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Prefeitura de Santa Rita oferece cursos presenciais gratuitos em parceria com o IFPB

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A Prefeitura de Santa Rita anunciou a abertura de inscrições para dois cursos presenciais gratuitos em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB): Aquicultura e Agente de Desenvolvimento Cooperativista. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Sala do Empreendedor.

“Estamos investindo na capacitação profissional como ferramenta de transformação social. Esses cursos vão garantir oportunidades reais de mudança de vida para a população, especialmente os jovens que buscam um caminho no mercado de trabalho”, afirmou o prefeito Jackson Alvino.

Os cursos têm carga horária de 160 horas, serão realizados de forma presencial e contam com Bolsa Formação, um auxílio de custo para transporte e alimentação dos participantes. Além disso, os alunos receberão certificado válido em todo o Brasil.

As inscrições já estão na abertas, de forma presencial, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada na Avenida Governador Flavio Ribeiro Coutinho, 716 Centro, Santa Rita-PB. 1ª andar – em cima do Bradesco. Para se inscrever, é necessário apresentar RG, CPF, certificado escolar e dados bancários. E de forma online por meio dos links: curso aquicultura –
https://forms.gle/JZtvEyZTftJLwJ726

Curso de cooperativismo – https://forms.gle/5p4i3TimyNvTerANA

As vagas são limitadas.

“Essa parceria com o IFPB reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento econômico e a geração de renda. Estamos abrindo caminhos para que os santa-ritenses cresçam profissionalmente e contribuam com o crescimento da cidade”, destacou o secretário Jônatas Henrique Alves.

MST ocupa prédio do Incra e João Pessoa em apresentam pauta de reinvindicações

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Gestores do Incra na Paraíba (Incra/PB) receberam, nesta quarta-feira (23), a pauta de reivindicações dos representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que ocupam a sede regional da autarquia, em João Pessoa, desde a terça-feira (22). A mobilização está prevista para seguir até a quinta-feira (24) e reúne cerca de 500 famílias de 31 acampamentos distribuídos do litoral ao sertão do estado.
A ação integra a Semana Camponesa, jornada de lutas nacional realizada no contexto do 25 de julho – Dia da Trabalhadora e do Trabalhador Rural.
No final da manhã desta quarta-feira (23), o chefe da Divisão de Obtenção de Terras do Incra/PB, Ivan Fontinelli, reuniu-se com as lideranças do MST no auditório da autarquia para explicar as regras para a destinação de imóveis rurais para fins de reforma agrária, por meio de desapropriação, compra direta ou adjudicação, como previsto na legislação brasileira, bem como as várias etapas do processo administrativo aberto no Incra para a destinação de um imóvel ao assentamento de famílias agricultoras.
Fontinelli ainda falou sobre a situação de cada imóvel rural reivindicado pelas famílias que vivem em acampamentos ligados ao MST e a outros movimentos sociais do campo na Paraíba.
Entre os principais pontos da pauta do MST apresentada ao Incra/PB, que também fazem parte da pauta nacional de reivindicações, estão: vistoria de imóveis rurais com vistas à abertura de processos de desapropriação de terras identificadas como improdutivas para a criação de novos assentamentos, ampliação de recursos destinados à concessão de crédito instalação para as famílias assentadas em suas diversas modalidades, como Fomento Mulher, Habitacional, Semiárido, além do fortalecimento de programas como o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
O Incra/PB mantém o diálogo com o movimento e segue prestando as informações necessárias às instâncias superiores do Instituto e aos demais órgãos competentes.

Mais de 110 creches estão com obras paralisadas na Paraíba, constata TCE-PB

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O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) divulgou, nesta quarta-feira (23), durante sessão do Pleno, o relatório da Auditoria Temática nº 03/2025, que avaliou a execução de 215 creches em 212 municípios paraibanos. O objetivo foi atualizar a situação dessas obras. Com dados levantados até junho de 2025, foi possível identificar 111 obras paralisadas. Além disso, 14,55% das creches nem sequer foram iniciadas ou não possuem informações atualizadas no sistema de controle Geo-PB.

