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Em Brasília, Pedrito assegura verbas para a construção de 2 unidades de saúde em Cruz do Espírito Santo

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O prefeito de Cruz do Espírito Santo, Pedro Gomes, o Pedrito, conseguiu em Brasília recursos para a construção de duas unidades básicas de saúde e ainda a manutenção da emenda destina para a conclusão da Creche Tipo 1, que já está com mais de 50 % concluída. O gestor retorna à Paraíba nesta quinta-feira (28).

“ Cumpri uma agenda administrativa bastante corrida em Brasília visitando os Ministérios da Saúde e Educação, além do FNDE e Incra”, disse o prefeito.

Pedrito’ ainda se reuniu com os deputados federais Edna Henrique e Aguinaldo Ribeiro, e com a senadora Daneilla Ribeiro.

“Sai de Brasília muito feliz e dever cumprido em trazer recursos para Cruz do Espírito Santo. Conseguimos recursos da saúde para duas UBS bem como a garantia da continuidade da nossa creche Tipo 1 no valor de R$ 1,8 milhão. Agradecer primeiro a Deus e ao Aguinaldo, Edna e Daniela Ribeiro pela receptividade e disposição em ajudar nosso município”, falou o prefeito Pedrito.

MPF requer prorrogação de prazo para acordos com donos de terrenos na orla de Camboinha e Areia Dourada na PB

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O Ministério Público Federal (MPF) requereu prorrogação do prazo dado aos 160 proprietários de imóveis localizados na orla de Camboinha e Areia Dourada, no município de Cabedelo, na Paraíba, para realizar acordos de não persecução penal. O pedido foi feito à 16ª Vara da Justiça Federal na Paraíba (JFPB) e, caso seja deferido, os donos dos terrenos terão mais 15 dias úteis para fazer acordo pré-processual com o MPF e não responderem por crimes que podem acarretar até quatro anos de prisão.

Conforme o prazo inicial, a desocupação deveria ser feita até 28 de fevereiro de 2019, com a retirada de construções, muros, cercas e jardins. No entanto, em razão de possíveis características peculiares de alguns dos imóveis, que podem acarretar a exclusão ou substituição de alguns dos interessados, o MPF solicitou a prorrogação do prazo de desocupação.

O objetivo do acordo é liberar os terrenos de marinha, ilegalmente invadidos, preservando as áreas regulares dos lotes e evitando processos penais contra os proprietários. O acordo ainda prevê o pagamento de multa de R$ 10 mil, para pessoa física, ou de R$ 20 mil para pessoa jurídica.

Após o prazo para desocupação dos terrenos públicos, a área será vistoriada por peritos da Polícia Federal para conferência dos recuos. As audiências de conciliação com o MPF estão previstas para ocorrer a partir de junho de 2019. Caso sejam cumpridas todas as condições, os acordos serão assinados e o inquérito policial será arquivado.

