23.1 C
João Pessoa
Início Site Página 4686

Reunião discute criação de Plano Mestre para atrair investidores para o Porto de Cabedelo e região

0

Uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (20), na sede da Companhia Docas da Paraíba, com a participação de representantes de secretarias estaduais e das prefeituras de Cabedelo e Lucena debateu a criação de um Plano Mestre, com o objetivo de atrair investidores para o Porto de Cabedelo e toda a região.

 

“Já existe um Masterplan interno, que prevê investimentos no Porto de Cabedelo pelos próximos 30 anos. O que estamos buscando é identificar conquistas, oportunidades e potencialidades no Porto e em toda a região para um grande plano mestre voltado para empreendedores, principalmente internacionais”, explicou a presidente da Companhia Docas-PB,  Gilmara Temóteo.

 

A visita de um grupo de investidores estrangeiros (americanos e chineses), que está marcada para o mês de abril, foi um dos fatores que motivou a criação do documento. Quando finalizado, ele servirá também para apresentar a Paraíba em eventos internacionais e outras reuniões com investidores.

 

O encontro foi articulado pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Waldson Souza, que participou da reunião e enfatizou que esse é também um pedido do próprio governador João Azevêdo. “Ele pediu empenho máximo e estamos aqui para pensar o Porto e também toda a região, que será amplamente beneficiada com infraestrutura, empregos e vários outros avanços”, afirmou, acrescentando que  houve, inclusive, interação com o grupo que fará a construção do estaleiro, cujo projeto está em uma fase bastante avançada.

 

A reunião funcionou como uma oficina de trabalho, na qual os diversos representantes sugeriram a linha inicial de ação para que o Plano Mestre seja criado e apresentado em abril aos investidores. Uma versão final e ampliada está prevista para setembro.

 

Como o Masterplan agrega informações de diversas pastas, esteve presente na reunião a vice-governadora Lígia Feliciano e representantes das secretarias de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Planejamento, Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia. Além de membros da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) e Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), o prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, e representantes da Prefeitura de Lucena.

João Azevêdo discute reforma da Previdência com governadores e ministros

0

O governador João Azevêdo participou, nesta quarta-feira (20), em Brasília, do Fórum Nacional de Governadores. Na ocasião, os gestores estaduais debateram com representantes do Governo Federal os principais pontos da reforma da Previdência enviada pela Presidência da República ao Congresso Nacional.

Estiveram presentes no encontro o ministro da Economia, Paulo Guedes; o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, general Carlos Alberto dos Santos Cruz;  o secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho; além dos presidentes do Senado e da Câmara Federal, Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia, respectivamente.

João Azevêdo comentou que, apesar de alguns pontos serem necessários, questões como o déficit da Previdência dos Estados não foram incluídas na proposta do Governo Federal. Além disso, os governadores decidiram reunir suas equipes para fazer uma análise técnica do texto apresentado nesta quarta-feira. “Nós voltaremos a nos reunir para, conjuntamente, apresentar uma proposta que seja, efetivamente, de interesse dos Estados e que será analisada pelo Congresso. Essa reforma apresentada hoje atende aos interesses maiores da União, entretanto, o déficit dos Estados não foi incluído, por isso, essa análise precisará ser feita”, observou.

Ainda de acordo com o governador, a reforma da Previdência precisa respeitar as individualidades e as diferenças. “Não se pode imaginar que um cidadão que tenha uma atuação na área urbana tenha o mesmo tipo de tratamento de um cidadão que atua na área rural; as condições de trabalho são completamente diferentes. É preciso que se faça de uma forma mais justa para não se tratar diferentes de forma igual porque aí seria injusto com alguns segmentos”, avaliou.

O chefe do Executivo estadual ainda adiantou que uma nova reunião foi marcada para o dia 19 de março com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar do “Plano Emergencial” que envolve questões referentes à Lei Kandir, securitização da dívida, cessão onerosa e salário-educação.  “Nós vamos estar aqui participando e trazendo a nossa contribuição. Além disso, reuniões prévias irão acontecer até lá”, observou.