Esses convênios foram firmados entre a Secretaria do Estado da Educação e os municípios, por meio do Programa Estadual Paraíba Primeira Infância. Os repasses financeiros, conforme dados do SIAF Estadual, ocorreram entre janeiro de 2022 a julho de 2022.

A auditoria apontou que, passados três anos desde a assinatura dos convênios, apenas 52 creches foram efetivamente concluídas, o que representa apenas 24,41% do total previsto. Embora o cronograma original previsse a conclusão das obras em até 10 meses (creches tipo A) ou 7 meses (tipo B), a maioria dos municípios ainda não conseguiu entregar as unidades. O relatório foi produzido pelo Grupo de Planejamento e Controle (GPC), coordenado pela Diretoria de Auditoria e Fiscalização e apresentado pelo diretor da Diafi, Eduardo Albuquerque.

Segundo estimativa do relatório, a não conclusão das obras, impediu que cerca de 11.850 crianças de 0 a 5 anos fossem atendidas em creches públicas, agravando ainda mais a já conhecida insuficiência de vagas na educação infantil. Em auditoria anterior, o TCE-PB identificou que 60% das creches públicas da Paraíba operam com mais de 100% da capacidade, e apenas 12 das 95 unidades visitadas foram construídas nos últimos cinco anos.

Outro dado relevante refere-se à disponibilidade financeira. As contas bancárias específicas dos convênios ainda mantêm R$ 92,46 milhões não utilizados pelos municípios, mesmo diante de obras atrasadas ou paralisadas. A análise dos recursos disponíveis, cruzada com os dados do GeoPB, revelou que, em pelo menos nove municípios, não há qualquer indício de execução das obras, apesar dos repasses já realizados. Entre esses municípios estão João Pessoa, Cabedelo, Curral Velho, Natuba, Soledade, Guarabira, Santa Rita, Alagoa Grande e São Domingos.

O TCE-PB também constatou que a fiscalização tem impacto direto na conclusão das obras. Nos municípios que receberam auditorias presenciais, a chance de uma creche ser concluída foi 3,61 vezes maior do que naqueles que não foram fiscalizados in loco.

Próximas ações- O Tribunal definiu os próximos passos no acompanhamento das obras vinculadas à área da educação nos municípios paraibanos. Entre as ações planejadas estão:

·         Emissão de relatórios individuais nos Processos de Acompanhamento da Gestão (PAG) de cada município, com detalhamento da situação das obras;

·         Identificação de obras não cadastradas no sistema GeoPB ou com dados inconsistentes, comprometendo a transparência e o controle social;

·         Sugestão de emissão de alertas aos gestores responsáveis, com foco na correção de irregularidades e na retomada de obras paralisadas;

·         Atuação articulada junto à Secretaria de Estado da Educação, visando ações corretivas e preventivas;

·         Instrução de representações pelo Ministério Público de Contas (MPC), com base nos achados técnicos verificados nas auditorias.

O relatório completo, com todos os dados e análises técnicas, está disponível no portal do TCE-PB. As informações servirão de base para novas ações fiscalizatórias e para orientar os gestores públicos estaduais e municipais.

Relatório Auditoria Temática:  https://tce.pb.gov.br/wp-content/uploads/2025/07/relatorio_creches_versao_final.pdf

Prefeito e primeira-dama recebem imagem de Nossa Senhora das Neves no Centro Administrativo Municipal

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O prefeito Cícero Lucena e a primeira-dama Lauremília Lucena recepcionaram, com fé e devoção, a imagem centenária de Nossa Senhora das Neves, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, nesta quarta-feira (23). A visita faz parte da programação religiosa que antecede as festividades em homenagem à padroeira de João Pessoa e foi marcada por um clima de espiritualidade e emoção.

“Agradecer a nossa família, a todos que trabalham aqui na Prefeitura, aos que nos visitam também, que buscam o trabalho e ação dos que fazem a Prefeitura. Então, agradecer a Deus nesse início da Romaria de Nossa Senhora Neves, que está se aproximando do seu aniversário, é a padroeira da nossa cidade. Então, é um momento de muita alegria, de muita graça e de muita bênção, para que a gente continue tocando a vida e que Deus, Nossa Senhora, possam nos proteger”, afirmou o prefeito.

