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Assessor do Ministro do Turismo é preso pela PF em caso dos laranjas do PSL; veja as investigações na PB

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A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira, (27/6), contra um assessor especial e dois ex-assessores do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, no âmbito das investigações sobre os laranjas do PSL na eleição de 2018. Em março deste ano, surgiu denúncias de que o PSL teria produzido candidata laranja na Paraíba que recebeu R$ 201 mil.

Mateus Von Rondon Martins foi preso em casa, em Brasília. Ele ocupa o cargo de assessor especial do Ministro do Turismo desde 23 de janeiro de 2019. Além da capital federal, os mandados de busca e apreensão e prisão temporária também estão sendo cumpridos em Minas Gerais.

A operação batizada de Sufrágio Ostentação investiga os suspeitos pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral, emprego ilícito do fundo eleitoral e associação criminosa. De acordo com a Polícia Federal, o partido teria repassado recursos de financiamento de campanha de forma irregular a candidatas.

Denúncias

Em abril, uma integrante do PSL em Minas Gerais disse que o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, teria lhe chamado pessoalmente para ser uma candidata laranja na eleição de 2018 com o intuito de completar o mínimo de vagas da cota feminina.

De acordo com Zuleide Oliveira, de 41 anos, o compromisso era de que ela devolvesse ao partido parte do dinheiro público do fundo eleitoral. O ministro do Turismo respondeu a acusação dizendo que não se lembrava do episódio.

PARAÍBA  – Ilmara Morais. Nome, de certa forma, desconhecido no cenário político da Paraíba. Ela foi candidata a deputada estadual pelo PSL nas eleições de 2018, onde alcançou 4.740 votos. Porém, o que chama atenção na candidatura da empresária de Patos, de 33 anos, é a grande quantia de recursos recebidas por ela provenientes dos Diretórios Estadual e Nacional do partido. Com isso, há indícios de que o PSL na Paraíba tenha produzido uma ‘candidatura laranja’, e Ilmara Morais foi a escolhida para ser a central dos recursos.

No total, Ilmara recebeu R$ 207,2 mil para sua campanha. Desse montante, R$ 177,9 mil veio do Diretório Estadual do PSL e R$ 24 mil do Diretório Nacional. Os valores repassados somente pelo partido representam 97,47% dos recursos obtidos por ela para toda campanha eleitoral. A candidata ainda recebeu R$ 3,6 mil de Julian Lemos (PSL), que foi eleito deputado federal, e R$ 1,5 mil de Lucélio Cartaxo, ex-candidato a governador.

A então candidata chegou a devolver recursos para o partido, serviu como uma espécie de “central” para repasse a outros candidatos nanicos do PSL no estado. Assim como comprou grande quantia de materiais gráficos há poucos dias da eleição, e apresentou contradições entre empresa e serviço contratado.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram gastos na campanha de Ilmara Morais R$ 100 mil apenas com “publicidade por adesivos”. Ela realizou oito pedidos no dia 4 de setembro de 2018, que giram entre R$ 900,00 e R$ 1.920,00. Entretanto, no dia 21 de setembro, ela realizou pedidos incompatíveis com os anteriores: um de R$ 27,1 mil e outro de quase R$ 22,9 mil. Os pedidos foram feitos, segundo o TSE, na empresa Bureau Digital Serviços Ltda. Os gastos nesta empresa representaram um total de 32% de seus recursos de campanha.

IFPB divulga resultado preliminar do Processo Seletivo de Cursos Técnicos; confira

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Os interessados podem interpor recursos nos dias 26 e 27, diretamente no ambiente das inscrições, por meio de login e senha.

O resultado da análise e deliberação dos recursos referente ao resultado preliminar será divulgado no endereço eletrônico: https://estudante.ifpb.edu.br/ . O resultado final será divulgado no dia 01 de julho.

O PSCT ofertou 1.110 vagas para os campi de Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Esperança, João Pessoa, João Pessoa/Mangabeira, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Soledade e Sousa.

Acesse aqui o resultado para os cursos técnicos subsequentes (edital nº 55/2019).

Acesse aqui o resultado para o técnico em Instrumento Musical (edital nº 56/2019).

