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Saúde da Paraíba adota nova vacina ACWY contra meningite para reforço em crianças de 12 meses

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A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde e do Núcleo Estadual de Imunizações, está substituindo a dose de reforço da vacina meningocócica C pela vacina meningocócica ACWY para crianças de 12 meses de idade, ampliando a proteção delas contra formas graves da meningite. A medida começa a valer a partir do dia 1º de julho em todo o estado, de acordo com Ofício Circular nº 82/2025 divulgado nesta quarta-feira (25).

Com a mudança, o novo esquema vacinal passa a ser composto por duas doses da vacina meningocócica C (conjugada), aplicadas aos 3 e 5 meses de idade, e uma dose de reforço aos 12 meses com a vacina meningocócica ACWY (conjugada), que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria meningococo.

A alteração faz parte das estratégias de enfrentamento das meningites no Brasil, alinhadas às diretrizes do Ministério da Saúde até 2030. A iniciativa visa ampliar a proteção de crianças contra formas graves da doença meningocócica, contribuindo para a redução de casos e internações por infecções causadas por diferentes sorogrupos da bactéria.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Estadual de Imunizações da SES, Márcia Mayara Fernandes, a mudança representa um avanço importante no calendário vacinal infantil. “A introdução da vacina ACWY como reforço amplia a proteção das nossas crianças contra quatro tipos de meningococo, enquanto anteriormente estávamos protegendo apenas contra o sorogrupo C. Essa ampliação traz uma resposta mais abrangente e eficaz diante dos perfis epidemiológicos da meningite no Brasil”, explicou.

A Secretaria de Estado da Saúde reforça que as crianças que já receberam o esquema vacinal completo com a meningocócica C, incluindo o reforço, são consideradas devidamente imunizadas, não sendo necessário novo reforço com a ACWY. Já aquelas que não receberam o reforço aos 12 meses poderão se vacinar até os quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade.

As equipes municipais e regionais de imunização já estão sendo orientadas para garantir o cumprimento da nova diretriz.

Senado segue Câmara e também derruba decreto do IOF

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Cerca de duas horas após ter sido derrubado em votação na Câmara dos Deputados, o decreto do governo federal que aumentava alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) também foi rejeitado em votação simbólica no plenário do Senado Federal, que aprovou um projeto de decreto legislativo (PDL) revogatório da medida até então em vigor.

As duas votações representam uma derrota política para o governo, que agora precisará definir outras formas de arrecadar ou economizar R$ 20,5 bilhões para cumprir a meta fiscal do orçamento de 2025. Isso porque o governo já bloqueou ou contingenciou outros R$ 31,3 bilhões em despesas deste ano.

A votação foi conduzida pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que pautou o decreto logo após a decisão dos deputados.

Segundo o líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT-BA), o decreto editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia sido fruto de um acordo político envolvendo os líderes do governo com os presidentes da Câmara e do Senado, e já esvaziava o alcance de uma medida anterior que havia sido revogada pelo próprio governo para atender exigência dos parlamentares.

“Essa Casa vive de cumprir acordos. Foi feito um acordo que está sendo descumprido. Eu não acho isso bom para o Parlamento”, criticou Jacques Wagner.

No Senado, todos os nove senadores do PT registraram voto contrário à derrubada do decreto. O senador Weverton Rocha (PDT-MA) também manifestou voto contrário.

Inclusão na pauta
A decisão de pautar a derrubada do decreto do IOF foi anunciada mais cedo pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em postagem as redes sociais.

Segundo ele, a maioria da Câmara não concorda com elevação de alíquotas do IOF como saída para cumprir o arcabouço fiscal e tem cobrado o corte de despesas primárias.

Já o governo alega que a medida é necessária para evitar mais cortes em políticas sociais e maiores contingenciamentos que podem afetar o funcionamento da máquina pública.

Além disso, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, as regras do decreto corrigiam injustiças tributárias de setores que não pagam imposto sobre a renda.

Mudanças
Entre as medidas propostas no decreto, estavam o aumento na taxação das apostas eletrônicas, as chamadas bets, de 12% para 18%; das fintechs, de 9% para 15% a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), igualando-se aos bancos tradicionais; a taxação das Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), títulos que atualmente são isentos de Imposto de Renda.

O decreto fazia parte de medidas elaboradas pelo Ministério da Fazenda, juntamente com uma Medida Provisória (MP) para reforçar as receitas do governo e atender às metas do arcabouço fiscal.

