Um treinamento regional sobre o Sistema de Notificação de Eventos Adversos e Segurança do Paciente será realizado nesta segunda-feira (7), das 8h às 16h, no Auditório da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB), na Avenida João Machado, nº 109, 1º Andar, no Centro de João Pessoa/PB. O evento é promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB), e tem motivação na implementação dos Núcleos Municipais de Segurança do Paciente (NMSP) no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) e na necessidade de alinhamento técnico-operacional com o Projeto de Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS).
Conforme o diretor-geral da Agevisa/PB, Geraldo Moreira de Menezes, o treinamento oferecido pela SES/PB corresponde a mais uma ação do Governo da Paraíba voltada para a ampliação e fortalecimento da cultura da Segurança do Paciente em todo Estado. O público alvo é formado por presidentes dos Núcleos Municipais de Segurança do Paciente, secretários municipais de Saúde da 14ª Região de Saúde e profissionais técnicos encarregados de atuar no apoio do sistema e na replicação de conhecimentos junto às unidades a que estejam vinculados.
De acordo com a diretora-técnica de Saúde e coordenadora estadual do Núcleo de Segurança do Paciente da Agevisa/PB, Polianna Estrela, a pauta do evento programado para segunda-feira contempla os seguintes assuntos: “Treinamento para utilização do Sistema de Notificação de Eventos Adversos”; “Avaliação da Qualidade e Consistência das Notificações Inseridas”; “Reforço das atribuições e responsabilidades do NMSP no Plano Global de Segurança do Paciente”, e “Alinhamento sobre os Fluxos e a Rotina de Trabalho do Núcleo no contexto da Planificação”.
O material técnico de apoio servirá de base para as discussões e orientações práticas do encontro, e a organização do evento recomenda que os participantes realizem uma leitura prévia e mantenham acessíveis no dia da Capacitação, e reforça a importância da participação e do compromisso dos representantes indicados, considerando a relevância da temática para a qualidade e segurança do cuidado prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os canais de atendimento do Procon-JP somaram 14.228 assistências aos consumidores pessoenses que procuraram o órgão nos seis primeiros meses de 2025 para resolver algum tipo de conflito na relação de consumo. Além do atendimento presencial (Sac e Procon-JP Móvel), a Secretaria disponibiliza, de segunda a sexta-feira, mais três canais de atendimento: Whatsapp, aplicativo ‘João Pessoa na palma da mão’ e o 0800 083 2015.
Maria de Fátima da Silva e seu esposo, Severino José da Silva, ambos aposentados, foram duas das 14,3 mil pessoas atendidas pelo Procon-JP no primeiro semestre deste ano. Satisfeita com a assistência que recebeu, Maria de Fátima comemora o acordo com a instituição financeira Agbank, com quem teve problemas na relação de consumo.
Moradores do bairro Funcionários I, Maria de Fátima (62) e Severino José (69) tiveram descontos de empréstimos não requeridos e nem recebidos em suas aposentadorias e passaram meses tentando resolver o caso direto com a financeira, mas sem sucesso. “Viemos ao Sac do Procon-JP há 15 dias e depois do atendimento já foi marcada a audiência para nós dois. E agora já resolvemos tudo na primeira reunião. O Procon-JP tirou um peso das nossas costas”, afirmou a aposentada.
Númerospor canal – O consumidor pessoense tem vários canais para receber a assistência do Procon-JP, o que se traduz em números. De forma presencial na sede e no ônibus do serviço itinerante, a assistência chegou a 6.263; através do Whatsapp 98665-0179 somou 6.811; já o 0800 083 205 somou 1.185 ligações e 79 pessoas acessaram o aplicativo ‘João Pessoa na palma da mão’.
Resolução – O secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Junior Pires, salienta que é objetivo do Procon-JP atender ao consumidor em suas necessidades e, na medida do possível, resolver o conflito no qual ele está envolvido com a maior agilidade possível. “Assim como Maria de Fátima e Severino José, outros milhares de consumidores receberam nossa assistência este ano e tiveram seu problema resolvido”.
Presencial – O Sac do Procon-JP, instalado na Avenida Dom Pedro I, nº 382, que atende ao consumidor das 8h às 17h de segunda à sexta-feira, oferece toda infraestrutura necessária para que o pessoense se sinta confortável ao entregar sua demanda aos assessores jurídicos que atendem de forma presencial. “Não se trata apenas de receber a reclamação, trata-se também do consumidor se sentir acolhido ao ter o conforto de uma infraestrutura adequada enquanto espera o atendimento”, pontua o titular do Procon-JP.