Escola Judiciária do TRE propõe parceria com a CMJP para capacitação de alunos nas escolas públicas

0

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) recebeu, na manhã desta quarta-feira (20), o diretor da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), juiz Antônio Carneiro. Ele propôs parceria com o Legislativo Municipal para a realização do projeto ‘Mandato Legal’, que tem o objetivo de capacitar alunos de escolas públicas sobre noções básicas de cidadania e governança cidadã.

O projeto pretende visitar duas escolas por semestre para levar aos alunos informações sobre quais são as atribuições dos agentes políticos e públicos, e sobre como eles estão exercendo seus deveres. As visitas serão direcionadas a estudantes do ensino médio, que também terão acesso aos compromissos firmados durante as campanhas eleitorais, além de noções sobre cidadania, ética e administração pública.

O presidente da CMJP, João Corujinha (DC), recebeu positivamente a proposta, uma vez que a Casa Napoleão Laureano já desenvolve ações junto a escolas públicas. Para Corujinha, essa parceria com a Escola Judiciária do TRE-PB vai ampliar os trabalhos desenvolvidos pela Escola Legislativa da Câmara.

“Já temos o programa ‘Escola na Câmara’ e, com essa parceria, podemos valorizar ainda mais o trabalho desenvolvido pela Escola do Legislativo, juntamente com a Escola Judiciária, para os alunos conhecerem tanto o trabalho parlamentar quanto o desenvolvido pela Justiça Eleitoral. Com isto estaremos formando mais cidadãos dentro da política paraibana”, ressaltou o presidente da CMJP.

O juiz Antônio Carneiro afirmou que a parceria proposta ao Legislativo Pessoense é imprescindível para o início do programa. “A Câmara Municipal é já vem desenvolvendo diversas atividades na área de cidadania. O que vamos fazer é dar as mãos, fazer com que a sociedade possa conhecer, cada vez mais, não só a atividade parlamentar municipal, mas a administração pública como um todo, para que os alunos possam criticar, reivindicar, mas sabendo como as coisas acontecem”, explicou o diretor da EJE-PB.

Também participaram da reunião a vereadora Eliza Virgínia (PSDB) e os vereadores Leo Bezerra (PSB), Milanez Neto (PTB), Humberto Pontes (Avante), Bruno Farias (PPS), Carlão (SDC) e Professor Gabriel (SD); além da coordenadora e da assistente do núcleo de cidadania da Escola Judiciária da Paraíba do TRE-PB, Ana Karla Farias e Maria Glória Nunes, respectivamente; da diretora-geral, do procurador e da procuradora-adjunta da Casa, Nilmara Braga, Washington Rocha de Aquino e Moema Fiuza.

Ex-prefeito de Queimadas tem contas reprovadas e é multado em mais de R$ 255 mil

0

Em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (20), o Pleno do Tribunal de Contas do Estado rejeitou as contas da Prefeitura de Queimadas, relativas ao exercício de 2016. O ex-prefeito Jacó Moreira Maciel deverá ressarcir ao município a quantia de R$ 255,7 mil, referente a gastos irregulares com serviços de coleta de resíduos sólidos e de transporte escolar, conforme o voto do relator, conselheiro substituto Oscar Mamede Santiago, que foi acompanhado, à unanimidade, pelos demais membros da Corte de Contas. Ainda cabe recurso.

Do mesmo município, o Pleno deu provimento parcial a um recurso de reconsideração – processo nº 04754/16, interposto pelo ex-prefeito Jacó Maciel, e reformulou o julgamento anterior para aprovar as contas da Prefeitura, relativas a 2015. Na peça recursal o gestor comprovou despesas com educação, que haviam sido registradas em resto a pagar, atingindo o percentual mínimo constitucional que é de 25%.

Aprovadas foram as contas dos municípios de Cacimbas, exercício de 2017, assim como as de Ouro Velho, Juripiranga e Nova Floresta de 2015. O Colegiado julgou regulares as prestações de contas das Câmaras de Vereadores de Santana de Mangueira e Olho D’Água, relativas a 2017, e as de Pitimbu referentes a 2016. Também as contas da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social de 2015, na gestão do secretário Cláudio Coelho Lima.

