade de receber a visita do defensor público geral Ricardo Barros. A Casa está aberta para receber as reivindicações do órgão e ao diálogo, na busca de uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, prosseguiu o presidente da Assembleia. Adriano Galdino destacou ainda que o ritmo de trabalho da Casa segue intenso, mesmo com a suspensão das sessões parlamentares, por conta da reforma do Plenário José Mariz, para dotar o espaço de acessibilidade.

Por sua vez, o defensor público geral da Paraíba, Ricardo Barros, parabenizou o presidente Adriano Galdino por estar no comando da Casa e reafirmou o compromisso de diálogo entre a Assembleia e a Defensoria. “O objetivo é mantermos um bom entendimento entre os órgãos e os Poderes para desenvolvermos o nosso trabalho em harmonia, ganhando com isso a sociedade paraibana”, afirmou.

Participaram ainda da reunião o deputado estadual Bosco Carneiro, 2º secretário da Mesa Diretora, e o deputado João Gonçalves, além do defensor público Alípio Bezerra

ASSISTA: Cartaxo homologa concurso da Sedurb e anuncia convocação dos 70 aprovados

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O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou, na manhã desta quinta-feira (7) através de seu perfil no twitter (@Luciano_Cartaxo), a homologação do concurso da Secretaria de Desenvolvimento Urbano  (Sedurb), realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), e a convocação dos 70 aprovados para tomar posse a partir do dia 1° de maio, Dia do Trabalhador. Somados estes novos profissionais, desde 2013, a atual gestão já realizou concursos públicos e deu posse a 3.292 pessoas em diversas áreas, que ingressaram na Prefeitura para qualificar os trabalhos e oferecer uma melhor prestação de serviços à população.

“Acabamos de assinar, em reunião com os secretários Zennedy (Sedurb) e Lauro (Administração), a homologação do concurso para Agentes de Controle Urbano e autorizamos a convocação dos 70 aprovados a partir do dia 1º de maio. Nossa gestão já alcançou o marco histórico de convocar 3.292 aprovados em concursos”, disse o prefeito na rede social.

O concurso da Sedurb, aberto no ano passado pela PMJP, ofereceu vagas para Agentes de Controle Urbano. O salário inicial é de R$ 1.238,37 com carga horária de 40 horas semanais. A partir da convocação, os profissionais têm até 30 dias para comparecer à Secretaria de Administração (Sead), para tomar posse. Após este período, eles têm até 8 dias para entrar efetivamente em exercício. A Sead fica localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. Toda a documentação necessária para assinar o termo de posse consta no edital de inscrição.

Entre as atribuições do Agente de Controle Urbano, estão: vistoriar e controlar o comércio de ambulantes nos logradouros público; verificar as autorizações para atividades comerciais em áreas públicas; apreender mercadorias e equipamentos comercializados ou deixados nas vias e logradouros públicos, em desacordo com o Código de Posturas Municipal; executar outras tarefas da mesma natureza ou nível de complexidade associadas ao seu cargo.

Segundo destacou o prefeito, a atual gestão é a que mais realizou concursos públicos e convocou aprovados, inclusive fazendo história em áreas importantes nas quais nunca havia ocorrido concurso, criando os primeiros profissionais de carreira, como foi o caso da Procuradoria-Geral do Município (PGM) com 26 profissionais já em pleno exercício de suas funções; na Controladoria-Geral do Município (CGM), com 20 convocados; e no Instituto Previdenciário Municipal (IPM), onde em 28 anos de sua fundação, apenas no ano passado aconteceu o seu primeiro concurso, com 60 vagas.

Além destes, a PMJP realizou o maior concurso público da Educação de João Pessoa e convocou 1.502 profissionais; convocou 332 profissionais para a Guarda Civil Municipal e 1.282 na área da Saúde para atuar nos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) construídas pela gestão.

