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‘OP Temático’ discute saúde com moradores das 13ª e 7ª regiões

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O ‘OP Temático’, canal do Orçamento Participativo para aproximar gestão e população, realizará mais duas reuniões esta semana. A primeira delas será na noite desta terça-feira (21), na Escola Municipal Cônego Matias Freire, no bairro da Torre, com os moradores da 13ª Região. Já nesta quinta-feira (23), às 19h, a reunião será com os moradores da 7ª Região na Escola Municipal Leônidas Santiago, no bairro do Cristo. O tema escolhido para as duas reuniões foi saúde.

A proposta do ‘OP Temático’ surge da necessidade de discutir com os moradores temas escolhidos e pautados por eles, diante da necessidade palpitante do bairro. No espaço de discussões, surge o canal de diálogo entre a população e a secretaria competente, onde também é disponibilizado uma prestação de contas.

Na próxima semana já estão agendadas mais duas reuniões: na terça-feira (28), o debate trará o tema habitação e o encontro será na Capela Santa Terezinha, no bairro do Roger. Na quarta-feira (29), será discutido Infraestrutura Urbana, na associação do Castelo Branco. Para conferir o calendário completo do ‘OP Temático 2019’, clique no link: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/op/calendario-do-op-tematico/.

OP Temático – O OP temático passará por todas as 14 regiões de participação popular. O objetivo é discutir um tema específico eleito pelos moradores nas reuniões ordinárias, de maneira mais detalhada e aprofundada. Além de discutir com a população, o OP Temático é mais uma ferramenta para que se possa perceber os avanços da gestão municipal.

Procon-JP notifica empresas sobre cobrança da taxa de conveniência em compra de ingressos online

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A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor está notificando as empresas que trabalham com a venda de ingressos via online para apresentações artísticas e de cinema sobre a proibição da cobrança da taxa de conveniência exigida no ato da compra, encarecendo o preço final do serviço.

No mês de março último, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que essa cobrança é ilegal e, como a sentença foi proferida em âmbito de uma ação coletiva de consumo, tem validade em todo território nacional. O STJ definiu que a taxa de conveniência não poderá ser cobrada dos consumidores e se configura como prática de venda casada.

O secretário Helton Renê explica que, além do que foi decidido pelo STJ, a venda casada é uma irregularidade prevista no Código de Defesa do Consumidor. “O STJ também garantiu que a transferência indevida do risco de atividade comercial do fornecedor ao consumidor não pode ser, já que o custo operacional da comercialização online é ônus de quem comercializa o serviço”, frisou.

O titular do Procon-JP salienta que a Secretaria continua a receber reclamações nesse sentido, com os consumidores denunciando que essa taxa deixa o ingresso muito mais caro. “Estamos notificando as empresas que oferecem esse tipo de serviço e vamos autuar quem insistir na continuidade dessa irregularidade. Adianto que a não aplicação da lei acarreta sanções como multas e suspensão temporária do serviço”, afirmou.

Consumidor isento – Helton Renê informa que o entendimento do STJ é de que a compra dos ingressos online é uma escolha do consumidor e se trata de uma opção alternativa à compra presencial, não considerando que na venda através da internet haja relação contratual direta entre o corretor (intermediário) e o terceiro (no caso, o consumidor). “Portanto, quem deve arcar com a despesa extra será o fornecedor, que tem o vínculo com o corretor”.

Atendimentos do Procon-JP na Capital:
Sede – segunda a sexta-feira: 8h às 14h, na sede situada na Avenida D. Pedro I, nº 473, Tambiá;
MP-Procon – segunda a sexta-feira: 8h às 17h, na sede situada no Parque da Lagoa Solon de Lucena, nº 300, Centro;
Uninassau: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Uninassau, na av. Amazonas, 173, Bairro dos Estados;
Telefones: 3214-3040, 3214-3042, 3214-3046, 2107-5925 (Uninassau) e 0800-083-2015.

CCJ aprova parecer para projeto que cria ‘Farmácia Solidária’ em JP

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A Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) apreciou 22 matérias, em reunião, na manhã desta terça-feira (21). Entre os assuntos em pauta, destaque para a instituição do programa ‘Farmácia Solidária’ na Capital, além da ampliação do direito de emissão de carteiras de estudante para entidades como grêmios e diretórios acadêmicos.