Em Campina, Romero gasta mais de R$ 18,5 milhões em cartuchos de impressora e pneus

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Após gastar mais de R$ 117 milhões com apadrinhados em 2017, Romero já começa 2018 nomeando 591 sem concurso

Quanto custa uma recarga de cartucho de impressora? Depende do lugar, mas se você estiver no centro de Campina Grande uma recarga média de um cartucho preto ou colorido não passa dos R$ 25. Para a gestão da prefeitura de Campina Grande, na Paraíba, os cartuchos podem custar muito, mas muito caro. É que a administração municipal gastou R$ 9.128.898,92 mil, de 2013 a junho de 2019, com a empresa Jet Print, que faz recarga de cartuchos.

Outro dado que chama a atenção é o que se refere aos gastos com compra de pneus. No período de 2013 até 2018, os gastos da Prefeitura de Campina Grande com a compra de pneus alcançaram o valor de R$ 9.374.543,76 com a empresa Auto Center Pneus. O interessante é que a maioria da frota da PMCG é formada por carros locados, cuja responsabilidade pela substituição dos pneus é da locadora, não da administração municipal.

No total, a gestão do prefeito Romero Rodrigues gastou, até então, com recarga de cartuchos e compra de pneus, um total de R$ 18.503.442,68. Veja o post: https://www.instagram.com/p/BzLaoHpnOlw/?igshid=6n6sqzhaw0l9

Vale ressaltar que, considerando que o preço médio de uma recarga de cartucho em Campina Grande é em torno de R$ 25, a PMCG já mandou recarregar mais de 360 mil cartuchos de tinta para impressoras. No caso dos pneus, considerando o preço médio de R$ 300 por pneu, a Prefeitura teria adquirido mais de 30 mil pneus.

Outro detalhe interessante é que a empresa Auto Center Pneus, segundo pesquisa feita na Junta Comercial, tem como um dos proprietários Gustavo Ribeiro, sobrinho do vice-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro. Os dados estão disponíveis no Tribunal de Contas do Estado, via seu sistema de acompanhamento de gastos o Sagres.

Azevêdo é recebido pelos presidentes da Câmara e do Senado para assegurar recursos para os Estados

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O governador João Azevêdo e demais governadores do Nordeste se reuniram, na tarde desta quarta-feira (26), em Brasília, com os presidentes do Senado e da Câmara Federal, Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia, respectivamente. Durante os encontros, os gestores tiveram a oportunidade de reivindicar, junto ao Congresso Nacional, a análise de matérias que asseguram novas fontes de recursos para Estados e municípios, a exemplo da cessão onerosa e do bônus de assinatura dos contratos de petróleo.

De acordo com o chefe do Executivo da Paraíba, os governadores do Nordeste expuseram ao presidente do Senado e ao líder do Governo na Casa, Fernando Bezerra, uma pauta de reivindicações de interesse dos Estados. “Além de tratarmos sobre o bônus de assinatura do petróleo e da cessão onerosa, levamos ao líder do Governo uma pauta de interesse da região. O déficit da Previdência precisa ser discutido como um todo, não só o do Governo Federal, mas também o dos Estados, o que só pode ser resolvido a partir do momento que se tem recursos novos sendo injetados na economia”, argumentou.

Já na Câmara Federal, os gestores receberam a garantia do presidente da Casa, Rodrigo Maia, de que o PL 10985/2018, que destina 30% das receitas oriundas da comercialização do petróleo, gás e derivados para Estados e municípios, será colocado em votação ainda hoje. “É mais uma receita nova que teremos para tentar combater o déficit previdenciário estadual que não tem solução apresentada no projeto da Reforma da Previdência”, avaliou.

Para João Azevêdo, as reuniões realizadas nesta quarta-feira na Capital Federal foram positivas. “Tenho certeza de que caminhando dessa forma, vamos encontrar uma equação que beneficie os Estados e viabilize, de certa forma, a própria Reforma, com a exclusão de pontos já colocados por nós na carta de São Luís, no mês de março, e que recebemos a garantia da retirada deles pelo relator da proposta”, comentou.

Mais cedo, os governadores do Nordeste tiveram uma primeira reunião com o deputado Rodrigo Maia para tratar da participação dos Estados e municípios nas discussões sobre a Reforma da Previdência.