O Pleno do TCE ainda conheceu e deu provimento a um recurso interposto pelo vereador Edenilson de Freitas Lima, presidente da Câmara Municipal de São Sebastião do Umbuzeiro, modificando a decisão no julgamento das contas anuais de 2017. O Acórdão foi reformulado, desta vez pela regularidade, tendo em vista que o gestor apresentou documentos que sanaram as eivas apontadas e que motivaram a rejeição na decisão recorrida.

NO recurso interposto pelo ex-prefeito de Juarez Távora, José Alves Feitosa, processo 05499/13, o Pleno conheceu a peça e deu provimento parcial para reduzir o valor imputado ao gestor, decorrente das várias irregularidades apontadas, antes no valor de R$ 350,4 mil, para R$ 123,8 mil. Os demais itens do Acórdão foram mantidos.

Conduzida pelo presidente, conselheiro Arnóbio Alves Viana, a sessão plenária contou com a presença dos conselheiros Fernando Rodrigues Catão, Arthur Cunha Lima, André Carlo Torres Pontes e Marcos Antônio Costa. Também, dos conselheiros substitutos Antonio Gomes Vieira Filho, Antonio Cláudio Silva Santos, Oscar Mamede Santiago e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público esteve representado pelo procurador geral Luciano Andrade de Farias.

Assembleia define presidentes das comissões na Casa; confira cada uma

0

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) definiu, nesta quarta-feira (20), a composição e elegeu os presidentes das comissões temáticas da Casa.  Foram eleitos presidentes da Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária e da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), respectivamente, os deputados Wilson Filho (PTB) e Pollyanna Dutra (PSB). O presidente da ALPB, Adriano Galdino, ressalta que pela primeira vez na história do Legislativo estadual a composição de todas as comissões da Casa foram definidas em uma única sessão.

Além de Wilson Filho como presidente, a Comissão de Orçamento terá como membros os seguintes deputados: Buba Germano (vice-presidente), Tião Gomes (Avante), Taciano Diniz (Avante), Eduardo Carneiro (PRTB), João Henrique (PDSB) e Doda de Tião (PTB). Os suplentes são Júnior Araújo (Avante), Dr. Érico (PPS), Raniery Paulino (MDB), Anderson Monteiro (PSC), Ricardo Barbosa (PSB), Branco Mendes (Podemos) e Edmilson Soares (Podemos).

Já a Comissão de Constituição e Justiça terá o deputado Ricardo Barbosa (PSB), como vice-presidente, e os seguintes membros: Júnior Araújo (Avante), Felipe Leitão (DEM), Tovar Correia Lima (PSDB), Camila Toscano (PSDB) e Edmilson Soares (Podemos). Os suplentes são os deputados Taciano Diniz (Avante), Caio Roberto (PR), João Henrique (PSDB), Cabo Gilberto (PSL), Jeová Campos (PSB), Hervázio Bezerra (PSB) e Manoel Ludgério (PSD).

Eleito presidente da Comissão de Orçamento, Wilson Filho agradeceu aos demais parlamentares pelo apoio e pela credibilidade depositada no seu nome. “Eu fico feliz está iniciando os trabalhos e poder ter sido escolhido pelos membros dessa importante comissão”, disse. Novata no parlamento, Pollyana Dutra destacou que será um desafio importante para o mandato presidir a CCJ. “Um trabalho importante para quem está chegando a Casa, mas me sinto preparada para mais esse desafio”, afirmou a deputada.

Já a Comissão de Direitos da Mulher terá como presidente a deputada Camila Toscano e a vice-presidente Dr. Paula. Os outros membros são os deputados Felipe Leitão, Estela Bezerra e Pollyanna Dutra. A presidente disse que o cargo é de muita responsabilidade e recebe a missão com muita alegria e com o senso de que há muito que ser feito em defesa das mulheres.

