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MPPB oficia prefeito e secretária de saúde de Itaporanga e cobra providências para que haja atendimento médico nas UBSs

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O Ministério Público da Paraíba (MPPB) oficiou, nesta sexta-feira (11/09), o prefeito e a secretária de Saúde de Itaporanga para que adotem as medidas necessárias e garantam a presença de médicos e odontólogos em todas as unidades básicas de saúde do município, bem como o cumprimento da jornada de trabalho desses profissionais.

O ofício foi expedido pelo promotor de Justiça José Leonardo Clementino Pinto, após a realização de diligências nas unidades básicas de saúde no final de agosto, em que foi constatada a veracidade de denúncia sobre falhas na atenção básica pela falta ou ausência de médicos e de dentistas em postos de saúde.

A Promotoria requisitou o encaminhamento, no prazo de cinco dias, da relação dos nomes de todos os médicos e dentistas que trabalham nas unidades de saúde do município, com as respectivas cargas horárias e horários de atendimento; além das justificativas quanto à inexistência desses profissionais em determinados postos de saúde e esclarecimentos sobre o motivo de alguns estarem ausentes, nos dias em que foram realizadas as diligências ministeriais. Sobre isso, os gestores deverão indicar também quais foram as providências efetivamente adotadas quanto aos profissionais que não cumpriram integralmente a carga horária de trabalho.

Os gestores também deverão informar se há pontos eletrônicos biométricos implantados nas unidades de saúde para garantir o cumprimento da assiduidade dos servidores e a transparência a bem do interesse público.

Controle social

Outras medidas requisitadas pela Promotoria de Justiça no ofício foram a divulgação, na internet, da escala dos médicos e dentistas de todos os postos de saúde do município e seus respectivos horários de atendimento e a instalação, em lugar visível, nas salas de recepção de todas as unidades públicas de saúde, com letras facilmente legíveis, de quadros de aviso que informem ao usuário, de forma clara e objetiva, o nome dos profissionais vinculados à saúde pública em exercício nas unidades em cada dia da semana, sua especialidade e o horário de início e término da jornada de trabalho de cada um deles.

A Promotoria de Justiça cobrou dos gestores a adoção de rotinas para o controle da carga efetivamente trabalhada pelos profissionais, a fim de que seja feito um número mínimo e razoável de atendimentos diariamente, evitando-se a descontinuidade no atendimento ao público, bem como a redução dos serviços em razão desse horário avulso que vem sendo cumprido na prática, sob pena de responsabilização pessoal do prefeito e da secretária municipal de saúde pelas ilegalidades que vierem a ocorrer.

“As medidas de fiscalização são efetivamente necessárias e extremamente importantes tanto para conquistar como para manter um padrão de qualidade na prestação de serviços públicos em qualquer área, quanto mais no âmbito da saúde que carece de toda preservação e cuidado por parte do Estado”, argumentou o promotor de Justiça.

O MPPB requisitou ainda informações sobre a equipe médica que integra o serviço de atendimento domiciliar ‘Programa Melhor em Casa’, com o encaminhamento dos nomes dos profissionais vinculados à saúde pública em exercício junto ao programa e suas respectivas jornadas de trabalho.

Segundo o promotor de Justiça, a persistência do problema poderá resultar no ajuizamento de ação civil pública contra os profissionais faltosos e os agentes públicos responsáveis pela fiscalização e pagamento dos mesmos (diretores das unidades, secretaria de saúde e prefeitura municipal), responsabilizando-os pelo ressarcimento ao erário no que se refere aos períodos que não estão comprovando o trabalho, sem prejuízo das sanções de improbidade administrativa.

UBSs fiscalizadas

A Promotoria de Justiça instaurou procedimento para apurar a denúncia sobre falhas na assistência básica, durante a pandemia, por falta ou ausência de médicos e odontólogos em UBSs do município de Itaporanga.

No final de agosto, foram realizadas diligências para verificar a existência de atendimento nas dez UBS existentes no município. Foi constatado atendimento médico em quatro unidades (a UBSF V Noêmia Lopes da Silva; UBSF IX Raimunda Mendes Brasil; a UBSF IV Vereadora Nazinha Gomes e a UBSF Vila Mocó) e a ausência desse profissional nas UBSFs III Deputado Balduíno Minervino de Carvalho e do Conjunto Miguel Mourato.

