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Procon-JP fará ‘acampamento’ em agências bancárias para exigir o cumprimento da Lei das Filas

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Procon-JP alerta que estacionamentos privados devem garantir a segurança do veículo

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor vai ‘acampar’ em agências bancárias, a partir da próxima segunda-feira (1º de abril), em operação de fiscalização para cumprimento da Lei das Filas. Além de autuar o banco devido à desobediência no horário de atendimento previsto nas leis municipal 8.744/1998 e na estadual 9.426/2011, o Procon-JP vai lavrar auto de constatação para os consumidores.

Segundo o secretário Helton Renê, o auto de constatação vai substituir a anotação na hora do atendimento na boca do caixa. “Sabemos que muitos caixas se negam a anotar no papelzinho da senha de chegada, a hora em que o cliente foi atendido. Os fiscais do Procon-JP farão ‘acampamento’ inclusive para fornecer o auto de constatação dos consumidores que quiserem ingressar na justiça por descumprimento à legislação”.

As leis municipal e a estadual preveem que o atendimento nos bancos deve ocorrer em até 20 minutos em dias normais, em 30 minutos em dias de pagamento de funcionários públicos municipais, estaduais e federais e em 35 minutos em dias atípicos como véspera e o dia seguinte a feriados. O descumprimento dessa legislação prevê pagamentos de multas e até o cancelamento do alvará de funcionamento da agência em questão, se houver uma terceira reincidência.

Ação na justiça – O consumidor que permanecer em fila de banco além do tempo que está previsto nas leis deve acionar o Procon-JP enquanto estiver em espera para que a autuação à agência seja imediata e para receber o auto de constatação do tempo que ficou na agência, que está registrado na senha que recebe quando escolhe o tipo de atendimento. “O documento do Procon-JP pode servir para uma possível ação na Justiça por danos morais que poderá caber, inclusive, indenização monetária”, salienta Helton Renê.

Possibilidade real – Ele explica que devido ao reconhecimento em diversas Câmaras Recursais dando ganho de causa aos consumidores por descumprimento à Lei das Filas, existe a real possibilidade de indenização para a pessoa prejudicada. “Como o desrespeito à legislação é muito grande, o consumidor precisa denunciar em todas as instâncias que tem à sua disposição. A falta de punição é que provoca a reincidência da infração e se as pessoas não denunciarem acaba ficando por isso mesmo”.

Tempo de espera em filas de bancos:
20 minutos: dias normais;
30 minutos: dias de pagamentos a funcionários públicos municipais, estaduais e federais;
35 minutos: véspera e dia seguinte a feriado.

Líderes decidem retirar do texto da Reforma da Previdência parte que penaliza trabalhadores rurais e BPC

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O líder da Maioria na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), foi o porta-voz dos partidos para divulgar uma nota em que decidem retirar do texto da proposta da Reforma da Previdência, que tramita na casa, regras que atingem os trabalhadores rurais, Beneficiários do Programa de Prestação Continuada (BPC) e aqueles com idade acima dos 65 anos.
O intuito, segundo a nota assinada pelos líderes, é preservar a proteção aos mais pobres e mais vulneráveis. De acordo com a posição da maioria dos partidos da Câmara, o texto da reforma da maneira que está, trata de forma igual os desiguais e penaliza quem mais precisa.
Ainda ficou decidido que os líderes que compõem a maioria não permitirão a desconstitucionalização generalizada do sistema previdenciário do país.
Confira a nota na íntegra:

NOTA OFICIAL

Os líderes partidários que subscrevem essa nota vêm a público informar que após consulta às respectivas bancadas, considerando que qualquer Reforma Previdenciária deve ter como princípios maiores a proteção aos mais pobres e mais vulneráveis, decidiram retirar do texto a parte que trata de forma igual os desiguais e penaliza quem mais precisa.
Para tanto, vamos suprimir da proposta originária as regras que atingem os já tão sofridos trabalhadores rurais e os beneficiários do programa de prestação continuada, que são pessoas com deficiência e também aqueles com idade superior a 65 anos que vivem em estado de reconhecida miserabilidade.
Decidiram, ainda, que como forma de garantir segurança jurídica a todos os que são impactados por essa tão importante e necessária reforma, não permitirão a desconstitucionalização generalizada do sistema previdenciário do país.