Com parecer aprovado, o programa ‘Farmácia Solidária’, iniciativa do vereador Carlão (DC), pretende instituir na Capital a doação de medicamentos não utilizados, que estejam dentro do prazo de validade, por empresas do ramo e cidadãos à Farmácia Central e às unidades de saúde municipais. A ideia é que a medicação chegue gratuitamente aos que necessitam, mediante supervisão técnica e controle de qualidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “É comum as pessoas terem remédios, ainda dentro do prazo de validade, que não serão mais utilizados e que serão descartados”, comentou Carlão, na justificativa do projeto.

Também foi concedido um pedido de vista ao vereador Dinho (PMN), para melhor análise do Projeto de Lei (PL), de autoria de Humberto Pontes (Avante), que regulariza o processo de emissão de carteiras de estudante no Município. A matéria estabelece normas revogando parte da legislação vigente e recebeu um substitutivo do vereador Bruno Farias (PP).

“Trata-se de ampliar o direito de emitir carteiras de estudantes para as entidades estudantis, como grêmios, diretórios acadêmicos e diretórios centrais de estudantes, quebrando o monopólio da emissão desses documentos na cidade. Hoje, algumas entidades detém tal competência. O projeto visa a revogar todas as leis anteriores, possibilitando o direito de emissão às representatividades estudantis, em diversos níveis. A fiscalização continua, ou seja, as entidades devem prestar contas e apresentar todos os documentos que as credenciam para esse trabalho”, esclareceu Bruno Farias.

“Hoje, poucas entidades podem emitir o documento, o que é ruim para o cliente final, no caso, o estudante. Como o projeto pretende revogar muitas leis antigas, Dinho pediu vista para analisar melhor a matéria. No final das contas, quem vai ganhar é o estudante”, explicou o presidente da CCJ, Thiago Lucena (PMN).

Entre os pareceres a projetos de lei que foram rejeitados, destaque para a matéria que obriga as locadoras de automotores a disponibilizarem automóveis adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O projeto preconiza que, a cada 20 veículos, um seja adaptado. A CCJ também descartou um parecer para a concessão de horário de trabalho especial para servidores municipais que sejam pais ou responsáveis por pessoas com sequelas advindas da microcefalia.

Novamente a Unimed terá que pagar indenização e arcar com tratamento de paciente

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A Unimed João Pessoa terá de custear tratamento médico de um menor autista, além de pagar indenização por dano moral no valor de R$ 6 mil. Esta foi a decisão dos membros da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba ao reformar, parcialmente, sentença do Juízo da 2ª Vara Mista da Comarca de Cabedelo. As Apelações Cíveis nº 0800651-19.2018.8.15.0731 teve a relatoria da desembargadora Maria das Graças Morais Guedes.
Conforme relatório, no 1º Grau, o juiz Antônio Silveira Neto julgou procedentes, em parte, os pedidos formulados pelos pais do menor na Ação de Obrigação de Fazer c/c Indenização por Danos Morais. O magistrado determinou à empresa de saúde que custeasse o tratamento indicado pelo médico assistente, já que o paciente necessitava de terapia denominada ‘PADOVAM’, pelo período necessário para fins de tratamento e sob pena de multa diária em caso de descumprimento.
O magistrado consignou, ainda, que a Unimed fica autorizada a identificar e providenciar profissionais de sua rede credenciada, passando-se a contratação dos especialistas indicados pela parte autora, no caso de inércia do plano de saúde ou na impossibilidade de identificação de profissionais credenciados junto à Cooperativa.
Nas razões recursais, a Unimed alegou que a pretensão autoral não possui cobertura contratual e que, fora da rede credenciada, somente em casos de emergência ou inexistência de profissionais, é conferida a autorização, não sendo este o caso. Afirmou, ainda, que possui diversos profissionais aptos a prestarem atendimento necessário, porém a genitora do menor optou fazer o tratamento com profissionais não credenciados e que, por isso, não pode responder pelos serviços.
No voto, a desembargadora Maria das Graças entendeu que o tratamento indicado pelo especialista que acompanha o menor é o mais apto, sob pena de ocorrência de graves e irrevisíveis danos à saúde do paciente caso o tratamento não seja custeado.
“Diante da incidência do Código de Defesa do Consumidor e da ampla prova produzida pelo autor, era dever da ré demonstrar a desnecessidade de custeio das terapias apontadas na inicial. No entanto, nada produziu nesse sentido”, disse a relatora.
A desembargadora Graça enfatizou, também, que se há cobertura para o transtorno desenvolvido pelo autor (autismo), se mostra abusiva e ilegal a recusa da Unimed em custear os tratamentos eleitos pelo médico que assiste o paciente, sob o frágil argumento de que não estão previsto no rol de procedimentos obrigatórios instituídos pela Agência Nacional de Saúde (ANS).
“A alegação de ausência de previsão no rol da ANS não impede a concessão dos tratamentos, já que dito rol constitui mera referência dos procedimentos básicos a serem cobertos, sendo que a relação da ANS deve ser conjugada com os princípios do Código de Defesa do Consumidor e da Lei 9.656/98”, afirmou.
Quanto à indenização por dano moral, a relatora ressaltou que deve ser fixada de acordo com o princípio da razoabilidade, observados a finalidade compensatória, a extensão do dano experimentado, bem como o grau de culpa.