“Temos mais mulheres nessa legislatura. Já entrei em contato com elas no sentido de movimentar a comissão. Agora em março, já temos o Dia Internacional da Mulher, em que vamos fazer um movimento bacana, pois precisamos valorizar a mulher paraibana. Vamos trabalhar bastante para trazer os problemas e encontrar soluções”, argumentou Camila Toscano.

Ficou definido para compor a Comissão de Educação, Cultura e Desporto a presidente Estela Bezerra, o vice-presidente Chió, Anderson Monteiro, Walber Virgulino e Dr. Érico. As deputadas Cida Ramos, Pollyanna Dutra e Camila Toscano estão entre os suplentes.

Para a Comissão de Direitos Humanos e Minorias foram escolhidos: como presidente o deputado Edmilson Soares, Cida Ramos (vice-presidente), Dr. Paula, Walber Virgolino e Tião Gomes, como membro titulares. Entre os suplentes estão os deputados Inácio Falcão, Chió, Galego de Souza e Moacir Rodrigues.

Comissão de Saúde
Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional: Presidente Dr. Érico, vice-presidente Dr. Paula, João Gonçalves, Wilson Filho e Cabo Gilberto, como membros titulares. Os suplentes são Hervázio Bezerra, Buba Germano, Tovar Correia Lima, Raniery Paulino e Taciano Diniz.

Comissão de Administração
Comissão de Administração, Serviço Público e Segurança: presidente João Gonçalves, vice-presidente Cabo Gilberto, Doda de Tião, Felipe Leitão e Walber Virgolino. Os membros suplentes são Jeová Campos, Buba Germano, Caio Roberto, João Henrique e Eduardo Carneiro.

Comissão de Turismo
Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente: presidente Moacir Rodrigues, vice-presidente Chió, Jeová Campos, Galego de Sousa e Júnior Araújo. Já os deputados Wilson Filho, Estela Bezerra e Anderson Monteiro estão entre os suplentes.

Legislação Cidadã
Comissão de Legislação Cidadã: presidente Anderson Monteiro, vice-presidente Raniery Paulino, Hervázio Bezerra, Branco Mendes e Caio Roberto. Os suplentes são João Gonçalves, Doda de Tião e Tião Gomes.

Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência
Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência: presidente Cida Ramos, vice-presidente Raniery Paulino, Ricardo Barbosa, Genival Matias e Anderson Monteiro. Os deputados Inácio Falcão, Manoel Ludgério e Tovar Correia Lima estão entre os suplentes escolhidos.

Novato, deputado Dr Érico vai presidir a Comissão de Saúde da Assembleia

0

Eleito para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba, o médico Érico Djan (PPS), o Dr. Érico, foi escolhido nesta terça-feira (20) para presidir a Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional da casa.

“Recebo com muita honra e responsabilidade a presidência de uma comissão tão importante, mas me sinto completamente à vontade na condição de médico, clínico e cirurgião-geral que atende o povo do Sertão já há mais de 20 anos”, comentou o deputado estadual.

Mais cedo, na sessão ordinária que definiu os deputados que irão presidir as dez comissões permanentes da Casa de Epitácio Pessoa, Dr. Érico fez seu primeiro pronunciamento na tribuna da ALPB e sustentou as bandeiras que irão pautar seu mandato.

Em seu discurso, Dr. Érico falou que fará um mandato transparente e de constante interlocução com a população e afirmou que irá trabalhar para que a saúde seja “realmente plena, universal e acessível”.

A necessidade de cirurgias eletivas que atenda Patos e cidades circunvizinhas e a implementação de uma Central Estadual de Regulação de leitos estão na pauta do deputado, que agradeceu o empenho do Governo em instalar o Hospital do Bem naquela região e disse estar alinhado com o governador João Azevêdo na resolução das demandas da região.

Dr. Érico também falou da necessidade de saneamento sanitário em Patos, já que apenas 7% do município possui uma rede de esgoto satisfatória.
Outra bandeira levantada pelo deputado é a educação, com foco em investimentos e ampliação do ensino fundamental no Sertão do Estado, aliado à geração de emprego e renda. “Temos que resgatar nossos gangorreiros, a produção do pólo do couro, do sapato, investimentos no Distrito Mecânico de Patos e incentivar o turismo”, elencou, para arrematar: “Para tudo isso acontecer, é necessário que chegue água no nosso Sertão, portanto recursos hídricos também são parte da nossa luta”.