João Azevêdo participa de Fórum de Governadores e discute medidas para melhorar a situação econômica dos estados

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O governador João Azevêdo participou, nesta terça-feira (26), do Fórum de Governadores realizado em Brasília, que contou também com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes. Na ocasião, foram discutidas medidas para melhorar a condição econômica dos estados, securitização das dívidas, a questão da cessão onerosa, do bônus por assinatura de petróleo, déficit da previdência, entre outros assuntos.

Após o Fórum de Governadores, João Azevêdo comentou que a intenção da reunião era que o Governo Federal apresentasse um plano emergencial com ações para socorrer os estados neste momento de dificuldade. “Os governadores colocaram questões com relação à securitização, à Lei Kandir, à cessão onerosa, bônus por assinatura de petróleo, isso que vinha sendo tratado desde a última reunião”, disse.

Na ocasião, o ministro Paulo Guedes informou que dois eixos serão tratados com os estados: a possibilidade de antecipação de um crédito para os estados que aderirem à recuperação fiscal de 50% do valor previsto e que a cessão onerosa poderia vir a partir de setembro ou outubro. “Essas propostas não resolvem os problemas do estado, a Paraíba tem questões emergenciais que precisam também ter uma resposta muito mais rápida. Não podemos vincular, porque já está em tramitação no Congresso a questão da cessão onerosa com a aprovação da previdência, como foi colocado pelo ministro Paulo Guedes, as coisas podem andar em paralelo, independente da aprovação de uma ou outra. Ou seja, as questões que esperávamos ver definitivamente resolvidas ficaram para o futuro. Isso nos preocupa porque cada estado continua com seu déficit e seus problemas”, ponderou o governador.

Ainda segundo João Azevêdo, a Paraíba tem que enfrentar um ponto comum a todos os estados, que é a questão do déficit previdenciário. “Existe um déficit da previdência estadual que precisa ser enfrentado com medidas objetivas, com a criação de um fundo de compensação para que este déficit possa ser minimizado e indicando quais são as fontes para alimentar este fundo. O Estado precisa ter também, com indicação do Governo Federal, onde fazer captação de recursos para investimentos”, afirmou o governador.

O chefe do Executivo estadual acrescentou que a Paraíba tem feito o seu dever de casa para que o servidor e fornecedores recebam em dia e as obras continuem, entretanto, “isso tem um limite no suporte do caixa do Governo e a gente espera que o Governo Federal possa apresentar soluções para enfrentar esse questionamento que todos os estados têm colocado”.

João Azevêdo ainda relatou que foi criada uma comissão dentro do próprio Fórum a qual levará, em outra oportunidade, para o Governo Federal os pleitos que entendem que são possíveis de serem atendidos com mais agilidade, porque não impactam o orçamento federal. “A questão da securitização das dívidas, a questão da cessão onerosa, do bônus por assinatura de petróleo, são coisas que precisam estar definidas”, observou.

Além disso, o governador comentou que é importante que a Federação tenha uma consciência em relação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que poderá acabar no próximo ano. “Como o Governo Federal vai enfrentar isso, como é que efetivamente vamos tratar essa questão? Porque se o Fundeb acabar no próximo ano, como é que vamos financiar a educação em estados e municípios? Enfim, esta foi mais uma questão que discutimos”, finalizou.

ALPB implantará ponto eletrônico no próximo mês de abril

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O secretário adjunto de Administração e Recursos Humanos da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Murillo Padilha, se reuniu, nesta terça-feira (26), com os servidores do setor de Limpeza e Manutenção da Casa para dialogar sobre melhorias na qualidade do serviço da Casa. Na oportunidade, também foi discutida a implantação do ponto eletrônico que será instalado na ALPB já no próximo mês de abril.

Murillo Padilha ainda ouviu as demandas do setor e explicou que a finalidade da reunião foi garantir melhores condições de trabalho e principalmente eficiência, o que, de acordo com ele, se reverterá no fortalecimento do Legislativo.  “Reunimos todos para que a gente venha implementar uma nova gestão, buscando eficiência nos serviços implantados na Casa”, disse o secretário.

Ele destacou a necessidade da implantação do ponto eletrônico na Casa. “Vamos implantar um sistema de ponto eletrônico para que todos possam cumprir com os horários. Nós queremos trabalhar para oferecer cada vez mais qualidade no serviço. Estamos focando na questão da humanização e o encontro foi bastante positivo. Nós ouvimos todas as dificuldades e vamos fazer todo o possível para solucionar os problemas”, garantiu.