PRF iniciará Operação Carnaval 2019 nesta sexta-feira

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A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dá início a Operação Carnaval 2019 em todo o Brasil a partir do dia 1 de março de 2019. A ação é mais uma etapa da “Operação Integrada Rodovida 2018/2019”, iniciada em 14 de Dezembro 2019.
Durante o período relativo ao Carnaval, há um aumento relevante do fluxo de veículos nas rodovias federais, principalmente no Nordeste do país, tendo em vista o seu aspecto cultural que atrai turistas de todo o Brasil. Para reduzir o número de acidentes, a PRF priorizará ações preventivas para redução da violência do trânsito e de acidentes relacionados ao excesso de velocidade, à alcoolemia ao volante, às ultrapassagens proibidas e envolvendo motocicletas ou ciclomotores. O planejamento da Polícia Rodoviária Federal faz parte de esforços para a redução da violência no trânsito.
Com foco na redução de acidentes, a PRF promoverá ações educativas que buscam sensibilizar motoristas e passageiros de seus papéis na construção de um trânsito mais seguro. Em alguns postos, condutores serão convidados a assistir a vídeos que mostram comportamentos inadequados no trânsito e as consequências dessas condutas. Os motoristas têm a oportunidade de fazer uma reflexão sobre suas atitudes e assimilar novos hábitos.
Durante a Operação Carnaval também serão intensificadas as ações de combate ao crime, com a realização de fiscalizações específicas tanto em automóveis, motocicletas e ônibus interestaduais de passageiros
OPERAÇÃO CARNAVAL 2018
Na Paraíba, durante a Operação Carnaval 2018, foram registradas nas rodovias federais 41
ocorrências de acidentes, com 39 pessoas feridas e três óbitos. Os acidentes com mortes, todos envolvendo motocicletas, aconteceram nas Regiões do Sertão e Metropolitana de Campina Grande. A PRF na Paraíba fiscalizou 1.095 veículos, lavrou 1.275 autos de infração de trânsito, 712 veículos foram detectados pelo radar transitando com excesso de velocidade, 91 veículos foram recolhidos para regularização, 25 animais (bovinos e equinos) retirados das rodovias. A PRF também realizou 831 testes de alcoolemia, que resultou em 32 motoristas reprovados.
DICAS PARA UMA VIAGEM SEGURA
A PRF recomenda aos motoristas algumas condutas para que façam uma viagem mais segura:
– Faça uma revisão atenta no veículo antes de viajar: verifique principalmente pneus (inclusive o estepe), palhetas dos limpadores de para-brisa e itens de iluminação e sinalização;
– Planeje a viagem: lembre-se de programar paradas em locais adequados para abastecimento, alimentação e descanso;
– Mantenha a atenção na rodovia: respeite a sinalização e os limites de velocidade, eles existem para proteger a sua vida;
– Mantenha sempre os faróis ligados para que seu veículo fique mais visível aos demais condutores e pedestres;
– Não ligue o pisca-alerta com o veículo em movimento: isso pode confundir os outros motoristas e causar um acidente;
– Procure se informar sobre as condições do tempo no percurso por onde irá trafegar. Em caso de chuva reduza a velocidade. O instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disponibiliza informações atualizadas no endereço eletrônico www.inmet.gov.br.
– Lembre-se que o cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo;
– Em caso de emergência e necessidade de apoio da PRF, ligue para o telefone de emergência 191.
 
RESTRIÇÃO AO TRÁFEGO
Durante a Operação Carnaval 2019 haverá restrição com referência ao tráfego de Combinações de Veículos de Cargas (CVC), portando Autorização Especial de Trânsito (AET), de Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP), portando ou não a AET, bem como o trânsito dos demais veículos portadores de AET. A restrição será apenas nos trechos rodoviários de pista simples, conforme os dias e horários a seguir:
01/03/2019 (sexta-feira) – 16:00 às 22:00
02/03/2019 (sábado) – 06:00 às 12:00
05/03/2019 (terça-feira) -16:00 às 22:00
06/03/2019 (quarta-feira) – 06:00 às 12:00
ABERTURA OFICIAL DA OPERAÇÃO
A PRF irá realizar a abertura oficial da Operação Carnaval 2019 amanhã, sexta-feira (01), na BR 230, km 42, às 10 horas, com a realização de um comando fixo com abordagens, utilização de radares portáveis, fiscalização de combate ao crime e ações de orientação aos motoristas que trafegam pelas rodovias federais.

IRREGULARIDADES: Promotoria encontra problemas e suspende instituição para idosos na Capital

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A Promotoria da Cidadania e Direitos Fundamentais e do Idoso de João Pessoa está convocando os familiares ou responsáveis legais pelos 34 idosos institucionalizados na instituição de longa permanência Residencial Nova Esperança, localizada no bairro do Bessa, para que providenciem o retorno dos idosos ao âmbito familiar. No último dia 19, a Promotoria juntamente com a Gerência de Vigilância Sanitária (GVS-JP) realizaram uma inspeção na instituição e a GVS emitiu notificação para que suspenda imediatamente a admissão de novos idosos em razão das inconformidades verificadas, principalmente na falta de acessibilidade.