Municípios de Juazeirinho, Tenório e Santo André assinam TAC que disciplina o “São João”

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As prefeituras de Juazeirinho, Tenório e Santo André, as coordenações dos conselhos tutelares dos três municípios e a Polícia Militar celebraram, nesta terça-feira (21), o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pela Promotoria de Justiça de Juazeirinho, para disciplinar a realização dos eventos juninos nessas localidades. De acordo com o promotor de Justiça Dmitri Nóbrega, o objetivo é garantir a segurança da população e prevenir situações de risco, sobretudo em relação a crianças e adolescentes.
O TAC foi assinado pelo prefeito de Tenório, Evilázio Souto; pela procuradora-geral do Município de Santo André, Kátia Tavares; e pelo secretário de administração do município de Juazeirinho, Antônio Diniz. Eles se comprometeram a providenciar as adequações na estrutura do evento junino em relação às normas de higiene e de segurança, providenciando e entregando na promotoria, todas as licenças necessárias, expedidas por órgãos técnicos (a exemplo do Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais, como a Sudema) para a realização do São João. “Os municípios só estarão aptos a realizar os eventos juninos, após as vistorias técnicas e aprovação dos órgãos competentes, como o Corpo de Bombeiros”, alertou o promotor de Justiça.
As três prefeituras também se comprometeram a disciplinar o comércio local, notificando previamente os estabelecimentos quanto à proibição da venda de bebidas em recipientes de vidro, no perímetro da festa. Os vendedores ambulantes também deverão ser orientados de que não poderão permanecer nas vias públicas, devendo comercializar seus produtos nas calçadas ou às margens delas ou em locais previamente definidos pela organização da festa, de forma a evitar acidentes.
As prefeituras se comprometeram a disponibilizar, pelo menos, uma ambulância com equipe completa de profissionais nos dias e horários do evento junino; a colocar banheiros químicos, com sinalização, para a população nas proximidades do polo de animação da festa e a fiscalizar o cumprimento do TAC, coibindo, principalmente, a comercialização de bebidas em recipientes de vidro e a venda e o fornecimento ainda que gratuito de bebida alcoólica a crianças e adolescentes.
Já a Polícia Militar se comprometeu a providenciar e disponibilizar toda a estrutura operacional necessária à segurança do São João nos três municípios, auxiliando as prefeituras no cumprimento dos horários dos shows, na fiscalização quanto ao uso de vasilhames de plástico pelos comerciantes e quanto ao cumprimento da lei que proíbe e criminaliza o fornecimento e venda de bebida alcoólica a menores de 18 anos, com pena de prisão e multa de até R$ 10 mil ao estabelecimento.
Os conselhos tutelares, por sua vez, vão trabalhar em regime de plantão durante o São João para prevenir e coibir situações de risco, como a presença, nos eventos, de crianças e adolescentes desacompanhados dos pais ou responsáveis e o acesso a bebidas alcoólicas aos menores de 18 anos de idade.
Horários
O TAC define os horários das festividades juninas nos três municípios, determinando o horário limite para as apresentações musicais e o desligamento dos aparelhos de som. Em Tenório, o São João será comemorado no dia 21 de junho, com início às 20h para a apresentação de bandas musicais e apresentação de quadrilhas do projeto ‘São João da Educação’. O evento deverá ser encerrado às 2h do dia seguinte.
Em Juazeirinho, os eventos juninos que serão realizados nas ilhas de forró deverão acontecer nas datas marcadas, com início às 19h e término às 24h. O ‘São Juá 2019’, que vai acontecer no palco principal, deverá ser iniciado às 20h e finalizado às 2h do dia seguinte. Já o concurso de quadrilhas, que vai acontecer no dia 16 de junho, deverá ser iniciado às 18h e concluído às 3h.
Em Santo André, as atrações musicais do dia 22 de junho deverão ser iniciadas às 20h e concluídas às 2h. No dia 23 de junho, os eventos deverão acontecer entre as 20h e as 3h do dia seguinte.
O descumprimento de qualquer uma das cláusulas do TAC resultará em multa no valor de R$ 5mil a ser destinada ao Fundo de Direitos Difusos, além de eventual responsabilização judicial.