Quem é Dr. Érico

Cirurgião-geral, especializado em endoscopia e colonoscopia, Dr. Érico coleciona, até aqui, uma trajetória vitoriosa, baseada em muita luta, estudo e dedicação. Nascido em Caruaru (PE), filho de um advogado da cidade e de uma professora, ele migrou para Recife (PE) ainda jovem, a fim de se formar em medicina.

Lá, entre as aulas na Universidade Estadual de Pernambuco, o caruaruense conheceu a futura esposa, Germana Wanderley Alencar, paraibana com raízes em Patos. Casaram e, em 2002, escolheram a Morada do Sol para chamar de lar, onde criam os dois filhos do casal, Camila e Miguel.

Votado em mais de 120 municípios paraibanos, Érico Djan angariou a simpatia de 20.327 eleitores, que deram um voto de confiança ao estreante na política. Afinal, esta foi a primeira disputa eleitoral do médico, que é funcionário efetivo do Estado e já chegou a dirigir o Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos.

Dr. Érico conta que chega à Casa de Epitácio Pessoa com disposição para lutar pelo desenvolvimento da Paraíba, como um todo, mas enfatiza que dará uma atenção especial à região polarizada por Patos. “Faremos um mandato voltado à Paraíba, com muita transparência e diálogo com a população, e asseguro que irei honrar cada um dos 20.327 votos que me fizeram chegar à Assembleia Legislativa, trabalhando em especial para o desenvolvimento de Patos e dos municípios daquela região”, afirmou.

Ana Cláudia e equipe participam de palestras para fortalecer o Empreender-PB junto aos municípios

0

A Secretária de Desenvolvimento e Articulação Municipal da Paraíba (SEDAM), Ana Cláudia Vital do Rêgo, participou na terça-feira (19), juntamente com sua equipe, do evento “ O Empreender e as Cidades”, com palestras e mesa redonda coordenada pela Secretária Executiva do Empreender na Paraíba, Amanda Rodrigues; cerca de 70 prefeitos e prefeitas de cidades paraibanas estiveram presentes.
Durante sua palestra, a Secretária Amanda Rodrigues, apresentou propostas de fortalecimento e integração para o novo ciclo do Programa, através de um momento de socialização entre gestão estadual e municípios, além de depoimentos de paraibanos e paraibanas que tiveram acesso ao crédito e que hoje tem empreendimentos exitosos.

Na oportunidade, Ana Cláudia ressaltou a importância que o programa Empreender tem junto aos paraibanos , de fomentar negócios e mudar a realidade da vida das pessoas, como também enfatizou o fortalecimento do empreendedorismo local, colaborando assim com o crescimento econômico dos municípios. É prioridade da gestão do Governador João Azevedo fortalecer cada vez mais este programa que foi iniciado na gestão do ex-Governador Ricardo Coutinho.

“O que nós podemos destacar neste evento, é a integração que o Governo ,através do Empreender-PB, proporciona aos municípios e a população . Em sua explanação, a secretária Amanda apontou os benefícios que o Empreender traz para aqueles que querem a ajuda financeira para começar ou aumentar o seu comércio, gerando também o fortalecimento da economia dos municípios.Temos a certeza que depois deste evento, os prefeitos que ainda não apresentaram seus projetos para ter o Empreender em suas cidades, irão estruturar equipes para elaborar os projetos e formar essa parceria”, destacou a secretária da SEDAM.

Ana Cláudia estava acompanhada do seu Chefe de Gabinete, Rodrigo Motta, do Gerente Executivo de Desenvolvimento Urbano e Regional,Gilmar Battistuzzi e do Gerente Operacional de Articulação, Rique Peres.