Ex-prefeita de Sapé é condenada por improbidade administrativa

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A ex-prefeita de Sapé Maria Luíza do Nascimento Silva foi condenada numa Ação de Improbidade Administrativa (nº 00001578-14.2017.815.0000) movida pelo Ministério Público Estadual. Pela decisão, da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça, ela teve os direitos políticos suspensos pelo prazo de cinco anos, além do pagamento de multa civil. Também foi condenada na ação Luzinete da Conceição Gomes, que ocupou o cargo em comissão de Assessora de Comunicação na prefeitura.
A servidora, alvo da ação, além do cargo de Assessora de Comunicação, trabalhava no comércio local no expediente de 8h às 12h e de 14 às 18h. Sua conduta foi enquadrada no artigo 90 da Lei nº 8.429/92. O texto assim dispõe: “Constitui ato de improbidade administrativa, importando enriquecimento ilícito, auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no artigo 1º desta lei”.
Ela argumentou, em sua defesa, que não houve prejuízo ao erário, pois, a despeito de trabalhar no comércio local, prestava serviços como assessora de Comunicação da Prefeitura nas horas vagas, no intervalo do almoço, à noite e finais de semana. A ex-prefeita também usou dos mesmos argumentos, qual seja, a efetiva prestação de serviços da assessora de Comunicação.
As explicações não convenceram o relator do processo, o desembargador Saulo Benevides. Ele destacou a inexistência, nos autos, da comprovação laboral da servidora compatível com o cargo de assessora de Comunicação, que exigia dedicação exclusiva. “Assim, como dito, restou claramente evidenciado o dolo na conduta da primeira recorrente, ensejadora de inegável enriquecimento ilícito. Tal comportamento, sem dúvida, revelou-se suficiente para caracterizar o ato de improbidade capitulado no artigo 9º, caput, da Lei nº 8.429/92”.
Já sobre a conduta da ex-prefeita, o relator destacou que ela nomeou uma pessoa de sua confiança para o cargo comissionado de assessora de Comunicação, permitindo a continuidade do exercício do cargo de forma insatisfatória. “Assim, permitiu a segunda apelante, de forma desleal ao interesse público cuja gestão lhe foi confiada, a continuidade do pagamento dos vencimentos de forma incompatível com a prestação laboral”.
A decisão da Terceira Câmara Cível foi pelo desprovimento do recurso, mantendo-se a sentença em todos os seus termos. A multa aplicada a ex-prefeita é equivalente à remuneração recebida por Luzinete da Conceição Gomes no período em que ela exerceu o cargo de assessora de Comunicação.

Geap cria campanha de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis

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De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um milhão de pessoas são afetadas, diariamente, por bactérias, vírus e fungos causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Por ano, são 360 milhões de casos. Os especialistas dizem que o principal meio de se combater essas infecções é a prevenção. A Geap Saúde, operadora de planos para os servidores públicos brasileiros, em apoio à iniciativa, desenvolveu a Campanha Nacional de Prevenção às IST, que está sendo trabalhada, ao longo do mês de fevereiro.

O objetivo da Geap é conscientizar os beneficiários e a população em geral sobre as atitudes, que podem prevenir contaminações. Ações de promoção à saúde estão na programação da Campanha. Palestras, atendimentos médicos, realização de exames, entre outros serviços, estão acontecendo nos órgãos públicos conveniados, por todo o país.

 

Política Mais Saúde

Os assistidos pela Operadora estão sendo contemplados com a realização dessas atividades preventivas, de forma gratuita. É que dentro da linha de atenção, que a Geap oferece está a Política Mais Saúde. Nela, eles têm acompanhamento médico integral por meio de programas de prevenção e monitoramento de riscos e doenças. É um estímulo ao autocuidado, ao bem-estar e à qualidade de vida. São diferentes atuações, especialmente desenvolvidas para cada público. Nesse caso, pessoas de todas as faixas etárias são orientadas.

Transmissão e diagnóstico

A transmissão das IST acontece, principalmente, por meio de relações sexuais desprotegidas, mas também pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado, ou pelo compartilhamento objetos perfurocortantes. Com isso, as ações da campanha da Geap conscientizam acerca da prevenção, estimulando o uso de preservativos, masculinos ou femininos, como método mais eficaz para a redução do risco de contaminação. Não compartilhar objetos como alicates de unha e seringas também pode evitar a infecção.