Conforme explicou o promotor de Justiça, em relação ao atendimento odontológico, a equipe do MPPB verificou que a ausência de dentistas é uma constante em quase todas as unidades de saúde do município.

Em outras quatro UBSs, a equipe enfrentou dificuldades para fazer o trabalho de fiscalização e por isso, o promotor de Justiça oficiou a secretária de Saúde para que apresente defesa por não atender às informações solicitadas pelo oficial de promotoria, quando do cumprimento da ordem legal. Ele destacou que a atitude em colocar óbices ao acesso ao registro de frequência dos profissionais de saúde dificultou a regular fiscalização do Ministério Público quanto à regularidade da prestação dos serviços públicos.

João Azevêdo autoriza licitação para conclusão da construção do Hospital de São Bento

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O governador João Azevêdo autorizou, nessa quinta-feira (10), a Ordem de Licitação para contratação de empresa especializada para conclusão da construção do Hospital Regional de São Bento. A obra será fiscalizada pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) e está prevista para ser licitada no próximo dia 13 de outubro. Serão aplicados R$ 8,5 milhões com recursos próprios do tesouro estadual.

“A obra, que está parada há quase 20 anos, agora será finalmente retomada. O hospital vai beneficiar toda população de São Bento e região, que sonha com sua conclusão desde 2001. Estamos trabalhando para melhorar a estrutura da assistência à saúde no Estado. A conclusão do Hospital de São Bento se soma a outros importantes investimentos que fizemos, como a entrega da Unidade II da Maternidade Frei Damião, em João Pessoa; o Hospital de Clínicas, em Campina Grande, além da ampliação do número de leitos no Hospital Regional de Patos”, ressaltou o governador João Azevêdo.

De acordo com diretora-superintendente da Suplan, Simone Guimarães, a área de construção é de 1.391,40m². “A nossa equipe inspecionou toda a área e estamos prontos para fazer mais um oneroso trabalho com a qualidade Suplan de construir. Parte da estrutura será demolida, vamos executar intervenções na coberta, instalar esquadrias, vidros, forro, pisos, louças e metais. Elaboramos um projeto eficiente para as instalações hidráulica, elétrica e sanitária”, adiantou.

O hospital contará com um setor administrativo com portaria e recepção; Área de Urgência com observação adulto e pediátrica, e posto de enfermagem; Ambulatório com consultório médico e triagem; Ambiente de Patologia Clínica com sala de serviços e exame de sangue, fezes e urina; Centro Cirúrgico com duas salas de cirurgias e estar médico; e ambiente de nutrição e dietética com amplo refeitório, plataforma, sala de nutricionista e copa.

Por decisão da Justiça, município de João Pessoa deve pagar R$ 80 mil de indenização por morte de recém-nascido em maternidade

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Tribunal de Justiça

A Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve a decisão do Juízo da 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital que condenou o Município de João Pessoa a pagar uma indenização, a título de danos morais, no valor de R$ 80 mil, em decorrência da morte de um bebê durante parto realizado na Maternidade Cândida Vargas. A relatoria da Apelação Cível nº 0058764-79.2012.815.2001 foi do desembargador Fred Coutinho.

Conforme os autos, a mulher deu entrada na maternidade no dia 11 de janeiro de 2011, por se encontrar em trabalho de parto. Porém, só veio a ser encaminhada para o bloco cirúrgico por volta das 17 horas do dia 12 de janeiro, ou seja, quase 36 horas após chegar à maternidade. A ultrassonografia realizada no dia 11 apontou que o bebê se encontrava bem.

O Município de João Pessoa recorreu da sentença, sob o argumento de que o risco de vida do bebê foi decorrente do estado apresentado pela mãe, a qual apresentava sinais de deslocamento da placenta, devendo, portanto, na sua ótica, ser afastado o dever de indenizar. Alternativamente, requereu a minoração do valor arbitrado na decisão de 1º Grau.

Ao relatar o caso, o desembargador Fred Coutinho observou não haver dúvidas de que o atraso para realização do parto foi causa de sofrimento fetal, levando o recém-nascido a morte por anoxia fetal grave, choque hepovolêmico, deslocamento prematuro da placenta, logo após o parto. Ele entendeu que, diante de tal contexto, não há como afastar o dever de indenizar.