Após a acolhida oficial, a imagem de Nossa Senhora das Neves percorreu as dependências do Centro Administrativo Municipal, sendo acompanhada por servidores, secretários e cidadãos pessoenses, em um momento de comunhão e celebração da fé católica. Houve cerimônia conduzida pelo pároco da Basílica de Nossa Senhora das Neves, padre Allan Karlos da Silva Melo.

O padre Allan Karlos da Silva Melo informou que a celebração integra o pré-novenário em preparação às festividades religiosas pelos 440 anos de João Pessoa. Segundo ele, a imagem centenária de Nossa Senhora das Neves está percorrendo comunidades, hospitais e instituições da Capital, levando fé e esperança aos diversos ambientes da cidade. Ainda nesta quarta-feira (23), a imagem será acolhida pelo Hospital Nossa Senhora das Neves e pela sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB). Já nesta quinta-feira (24), a visita está programada para a Câmara Municipal de João Pessoa.

Entre os fiéis, a imagem de Nossa Senhora representa renovação da fé e esperança. “Agradecer por tantas bençãos. Por tantas graças alcançadas, pela minha saúde – da minha família. E aproveitar para pedir que ela continue nos abençoando”, afirmou a servidora municipal Mariana da Silva.

“Quando a gente vê a imagem passando assim pertinho da gente, o coração se enche de paz. É uma oportunidade de renovar a fé, de agradecer por tudo e também de pedir força para seguir em frente. Nossa Senhora das Neves é uma mãe para todos nós”, afirmou José Fernandes, comerciante que estava frequentando a Prefeitura e aproveitou para participar do momento de celebração.

O Boticário apresenta Malbec Pure Gold

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Malbec, a marca de perfumaria masculina preferida da perfumaria², apresenta Malbec Pure Gold, uma fragrância que eleva a conquista e traz em sua campanha um recurso inédito: para usar, é preciso assinar um termo de ciência, que atesta aos efeitos potentes desse lançamento, comprovados cientificamente. Disponível nos canais de venda da marca, o documento simbólico destaca de forma irreverente o principal claim do lançamento: despertar o desejo no outro em até 5 segundos¹, o que representa um novo nível no território de atração de Malbec.

Para Carolina Carrasco, diretora de Branding e Comunicação do Boticário, a campanha reafirma o posicionamento precursor da marca na perfumaria masculina, ao traduzir sua essência de maneira singular e conectada ao cliente: “Malbec Pure Gold representa a coragem de provocar, de sair do lugar comum e de brincar com o poder da atração. Criar uma fragrância tão potente que chega a exigir a assinatura de um termo, é uma forma de mostrar, com muita irreverência, como o universo da perfumaria pode ir além do olfativo e gerar desejo e conversa. É sobre transformar uma fragrância em um movimento de confiança”, comenta.

A campanha de lançamento traz um 360º robusto, com o mote #MalbecDeResponsa, idealizado pelas agências SoWhat e AlmapBBDO, que envolve iniciativas online e físicas, em âmbito nacional e regional, para imergir o consumidor no conceito; nas redes sociais, a marca ainda oferece ao consumidor a possibilidade de personalizar e escolher o final do enredo, para descobrir se o ator assina ou não o documento.

Para Evelyn Silvestre, Diretora de Atendimento da SoWhat, a provocação criativa na concepção da estratégia de comunicação de Malbec Pure Gold foi sobre ir além de uma campanha publicitária convencional. “Assumimos o desafio de mergulhar nesses códigos masculinos para encontrar um ponto de conexão que fosse, ao mesmo tempo, autêntico e completamente novo. Encontramos uma oportunidade ao conectar o “termo de ciência”, dando força para o claim de Malbec Pure Gold de uma forma inusitada e que chama atenção”, comenta.