A promotoria também requisitou que o Corpo de Bombeiros realize uma vistoria técnica nos dois imóveis residenciais onde funciona o Residencial Nova Esperança e no elevador utilizado para acessibilidade quanto aos aspectos de segurança.

Segundo a promotora de Justiça Sônia Maia, denúncias aportaram no MPPB relatando possíveis violações aos direitos dos idosos. “A manifestações são gravíssimas. A mais grave, a nosso ver, advém do abandono moral e afetivo dos idosos, por parte de seus familiares. Os anciãos ali abrigados são pessoas de bom poder aquisitivo; alguns membros de famílias tradicionais do Estado e que foram institucionalizados, alijados do seio familiar para serem cuidados por uma empresa”, disse a promotora.

A promotora ressalta que a instituição mantém duas casas num mesmo espaço físico, sem acessibilidade para os cadeirantes e acamados; o elevador funciona não funciona e não tem laudo comprobatório de segurança e que, inclusive, já provocou acidentes com idosos e funcionários da casa, que se recusam a subir e descer com os pacientes por conta do risco.

Ainda segundo a promotora, os idosos foram abrigados contra a vontade ou enganados por parentes e colocados na instituição. “É o caso de um cidadão de 75 anos, aposentado da UFPB, que após alta hospitalar foi levado até o abrigo para hospedagem temporária e, só depois, é que chegou à conclusão que o irmão havia institucionalizados. Reclamava e pedia socorro, queria os documentos e cartão bancário de volta. Era visível demonstração de opressão e sofrimento psicológico, causada pela privação da liberdade de ir e vir.

Sônia Maia ressaltou ainda que nos relatos são recorrentes os apelos de providências. Entre os problemas reclamadas estão negligência por parte do diretor da casa, omissão de socorro e alimentação inadequada. Além disso, o Samu para os casos de urgência para não despertara atenção dos vizinhos. “Idosos sofrem quedas, fraturas e alguns já vieram a óbito. Um cidadão de 80 anos apresentava uma lesão no olho direito. Na oportunidade foram captadas imagens fotográficas do idoso enquanto dormia em uma cadeira desconfortável, na área comum, bem como as condições da cama que lhe serve de leito, desprovida da necessária segurança e proteção para o seu grau de dependência”.

Também houve relatos de ruptura dos vínculos familiares, como é o caso de duas irmãs que estavam no mesmo aposento na instituição mas foram separadas e não mais se encontram na área de lazer nem nos horários de refeições.

A promotora do Cidadão destaca que o Estatuto do Idoso estabelece que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultural, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

“Diante do contexto fático, restou demonstrado que o Residencial Nova Esperança não funciona regularmente, não está legalmente constituído como instituição de longa permanência para idosos; não oferece condições de habitabilidade, segurança e acessibilidade; não trata os idosos com dignidade nem lhes oferece qualidade de vida; não oferece tratamento personalizado; não preserva os vínculos familiares; não mantém arquivo de anotações onde constem data e circunstâncias do atendimento e, nos contratos firmados com os familiares ou responsáveis dos idosos e no arquivo de anotações, não constam os nomes dos parentes”, enfatiza a promotora acrescentando que são obrigações impostas pelo Estatuto do Idoso às entidades.

A promotora destaca ainda que é obrigação da família cuidar dos idosos, conforme determina o artigo 229 da Constituição Federal.