Transparência

O presidente da ALPB, Adriano Galdino (PSB), ressalta que a medida é consequência da meta de transparência que sua gestão está implantando na Casa de Epitácio Pessoa. “Vamos iniciar a cobrança da presença dos funcionários, através do ponto. Essa recomendação foi acordada entre a gestão passada, combinada com todos os deputados da época, e o Ministério Público, representado aqui por alguns promotores do patrimônio. Essa sugestão foi acatada e nós já vamos colocar em prática agora, em abril, e de forma mais firme no mês de maio”, afirmou.

Refugiados venezuelanos fazem curso preparatório para ingressarem no mercado de trabalho paraibano

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Um grupo de venezuelanos refugiados na Paraíba participou do primeiro curso preparatório para ingressar no mercado de trabalho, promovido pela Embaixada de Negócios, Fundação Cidade Viva e UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), campus V. Realizada em dois dias no Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco, em João Pessoa, os venezuelanos receberam noções e dicas práticas de empregabilidade.

Segundo o presidente da Embaixada de Negócios da Paraíba e consultor da CEO da PJI Consulting, Paulo Jr., a realização com sucesso do primeiro curso preparatório, que é um trabalho voluntário realizado por um conjunto de entidades, tem como objetivo de apoiar a causa humanitária dos refugiados venezuelanos, que estão na Paraíba, e também do trabalho de acolhimento realizado aos refugiados pela ong Aldeia SOS.

“Em princípio, a Embaixada de Negócios havia disponibilizado no site da entidade os currículos de alguns venezuelanos como forma de facilitarem o processo de contratação. Contudo, os empresariados paraibanos e entidades sentiram a necessidade de ampliar esse esforço e realização uma ação para gerar um acolhimento mais digno aos refugiados com a realização de um curso. Essa ação não é por pena, mas por compaixão cristã. Nosso papel neste processo é orientador, principalmente, para os empresários de nosso relacionamento, de maneira que possam entender o momento e, respeitosa e profissionalmente, absorvam estes profissionais de acordo com as suas respectivas capacidades”, destacou o consultor.

Ação é causa humanitária – Segundo Paulo Jr., eles receberam um treinamento básico para entenderem melhor a cultura e os costumes do nosso país, como se comportarem numa entrevista de trabalho e produzirem um currículo, “enfim, o curso buscou a valorização e a potencialização dos currículos, como forma de acelerar o processo de empregabilidade dos refugiados. Sabemos que o Brasil passa por muitos desafios no campo do emprego, mas essa causa não é apenas social, mas é uma causa humanitária que busca regatar a dignidade dessas pessoas, que tiveram de deixar seu País de forma dramática. Por isso, esse esforço de incluir entidades como Ministério Público do Trabalho (MPT-PB), UEPB, Fundação Cidade Viva, Fecomércio-PB, Aldeia SOS, Casa do Imigrante e, claro, a Embaixada de Negócios”, pontuou.

Entre os profissionais que vieram à Paraíba estão empresários, médicos, enfermeiros, engenheiro, mecânicos, auxiliares, dentre tantas outras profissões. Um dos venezuelanos que participou do curso foi Jhonathan Gallardo, que está na Paraíba com a esposa e duas filhas há mais de um ano. Na Venezuela, ele trabalhava nos campos petrolíferos, mas desenvolveu ainda habilidades de trabalho em mecânica e em pintura automotivo. “Este curso não foi importante apenas para mim, mas para todos os venezuelanos que estão nessa turma. Ele vai servir bastante como forma de preparação para facilitar o acesso ao mercado de trabalho”, revelou.

Expectativa pós-curso preparatório – Essa é a mesma opinião compartilhada pela venezuelana Crisaida Baily, que há oito meses está em João Pessoa, morando em Mangabeira, e que aposta na qualificação para colocar em prática no mercado de trabalho seus conhecimentos e experiências. “É muito importante esse treinamento, pois nele aprendemos sobre o mercado de trabalho do país e recebemos orientações de como se comportar no ato de contratação”, diz Baily, que traz em sua bagagem de experiência na Venezuela, trabalhos em empresas de panificação, no comércio, em costura e também em serviços gerais.