Campanha 360° que materializa a intensidade de Malbec Pure Gold

Para acompanhar a intensidade e inovação da fragrância, a marca reforça sua abordagem ao consumidor por meio de iniciativas variadas, que expandem os pontos de contato com a audiência, pulverizam o termo de ciência para assinatura e tornam a experiência de compra ainda mais intencional e relevante.

No filme, assinado pela AlmapBBDO, Rodrigo participa de um experimento social que coloca o produto em teste e comprova sua eficácia e o embasamento científico da fragrância, mostrando que, com Malbec Pure Gold, qualquer homem ganha do galã em sedução.

Já no e-commerce, o documento para assinatura ganha a roupagem de um pop up e, nas lojas físicas (especificamente nas flagships de Pinheiros, Shopping Morumbi e Shopping Pátio Batel), há a assinatura presencial, intensificando a narrativa em torno do caráter exclusivo e da potência da fragrância. Além disso, para regionalizar o termo, ele será implementado em ativações de Malbec, com destaque à novidade Pure Gold, nos Festivais de Inverno de oito praças de todo o Brasil (Campos do Jordão, Nova Friburgo, Tiradentes, Foz do Iguaçu, Santa Catarina, Porto Alegre, Chapada dos Veadeiros e Bonito).

Por fim, no blog da marca, conteúdos qualificados complementam e dissecam os atributos da fragrância, disponibilizando ainda o PDF do termo de ciência para download e impressão, possibilitando a experiência sensorial completa, mesmo dentro de  casa.

É possível conferir o filme nos canais oficiais da marca e adquirir os produtos de Malbec Pure Gold nas lojas do Boticário em todo o Brasil e em Portugal, no e-commerce da marca e em seu aplicativo para Android e iOS. Os consumidores também podem fazer pedidos por meio do WhatsApp no número 0800 744 0010 – oficial e seguro – para verificar a disponibilidade local. Além disso, é possível entrar em contato com um consultor da marca em encontre.boticario.com.br.

 

¹ Comprovação por teste de neurociência realizado em 2024.

² Fonte: Kantar Insights Brasil – Pesquisa Nacional – 2.400 entrevistas por ano/600 entrevistados por trimestre – Homens/18-60a/Compradores de perfumes masculinos nos últimos 6 meses.

FICHA TÉCNICA

Agência: SoWhat
CEO: Bruno Lunardon
COO: Caroline Swinka
Direção Executiva: Sofia Ricciardi

Direção Criativa: Guilherme Silva / Guilherme Zunttini / Ana Alves

Direção de Atendimento: Evelyn Silvestre

Direção de Estratégia: Claudio Alves
Direção de Produção: Elaine Arruda

Direção de Operações: Juliana Warszawiak

Atendimento: Vivi Storelli, Marina Amaral

Planejamento: Renata Farinas

Redação: Lucas Carasek e Beatriz Stradiotto

Direção de Arte: João Lessa

PR: Ana Catharina Bessa, Luiza Queluz e Silvia Itimura

Influência: Leticia Mendes e Cauã Sampaio

Social Media & Comunidade: Natalia Radwanski, Caroline Coelho e Raylla Rocha

Mídia: Fernanda Swiecki e Sarah Tancman

Dados: Leonardo Pimentel

 

Agência: AlmapBBDO

Anunciante: O Boticário

Títulos: “Rodrigo Hilbert vs Malbec Pure Gold” e “Rodrigo Hilbert & Malbec Pure Gold”

Produto: Malbec Pure Gold

Campanha: Rodrigo Hilbert vs Malbec Pure Gold

Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu

CCO: Pernil Diretores

Executivos de Criação: Eduardo Lima e Rodrigo Adam

Criação: Hiroito Takahashi e Isabella Remelli

Head de Conteúdo: Renan Bianco

Design: Fábio Girardi Produção

Audiovisual: Diego Villas Boas, Juliana Henriques e Gabriela Chineze

Atendimento: Camilla Massari, Andressa Duo, Guilherme Lopes, Isabella Oliveira, Vitor Soares e Alice Souza

CSO: João Gabriel Fernandes

Estratégia: Tiago Tateyama, Maria Eduarda Menezes, Giovanna Schiavon e Nubia Yoshiura