Debate
“O decreto do presidente da República visa fazer justiça tributária. Por mais que se fale, todos nós sabemos que muitos enviam, às vezes, dinheiro para o exterior, ou gastam dinheiro no exterior, fugindo do pagamento do IOF. E a ideia do governo era evitar essas fugas”, argumentou Jacques Wagner, líder do governo, durante a discussão da matéria no plenário do Senado.

Já o relator do PDL em plenário, senador Izalci Lucas (PL-DF), leu um parecer contrário ao aumento no IOF. Segundo o parlamentar, a medida afetaria micro e pequenas empresas, operações de câmbio, atividades de seguradoras e entidades de previdência complementar. Além disso, ele afirmou que a medida fere os princípios da legalidade tributária e da segurança jurídica.

“Por sua natureza constitucional, o IOF deve ser utilizado com finalidade regulatória e não como instrumento de arrecadação primária”, observou.

“O aumento do IOF sobre operações de crédito eleva sensivelmente o custo do capital para as empresas, especialmente as de menor porte, afetando também consumidores que dependem de crédito pessoal e imobiliário”, acrescentou.

Semob-JP altera circulação no bairro de Miramar a partir desta quinta-feira

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A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) informa que, a partir das 6h desta quinta-feira (26), a Rua das Acácias, localizada no bairro de Miramar, passará a operar em mão única no trecho compreendido entre a Rua do Sol e a Rua Ana Lúcia de Melo Nogueira Baguetti. A mudança foi definida após estudo técnico que constatou que a circulação em mão dupla na via gerava transtornos à fluidez e segurança no trânsito, especialmente em horários de pico.

Com a alteração, a via passará a ter sentido único no fluxo que segue da Rua do Sol em direção à Rua Ana Lúcia de Melo Nogueira Baguetti. Diante da intervenção, o superintendente da Semob-JP, Marcílio do HBE, reforça o compromisso do órgão com a melhoria contínua do trânsito na Capital.

“Todas as intervenções implantadas pela Semob-JP são previamente analisadas e colocadas em prática com foco na melhoria da fluidez e na segurança viária. Seguiremos com esses levantamentos técnicos por toda a cidade, ouvindo a população e ajustando o trânsito de forma responsável e eficiente”, ressaltou Marcílio do HBE.

Durante os 10 primeiros dias, a Semob-JP realizará uma operação educativa, com presença de agentes de mobilidade no local para orientar condutores, moradores e comerciantes sobre a nova circulação. Além disso, toda a sinalização necessária já foi instalada. “Essa é uma mudança necessária e planejada, que atende a uma demanda da comunidade e visa melhorar a organização do tráfego naquela região”, afirmou Sanderson Cesário, diretor de Operações da Semob-JP.

Canais de atendimento – A Semob-JP reforça que qualquer dúvida pode ser esclarecida pelos canais oficiais de atendimento: 3213-7188 (ligação) e 98760-2134 (WhatsApp).

Caravana do Cuidar acontece nesta sexta-feira em alusão ao Dia do Orgulho LGBT

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A edição da Caravana do Cuidar desta sexta-feira (27) será realizada em parceria com a Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e fará alusão ao Dia do Orgulho LGBT. A atividade acontecerá no bairro Muçumagro, das 8h às 12h, ofertando diversos serviços de assistência social, saúde, embelezamento, empregabilidade e direito do consumidor.

A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT estará com uma equipe reforçando as informações sobre os serviços oferecidos para esta população. Um dos mais procurados é o atendimento psicológico. Para isso, a Caravana contará com uma profissional para explicar como é a abordagem direcionada a esse público e orientá-lo.

A equipe também vai distribuir preservativos masculinos e femininos, além de folders informativos sobre como funciona a Coordenadoria. De acordo com o coordenador de Promoção à Cidadania LGBT, Geraldo Filho, a Caravana ocorre num momento bem simbólico e de inclusão, que é o Dia do Orgulho LGBT, celebrado em 28 de junho.

“Essa parceria com a Caravana do Cuidar é essencial. É uma forma de dar atenção à população LGBTQIA+ através desse feirão de serviços. É muito importante para nós. Será em um bairro específico para que a gente consiga atender a população mais periférica da cidade”, afirmou.

Serviços – Durante toda a manhã, os moradores da região poderão acessar gratuitamente os atendimentos do Cras e CadÚnico e orientações sobre os programas Acessuas Trabalho e o Criança Feliz. A Caravana também contará com o Procon-JP, emissão do Cartão SUS, atendimentos de saúde e vacinação, Odontomóvel – com atendimentos odontológicos básicos -, além de feira cultural, serviços da Energisa e da Defensoria Pública.