A professora da UEPB, Ana Lúcia Carvalho, coordenadora do projeto de extensão do Curso Preparatório para o Primeiro Emprego, do Campus V da universidade, em João Pessoa, detalhou que os refugiados, durante o curso de 12 horas, tiveram noções sobre ética e conduta de ética nas organizações; como desenvolver uma administração financeira pessoal; como se comportar em uma entrevista de emprego; realizar um bom atendimento, além de como elaborar um currículo, explorando as potencialidades.

Proporcionar condições mínimas de igualdade – “Na verdade, cada um saiu com o seu currículo feito, explorando o melhor de suas experiências, pois as ministrações do curso foram em forma de oficinas e bem dinâmicas e a ajustadas. A ideia do curso foi proporcionar as condições mínimas para que os venezuelanos concorram em igualdade no mercado de trabalho do País. Vamos realizar ainda um perfil de cada um deles para aproveitarem as suas experiências. Enfim, quem se dedicar mais e tiver o melhor preparo poderá ser contratado mais rapidamente”, avaliou a professora, que conduziu o curso uma equipe formada de multiprofissionais com alunos e profissionais nas áreas de direito, comunicação; administração e arquivologia.

Mulher desmaia na porta de PSF em Campina à espera de atendimento

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Uma mulher desmaiou na porta do Posto Saúde da Família (PSF) no bairro da Liberdade em Campina Grande na manhã desta terça-feira (26). Segundo mostra um vídeo de uma moradora que também aguardava na fila, a mulher passou mal enquanto esperava abertura do posto. Segundo moradores presentes já se passava das 09h e o posto continuava fechado.

Quem estava no local pediu socorro e chamou o SAMU, que só chegou conforme mostra uma moradora que filmou toda a situação em vídeo gravado, após 40 minutos a mulher ter desmaiado.  “Tai ohh depois de 40 minutos o Samu chegou no posto da Liberdade para atender a mulher. O povo está aqui desde às 04h da madrugada está aqui para pegar uma ficha e mesmo assim vieram afirmar agora que nem médico tem. Isso é um descaso”, disse a moradora no vídeo.

Procurado a Secretaria de Saúde de Campina disse que ia apurar o caso. A pasta não detalhou o estado da mulher e se ela precisou ser levada a um hospital. A situação da saúde pública de Campina Grande vem sendo destaque na mídia nacional e estadual, não pelos bons atendimentos prestados, mas pela falta de logística, atraso de salários e falta de manutenção preventiva. Em fevereiro desse ano o Ministério Público da Paraíba da Paraíba (MPPB) entrou com uma investigação sobre um possível caso de negligência médica, no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), em Campina Grande. De acordo com a denúncia, uma adolescente de 17 anos, grávida de gêmeos, com contrações e perdendo líquido, procurou a unidade para atendimento por duas vezes, mas o médico teria mandado ela voltar pra casa, alegando que os bebês iriam demorar para nascer.

Veja o vídeo do desmaio da paciente hoje no PSF da Liberdade:

Assembleia aprova Medida Provisória que cria a Empresa Paraibana de Comunicação

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A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) apreciou, nesta terça-feira (26), a Medida Provisória de autoria do Poder Executivo que trata da criação da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC). O texto foi aprovado por maioria na Casa.

A Medida Provisória 276/2019, aprovada nesta manhã, autoriza o Poder Executivo a alterar a denominação de Rádio Tabajara da Paraíba para Empresa Paraibana de Comunicação S.A. (EPC), absorvendo também o jornal A União. Com a alteração, o Governo do Estado visa tornar mais eficazes o uso dos recursos públicos e a otimização do serviço e do produto oferecidos.

O deputado Ricardo Barbosa declarou que a EPC, além de trazer eficiência ao serviço prestado, irá proporcionar também a redução de custos, já que sua implantação irá fundir a Rádio Tabajara e o jornal A União. “Com a fusão das empresas de comunicação em uma única empresa, o governo diminui gastos com direções, cargos, estruturas e otimiza a prestação desses serviços”, afirmou Barbosa.

O deputado acrescentou que alguns estados chegaram a extinguir estatais de comunicação, no entanto, o Governo da Paraíba, ciente da importância da Rádio Tabajara e do jornal A união, manteve preservada a sua história. “O governador João Azevêdo, em boa hora, resolveu fundir estas empresas, preservando a prestação de serviços desses órgãos históricos e mantendo viva essa história, que foi tão bem narrada e contada ao longo do tempo”, argumentou o deputado.