“Desse modo, considerando as peculiaridades do caso concreto, e em especial, as condições financeiras do agente e das vítimas, as quais perderam um filho, entendo que a indenização por danos morais arbitrada em R$ 80.000,00 deve ser mantida, pois além de se encontrar em sintonia com o critério da razoabilidade, funciona, ainda, como um fator de desestímulo à reiteração da conduta ora analisada”, frisou o desembargador.

Da decisão cabe recurso.

ELEIÇÕES 2020: Na Capital, Nilvan Ferreira anuncia um Major do Exército para ser seu vice

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O Diretório municipal do MDB de João Pessoa anunciou o nome do Major do Exército, Eduardo de Morais Milanez, como pré-candidato a vice de Nilvan Ferreira, à prefeitura da capital paraibana, durante evento realizado na sede do partido, na manhã desta sexta, 11.

Na carta de aceite direcionada à Comissão Provisória do MDB, o Major do Exército Brasileiro esclarece que, por sua condição de militar da ativa, só poderá participar dos atos eleitorais após a homologação de seu nome na composição da chapa, o que ocorrerá no próximo dia 15, na Associação de Moradores e Trabalhadores Sindicalizados de Mangabeira (PROSIND), em João, Pessoa, às 15h, durante a convenção do Partido.

Na presença do pré-candidato, Nilvan Ferreira, membros e outras lideranças partidárias, o presidente estadual do MDB, o senador José Maranhão, ressaltou a idoneidade do novo membro da chapa: “O Major Milanez é uma pessoa altamente qualificada e será um grande companheiro na administração de Nilvan, valorizando a meritocracia”, elogiou.

Maranhão também fez questão de lembrar que Nilvan  representa um sentimento novo e de tomada de consciência, e que o povo quer alguém que assuma o poder de forma livre. “Ninguém melhor que Nilvan pra fazer um governo sério, porque ele vem pra prefeitura de João pessoa sem carregar os erros do passado.”, frisou.

Eduardo de Morais Milanez é major do Exército Brasileiro e serve no 1º Grupamento de Engenharia. Bacharel em Ciências Militares, pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN, Resende/RJ), é especialista em Obras de infraestrutura. Também traz na bagagem de experiências MBA em Gestão Empresarial e pós-graduação em Comunicação Social e também em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Major Eduardo de Morais Milanez

Cartaxo lança o edital Walfredo Rodriguez e estimula talentos do audiovisual de João Pessoa

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O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, lançou, na manhã desta sexta-feira (11), por meio da Fundação Cultural (Funjope), mais um edital Walfredo Rodriguez, que vai disponibilizar recursos de R$ 1,2 milhão para produção de longas e curtas-metragens. O edital vai selecionar sete projetos, sendo um longa-metragem no valor de R$ 800 mil, dois curtas-metragens no valor de R$ 100 mil para diretores experientes e quatro curtas-metragens no valor de R$ 50 mil para diretores iniciantes. Através do edital Walfredo Rodriguez já foram produzidos 45 filmes, entre longas, telefilmes, medias e curtas-metragens, com investimentos de R$ 7.975.000.

“O edital Walfredo Rodrigues é mais um estímulo para o fortalecimento de nossa cultura, de nossas produções no segmento do audiovisual, que ao longo dos últimos sete anos vem se destacando em diversas premiações. Temos grandes artistas, profissionais de extrema qualidade que com certeza terão nosso apoio para suas produções que levam João Pessoa e a Paraíba para todo o mundo”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (14) até o dia 30 de outubro, na Funjope, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, ou pelos Correios, endereçada à Funjope (Rua Duque de Caxias, 352 – Centro – CEP 58.010-821, João Pessoa-PB). Já o projeto técnico-artístico também deve ser enviado para o e-mail [email protected] até as 23h59 do dia 30 de outubro.

O diretor executivo da Funjope, Maurício Burity ressaltou ainda que o edital Walfredo Rodriguez é, acima de tudo, um investimento em talentos. “Nós sempre acreditamos no talento dos nossos atores, diretores e produtores, enfim, todos os que estão ligados ao audiovisual”, afirmou.