COO: Rafaela Alves

Mídia: Francisco Custódio, Suellen Kiss, Maria Luiza Chauvin, Vitor Lopez e Henrique Sauron

Head of Creative Tech: Lillian Cavallini

Gerente de Projetos: Juliana Sousa

Produtor Gráfico: José Roberto

Coordenação Produção Gráfica: Rose Ribeiro

Tratamento de Imagem: Triple A

Arte Final: AlmapBBDO

Revisão: Eliana Pavan

 

Produção Fotográfica

Art Buyer: Maria Tereza Setti

Prod. Executiva: DAMA

Fotógrafo: Hudson Rennan

Styling: Fabiana Leite

Beleza: Cris Biato

Casting: SD

Pack: Estudio Boreal

 

Produtora de Imagem: Boiler Filmes

Direção: Dulcidio Caldeira

Produção Executiva: Juliana Martellotta

Produtora Executiva Jr: Carolina Teixeira

Head de Atendimento: Larissa Perrotta

Atendimento: Jonas Monte, Manu Fenerich, Sheilinha e Laura Civita

Head de Produção: Juliana Sigolo

Equipe de Produção: Cynthia Gama, Cintia Varella, Marina Rohnik e Joyce Carvalho

1º Assistente de Direção: Renata Racy

2º Assistente de Direção: Isabella Liporoni e Mariana Cruz

Diretor de Produção: Reinaldo Faria

Produtor: Ronder Batista

Direção de Arte: Andrés Zarza

Produtor de Arte: Carlos Castilho

Produtor de Objetos: Manuela Tossi e Mary Mello

Diretor de Fotografia 1ª Unidade: Juliano Lopes

Diretor de Fotografia 2ª Unidade: Marcos Cavallaria

Fotógrafo Still: Henrique Guinsburg Saldanha (Mujica)

Produtor de Casting: Carminha e Edu

Maquiador: Paulo Guerra

Figurinista: Nina Guimarães

Produtor de Locação: Gabi Salgado

Celebridade: Rodrigo Hilbert

Maquiador Rodrigo Hilbert: Fabio Araujo

Stylist Rodrigo Hilbert: Rodrigo Grunfeld

Head de Pós Produção: Ricardo Quintela

Equipe de Coordenação de Pós e Finalização: Rafael Barão, Renata Dalbem e Rodrigo Azambuja

Assistente de Coordenação de Pós e Finalização: Jean Neto

Finalizador: Rafael Barão

Montagem: Ricardo Quintela

Color Grading: Acauan Pastore

Estúdio de Pós Produção: Flow Vfx

 

Produtora de som: PUNCH AUDIO

Produção: Cristiano Pinheiro e Mariano Alvarez

Criação: André Namur

Produtora Executiva: Lili D. Aragoni

Atendimento: Ale Pais e Fefo Miranda

Head de Coordenação: Cristiane Oliveira

Coordenação de Produção: Karina Coviello e Mauren McGee

Mixagem e Finalização: Gustavo Guanaes, Henrique Oliveira, Ian Sierra e Rodrigo Tuchê

Locução: Wagner Ferraz

 

Aprovação cliente: Renata Gomide, Marcela De Masi, Carolina Carrasco, Eduardo Rebola, Ligia Monteiro, Sylvia Branco, Ágata Bresil, Ariana Deschamps, Lucas Dias, Mariana Fiordelice, Fernanda Printes, Vinicius Lima, Alanis Gois, Victoria Menezes e Heriberto Neto.

Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

Governo prorroga curso de formação de soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros

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O curso de formação de soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba foi prorrogado por mais um ano, segundo consta em portaria publicada na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial do Estado (DOE).

A portaria conjunta PMPB/CBMPB nº 001/2025-CG é assinada pelo Comandante-Geral da PMPB, Coronel Sérgio Fonseca, e pelo Comandante-Geral do CBMPB, Coronel Marcelo Araújo.