O BELO É A BOLA DA VEZ!! Novo artigo de Marcos Thomaz; confira

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Cheguei em João Pessoa há exatos 20 anos.Como apaixonado por futebol, nesse processo de ambientação cultural e exploração geográfica da minha, então nova morada, um dos fatores que me chamava bastante atenção nos primeiros anos aqui era a escassez de referências aos times locais. Espantava-me o fato de quase não encontrar camisas, adesivos, ou exposição dos símbolos dos times de futebol da capital, em especial o Botafogo da Paraíba, maior campeão estadual e anunciado como detentor da maior torcida na cidade…

À época a fama de João Pessoa como uma das capitais nordestinas com menos identificação entre “povo” e clubes locais fazia sentido e se desenhava nas ruas, “a olho nu”. Em passeios tradicionais pela orla, visitas a centros populares como o mercado Público de Mangabeira, ou da Torre, resolução de compromissos na Lagoa, trânsito dentro de ônibus pela Integração, ou qualquer outro ponto da cidade, se contava nos dedos qualquer referência as agremiações da cidade.

Diante desse quadro, confesso que,muito a contragosto, era inevitável se render efazer coro aos maledicentes que detratavam e reduziam a pó a representatividade do futebol local. Eram tempos de surgimento da campanha “Nordestino de coração torce para o time da sua região” e, em paralelo, cresciam também extremismos que desembocavam em tratamentos agressivos como o termo “Paraibaca”, difundido em especial por pernambucanos, que somam um contingente grande em João Pessoa, dada a proximidade geográfica…

Pois bem, passada essa sensação inicial comecei a analisar os fatos sob outra ótica, apesar de ainda achar desproporcional a acachapante predominância de torcedores de times cariocas e paulistas por aqui (mas isso é tema para uma dissertação ou boas doses em acalorada discussão de mesa de bar)…

Durante boa parte do começo deste século os torcedores do Botafogo-PBviveram a míngua, relegados ao ocaso. Para ilustrar essa situação aparentemente falimentar basta lembrar que durante 6 longos e implacáveis anos, por exemplo,o time da Maravilha do Contorno sequer teve atividade profissional no segundo semestre, pois as campanhas pífias no estadual não eram suficientes para garantir vaga em alguma competição nacional. Restavam assim Copa Paraíba e afins… A isso se somava um jejum de títulos estaduais, que se estendeu por 10 anos, uma década inteira de seca.  Nesta perspectiva, fica difícil sustentar paixão de qualquer torcedor!

Mas vejam só, quis a ironia do destino e os deuses da bola que a redenção viesse em grande estilo!!Já em 2013, além da reconquista do campeonato estadual, nesse primeiro ano do Belo em retorno a alguma competição organizada pela CBF no segundo semestre, veio o inédito título nacional do clube e da Paraíba em toda a sua história: Botafogo, campeão da Série D, a novata quarta divisão do futebol brasileiro.E tudo isso acontecendo de maneira simultânea a um resgate do torcedor e captura de novos adeptos a sua torcida. Lembro-me bem, que tal qual me espantei com o deserto de torcedores de outrora, contagiava-me, á época, o orgulho estampado na pele, nos carros etc pelas cores e símbolos do Botafogo. Aquela velha máxima: o time inflamando a torcida e a torcida empurrando o time.

O fato é que, com esse feito, o Botafogo da Paraíba começou apavimentar um novo caminho para seu futuro no futebol local, regional e nacional. Em um olhar objetivo, é fácil situar o time pessoense, no mínimo, entre os 3 clubes nordestinos com maior salto, ascensão e regularidade na década! A priori, essa afirmação pode ser recebida com incredulidade ou mesmo desdém… Mas o fato é: qual time da região cresceu tanto no período, mudou de patamar dessa forma, ou temapresentado estabilidade tão longeva quanto o alvinegro da estrela vermelha da capital paraibana?? Podemos citar o CSA, que de maneira inédita no país conseguiu 3 acessos de divisão seguidos e hoje figura na série A, ou mesmo o Fortaleza, que após longos e dolorosos anos na série C, também retornou a primeira divisão de maneira brilhante, com títuloda segunda divisão!! Mas quem mais ascendeu de maneira tão vertiginosa no futebol nordestino??