O edital pode ser baixado no Portal da Transparência.

Neste sábado, Democratas realiza convenção e oficializa Raoni Mendes como candidato à Prefeitura de João Pessoa

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O Democratas vai realizar a Convenção Municipal do Partido neste sábado (12). O evento será realizado às 16h, na casa de festas Sonho Doce Recepções, que fica no bairro de Tambiá, na Capital. O evento vai oficializar o nome de Raoni Mendes como candidato a prefeito de João Pessoa. Membros da legenda, senadores, deputados estaduais e federais vão comparecer ao encontro, que será garantido com todas as medidas de segurança em razão da pandemia do novo Coronavírus.

“Amanhã, vamos dar um importante passo em direção ao futuro que planejamos para João Pessoa, e faremos isso juntos. Conto com vocês”, ressaltou Raoni Mendes. Na convenção serão discutidas e definidas as coligações para a chapa majoritária, além da deliberação do número de candidatos a vereador da legenda. Este ano, não haverá coligação para as chapas proporcionais. Será através de lista definida pelo próprio partido.

A disputa eleitoral de 2020 vai acontecer no dia 15 de novembro. Raoni foi apresentado como nome do partido em 28 de janeiro deste ano, em um evento que contou com a participação do presidente estadual da legenda, ex-senador Efraim Morais, e do deputado Efraim Filho, líder do Democratas na Câmara Federal.

Secretaria de Estado da Saúde divulga protocolo do Novo Normal para as eleições 2020; confira

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Foto: Reprodução Internet / G1

Com a chegada do período eleitoral, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) elaborou uma série de recomendações para um pleito seguro, tanto para os eleitores, quanto para os candidatos e trabalhadores das eleições municipais 2020. O documento, publicado nesta sexta-feira (11) no link https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/novonormalpb, disponibiliza todos os protocolos para campanhas eleitorais, convenções e orientações para o comportamento no dia do pleito para evitar a contaminação dos participantes pelo novo coronavírus.

As diretrizes do Novo Normal Paraíba foram discutidas com representantes da sociedade civil e do setor produtivo, com o objetivo de implantar e avaliar ações e medidas estratégicas de enfrentamento da pandemia decorrente do novo coronavírus. O protocolo prevê ações desde a campanha até o dia da votação, sendo voltado para candidatos, eleitores e trabalhadores das eleições.

Dentre as recomendações que constam no protocolo estão: a não convocação de trabalhadores e colaboradores do grupo de risco, definido pelo Ministério da Saúde, em que figuram pessoas de idade igual ou maior de 65 anos; portadores de cardiopatias, doenças respiratórias graves – ou descompensados – diabéticos, grávidas e puerpéras, além de portadores de doenças cromossômicas.

Para os candidatos a orientação é de que não sejam realizados eventos comícios e a distribuição de materiais impressos, para evitar a dispersão do vírus através destes. Também fica orientada a predominância de propaganda eleitoral via mídia eletrônica e que seja evitado o contato físico (abraço, beijo, aperto de mãos) durante a campanha eleitoral e toda a realização do pleito eleitoral. Também é recomendado que o candidato compareça sozinho ao local de votação, bem como os demais eleitores.

De acordo com o secretário executivo de Gestão de Redes de Unidades Hospitalares, Daniel Beltrammi, as medidas são recomendadas para todos os municípios em todos os níveis de bandeira, aliados aos cuidados já orientados para a população como a etiqueta respiratória, a distância de 1,5 metro entre as pessoas, higienização das mãos, não tocar nos olhos, não compartilhar utensílios e não aglomerar em espaços comuns, como será o caso das sessões eleitorais.

“Será necessário um controle rigoroso durante toda a eleição municipal deste ano e em especial no dia do pleito com a demarcação dos espaços de circulação e um cuidado maior com o apoio aos mesários e trabalhadores envolvidos. Recomendamos que crianças e adolescentes não acompanhem os responsáveis no exercício da cidadania, que cada eleitor leve a sua caneta para assinar a ata de comprovação, uma vez que não será realizada a biometria, para evitar o contato que consequentemente dispersa o vírus”, enfatiza o secretário.