Outro destaque é o serviço de agendamento para o Castramóvel, voltado à saúde animal, e ações de beleza e autocuidado. A Junta de Serviço Militar e o programa de microcrédito ‘Eu Posso’ também integram a lista de serviços oferecidos na Caravana do Cuidar.

INSS confirma solicitação de novo concurso com 8.500 vagas para técnico e analista

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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou que encaminhou ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) uma solicitação para a realização de um novo concurso público com a oferta de 8.500 vagas. A informação foi detalhada em documento assinado por Simone Maria, chefe da Divisão de Recrutamento e Seleção da autarquia.

De acordo com o pedido, estão previstas 7 mil vagas para o cargo de técnico do seguro social, que exige nível médio, e 1.500 vagas para analista do seguro social, de nível superior. A solicitação foi enviada dentro do prazo estipulado pelo governo federal para pedidos de concursos públicos.

A previsão de 7 mil vagas já havia sido antecipada pela Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), na primeira quinzena de junho. Na ocasião, a entidade informou que o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, havia confirmado a solicitação durante uma reunião, embora sem especificar a distribuição dos cargos.

O novo concurso é aguardado com grande expectativa por parte dos concurseiros, já que o último certame para o cargo de técnico foi realizado em 2022, com validade até o fim de 2025, podendo ser prorrogado.

Prefeitura de João Pessoa paga salários de junho nesta sexta e segunda-feira

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A Prefeitura de João Pessoa realiza, nesta sexta-feira (27) e na próxima segunda (30), o pagamento dos salários de junho aos servidores públicos municipais. Esta será a terceira folha de pagamento que a gestão municipal paga em apenas 30 dias, injetando um total de aproximadamente R$ 382 milhões na economia da Capital neste período de festejos juninos

Na sexta recebem os proventos os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município (IPM) e, na segunda-feira, os servidores da ativa, entre efetivos, comissionados e prestadores de serviço. Servidores da ativa que não fizeram portabilidade para receber seus salários em outros bancos receberem seus proventos em conta já no sábado (28).

O pagamento dentro do mês trabalhado é compromisso da gestão do prefeito Cícero Lucena e acontece desde o início de 2021, contribuindo para o planejamento familiar e financeiro dos servidores.

Folhas – Neste mês de junho, a Prefeitura já pagou a primeira parcela do 13° salário a todos os servidores no dia 11, véspera do Dia dos Namorados, contribuindo para aquecer as vendas no período. Antes disso, nos dias 29 e 30 de maio, a gestão municipal havia pago os salários referente àquele mês. “A Prefeitura dá mais uma demonstração do equilíbrio fiscal conquistado pela atual gestão e do respeito aos servidores pagando sempre de forma antecipada os proventos”, afirmou o secretário de Administração, Valdo Alves.

Suspeitos de aplicar golpe de 100 mil dólares em Natal são presos em João Pessoa

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A Polícia Civil prendeu, no fim da tarde desta quarta-feira (25), dois suspeitos de aplicarem um golpe de estelionato em Natal, no Rio Grande do Norte. Eles foram presos em um restaurante da capital, menos de 24h depois aplicarem um golpe de 100 mil dólares em um empresário potiguar.

De acordo com o delegado , tudo começou durante as negociações da compra de um terreno no valor de R$ 8 milhões. Após ganhar a confiança do vendedor, um dos suspeitos pediu emprestado a quantia de 100 mil dólares em espécie para bancar uma suposta viagem ao exterior, com a promessa de devolver a quantia, na cota atual, em uma transferência via Pix.

No entanto, após a entrega do dinheiro, o suspeito fugiu, caracterizando o golpe. Após um Boletim de Ocorrência, os policiais potiguares começaram as diligências e encontrara a dupla em João Pessoa. Os suspeitos, que moram em São Paulo, foram presos e encaminhados para a Cidade da Polícia Civil, no bairro do Geisel.

Suspeito de aplicar golpes em Pernambuco é preso na Paraíba com documentos falsos

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Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira (26), em João Pessoa, suspeito de aplicar golpes em prefeituras utilizando identidades falsas.

O suspeito foi preso durante uma operação deflagrada pelo Grupo de Operações Especiais de Pernambuco (GOE-PE) com apoio da Polícia Civil da Paraíba, que deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão no bairro Cuiá.