Caravana da Rede Cuidar começa dia 7 de julho em 13 cidades paraibanas

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A Caravana da Rede Cuidar começa no dia 7 de julho. O principal objetivo é realizar a busca ativa de crianças com cardiopatias; qualificar a assistência hospitalar à gestante de risco e ao neonato de risco. Para isso, os profissionais e voluntários percorrerão 13 municípios paraibanos, no período de 8 a 20 de julho. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A caravana terá início no dia 7, às 13h, com a recepção dos profissionais e voluntários, no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, de onde seguirão para a cidade de Monteiro, que vai sediar no dia 8 o primeiro dia da ação. Além de Monteiro, a Rede Cuidar percorrerá os municípios de Princesa Isabel (09); Itaporanga (10); Cajazeiras (11); Sousa (12); Catolé do Rocha (13); Pombal (14); Patos (15); Esperança (16); Picuí (17); Guarabira (18); Mamanguape (19) e Itabaiana (20). As ações acontecem das 8h às 17h.

A equipe de especialistas que está envolvida nas várias linhas de cuidados é formada por cardiologistas pediátricos, neonatologistas, obstetras, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, entre outros.

“Ao longo de cinco anos, a ação já realizou 5.024 ecocardiogramas; 615 ultrassonografias fetais; 419 auscultas cardíacas digitais, além de exames de urina e de genética. Ainda oferece toda infraestrutura educativa, administrativa e de informática”, disse a coordenadora da Rede Cuidar, a pediatra neonatal Juliana Soares.

Dentre as ações desenvolvidas na cardiologia pediátrica, estão os atendimentos clínicos, ecocardiograma transtorácico, além de avaliações com equipe multiprofissional para ajudar no apoio ao diagnóstico e na adequação do plano de cuidado de cada paciente avaliado.

As ações desenvolvidas pela obstetrícia e neonatologia estão direcionadas para a qualificação e implantação de kits emergenciais para o fortalecimento da implementação dos protocolos para estabilizar os pacientes até a chegada na unidade de alta complexidade.

Este ano, a Caravana contará com a parceria da equipe do Banco de Leite Humano. As cidades arrecadarão frascos de vidro para a coleta de leite até a chegada da Caravana, quando ocorrerá a sensibilização da população quanto à doação de leite materno.

A outra parceria agregada na Caravana será a equipe do Hemocentro, que está mobilizando todos os Hemonúcleos para a doação de sangue e cadastro para a doação de medula óssea.

Prefeitura inaugura Centro de Microcefalia para atender crianças com até seis anos de idade

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A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) inaugura, nesta quinta-feira (27), serviço especializado no atendimento a crianças com microcefalia, o Centro de Referência Municipal para Pessoas com Deficiência em Microcefalia (Centro de Microcefalia), localizado na Avenida Júlia Freire, 1621, em Tambauzinho. A capacidade de atendimento do serviço é de até 45famílias, para crianças de até seis anos de idade, que poderão ser atendidas no Centro por meio período ou por tempo integral (das 8h às 17h), recebendo todos os cuidados de alimentação, higiene e atividades ocupacionais que vão ajudá-las no desenvolvimento de suas capacidades motoras.

 

Serviço

Inauguração do Centro de Referência Municipal para Pessoas com Deficiência em Microcefalia

Local: Avenida Júlia Freire,1621, em Tambauzinho

Hora: às 9h

Agendamento para esterilização de cães e gatos não acontece neste dia 28 por causa de obra

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O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (CVAZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa, não fará o agendamento para castração de cães de gatos na próxima sexta-feira (28). O serviço está suspenso temporariamente porque o prédio está passando por manutenção em sua estrutura.

Nilton Guedes, gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, explicou que o bloco cirúrgico da unidade de castração precisou ficar fechado para continuidade das obras. “Devido às fortes chuvas que atingiram a Capital nas últimas semanas, o centro passa por manutenção na sua instalação predial e o bloco cirúrgico de castração precisou ficar fechado para dar continuidade às obras. Dessa forma, garantimos a segurança dos profissionais e dos animais”, disse

O gerente explica ainda que as novas datas para agendamentos serão divulgadas assim que as obras forem concluídas.

Cadastro – Antes de fazer o agendamento da cirurgia, os proprietários dos animais devem comparecer à sede do Centro de Zoonoses e fazer um cadastro – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário apresentar um documento de identificação com foto e comprovante de residência de João Pessoa.

O Cvaz está localizado na Avenida Walfredo Macedo Brandão, n°100, no bairro dos Bancários. Para mais informações, a população pode entrar em contato ligando 3214-5718.