Em relação à higiene dos ambientes, é proposto que deve ser realizada a limpeza de forma intensiva, seguindo os protocolos sanitários, e em seguida realizada a desinfecção com hipoclorito de sódio de 0,1 a 0,5%, por meio de borrifação na altura de 1,80 metro (diluição de 250 ml de água sanitária para 750 ml de água). Deverão ainda ser feitas marcações para evitar proximidade entre as pessoas e permitir a higienização e desinfecção do ambiente, equipamentos e instrumentais.

Desde a adoção do sistema de bandeiras foram efetivadas medidas para a ampliação da capacidade de resposta do sistema de saúde paraibano, com a oferta de mais de mil leitos para os cuidados demandados pela Covid-19 em todo o Estado, e para o aumento da testagem da população. Tais investimentos resultaram em avanços das medidas para desaceleração gradativa da disseminação do vírus, além da manutenção da menor taxa de letalidade da região Nordeste. Todas as medidas relativas às eleições podem ser acessadas no link: documento do novo normal das eleições

Campanha – Não promover eventos com grande número de pessoas (comícios, carreatas, passeatas e confraternizações); orientar o uso correto de máscaras por todos os participantes durante os eventos de campanha; Nos debates limitar a participação de candidatos, equipe técnica e entrevistadores considerando a capacidade do local em 50% (cinquenta por cento da capacidade total do local); Dar preferência a realização de “livemício” e criação de comitês virtuais; Utilizar aplicativos multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones para fins de campanha.

É recomendável a realização de eventos no formato drive in, com curto período de tempo, mantendo uma distância de 1,5 metro entre os carros. Também deve-se limitar a ocupação a quatro pessoas por veículo, ainda que de uma mesma família; O uso de máscara é obrigatório, ainda que dentro do carro.

Convenções partidárias – Devem ser realizadas preferencialmente de forma virtual, conforme regramento positivado do Tribunal Superior Eleitoral; recomenda-se orientar filiados com mais de 60 anos ou outros fatores de risco a evitar o comparecimento a atividades presenciais; respeitar a capacidade máxima de 50% (cinquenta por cento) da capacidade normal do local onde for realizada a convenção; Aferição de temperatura: todos, sem exceção, deverão ter sua temperatura aferida. Aqueles que apresentarem temperatura acima de 37.5°C deverão ser orientados a procurar ajuda médica e terão acesso limitado aos locais; não permitir a entrada de pessoas sem o uso adequado da máscara de proteção; higienização das mãos com álcool 70% antes de entrar e ao sair do ambientes; manter, preferencialmente, os ambientes abertos, arejados e ventilados, de forma natural.

Também é necessário manter distância mínima segura entre pessoas, mudando a disposição de mobiliário ou alternando assentos, demarcando lugares que precisarão ficar vazios, e considerando não somente o distanciamento lateral, mas também o distanciamento entre pessoas em diferentes fileiras. O uso de microfones individuais também é recomendado.

Distritos sanitários recebem Ação de Saúde e Cidadania neste sábado

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A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Rede de Atenção Básica, promove, neste sábado (12), mais uma edição da Ação de Saúde e Cidadania, onde consultas especializadas são ofertadas para os usuários em unidades nos cinco Distritos Sanitários, das 8h às 12h.

Com a estabilização dos casos de Covid-19 e avanço do Plano Estratégico de Flexibilização das atividades, a ação tem o objetivo de dar rapidez aos atendimentos especializados que foram suspensos em decorrência da pandemia do coronavírus.

As Unidades de Saúde da Família (USFs) fizeram um levantamento dos serviços mais solicitados pelos usuários e estabeleceram um cronograma de atendimento médico, de forma que a fila de espera que a quarentena deixou, possa diminuir. Serão consultas com especialistas da área de ginecologia, psiquiatra, cardiologia, endocrinologia (adulto e infantil), reumatologia, mastologia, proctologia, otorrinolaringologia e dermatologia. Os usuários também terão acesso à assistência complementar, como aferição de temperatura, oximetria de pulso e pressão arterial, teste rápido para hepatites virais, HIV e sífilis, coleta de citopatológico de colo de útero, vacinação.