Em Campina, profissionais do Samu estão sem receber seus salários; categoria emite nota contra a PMCG

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A Prefeitura de Campina Grande mais uma vez atrasa os salários dos profissionais do Samu ,é notável a falta de respeito e humanidade por parte da Secretaria de Saúde e da PMCG com esses profissionais. Só para a sociedade Campinense tomar conhecimento os funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU de Campina Grande começaram mais uma semana de trabalho com seus pagamentos atrasados, Pasmem sociedade, os salários deles não estão na conta desde o mês de Janeiro. Lamentável vermos esse descaso denunciou a servidora Adriana Di Pace Fernandes. Os prestadores de serviço do Município de Campina Grande vieram a público via nota repudiar a atitude da secretária municipal de saúde de Campina Grande, Luzia Marinho Pinto, que após denúncias de *atrasos e redução de salários dos servidores contratados negou o fato.

Segundo ele, há quase dois meses os profissionais do Samu de Campina estão com seus pagamentos atrasados, este é só mais um dos problemas verificados no SAMU de Campina Grande nos últimos meses. Por falta de dinheiro alguns profissionais estão a pegar carona com companheiros pra poder ir trabalhar por não ter nem o dinheiro pra por gasolina nos seus veículos. “Uma Vergonha Isso. “

A prefeitura e a Secretaria de Saúde até agora nada de debitar os salários dos funcionários. “a Dra Luzia Pinto teve a cara de pau de dar entrevista afirmando que está tudo pago. como assim doutora ? o seu salário a senhora quis dizer né? Claro que esta pago…realmente está tudo pago, pois a Verba do Governo Federal todo mês vem sem atraso, mais o Prefeito e a Secretaria de Saúde de Campina não repassa ao Samu o que é devido e com isso eles tem os seus salários atrasados”.

“Então Doutora vamos tomar vergonha na cara e falar a verdade ao povo de  Campina Grande. Os salários desde de Janeiro não estando sendo debitados , alguns receberam os salários de Dezembro, agora no mês de Fevereiro.me poupe…nos poupe…menos cara de pau e mais verdade”.

Para ela, a secretária de Saúde devia lembrar que antes dessas pessoas serem profissionais , são pais de família com contas para pagar e mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, estão ai no dia-a-dia na rua fazendo sua parte , salvando vidas, cumprindo sua missão mesmo não recebendo. Mas precisamos Infelizmente levar isso a público a Sociedade Campinense para que saiba a realidade que vive os Profissionais do SAMU de Campina Grande.

“Senhor Romero Rodrigues e a senhora Luzia Pinto tomem vergonha na cara, pare de pensar nas festas carnavalescas e olhem pelos pais de família e profissionais que salvam vidas nessa cidade , e que o senhor é gestor para cuidar e manter esse serviço na cidade. aguardamos resposta!”, disse a eleitora e cidadã de Campina Grande – Adriana Di Pace Fernandes.

 

NOTA DE REPÚDIO À SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPINA GRANDE

 

Os prestadores de serviço do Município de Campina Grande vem a público repudiar a atitude da secretária municipal de saúde de Campina Grande, Luzia Marinho Pinto *, que após denúncias de *atrasos e redução de salários dos servidores contratados negou o fato.

 

 

Acontece que os salários referentes ao mês de janeiro dos prestadores de serviços que recebem acima de  R$ 1.200, ainda não foram pagos, deixando famílias desamparadas neste início de ano, vale salientar que os contratados não recebem nenhum benefícios previstos na legislação brasileira, tais como: décimo terceiro, férias, vale transporte e vale alimentação. Com o atraso salarial os prestadores de serviço estão praticamente pagando e criando dívidas para trabalhar.

 

 

Mas o que mais chama a atenção neste início de ano é a brusca redução de salário dos contratados do município que já tiveram os proventos recebidos, cerca de 30 % da remuneração bruta foi cortada em folha sem prévio aviso, tendo que os mesmos enfrentarem problemas financeiros e conviverem com a desvalorização do profissional que luta diariamente por um SUS  de qualidade, problemas psicológicos e insatisfação tomou conta de grande parte dos prestadores, que estão de mãos atadas sem respostas concretas, já que a secretária não se pronuncia a respeito.