Virtual – Assim como o SAC da sede, o atendimento virtual através do Whatsapp 98665-0179 também resolve o problema do consumidor, seja tirando dúvidas, dando orientação ou mesmo abrindo um processo administrativo. “Todos esses canais são de grande importância para agilizar o atendimento ao consumidor”, salienta o secretário.
0800 – O consumidor que tiver dúvidas ou precisar de orientações pode ligar para o 0800 083 2015 que receberá a assistência necessária. “Esse canal serve de filtro para o consumidor, onde ele é encaminhado para a resolução do problema ao dirimir as dúvidas e orientar sobre o caminho a ser seguido, fazendo com que não perca tempo”, explica Junior Pires.
Atendimentos do Procon-JP
Sede:Avenida Pedro I,nº382, Tambiá, das 8h às 17;
Telefone:0800 083 2015;
Procon-JP na sua mão: 98665-0179;
WhatsApp Transporte público:98873-9976;
Instragram: @procon_jp;
Site: procon.joaopessoa.pb.gov.br;
Procon-JP Digital: totens instalados nos shoppings Mangabeira, Manaíra, Tambiá e Parahyba Mall.
Mora na Capital e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho? É só ir até a sede do Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP), na Avenida João Suassuna, nº 49, na Praça Antenor Navarro, no Varadouro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Esta semana estão sendo oferecidas 746 vagas de emprego nas mais diversas áreas de conhecimento.
A função de operador de telemarketing é a que mais está empregando. São 100 vagas oferecidas. E não precisa ter experiência para preencher o cargo, basta ter ensino médio completo. Os interessados em se candidatar devem comparecer a sede do Sine-JP com documentos como o RG, CPF, currículo atualizado, carteira de trabalho e comprovante de residência atualizado.
Quem tem interesse em trabalhar como operador de máquinas fixas também é bom ficar de olho, porque o Sine-JP está com oferta de 46 vagas. É importante prestar atenção às exigências para ocupar a função. Para algumas vagas não é exigida experiência, já para outras, é necessário.
Construção civil – É um setor que também está aquecido. Para esta semana, por exemplo, o Sine-JP oferece 109 vagas para servente de obras, 82 para pedreiro e 7 para pedreiro de fachada.
Há, ainda, vagas para eletricista de obras, encarregado de obras e encarregado de obras de manutenção, e trabalhadores de montagem de estruturas de madeira, metal e compósitos em obras civis.
Mais setores – O Sine-JP oferece emprego em muitas outras áreas, como: auxiliar administrativo, balconista, camareira, carpinteiro, garçom, serviços gerais, motorista, operador de caixa, entre outras.
Serviço – As informações sobre todas as vagas disponíveis e os critérios necessários para concorrer a cada uma delas podem ser conferidos no Painel da Empregabilidade. Mais informações pelo telefone (83) 9 8654-8978.
Uma viatura descaracterizada da Polícia Civil da Paraíba, uma Espin branca de placas RLY-2E62 foi tomada por assalto no final da tarde deste domingo (6), no bairro dos Bancários, em João Pessoa. em João Pessoa.
Até o momento, não há informações sobre a localização do veículo e sobre prisões relacionadas ao caso. A polícia segue investigando para identificar e localizar os envolvidos no crime.
A viatura, por ser descaracterizada, não apresentava identificação visual da instituição, o que pode ter facilitado a ação dos criminosos.
Um homem, de 48 anos de idade, foi morto a tiros após uma bebedeira neste sábado (5), no bairro de Denocs, em D
De acordo com informações do Major C. Lima, do 13° Batalhão da Polícia Militar, o sobrinho da vítima é o principal suspeito do crime. Os dois familiares já possuíam um histórico de discussões.
Segundo a PM, durante a noite, o sobrinho teria chegado na casa onde o tio estava e efetuou, ao menos, seis disparos com um revólver de calibre 38.
O suspeito fugiu do local de carro, em direção a cidade de Cajazeiras. A vítima foi identificada como Edme Vieira da Silva, que chegou a ser socorrido para o Hospital de Coremas, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade.
A motivação do crime segue desconhecida. A Polícia Civil deve investigar o caso, em busca de prender o suspeito, que está foragido.
Um homem, de 41 anos, foi morto a tiros enquanto bebia próximo a um posto de combustível no centro do município de Capim, no Litoral Norte da Paraíba. Caso aconteceu por volta das 4h deste domingo (6).
De acordo com informações da Polícia Militar, o homem identificado como Emerson Ferreira Dias, foi atingido com nove disparos na região do tronco, pescoço e pernas enquanto bebia com uma mulher.