  • clique aqui para ler o DOE (publicação da portaria na página 21)

“Prorrogar, por mais 01 (um) ano, a partir de 24 de julho de 2025, o prazo de validade do concurso público para o curso de formação de soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba”, traz a portaria. Confira: 

(foto: reprodução/DOE)

 

 

ClickPB

Em João Pessoa, Fat Guys conta com delivery ativo pelo iFood

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Depois de uma estreia de sucesso no Cabo Branco, a Fat Guys acaba de ativar seu delivery pelo iFood. Agora, o combo mais descolado da orla pode ser pedido direto do app, com toda a conveniência do serviço e sem perder a experiência que já virou marca registrada.
Os hambúrgueres são feitos com carne fresca, preparada diariamente, e chegam em um saco de papel pardo, com batata e sanduíche juntos, uma estética simples, mas cheia de personalidade.
O cardápio é direto ao ponto, com sabores intensos e apresentações marcantes. Entre os destaques estão o Cheesebacon — campeão de vendas —, o Four Fat (com 3x queijo, ketchup, mostarda e picles) e o Oklahoma, que leva muito molho Big Fat, cebola na chapa e picles. Outro destaque é a casquinha “Pedacinho do Céu”, que chama atenção pela cor azulada e sabor surpreendente.
Para quem quiser ir pessoalmente, a Fay Guys abre todos os dias, na  Av. Cabo Branco, 2332 – Cabo Branco. De quinta a domingo, o horário é das 16h30 às 23h30. Sábado e domingo, até 2h. O delivery  funciona no mesmo horário da loja.

Queiroga afirma “Michelle ser plano A” para as eleições presidenciais em 2026

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O ex-ministro da Saúde e presidente estadual do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, afirmou que Michelle Bolsonaro é o “plano A” do ex-presidente Jair Bolsonaro para a disputa presidencial de 2026, caso ele permaneça inelegível ou seja preso.

Em entrevista à Rádio 100.5 FM, Queiroga destacou o protagonismo político da ex-primeira-dama e lembrou sua atuação na campanha municipal de João Pessoa em 2020, quando ela o apoiou no primeiro turno. Segundo ele, Michelle “nasceu como liderança” ainda na convenção do PL no Maracanãzinho, em 2022.

Apesar de não confirmar se Michelle disputará a Presidência ou o Senado, Queiroga afirmou que ela “abraçaria a missão” se for convocada. Ele elogiou sua trajetória e a considerou uma das primeiras-damas mais emblemáticas do país.

Michelle Bolsonaro visitará a Paraíba nesta sexta (25) e sábado (26), participando da inauguração da nova sede do PL em João Pessoa e de um evento do PL Mulher em Campina Grande.

Prefeitura de João Pessoa reforça importância da vacinação domiciliar para pessoas acamadas

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A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza equipes especializadas para realizar a vacinação domiciliar de pessoas acamadas, ou seja, aquelas que estão em condição de restrição ao leito e necessitam de cuidados contínuos. O serviço tem o objetivo de garantir a proteção desse público, que está mais vulnerável a doenças infecciosas e complicações de saúde.

O atendimento é feito por meio de agendamento no aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, disponível para dispositivos Android, iOS e também na plataforma Prefeitura Conectada, no portal da Prefeitura. Para solicitar a vacinação, basta o usuário buscar a opção ‘Vacinação Domiciliar’, preencher os dados pessoais, como nome, telefone, endereço e data de nascimento e, concluir a solicitação para o atendimento.

“A vacinação domiciliar é um compromisso que mantemos com esses usuários que não podem se deslocar a um serviço de saúde e entendemos do quanto é importante esse indivíduo está em dia com a vacina. Pessoas acamadas, geralmente são pacientes mais frágeis, com doenças crônicas e que precisam de uma proteção redobrada”, alertou o chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, Fernando Virgolino.

Além da praticidade do aplicativo, o serviço também pode ser solicitado por meio das Equipes de Saúde da Família (ESF) ou, no caso de pacientes já acompanhados, pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), vinculado ao programa federal Melhor em Casa, do Ministério da Saúde. O programa visa reduzir internações e garantir um cuidado mais humanizado e integral no ambiente domiciliar. Atualmente, na capital, o serviço garante a assistência de cerca de 400 pessoas.