De acordo com o delegado Braz Morroni, com o suspeito, foram encontradas quatro identidades falsificadas, além de cartões de crédito. Ele foi preso em flagrante pelo uso de documento falso. Segundo investigações, o homem já havia sido preso em 2017, na cidade de Campina Grande, pelo mesmo crime.

Digitalização em Mogeiro agiliza atendimento ao cidadão

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Com o projeto Mogeiro Digital, população realiza atendimentos e protocolos pela internet, proporcionando mais celeridade

A cidade de Mogeiro, no interior da Paraíba, implantou o projeto Mogeiro Digital, em parceria com a plataforma SOGOV, no início de junho, e já está beneficiando diretamente a população com serviços mais rápidos, acessíveis e sem burocracia. Agora, todos os processos administrativos da prefeitura passaram a tramitar de forma eletrônica, eliminando o uso de papel e permitindo que diversos serviços sejam acessados pela população de forma online,

O novo sistema permite que moradores solicitem atendimentos e protocolos sem a necessidade de deslocamento até a sede da prefeitura. A medida reduz o tempo de resposta às demandas, facilita o acesso da população aos serviços públicos e elimina etapas burocráticas.

Além da digitalização dos atendimentos, a prefeitura estima redução de custos operacionais com impressão, transporte e armazenamento de documentos físicos. O sistema também amplia o controle sobre os processos, com rastreabilidade das informações.

Com a implantação do Mogeiro Digital, o município é o primeiro da região a adotar uma plataforma com esse grau de digitalização. O modelo também pode ser replicado por outras administrações interessadas em adotar soluções semelhantes.

“Mogeiro está se antecipando a uma tendência irreversível da gestão pública, que é a digitalização total dos processos. A implantação do SOGOV permite ganhos concretos de eficiência e transparência, mas, principalmente, melhora a forma como o cidadão se relaciona com o poder público”, afirma Emanoelton Borges, CEO da Alfa Inteligência, empresa responsável pela plataforma.

Sobre o SOGOV

O SOGOV, desenvolvido pela Sogo Tecnologia, é uma plataforma completa que centraliza toda a rotina administrativa do órgão em uma única plataforma com foco em inteligência, transparência e economia, com todas as ferramentas necessárias para atender às demandas diárias. A solução chega para digitalizar todos os processos físicos do setor público. Mais informações em: https://site.sogov.com.br/.

Informações à imprensa
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Tel.: 55 11 94326-8746
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Samu-JP realiza 190 atendimentos durante São João Multicultural

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O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP) registrou 190 atendimentos durante o São João Multicultural, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, no período de 10 a 24 de junho. O número compreende os atendimentos realizados no Festival de Quadrilhas Juninas e nos shows, que aconteceram no Parque Solon de Lucena.

Do total de atendimentos, 59 foram registrados da sexta-feira (20) até a terça-feira (24) durante os shows realizados no palco montado no Parque Solon de Lucena. Desses, 54 (91,5%) correspondem a atendimentos clínicos como mal estar causados, principalmente, por crises de ansiedade ou picos de pressão, além de casos de dor de cabeça, dor de coluna, tontura e desmaios.

Do total de atendimentos durante os shows, apenas 5 (8,5%) estão relacionados a traumas como torções, quedas e lesões. Esses casos necessitaram de remoção para uma assistência em outros serviços. Os demais atendimentos foram realizados no local.

Festival de Quadrilhas Juninas – Durante o Festival de Quadrilhas Juninas, que aconteceu no período de 10 a 19 de junho, o Samu registrou 131 atendimentos. Desses, 115 (87,8%) foram casos clínicos e 16 (12,2%) casos de trauma.

Do total de atendimentos, 123 foram realizados no local do evento e oito foram encaminhados para serviços de referência. O primeiro dia do Festival de Quadrilhas Juninas foi o que teve maior número de atendimentos durante o São João Multicultural. Foram 23 registros em 10 junho.

Estrutura – O público que compareceu aos eventos teve atendimento de saúde garantido para aproveitar as festas com segurança e tranquilidade. A assistência em urgência e emergência contou com oito veículos, sendo uma Unidade de Suporte Avançado de Vida (USA), uma de Suporte Básico (USB), quatro motolâncias, um veículo administrativo e mais uma ambulância que ficou à disposição em um posto médico avançado montado para atendimento à população.

A coordenadora geral do Samu, Liliane Holanda, destacou que as equipes estiveram de prontidão para prestar a assistência necessária à população durante todos os dias de São João Multicultural. “Os profissionais estavam a postos nos locais dos eventos, além das equipes que exerceram seus plantões normalmente sem prejudicar os atendimentos à população em geral”, concluiu.