Desde o título nacional, o Botafogo da Paraíba retomou a hegemonia estadual (4 títulos em 6 edições), esteve em duas ocasiões muito perto de conseguir acesso a Série B e, atualmente, após repetidos anos eliminado na primeira fase, já está antecipadamente classificado no Nordestão e Paraibano (com a maior pontuação dentre todos os participantes em ambas competições) eainda permanece vivo na terceira fase da Copa do Brasil!!

Que a sintonia entre a arquibancada e o campo perdure e o Xerife se imponha de fato, além das divisas paraibanas, pois como brada a sua torcida: “Respeite a Autoridade”!

 

 

 

 

 

 

Projeto: concessionárias de luz, água e gás não poderão mais cobrar por leitura de estimativa

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O deputado estadual Wallber Virgolino (Patriota), protocolizou o Projeto de Lei 212/2019 que proíbe as concessionárias de luz, água e gás de fazer a cobrança por estimativa, pelo consumo de determinado insumo. O PL ainda vai ser aprovado pelas Comissões e logo após será encaminhado ao Plenário da Assembleia Legislativa para aprovação.

            “Geralmente as concessionárias cobram por estimativa quando têm dificuldades de acesso à residência do consumidor, quando há um defeito no medidor ou em caso de indisponibilidade fiscal para fazer a leitura. Por isso a cobrança por estimativa, além de não corresponder ao valor efetivamente consumido, pode ocasionar o enriquecimento ilícito da fornecedora”, explicou Wallber Virgolino.

            O parlamentar ainda ressaltou que a leitura do consumo real é uma obrigação da concessionária e que, na impossibilidade de se fazer, a cobrança do serviço deve ser feita pela tarifa mínima, sendo esse o entendimento mais recente do Sistema Tribunal de Justiça.

Doutora em Bioética aponta resultados promissores em novos modelos de remuneração de profissionais e hospitais

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A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou, no último dia 20, um guia para implementação de modelos de remuneração baseados na agregação de valor ao paciente. Atualmente, o modelo mais usual no Brasil é o “fee for service”, que se baseia no pagamento por procedimento executado. A nova proposta, que está contemplada no guia da ANS e vem se tornando tendência no país, é o “value-based payment”, ou pagamento baseado em valor, que propõe a remuneração com base na qualidade do atendimento prestado ao paciente. A doutora em Bioética, Luciana Rodriguez, defende essa modalidade de pagamento por performance, que é fundamentada na relação entre os desfechos importantes para o tratamento e o custo despendido para alcançá-los.

Luciana Rodriguez, que atualmente está no MBA na área de Gestão em Administração da Saúde, junto à Fundação Getúlio Vargas (FGV), refere que o modelo de pagamento por performance se baseia na previsibilidade dos desfechos clínicos, comuns em procedimentos cotidianos.

“Para procedimentos como esses, seriam estabelecidas remunerações padrão. Isso facilitaria a estipulação de valores de acordo com a complexidade de cada caso. No lugar do modelo antigo, em que era contabilizada cada agulha e cada gaze utilizada nos procedimentos isoladamente, seria definido um custo para todo o tratamento com desfecho clínico positivo ou bem-sucedido para o paciente. Isso seria determinante para manter o custo da assistência mais estável”, explica.

Outra vantagem apontada por Luciana Rodriguez para a aplicação do modelo é que ele permite o foco maior no paciente em sua integralidade e não nos procedimentos. “Hoje em dia, os modelos de remuneração vigentes se baseiam no quantitativo, sem levar em conta a qualidade do atendimento e a experiência do paciente durante o tratamento. Quando o resultado de um tratamento é levado em conta e, mais do que isso, quando conseguimos mensurar os casos em que os pacientes tiveram êxito, estamos agregando valor”, frisou Luciana Rodriguez.

A pesquisadora ponderou, ainda, que os maiores obstáculos para a implementação do modelo de remuneração por valor são a previsibilidade do desfecho clínico em procedimentos de alta complexidade e a necessidade de implementação de sistemas com alto grau de informatização para que seja possível a comunicação com o paciente e reunir todas as informações necessárias. Mesmo assim, para ela, é um desafio que precisa ser enfrentado para a sustentabilidade do setor, embora reconheça que as discussões entre os Hospitais ainda caminham a passos lentos.