Algumas IST podem não apresentar sintomas. Por isso, a detecção precoce é essencial para evitar complicações mais graves. A Geap incentiva, ainda, a realização de exames periódicos como uma atitude eficiente para o diagnóstico das doenças em fase inicial. Os planos de saúde da Operadora possuem cobertura para consultas com profissionais especializados, em todos os estados brasileiros. Para outras informações, acesse: www.geap.com.br.

Senado conclui escolha da Mesa Diretora e Comissões; veja

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Os partidos entraram em acordo político para eleição de dez cargos da Mesa Diretora do Senado e compuseram chapa única para dirigir a Casa. O arranjo foi negociado na reunião dos líderes das legendas ontem na sala do presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Com 72 votos favoráveis, dois contrários e três abstenções, foi eleita a chapa tendo como 1º vice-presidente Antonio Anastasia (PSDB-MG) e 2º vice-presidente Lasier Martins (Pode – RS).

A 1ª secretaria caberá ao senador Sérgio Petecão (PSD-AC); a 2ª secretaria será ocupada por Eduardo Gomes (MDB – TO); a 3ª secretaria terá Flávio Bolsonaro (PSL-RJ); e a 4ª secretaria caberá ao senador Luis Carlos Heinze (PP – RS).

Também foram eleitos os quatro suplentes da Mesa. Marcos do Val (PPS-ES) será o 1º suplente; Weverton (PDT-MA), o 2º suplente; Jaques Wagner (PT-BA), o 3º suplente; e Leila Barros (PSB-DF), a 4ª suplente.

Pacificação

A votação ocorreu em clima de “pacificação”, conforme descreveram diversos senadores em discursos durante a sessão. A única polêmica foi a questão de ordem levantada no início da reunião pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que questionou a indicação do PSL do nome do senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, para a participar da Mesa.

“Não me parece bom senso termos alguém [na Mesa] com laço consanguíneo com o chefe do Poder Executivo”, disse, reconhecendo que não há nenhum impedimento legal para a indicação.

Em resposta, o líder do PSL, Major Olimpio (SP), afirmou que “o fato do seu genitor ser o presidente da República não pode restringir a sua participação plena como senador eleito”. O próprio senador Flávio Bolsonaro lembrou que a legislação apenas impede candidatura a cargos de prefeito e governador, mas não a nenhum posto no parlamento. “Não há impedimento legal ou ético”, ponderou.

Conforme o Regimento Interno do Senado, a Mesa também é chamada de “Comissão Diretora” e tem poder de decidir sobre a tramitação conjunta de propostas de lei, o encaminhamento de requerimentos dos parlamentares, e a organização administrativa do Senado.

Corregedoria

A votação da chapa ocorreu na 3ª Reunião Preparatória do Plenário do Senado. Na 1ª Reunião, realizada sexta-feira passada (1) foram empossados 54 novos senadores. Na 2ª Reunião, concluída no sábado (2), após duas tumultuadas sessões, foi eleito Davi Alcolumbre como presidente da Casa.

No sábado, uma votação em papel foi anulada após a constatação de um voto a mais que o número de senadores (81) depositado na urna. A Corregedoria do Senado aguarda encaminhamento do pedido de investigação já enviado pelos senadores José Maranhão (MDB-PB) e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) à Presidência da Casa. O corregedor Roberto Rocha (PSDB-MA) já solicitou as imagens da TV Senado e da Polícia Legislativa.

Comissões

Na próxima terça-feira (12), o Senado definirá o comando das comissões permanentes e as indicações para as comissões mistas. O número de parlamentares de cada legenda ou bloco nas comissões varia conforme o tamanho de cada colegiado e da proporcionalidade de senadores em cada agremiação.