Durante a visita, os profissionais da saúde avaliam o estado clínico do paciente, prestam os cuidados de rotina e fazem a atualização da caderneta de vacinação, com imunizantes disponíveis nas campanhas ativas, como Influenza, Covid-19 e, quando indicado, a vacina Pneumocócica 23-valente, voltada para a proteção contra infecções respiratórias graves.

“Manter a vacinação em dia é uma forma eficaz de evitar o agravamento do quadro de saúde e prevenir doenças que podem ser evitadas com imunização”, completou o coordenador de Imunização.

Onde se vacinar:

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Todas as vacinas do calendário de rotina

Vacinas de campanha:

– Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

– Influenza: Toda a população acima de seis meses de idade;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos.

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h

USF Integrada Cruz das Armas

– Todas as vacinas do calendário de rotina e campanhas ativas

– Vacinação contra Covid-19 de crianças menores de 5 anos e grupos prioritários

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h

Policlínicas Municipais

Todas as vacinas do calendário de rotina

Vacinas de campanha:

– Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

– Influenza: Toda a população acima de seis meses de idade;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos.

Horário: 8h às 16h

Centro Municipal de Imunização

Todas as vacinas do calendário de rotina

Vacinas de campanha:

– Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

– Influenza: Toda a população acima de seis meses de idade;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos.

Horário: 8h às 16h

Home Center Ferreira Costa

Todas as vacinas do calendário de rotina

Vacinas de campanha:

– Influenza: Toda a população acima de seis meses de idade;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos.

Horário: 12h às 21h (segunda a sexta-feira) e das 8h às 16h (aos sábados)

Shopping Sul

Todas as vacinas do calendário de rotina

Vacinas de campanha:

– Influenza: Toda a população acima de seis meses de idade;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos.

Horário: 12h às 21h (segunda a sexta-feira) e das 10h às 16h (aos sábados)

Shopping Tambiá

Todas as vacinas do calendário de rotina

Vacinas de campanha:

– Influenza: Toda a população acima de seis meses de idade;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos.

Horário: 12h às 20h (segunda a sexta-feira) e das 9h às 16h (aos sábados)

Vacinação Domiciliar

Para ter acesso à vacinação domiciliar, o cidadão deve fazer o agendamento pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. A vacinação nas residências é destinada às pessoas acamadas (restritas ao leito).

Leis de incentivo ao desenvolvimento são aprovadas e sancionadas na CMJP

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Diversas leis de incentivo ao desenvolvimento da Capital foram aprovadas pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e sancionadas pelo Executivo Municipal durante o primeiro semestre deste ano, a exemplo de concessão de incentivos fiscais e atualização do Plano Diretor Municipal da cidade.

A Lei Complementar 171/2025 atualiza o Plano Diretor Municipal. Um dos aspectos tratados na norma é a paridade na composição do Conselho do Desenvolvimento Urbano (CDU), no que diz respeito ao número de conselheiros, que passa a ser equivalente para a sociedade civil e para Administração Pública, onze cada.

Centro Histórico

Também foram aprovadas e sancionadas medidas de impulsionamento do Centro Histórico, como a Lei Complementar 174/2025, que amplia a concessão de incentivos fiscais a imóveis instalados na região, como mais uma etapa do programa de revitalização ‘Viva o Centro’. A matéria foi apresentada em abril, quando o presidente da Casa, vereador Dinho Dowsley (PSD), estava ocupando o cargo de prefeito interino.

Com o objetivo de criar um ambiente controlado para a experimentação de soluções inovadoras para a revitalização, desenvolvimento sustentável e valorização cultural do Centro Histórico, foi aprovado e sancionado o Programa Sandbox, de autoria do vereador licenciado e atual gestor da Secretaria de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inova Centro), Thiago Lucena.

O programa consiste em um mecanismo de flexibilização regulatória temporária para permitir que startups, empresas, instituições de pesquisa e organizações testem soluções inovadoras no Centro Histórico, respeitando princípios estabelecidos em lei, como preservação do patrimônio, sustentabilidade e transparência.