 

 

Pedimos encarecidamente a população de Campina Grande que nos ajude compartilhando esta nota, para que ela chegue ao conhecimento do gestor municipal Romero Rodrigues que sempre foi atencioso e efetivo com os problemas de saúde do município.

 

 

Senhor Prefeito, nos ajude, precisamos ser valorizados para dar o melhor para os usuários da saúde campinense pois temos famílias, precisamos de uma posição de vossa excelência, já que a senhora Luzia Marinho se recusa a nos prestar esclarecimentos e tem forte tendência em desvalorizar o profissional que para produzir mais precisa ser reconhecido. ROMERO RODRIGUES contamos com sua intervenção junto à secretaria de saúde de Campina Grande.

TCE julga irregulares contas da OS contratada para gerenciar UPAS de Guarabira e Princesa Isabel

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O Pleno do Tribunal de Contas do Estado, reunido em sessão ordinária, nesta quarta-feira (27), julgou irregulares as despesas dos contratos geridos pela organização social ABBC – Associação Brasileira de Beneficência Comunitária, contratada pelo Estado para administrar as Unidades de Pronto Atendimento – UPAs de Guarabira e de Princesa Isabel, e responsabilizou o diretor presidente da OS, Jerônimo Martins da Sousa, pela quantia de R$ 928.990,85, em virtude das irregularidades levantadas pelo TCE, em inspeção especial realizada na Secretaria de Estado da Saúde, durante a gestão do ex-secretário Waldson Dias de Sousa em 2014.

 

O relator dos processos nºs 05317/16 e 07095/16 foi o conselheiro Nominando Diniz, que ao votar – após minuciosos relatórios, acompanhado à maioria pelos demais membros da Corte, entendeu também pela aplicação de multa no valor de R$ 5.000, ao Secretário Waldson Dias de Sousa, e ao diretor, Jerônimo Martins da Sousa.

 

Na decisão o Tribunal de Contas faz recomendações ao governador do Estado e encaminha representações ao Ministério Público, Policia Federal e OAB, diante dos fatos apontados pela Auditoria no tocante a excesso de gastos na contratação de empresas sediadas em outros estados, a exemplo da OG Monteiro & Associados, sediada em Mogi das Cruzes (SP), indiciada ainda pelo exercício ilegal de assessoria jurídica.

 

Prestação de Contas – O Pleno do TCE emitiu parecer contrário às contas da prefeitura de Emas, no exercício de 2015, destacando entre as irregularidades déficits orçamentário e financeiro, despesas sem licitação, omissão de documentos e pagamento à empresa Malta Locadora Ltda no montante de R$ 279,6 mil, quantia a ser ressarcida pelo prefeito José William Madruga, conforme o voto do relator, conselheiro Marcos Antônio Costa. Cabe recurso.

 

Rejeitadas também foram as prestações de contas dos municípios de Jericó, exercício de 2017, sob a responsabilidade do prefeito Claudeeide de Oliveira Melo, tendo em vista a não comprovação de gastos que somaram R$ 1.286 mil, ressaltando-se no relatório do conselheiro André Carlo Torres Pontes, a existência de despesas fictícias, e de Imaculada, gestão do prefeito Aldo Lustosa da Silva, referente a 2016. Após o voto do relator, conselheiro substituto Oscar Mamede Santiago Melo, a Corte entendeu que a Prefeitura deixou de recolher as contribuições previdenciárias obrigatórias. Das decisões ainda cabem recursos.

 

Os conselheiros ainda aprovaram as contas anuais de Montadas – 2017, na gestão do prefeito Jonas de Souza, e de Esperança (2016), tendo como gestor o ex-prefeito Anderson Monteiro Costa. Também as do município de Cuité relativas a 2017, de responsabilidade do prefeito Charles Cristiano Inácio da Silva; Riachão, referente a 2016 na gestão do atual prefeito Fábio Moura de Moura; São Sebastião do Umbuzeiro de 2017, prestadas pelo prefeito Adriano Jerônimo Wolff; Passagem de 2014 (Magno Silva Martins), São José da Lagoa Tapada (Evilásio Formiga Lucena) e Juazeirinho (Jonilton Fernandes Cordeiro), nos exercícios de 2016.