Oo homem foi socorrido por populares ao Posto Médico Municipal. Vítima chegou a se transferida para o Hospital Regional de Mamanguape, mas veio a óbito devido a gravidade dos ferimentos.
Ainda segundo a Polícia Militar, o homem não tinha histórico criminal.
Não se sabe quem é o autor ou a motivação do crime. A Polícia Civil deve investigar o caso.
Um homem, de 23 anos, foi tirado de dentro da residência onde morava e assassinado a tiros em área de mata no município do Conde, Litoral Sul da Paraíba. Caso aconteceu por volta das 2h da madrugada deste domingo (6) na comunidade Gurugi.
O delegado Paulo Josafá informou em entrevista à imprensa, que homens armados e encapuzados invadiram a residência. Além da vítima, identificado como José José Francisco Santana Nascimento, a esposa, o sogro e duas crianças presenciara situação.
O homem foi tirado à força da residência e assassinado com vários tiros em uma área de mata.
Ainda de acordo com o delegado Paulo Josafá, o homem não tinha envolvimento com o crime ou qualquer ocorrência com a Polícia Militar e Guarda Civil. A família informou que a vítima trabalhava e não possuía vícios.
As Polícias Civil e Militat seguem investigando o caso para identificar os autores e chegar a motivação do crime.
Três pessoas morreram e uma pessoa ficou ferida em acidente grave envolvendo três carros na madrugada deste domingo (6) na PB-393 entre Cajazeiras e São João do Rio do Peixe, no Sertão da Paraíba. As vítimas estavam todas no mesmo carro.
De acordo com o delegado Danilo, da Polícia Civil, em entrevista a Ângelo Lima, um Strada tentou ultrapassar o Uno, mas acabou colidindo na traseira do veículo que capotou e colidiu de frente com um Palio que trafegava na via contrária.
Dois homens e duas mulheres morreram no local. As vítimas estavam sem documento de identificação. O motorista do Uno ficou ferido e foi levado para o Hospital Regional de Cajazeiras.
O motorista do Palio teve apenas lesões leves.
Ainda segundo o delegado, o motorista do Strada passou pelo teste do etilômetro, mas não foi constatada embriaguez. Motorista foi levado para delegacia para prestar depoimento.
Após seis anos de atuação nas maiores agências do Brasil, liderando campanhas para marcas globais, como Santander, Chevrolet, Google, TikTok, o publicitário e estrategista criativo Danilo Moura de Moura retorna a João Pessoa com uma bagagem cheia de cases e aprendizados — e pronto para aplicá-los no calor da política paraibana. CEO da Agência Rakonto, que passa a ter uma sede física na capital, ele conversou com o Fonte83 sobre o cenário do digital nas eleições de 2026.
A seguir, um bate-bola direto com o especialista:
F83:As eleições estão se aproximando, como você enxerga o marketing político atual?
DMM: Hoje, o marketing político é mais fragmentado, mais rápido e mais emocional do que nunca. O desafio deixou de ser apenas “passar a mensagem certa”. É preciso entregá-la no formato certo, na hora certa, para a pessoa certa. E com velocidade.
As campanhas deixaram de ser centradas na TV e migraram para a guerra de atenção nas redes sociais. Isso exige consistência, autenticidade e estratégia de dados, sem abrir mão do fator humano.
F83:Com tanta fragmentação, vale mirar em nichos ou ainda é melhor focar no grande público?
DMM: Fale com nichos para alcançar o todo. A Paraíba é um estado muito diverso. Se você tenta falar com todo mundo ao mesmo tempo, não fala com ninguém. Campanhas políticas precisam trabalhar com múltiplas narrativas conectadas a um conceito central: ao mote da campanha.
F83:O que vai diferenciar uma campanha vitoriosa em 2026: dados, narrativa ou carisma?
DMM: Na verdade, esses 3 não podem se separar. Uma campanha de sucesso é a que sabe usar os dados para construir narrativas que amplifiquem o carisma do candidato. Dados sem emoção não mobilizam. Narrativa sem estratégia é tiro no escuro. Carisma sem direcionamento é ineficaz.
F83: Qual o grande pecado de candidatos com redes sociais e que dica você daria a eles?
DMM: O maior erro é tratar a rede social como um palanque, e não como uma conversa. Muitos candidatos só postam conteúdo institucional, frio, engessado e que não gera conexão real com as pessoas.
Apareça como pessoa antes de aparecer como político: mostre bastidores, como você pensa, rotina, momentos descontraídos, conversas. Pessoas se conectam com pessoas. Pessoas votam em pessoas, não em cards publicitários.