Portal da PMCG desmente Romero e comprova parceria do MTur com sua gestão e a empresa Aliança

0

A Operação Fantoche da Polícia Federal que resultou na prisão, ontem, 19, em Pernambuco, do dono da Aliança Comunicação, Luiz Otávio Gomes Vieira da Silva, põe em xeque o Maior São João do Mundo. O evento é realizado justamente pela Aliança, que teve os bens bloqueados pela Justiça, o que pode comprometer a realização da festa. Apesar do Prefeito Romero Rodrigues (PSDB) ter alegado ontem que jamais sua gestão teria recebido qualquer ajuda do Ministério do Turismo (um dos alvos da operação) para a realização dos festejos juninos, o portal da prefeitura o desmente. Além disso, o contrato da Aliança com a PMCG determinava que todo custo operacional da festa  seria do encargo operacional da empresa, algo não visto com base no site do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.

A Aliança é responsável pela realização do São João de Campina desde 2017, por meio de uma parceria público-privada. Ontem o prefeito licenciado Romero, procurou a imprensa para dizer que jamais sua gestão teria recebido ajudas do MTur para a realização do evento. Porém matéria publicada pelo site da PMCG, no dia 04/05/2017, desmente esse fato. Com o titulo “Ministério do Turismo e Embratur farão divulgação nacional do “Maior São João do Mundo”, o release da Coordenadoria de Comunicação da prefeitura confirma a ajuda do MTur na divulgação do evento. Os referidos órgãos públicos divulgaram o resultado preliminar do Edital de Chamada Pública nº 001/2017, cujo objeto foi a seleção da Prefeitura de Campina, entre as propostas enviadas o Mtur no tocante aos festejos juninos para a participação de municípios em ações de promoção, comunicação e apoio à comercialização do ministério.

Portanto os organizadores do São João 2017, procuraram o Mtur para que o mesmo investisse na divulgação da festa. Entre as ações previstas por meio do edital destacam-se press trips – visitas de jornalistas e influenciadores digitais aos destinos – encontro de negócios, inclusão da festa no Calendário de Eventos Juninos, transmissão ao vivo nas redes sociais do MTur, divulgação dos destinos e cobertura jornalística dos festejos. Matéria do site também do MTur comprova a parceria. http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/7871-campina-grande-abre-as-portas-do-maior-s%C3%A3o-jo%C3%A3o-do-mundo-3.html

O próprio secretário municipal de Desenvolvimento Econômico da época, Luiz Alberto Leite, referendou a parceria do MTur com a PMCG, em matéria no site da prefeitura. “O fato de Campina Grande contar com o apoio institucional do Ministério do Turismo e da Embratur para a divulgação do seu mais importante evento é uma demonstração da força turística do Maior São João do Mundo”, disse o secretário de Romero a época . Veja no link: http://pmcg.org.br/ministerio-do-turismo-e-embratur-farao-divulgacao-nacional-do-maior-sao-joao-do-mundo/

A licitação para a festa de 2019, no valor de R$ 2,99 milhões, foi renovado e as primeiras atrações já foram anunciadas. Porém outro dado chama a atenção, no último contrato disponível no Sagres-PB relativo ao ano de 2018, o mesmo indaga que a Aliança por receber a quantia de R$ 2.990.000,00 é responsável por toda a estruturação da festa, desde a montagem e desmontagem  da estrutura do evento e dos camarotes, conforme pode ser visto nesse link: https://sagres.tce.pb.gov.br/empenhos03.php?cd_ugestora=201050&dt_ano=2018&nu_empenho=0000623&cd_uo=02070&tipo=04. Porém a PMCG gastou dos cofres públicos a quantia de R$ 6.912,50, numa licitação para a confecção de pulseiras tyvec para acesso aos camarotes do Maior São João do Mundo – 2018. Veja no link abaixo:

https://sagres.tce.pb.gov.br/licitacoes_propostas.php?cd_ugestora02=201050&entidade=Prefeitura%20Municipal%20de%20Campina%20Grande&nu_licitacao=000012018&tp_licitacao=7&modalidade=Dispensa%20por%20outros%20motivos

Segurança lança Operações Folia de Rua e Carnaval 2019 nesta quinta-feira

0
Polícia apreende mais de 20 armas de fogo, recupera veículos roubados e apreende 33 explosivos

A Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social (Seds) lança nesta quinta-feira (21) as Operações Folia de Rua e Carnaval 2019, ocasião em que serão divulgados os detalhes do planejamento elaborado para garantir a segurança dos foliões nos respectivos períodos. A solenidade contará com a presença de representantes de agremiações carnavalescas.