 

O TCE realizou sua 2208ª sessão ordinária do Tribunal Pleno, sob a presidência do conselheiro Arnóbio Alves Viana e contou com as presenças dos conselheiros Antônio Nominando Diniz, Fernando Rodrigues Catão, Arthur Cunha Lima, André Carlo Torres e Marcos Antônio Costa. Também dos conselheiros substitutos Oscar Mamede Santiago Melo, Antonio Gomes Vieira Filho, Antônio Cláudio Silva Santos e Renato Sergio Santiago Melo. O Ministério Público esteve representado pelo procurador Luciano Andrade de Farias.

 

No Senado, Veneziano questiona ministro sobre atraso na Transposição e falta de apoio federal aos problemas do NE

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O Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) participou nesta quarta-feira (27) de reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional – CDR do Senado, com a presença do Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. Veneziano questionou o Ministro sobre assuntos referentes ao Nordeste, em especial, de interesse da Paraíba.

Ele solicitou um cronograma de atribuições ao Ministro, com base em preocupações dos estados nordestinos – em especial, da Paraíba – elencando temas de interesse regional, a começar pela Transposição, citando benefícios que o Eixo Leste do projeto levou para Campina Grande, mas demonstrando preocupação com as obras do Eixo Norte, “que se arrastam há pelo menos três anos”, pedindo ao Ministro uma previsão de conclusão.

Outro ponto questionado foi quanto às dificuldades dos Municípios em resolver a destinação de resíduos sólidos. “Os prefeitos estão sendo instados a se comprometer, assinando termos de ajustamento de conduta para a instalação de aterros sanitários, sem ter a mínima capacidade de suportar os valores exigidos para a instalação”.

Ele citou a falta de apoio federal para que as administrações municipais implantem os aterros. “Eu fui prefeito e tive a oportunidade de implantar um aterro sanitário em Campina Grande, cidade que, à época, tinha condições para tal, mas me preocupo com cidades com 5 mil ou 10 mil habitantes, aonde não há interesse para celebração de parcerias público-privadas”.

Veneziano expôs o “esvaziamento” da Sudene, questionando a existência de uma “política efetiva para restabelecer condições às usas atribuições, e se há esse interesse ou não” e sobre investimentos de órgãos como o BNDES, “que tem uma reserva considerável”, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal. “São instituições que se dizem fomentadoras, mas que, em termos efetivos e práticos, assim não se apresentam. Se ficarmos na expectativa de emendas parlamentares ou de melhorias no orçamento de um ano para outro, algo que nunca é extraordinário, nós não vamos a parte alguma”.

Veneziano também lamentou as limitações impostas pelo Governo Federal ao programa Minha Casa, Minha Vida, que preocupam o setor imobiliário, em função da redução das facilidades de acesso à casa própria; e pediu explicações sobre os reflexos da extinção dos ministérios das Cidades e da Integração Nacional para a criação da pasta do Desenvolvimento Regional, sobretudo quanto à segurança de que o orçamento e os investimentos das duas antigas pastas não sofram redução.

“É importante saber como se deu essa fusão, se simplesmente por força de uma justificativa política de diminuir a presença do Estado ou os custos administrativos; ou se essa fusão terminou por trazer maiores complicadores, diminuindo a presença orçamentária de uma e de outra pasta”, alertou o Senador paraibano.

O Ministro ouviu atentamente as ponderações de Veneziano e explicou detalhadamente cada item. No geral, segundo Veneziano, as respostas foram esclarecedoras. Gustavo Canuto garantiu atenção aos pleitos do Nordeste e tranquilizou o Senador quanto aos questionamentos, sobretudo em relação aos investimentos e à continuidade das ações.