F83: Telegram e WhatsApp ainda são territórios subestimados ou viraram prioridade?
DMM: Viraram prioridade absoluta. Campanhas que não têm uma estratégia clara para engajamento, segmentação e mobilização nesses canais de comunicação em massa estão perdendo votos. Entrar num grupo é quando um eleitor acredita tanto no candidato que passa a fazer parte do time para multiplicar a campanha. Não é só disparar mensagem, é sobre criar comunidade.
Perfil
Danilo Moura de Moura, 36 anos, é Marketeiro e Estrategista Criativo. Assumiu posições de Diretor de Criação e Estratégia nas principais agências do Brasil, liderando a comunicação de clientes como Santander, Chevrolet, Google, TikTok, Tinder, Turma da Mônica, Itaú, Warner Bros, BRF, além de estratégias de posicionamento e conteúdo de grandes personalidades. Com cases premiados no currículo, atualmente, Danilo é CEO da Rakonto – Consultoria e Agência de Marketing, que tem três verticais de atuação: Marketing Político, Lançamentos Imobiliários e Branding para empresas.
Prestar atendimento rapidamente à vítima em casos de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras situações. Esse é o objetivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP), que neste início de julho completa 21 anos desde que passou a funcionar na cidade de João Pessoa.
Para o prefeito Cícero Lucena, que implantou o serviço durante a sua primeira gestão a frente da Prefeitura, o Samu trouxe um diferencial na assistência à população. “Estou muito feliz em viver esse momento onde o Samu completa 21 anos de existência na cidade de João Pessoa. Tive o discernimento para implantar o serviço na nossa Capital, e fico gratificado em cada vez mais aprimorar esse projeto, procurando diminuir o tempo de resposta quando do chamamento. Aproveito para parabenizar todos que fazem o Samu de hoje e que estão preparando o Samu do futuro”, ressaltou o prefeito.
Desde julho de 2004 o Samu-JP funciona 24 horas ininterruptas. São 184.086 horas à disposição da população para atender chamados e realizar atendimentos em qualquer lugar, sejam residências, locais de trabalho e/ou vias públicas.
“O Samu é um serviço móvel de urgência essencial para a rede pública de saúde pois funciona 24 horas por dia, com profissionais capacitados, prontos para salvar vidas e que garante a segurança em saúde da população”, destaca a diretora geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa, Lídia Holanda.
O Serviço conta com equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. Atualmente são 368 profissionais atuando em 15 ambulâncias, sendo 10 Unidades de Suporte Básico (USB) e cinco Unidades de Suporte Avançado (USA), e sete motolâncias, que atendem toda a cidade de João Pessoa e região metropolitana.
“As Unidades Básicas atendem apenas João Pessoa mas as unidades avançadas atendem a Grande João Pessoa, incluindo Bayeux, Santa Rita, Conde, Lucena, Cabedelo. Além disso, nossa central de regulação, regula mais de 60 municípios o que dá cerca de dois milhões de habitantes”, destacou Lídia Holanda.
O Samu-JP atende vítimas de desmaios com perda da consciência, mal súbito, problemas cardíacos e respiratórios de início súbito, convulsão, crises epilépticas, dor no tórax de origem súbita, pressão baixa ou alta, trabalho de parto com risco de morte para a mãe ou para o feto e problemas psiquiátricos em crise.
Para acionar o serviço é necessário ligar para o número 192 e responder todas as perguntas realizadas pelo atendente e pelo médico do serviço, só assim será gerado o chamado para atender ao socorro. A ligação é gratuita. O serviço deve ser acionado também em casos de trauma com envolvimento de vítimas com sangramentos, hemorragias, intoxicações acidentais, engasgos, envenenamento e tentativas de suicídio, quedas, fraturas, queimaduras graves e acidentes de trânsito com vítimas.
Suelene Santana é técnica de enfermagem do Samu João Pessoa desde que o serviço foi implantado na Capital. Para ela, atuar no serviço é uma experiência desafiadora, mas gratificante.
“Na época eu trabalhava em hospital e queria avançar a experiência, então fiz um curso de resgate e fui gostando, foi quando tive a oportunidade de entrar no Samu. Ao longo desse tempo vivi várias experiências e vi o serviço melhorar a cada dia. Hoje temos mais viaturas e um melhor tempo resposta, com viaturas descentralizadas em vários bairros e equipes qualificadas e capacitadas cada vez mais, melhorando a assistência de qualidade à população de João Pessoa. Trabalhar no Samu é gratificante, eu amo que faço”, relatou a socorrista.