O lançamento será feito no Nord Imperial Hotel, em Tambaú, na Capital, quando acontecerá uma homenagem aos profissionais da imprensa pelo Dia do Repórter, comemorado no dia 16 deste mês. O evento está previsto para começar às 7h, com um café da manhã.

Na ocasião, o secretário de Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, vai informar sobre o esquema de segurança montado para garantir a tranquilidade dos foliões durante as apresentações do Projeto Folia de Rua, bem como no Carnaval 2019, especialmente nos locais onde se concentra maior número de foliões.

A quantidade dos efetivos empregados, bem como os demais detalhes do planejamento elaborado serão informados pelo secretário Jean Nunes. As equipes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Superintendência de Moblidade Urbana (Semob), Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam), Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran/PB) e Guarda Municipal de João Pessoa, a exemplo dos anos anteriores, serão mobilizadas para atuar durante no Folia de Rua.

Cartaxo entrega 86ª creche de João Pessoa e leva Educação Infantil para moradores da Penha

0

Mais uma creche inteiramente nova foi entregue na manhã desta quarta-feira (20) pelo prefeito Luciano Cartaxo no bairro da Penha. A creche Nossa Senhora da Penha, é a 86ª unidade de Educação Infantil da cidade, ampliando, ainda mais, o número de vagas oferecidas desde a primeira infância, na Rede Municipal de Ensino, e oferecendo às famílias da região, mais uma opção de educação de qualidade. Desde 2013, o número de crianças matriculadas nas creches da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já saltou de 4 para mais de 13 mil.

A nova creche foi construída no novo padrão de qualidade que já foi implantado em outras 45 creches da Rede Municipal, assim como também em 66 escolas das 100 unidades da Rede. Este novo padrão garante mais estrutura nas unidades de ensino para profissionais e crianças, espaços lúdicos, áreas de lazer, material didático especializado e ambientes mais apropriados para o processo de ensino e aprendizado. Para exemplificar o avanço na ampliação da Rede promovida pela gestão desde 2013, o número de vagas em berçário já cresceu mais de 10 vezes, saltando de 213 para 2.200 vagas.

“Nosso investimento na educação tem início pelas creches porque sabemos que não dá para pular etapas e as crianças, ao terem acesso à educação desde as creches, chegam mais preparadas para o aprendizado nas escolas. Além da ambientalização e socialização das crianças no ambiente escolar, as creches também são um importante instrumento social de apoio às mães, que contam como este suporte e segurança de deixar seus filhos em tempo integral nas creches enquanto podem trabalhar e buscar o sustento de suas famílias”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

 A creche era uma reivindicação dos moradores nas plenárias do Orçamento Participativo (OP) e vai atender a 140 crianças de 2 a 5 anos, beneficiando não só os moradores da Praia da Penha, mas também da Comunidade do Aratu, Jacarapé, Cidade Recreio, Portal do Sol, Seixas e Vila dos Pescadores. A unidade conta com espaços lúdicos, cinco salas de aula climatizadas, brinquedoteca e playground.

Todas as creches da Rede Municipal funcionam em tempo integral, ou seja, as crianças entram na unidade às 7h da manhã e só saem às 17h. Neste período, além do conteúdo didático adequado a cada faixa etária, elas também têm acesso a momentos lúdicos, de lazer, e cinco refeições diárias balanceadas e preparadas com o auxílio de nutricionistas.

“É um sonho de 20 anos da comunidade que esperava por essa creche. Passaram várias gestões, mas só o prefeito Luciano Cartaxo teve esse olhar, essa preocupação e sensibilidade com a educação de nossas crianças. O pedido da comunidade, por meio do Orçamento Participativo, foi atendido e nosso sentimento é de gratidão”, disse a diretora da creche, Cristina Moraes.