Empreender PB assina contratos no Sertão e investimentos somam mais de R$ 1,1 milhão

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O Empreender Paraíba realizou assinaturas de contratos para 183 empreendedores de Sousa, Itaporanga e região, somando R$ 1.121.350,00 investidos. Pela manhã, a solenidade aconteceu no auditório do Sebrae, no município de Sousa, onde foram realizadas assinaturas de 52 contratos atendendo as cidades de Brejo do Cruz, Catolé do Rocha, Jericó, São Bento, Bonito de Santa Fé, Cajazeiras, Joca Claudino, Poço Dantas, Santa Cruz, São José da Lagoa Tapada, Sousa, Vieirópolis, Cajazeirinhas, Pombal e São Domingos.

O chefe de gabinete do Empreender PB, Fabricio Feitosa, destacou a importância do Programa na geração de emprego e renda para a região atendida: “O Empreender tem tido um papel muito importante nesse aspecto, ele dá ao cidadão a oportunidade de viver de seu próprio negócio e ainda gerar novas oportunidades de emprego. Essas assinaturas que estamos realizando em Sousa e Itaporanga possuem uma simbologia importante porque sinalizam o compromisso do governador João Azevedo com a continuidade do Programa e com os empreendedores dessas regiões.”

No turno da tarde, 131 contratos foram assinados na Gerência Regional de Ensino, em Itaporanga, beneficiando empreendedores de Aguiar, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Itaporanga, Nova Olinda, Piancó, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes e São José de Caiana.

Contemplada com recursos do Empreender, Maria dos Remédios, que reside no município de São José da Lagoa Tapada, contou que pretende reestruturar a sua barraca de espetinhos, alegando que a situação atual a prejudica bastante, principalmente no período chuvoso. “Com o Empreender vamos ampliar a nossa barraca de espetinho para proporcionar melhor comodidade aos nossos clientes. No período de inverno, as chuvas atrapalham muito porque as pessoas vão embora, pelo fato de não termos uma cobertura. Pretendemos no futuro também aumentar nossa equipe e contratar mais pessoas.” destacou.

Joedylla Pereira de Oliveira, do município de Coremas, é advogada e se inscreveu na linha de crédito Empreender Profissional Liberal. O seu projeto junto ao crédito é de ampliar o seu local físico para um escritório de advocacia: “Minha expectativa é muito grande. Quem começa uma carreira nessa área sabe como é difícil. O Empreender vai me dar esse apoio e mudar consideravelmente a minha empresa, afinal a imagem do escritório agrega valor aos clientes e vamos oferecer um serviço de melhor qualidade”, disse a jovem empreendedora.

Geap inicia reestruturação de modelo de governança e gestão

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A Geap Autogestão em Saúde deu início ao processo de reestruturação do seu modelo de governança e gestão por meio da Resolução 353/2019, emitida no último dia 22 de fevereiro, pelo Conselho de Administração (Conad). O novo modelo está sendo implantado e capitaneado pelo Diretor-Executivo interino, Renato Alves Cunha.

A Resolução Geap/Conad 353/2019 define as diretrizes do processo de reestruturação, com ênfase nos controles internos e gestão de riscos e também na implantação de um programa de conformidade e integridade da gestão. Além disso, o documento propõe medidas extraordinárias de contenção de gastos administrativos e assistenciais.

A elaboração do documento também recebeu contribuições do novo Diretor de Administração, João Batista da Silva, que propôs aprimoramentos nos procedimentos, com a implantação imediata de um portal de compras e contratos.

“A resolução do Conad consolida e nos dá as diretrizes para a efetiva implantação do nosso modelo de governança e gestão. Ela garantirá, por definitivo, o equilíbrio financeiro e a sustentabilidade. Já estamos trabalhando”, declarou o Diretor-Executivo interino, Renato Alves Cunha.