A indicação dos nomes dos futuros presidentes e de todos os participantes das comissões será feita pelos líderes, também de acordo com negociação política. Já está acertado que o MDB ocupará a presidência da Comissão de Constituição e Cidadania (CCJ), o provável nome indicado é da senadora Simone Tebet (MS), e o PSD ficará com a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

As duas comissões são historicamente consideradas as mais importantes pelos parlamentares. O MDB, com 13 senadores, e o PSD, com 10 senadores, são as legendas com as maiores bancadas. Agência Brasil

Polícia Civil da Paraíba tem o pior salário do país; diz ASPOL

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A Paraíba ficou em último lugar na tabela do ranking salarial divulgada, nesta sexta-feira (01), pela Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis – Cobrapol. A Paraíba ficou à frente do estado do Goiás, apenas no quesito salário inicial, ocupando o 26° lugar. Os números reforçam o estudo da Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba – ASPOL/PB, apresentado às autoridades em todas suas instâncias desde 2016, que afirma que a Polícia Civil paraibana recebe o “PIOR SALÁRIO DO PAÍS”.

No ranking, são apresentados os estados por salários inicial e final, bem como destaca o efetivo e faz uma relação proporcional com a sua população. Segundo dados apresentados, o policial paraibano inicia a carreia com uma remuneração de R$ 3.282,79, enquanto no Goiás é R$ 2.060,13. A disparidade salarial acontece no final de carreira, enquanto os profissionais goianos da Segurança Pública terminam sua carreira ganhando R$ 12.035,47. Aqui na Paraíba o investigador tem um salário final 4.206,25.

“Hoje, na Paraíba, paga-se através de vencimentos e gratificações, resultando em perdas com a aposentadoria e eventuais licenças. Além disso, existe uma defasagem inflacionária dos salários, de quase 50% nos últimos 08 anos, que não é corrigida. Some-se a tudo isso, o efetivo insuficiente, uma polícia desmotivada que sequer tem um Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR), sem reconhecimento pelos altos índices de resolução de crimes apresentados aos cidadãos. A ASPOL e a sociedade espera sensibilidade dos gestores para mudarmos esse panorama”, disse a presidente da ASPOL/PB, Suana Melo.

Ministério do Desenvolvimento Regional apresenta planos de recuperação para barragens em 14 estados; 4 na PB

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O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, apresentou nesta quarta-feira (6) os planos de ações para 139 barragens que serão recuperadas pelo Governo Federal. Os diagnósticos apontam medidas e estratégias necessárias à reabilitação de barramentos que reservam água para diversos usos em 14 estados, nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste. Apesar de demandarem atenção, as estruturas não apresentam risco iminente de rompimento.

“Estamos agindo para que os cuidados com barragens no País sejam concretos. A segurança da população é uma prioridade em quaisquer circunstâncias”, destacou o ministro Gustavo Canuto durante encontro que reuniu o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio, e a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Christianne Dias, além de titulares do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Parlamentares de estados diversos também acompanharam a apresentação.

O Plano de Ações Estratégicas para Reabilitação de Barragens da União (Planerb) é resultado de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil. Os estudos e as propostas apresentados estão de acordo com a Lei nº 12.334/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens. O material tem como objetivo garantir o cumprimento das determinações presentes na legislação.

As 139 barragens que serão recuperadas estão distribuídas nos seguintes estados: Ceará (31), Pernambuco (26), Bahia (26), Minas Gerais (15), Rio Grande do Sul (10), Rio Grande do Norte (7), Piauí (5), Santa Catarina (4), Paraíba (4), Alagoas (4), Maranhão (3), Rio de Janeiro (2), Sergipe (1) e Paraná (1).

Orçamento

O ministro Gustavo Canuto explicou que, inicialmente, há R$ 50 milhões disponíveis na rubrica orçamentária do Ministério para as intervenções. O cronograma de execução das atividades ficará a cargo de cada órgão responsável pelas estruturas – Codevasf, Dnocs e a Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), do MDR. “Vamos usar o recurso existente e, o quanto antes, buscar o valor adicional necessário para executar o plano em sua totalidade”, ressaltou.

A SNSH assumirá os serviços de reabilitação das barragens que eram de responsabilidade do extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS) e que não estão na área de atuação da Codevasf e do Dnocs.

Fiscalização

Na última semana, preocupado com a situação de 3.386 barragens que apresentam riscos no País, o ministro Gustavo Canuto determinou às instituições federais fiscalizadoras que realizem vistorias nessas estruturas. Na condição de presidente do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), o titular da Pasta também estendeu o comunicado às entidades estaduais. Ao todo, 43 órgãos atuam na fiscalização de barramentos no Brasil.