Reunião do PSB com João Azevedo Pavimenta caminhos para a vitória em 2020

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Cumprindo a deliberação da executiva estadual do PSB-Paraíba, aprovada por unanimidade no dia 13 de maio do corrente ano, a comissão formada naquela reunião estadual reuniu-se nesta segunda-feira (20) com o Governador João Azevedo (PSB), para tratar de assuntos relativos à construção da agenda, bem como os preparativos para as eleições de 2020, sendo avaliados como altamente positivos e construtivos os encaminhamentos deliberados.

De acordo com o relato do Presidente estadual do PSB paraibano, e também membro da comissão partidária, Edvaldo Rosas, as conversações em torno do projeto do partido para as eleições municipais de 2020 avançaram em várias frentes, sendo proposta uma dinâmica de avaliar constantemente o quadro partidário em todas as  regiões paraibanas, bem como a construção de um diagnóstico político de cada município, para subsidiar a atuação do partido e de sua bancada no plano estadual, com vistas a pavimentar o caminho para a vitória do PSB na maioria dos municípios paraibanos.

De acordo com Rosas, o governador também considerou importante a realização desta reunião, sugerindo uma agenda de encontros com a Comissão – possivelmente quinzenais –  para acompanhar e avaliar os desdobramentos de cada ação a ser implementada.

Rosas informou, ainda, que a participação de todos os membros da Comissão nesta reunião com o governador foi muito importante para colocar o partido e a gestão em sintonia com o que espera a população paraibana. “Nossa responsabilidade é construir o caminho para uma grande vitória nas eleições de 2020, o que começa a ser feito agora, com muitas mãos”, concluiu.

Justiça determina a Prefeitura que repasse integralmente o duodécimo à Câmara de Aroeiras

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A Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve sentença proferida pela juíza Maria Carmen Herácli do Rêgo Freire Farinha, que determinou o repasse integral do duodécimo pela Prefeitura de Aroeiras para a Câmara de Vereadores do município. A relatoria da Remessa Necessária nº 0000605-72.2015.815.0471 foi do desembargador Fred Coutinho.
De acordo com os autos, a prefeitura, sem razão plausível, não estaria repassando os duodécimos integrais desde janeiro de 2015. O município reconheceu o problema, mas justificou que a diferença eventualmente inadimplida é ínfima (pouco mais de R$ 5 mil). Alegou ainda queda na receita para não fazer o repasse de modo integral.
Examinando o caso, o desembargador Fred Coutinho destacou que o prefeito que deixa de repassar, mensalmente, os seus duodécimos orçamentários, viola direito da Câmara Municipal. “É obrigação constitucional do prefeito transferir, até o dia 20 de cada mês, de forma integral, o duodécimo a que faz jus a Câmara de Vereadores, independentemente do município ou quaisquer créditos oriundos de outras fontes, nos ditames da Súmula nº 22, do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba”, afirmou.