Corujinha define Comissão de Recesso da CMJP; confira

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Uma Comissão de Recesso está dando continuidade aos trabalhos da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), durante o recesso legislativo. A composição do colegiado foi formalizada por um Ato da Mesa Diretora. Integram a Comissão de Recesso os vereadores Humberto Pontes (Avante); Milanez Neto (PTB); Damásio Franca (PP); Raíssa Lacerda (PSD); Leo Bezerra (PSB); Marcos Henriques (PT); e Tibério Limeira (PSB).

Conforme salientou o presidente da Casa Napoleão Laureano, João Corujinha (DC), o expediente administrativo da Casa continua, e é importante que as demandas que chegarem ao Legislativo durante o recesso sejam recebidas e deliberadas com prontidão. “Os vereadores que compõem a Comissão de Recesso estarão de plantão para qualquer necessidade. Eles vão acompanhar os trabalhos da Câmara para que o Legislativo não pare. Essa é a Casa do povo e nós estamos sempre aqui para atender a população”, garantiu o presidente.

Seguindo o Regimento Interno da Casa (Art. 80, § 3º), a formação da Comissão de Recesso respeita alguns preceitos, sendo “constituída obedecendo ao critério da proporcionalidade dos partidos políticos ou blocos partidários com assento na Câmara, por indicação das respectivas lideranças, com número nunca inferior a sete membros”.

Também compete à Comissão de Recesso zelar pelas prerrogativas do Poder Legislativo e convocar, com o voto da maioria dos membros, secretários municipais, para fornecer pessoalmente informações sobre assuntos compreendidos na área respectiva, previamente estabelecidos (Art. 80, § 3º, incisos I e II).

Governo prorroga prazo para atualização cadastral de aposentados e pensionistas

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Centro Administrativo Estadual

Os servidores aposentados e pensionistas do Governo do Estado que ainda não realizaram a Atualização Cadastral terão até o dia 31 de julho para fazer o procedimento. O prazo foi prorrogado apenas para essa categoria. Para quem é servidor ativo (efetivo, comissionado e prestador de serviço) a data final para o cadastramento continua 30 de junho, próximo domingo.

Segundo a secretária de Estado da Administração, Jacqueline Gusmão, o prazo foi estendido apenas para aposentados e pensionistas porque já havia sido detectado que esse grupo poderia ter um pouco mais de dificuldade em fazer a Atualização Cadastral pela internet. “Nós sempre orientamos que os aposentados e pensionistas procurem alguém de sua confiança, filho ou sobrinho, para ajudar a fazer a atualização, principalmente quem não tem muita habilidade com as novas tecnologias. Mas, mesmo assim, decidimos esticar esse prazo para que esse grupo faça a o procedimento com calma”, explicou a secretária, acrescentando que os servidores ativos que não realizaram o cadastro devem fazê-lo o quanto antes. Quem não atualizar os dados até domingo (30) ficará sem receber o salário do mês de agosto.

Para fazer a atualização, basta acessar o portal do Governo do Estado (www.paraiba.pb.gov.br). Lá, o servidor vai clicar num banner, localizado na parte superior da página principal, que será direcionado para o link da atualização. O servidor poderá realizar o procedimento usando inclusive um celular ou um tablet que tenha acesso à internet.

Após entrar no site, o servidor vai preencher os seguintes campos: matrícula, CPF, nome que está no contracheque e o valor do pagamento do mês de abril (o valor deve ser o líquido). Neste campo, onde o servidor vai digitar o valor do pagamento, os números devem incluir os dois dígitos finais (centavos).

Para quem ainda tem dúvidas sobre como deve preencher os dados, o Governo do Estado da Paraíba disponibiliza o canal ‪0800 083 9800‬. A ligação é gratuita e os servidores poderão tirar dúvidas com os atendentes, de segunda à sexta-feira, das 8h ‪às 16h30‬, inclusive em horário de almoço.

Marinha emite alerta para ventos fortes no litoral paraibano; veja

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A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), participa que a intensificação dos ventos alísios vindos do oceano Atlântico, nas proximidades do litoral do Nordeste do Brasil poderá provocar ventos com direção Sudeste a Leste com intensidade até 62 km/h (33 nós) do litoral norte da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba até o sul do Rio Grande do Norte entre o dia 27 à noite e o dia 29 à noite.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.

Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: ttps://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).

Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.

Contato:

Assessoria de Comunicação Social da Diretoria de Hidrografia e Navegação Área de Imprensa: https://www.marinha.mil.br/dhn/comunicao

Tel.: (21) 2189-3387

E-mail: [email protected]