Um dos funcionários mais antigos do Samu-JP Regional João Pessoa é Gilmore Lins. Servidor efetivo, ele entrou em julho de 2004, atuando na função de rádio operador.
“Passei no Processo Seletivo ainda na implantação do Samu em João Pessoa, há exatos 21 anos. Na época iniciei na função como Rádio Operador, pouco depois fui convidado a assumir como coordenador administrativo, e atualmente estou como Diretor Administrativo. Ao longo desses anos vivenciei bem a diferença que o Samu faz na vida das pessoas e vi de perto o crescimento e melhoria desse serviço. Por exemplo, quando começamos tínhamos apenas duas ambulâncias de suporte básico e uma Unidade de Suporte Avançado, hoje regulamos ligações de 64 municípios componentes da 1ª Macro região de Saúde, sendo que na grande João Pessoa temos cinco USAS, 10 USB e 07 Motolâncias”, contou.
Em 2024, o serviço recebeu 256.590 chamados. No primeiro semestre de 2025, o SAMU já recebeu 132.337 chamados, sendo os casos mais recorrentes para atendimento de pacientes com algum tipo de trauma ou acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio. Dos chamados recebidos para a cidade de João Pessoa, o serviço realizou 13.221 atendimentos, onde 51,98% foram atendimentos clínicos e 34,37% foram atendimentos de trauma.
A funcionária pública Luciana Menezes ressalta a importância do serviço e da precisão do atendimento quando precisou da assistência do Samu. “Eu tinha uma vizinha idosa, que morava sozinha, e um dia ela passou muito mal. Ligamos para o 192. O Samu chegou rapidamente e o atendimento foi muito bom. O médico que realizou o atendimento explicou que foi esse tempo de resposta que fez diferença na vida dela, que estava infartando. Temos muita sorte em ter um serviço como esse e disponível pelo SUS. Acho que todo mundo, alguma vez na vida, já precisou ligar para o Samu ou conhece alguém que o fez”, destacou.
Durante o socorro, o Samu-JP atua em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, dependendo do tipo de chamado. Em casos de afogamentos, choques elétricos e em acidentes de trânsito com vítimas presas as ferragens, deve ser acionado em conjunto com os Bombeiros pelo telefone 193. Em casos de acidentados nas rodoviais estaduais ou federais, o serviço deve ser acionado junto a Polícia Rodoviária Federal pelo número 191. E, quando se tratar de ferimentos por arma de fogo e arma branca, o serviço deve ser acionado em conjunto com a Polícia Militar, pelo 190.
“Atuar no Samu, podendo ajudar as pessoas no momento de maior necessidade é uma realização pessoal e profissional. Sempre desempenhei minhas funções com amor, dedicação e zelo e assim seguirei fazendo, mas esse não é um compromisso apenas meu, mas de todos que compõem o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa”, pontuou o diretor administrativo do Samu, Gilmore Lins.
Avanços do Samu JP desde 2021:
Entrega de oito novas motolâncias (janeiro de 2021): A frota de motolâncias foi totalmente renovada, substituindo veículos em uso desde 2014. As novas unidades são conduzidas por técnicos de enfermagem capacitados e equipadas com material clínico, desfibrilador e itens de imobilização, proporcionando maior agilidade no atendimento de urgência.
Entrega de 13 novas ambulâncias e duas viaturas (agosto de 2023): A Prefeitura de João Pessoa adquiriu cinco unidades avançadas, oito básicas e duas viaturas para o Samu, renovando 100% da frota.
Parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para operação de novas ambulâncias (setembro de 2023): Em colaboração com a PRF, foram integradas duas novas ambulâncias para atender ocorrências nas BRs 230 e 101, ampliando a cobertura do Samu em áreas estratégicas.
Entrega de novos fardamentos e kits de segurança (maio de 2024): Durante a Semana da Enfermagem, foram distribuídos coletes com airbag, calças especiais e capacetes para 31 enfermeiros das motolâncias, em um investimento de R$ 370 mil. Essa iniciativa visa garantir mais segurança aos profissionais e faz parte de uma ampla reformulação do Samu-JP, que inclui a renovação da frota e melhorias estruturais.
Entrega de três novas ambulâncias e tablets para informatização do serviço (junho de 2025): Recentemente, o serviço recebeu novas ambulâncias substituíram unidades que estavam em operação há um tempo, criando uma reserva técnica. Os tablets estão sendo utilizados pelas equipes para otimizar os atendimentos, melhorando a comunicação antes feita apenas pelos rádios, além de fornecer dados da ocorrência, como localização e controle de medicações.