Prefeito de Bananeiras é condenado a pagar indenização de R$ 50 mil a desembargador

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O prefeito do Município de Bananeiras, Douglas de Lucena Moura de Medeiros, foi condenado a pagar uma indenização de R$ 50 mil, a título de danos morais, em favor do desembargador José Ricardo Porto. A sentença foi proferida pelo juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha, da 16ª Vara Cível da Capital, nos autos da Ação de Indenização por Danos Morais nº 0815400-14.2018.8.15.2001.
O autor da ação alegou que foi acusado pelo prefeito Douglas Lucena perante o Corregedor Regional Eleitoral de ter influenciado na cassação do seu mandato por crime eleitoral, utilizando-se de seu cargo para beneficiar o concorrente do gestor na eleição de 2016, o qual mantém um namoro com a filha do magistrado.
Alegou ainda que as falsas denúncias deram ensejo à abertura de procedimentos administrativos contra a sua pessoa no Tribunal de Justiça da Paraíba e também no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), praticando, dessa forma, crime de denunciação caluniosa. Tanto no TJPB como no CNJ a denúncia foi arquivada por ausência de provas.
O desembargador José Ricardo Porto acrescentou, também, que as acusações tiveram grande repercussão em todo o país, especialmente no Estado da Paraíba, onde foram replicadas pelos mais diversos meios de comunicação, mídias e redes sociais, causando graves abalos em sua reputação e honra.
Em sua defesa, o prefeito disse que jamais e em tempo algum promoveu qualquer representação contra o autor, seja no Tribunal de Justiça do Estado ou no CNJ e que as declarações prestadas na Corregedoria Eleitoral foram feitas com relação ao procedimento do magistrado de primeiro grau, no caso o juiz Eleitoral da 14ª Zona de Bananeiras.
Na análise do caso, o juiz Fábio Leandro destacou que o prefeito Douglas Lucena apresentou denúncias infundadas contra o desembargador José Ricardo Porto perante a Corregedoria Regional Eleitoral. “O que é mais grave, ensejaram um processo administrativo contra o magistrado perante o Tribunal de Justiça e o Conselho Nacional de Justiça”, enfatizou.
Na sentença, o juiz observou que a repercussão foi imensa, uma vez que todo o país teve conhecimento, já que um deputado federal, aliado político do gestor, usou a tribuna da Câmara Federal para repercutir as acusações. “O próprio promovido também fez questão de divulgar os fatos denunciados em uma série de entrevistas à imprensa local que replicou em vários sites de notícias. E, para aumentar a repercussão das denúncias, o promovido ainda as publicou em redes sociais”, ressaltou.
Para Fábio Leandro, todas essas falsas denúncias realizadas pelo prefeito trouxeram sofrimento e angústia ao desembargador. “A honra e a reputação de um magistrado é o seu bem mais precioso, pois suas decisões são respeitadas e cumpridas por causa de sua conduta e seu conceito perante os jurisdicionados e as denúncias infundadas perpetradas pelo promovido com ampla divulgação na imprensa, certamente trouxeram dúvidas às pessoas que não conhecem o caráter retilíneo do autor. Ainda mais, quando as denúncias foram formuladas por uma autoridade, in casu, o prefeito de um tradicional município do nosso Estado, o que leva as pessoas a acreditarem na veracidade das denúncias”, frisou.

Nesta quarta-feira acontece a Romaria Santa Rita de Cássia – Peregrinação de fé e amor

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Milhares de fiéis e devotos participarão 243ª Festa da Padroeira Santa Rita de Cássia, em Santa Rita-PB. A comunidade católica comemora em 22 de maio o dia dedicado à Santa das causas impossíveis, data marcada por muita fé, devoção e amor.

Nesta quarta-feira dia 22, dedicado à Santa, acontecem missas presididas pelo Arcebispo da Paraíba e também por padres convidados. O encerramento será com a tradicional romaria, que reúne cerca de 80 mil romeiros que caminharão mais de 10 km, no segundo maior ato de fé do estado da Paraíba. Neste ano sairá do bairro do Heitel Santiago e finalizará na Praça do Povo, com missa votiva e show católico com o Padre Nilson Nunes.

SERVIÇOS:

– MISSA SOLENE , PRESIDIDA PELA ARCEBISPO DA PARAÍBA, DOM DELSON;

 (LOCAL: SANTUÁRIO SANTA RITA DE CÁSSIA / HORÁRIO: 9H).

– ROMARIA DE SANTA RITA DE CÁSSIA ;

(LOCAL: SAÍDA DA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ, NO BAIRRO HEITEL SANTIAGO / HORÁRIO: 16H. TERMINO NA PRAÇA DO POVO, CENTRO ).

– SHOW COM O PADRE NILSON NUNES;

(LOCAL: PRAÇA DO POVO, CENTRO / HORÁRIO: 21H).

Governo realiza atualização cadastral dos servidores a partir de 1º de junho

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Centro Administrativo Estadual

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração, realizará uma atualização cadastral de todos os servidores da Administração Direta e Indireta, ativos (efetivos ou não), inativos e pensionistas. O processo de atualização de dados ocorrerá de 1º a 30 de junho. Além de modernizar a estrutura administrativa do Estado, esse procedimento faz parte de uma adequação ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial do Governo Federal, instituído pelo Decreto nº 8373/2014.

Para facilitar a vida do servidor, todo o processo será pela internet. Não será preciso enfrentar filas e a pessoa poderá atualizar seus dados em casa, no trabalho ou onde lhe convier. O Governo do Estado disponibilizará um ambiente virtual de apoio ao servidor no seguinte endereço tiraduvidas.pb.gov.br, no qual será possível consultar informações explicativas sobre dúvidas frequentes, bem como acessar vídeo tutorial sobre o preenchimento dos dados. Além disso, terá um canal 0800 à disposição.

A secretária de Estado da Administração, Jacqueline Gusmão, explicou que a última atualização cadastral dos servidores ocorreu há 16 anos e ressaltou a importância do processo. “Nós identificamos que a última atualização ocorreu em 2003. Além disso, existe a necessidade legal de nos adequarmos ao eSocial, sistema do Governo Federal de cadastro de informação”, esclareceu.  A secretária ainda comentou que no decorrer desses anos muitos dados dos servidores podem ter sofrido alterações, a exemplo do estado civil, endereço, filhos dependentes que já estão de maior idade, etc.

Jacqueline Gusmão destacou, ainda, os benefícios para os servidores estaduais com a atualização cadastral, lembrando que o processo será obrigatório. “Com essas informações, vamos criar um sistema muito mais moderno, muito mais dinâmico, seguindo a orientação do governador João Azevêdo. Essa medida tornará bem mais fácil a concessão de benefícios, por exemplo”, acrescentou. “Além disso, vamos ter um maior controle dos recursos humanos do Estado, como a informação de servidores com seus dependentes, que nós não tínhamos”, prosseguiu.

Atualização cadastral– Para realizar o processo de atualização cadastral, o servidor deverá, de 1º a 30 de junho, acessar o Portal do Servidor paraiba.pb.gov.br, clicar no link “Atualização Cadastral” e fazer o login com as informações de acesso à plataforma.

Ao todo, serão disponibilizados três formulários para preenchimento ou edição: Dados Pessoais, Formações (onde serão informados cursos, etc) e Dependentes (cadastro de pessoas dependentes da renda do servidor). “Algumas informações, como mudança de nome e estado civil, terão de ser comprovadas documentalmente”, acrescentou Jacqueline Gusmão. E alertou: “É importante que o servidor faça a atualização de dados nestes 30 dias por conta do limite legal, evitando o bloqueio do seu pagamento. É fácil e rápido!”.

Ressaltou ainda, que “a atualização cadastral não deve ser confundida com a ‘Prova de Vida’ que vem sendo realizada junto ao Banco Bradesco. Os servidores inativos e os pensionistas precisam participar das duas ações”.