Os atendimentos serão feitos a partir do agendamento prévio que foi feito de usuários, que já estavam inseridos no Sistema de Regulação. Os locais da ação serão as Unidades de Saúde da Família (USF) Jardim Saúde, no bairro Jardim Veneza; Integrando Vidas, no João Paulo II; Unidade José Américo, no bairro José Américo; Viver Bem, no Padre Zé; e Santa Clara, no Castelo Branco.

Serviço:
Ação Saúde e Cidadania
Dia: 12/09
Horário: 08h às 12h
Local: USF Jardim Saúde;
USF Integrando Vidas;
USF José Américo;
Viver Bem;
USF Santa Clara

Juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude de JP autoriza doação de órgão de adolescente para a própria mãe

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O juiz Adhailton Lacet Correia Porto, da 1ª Vara da Infância e Juventude Comarca de João Pessoa, concedeu autorização judicial a fim de que uma adolescente possa realizar a doação de sua medula óssea para a própria mãe, que é portadora de Linfoma Subtipo Fungóide (CID 10 – C48.0). A decisão foi proferida nos autos da ação nº 0841828-62.2020.8.15.2001.

Conforme o processo, no SUS-Unacon, de Natal-RN, foi prescrito que a mulher se submetesse a um transplante de medula óssea. Após procedimentos de praxe em exames preliminares, restou clinicamente firmado que a adolescente é a única doadora compatível com a sua genitora, conforme laudo médico. A parte autora alegou que, apesar dos riscos mínimos do procedimento, se faz necessário alvará judicial para o procedimento clínico da coleta de sua medula óssea.

Ao decidir sobre o caso, o juiz Adhailton Lacet destacou o disposto na Lei nº 9.434/97 que trata da remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento. De acordo com o texto da lei, o indivíduo juridicamente incapaz, com compatibilidade imunológica comprovada, poderá fazer doação nos casos de transplante de medula óssea, desde que haja consentimento de ambos os pais ou seus responsáveis legais e autorização judicial e o ato não oferecer risco para a sua saúde. “Após uma análise perfunctória dos autos, vê-se que de fato o laudo médico constante, atesta que a adolescente foi a única doadora encontrada para transplante de medula óssea de sua mãe”, ressaltou o magistrado, acrescentando que, de acordo com o parecer médico, a adolescente apresenta bom estado de saúde e não se espera risco elevado durante o procedimento.

“Observa-se, portanto, que o único empecilho para a realização da coleta de células-tronco para transplante de medula óssea da parte autora é a sua idade. Entretanto, considerando a veracidade de todos os fatos narrados na exordial e que na hipótese não há grandes riscos para a adolescente, entendo que o que foi apresentado nos autos serve suficientemente de suporte para procedência do pedido, conforme a anuência da representante do Ministério Público”, frisou o juiz, ao determinar a expedição de alvará judicial, autorizando a realização do procedimento.

Programa Cidadão retoma ações itinerantes para emissão de documentos em cinco municípios

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O Governo do Estado retoma, na próxima segunda-feira (14), as ações itinerantes do Programa Cidadão. Executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), o programa tem como principal objetivo viabilizar a emissão gratuita de documentos para a população em situação de vulnerabilidade social.

Neste primeiro momento, recebem as ações os municípios de Araruna (14/09), Tacima (15/09), Cacimba de Dentro (16/09), Dona Inês (17/09) e Ingá (18/09). Em todos os locais, a ação ocorrerá das 8h às 16h e serão oferecidos os seguintes serviços:

– Emissão de RG (1º e 2º vias);
– Emissão de CPF (1º E 2º vias);
– Carteira de Trabalho Digital;
– Foto 3×4 (para os documentos);

A coordenação do Programa lembra que para a emissão dos documentos a população deve apresentar a Certidão de Nascimento ou a Certidão de Casamento originais, ou ainda cópia autenticada em cartório.  Em cada município, serão emitidos 250 RG’s, 200 CPF’s, 150 Carteiras de Trabalho digitais.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, destaca que a retomada das ações acontece com muita responsabilidade. “Todas as medidas necessárias estão sendo tomadas.  Desde a escolha dos servidores, passando pelos protocolos de saúde a serem seguidos na organização dos locais e na logística do dia. Tudo isso para trazer segurança e tranquilidade para todos. Contudo, contamos com a população de cada município para garantir o sucesso das ações”, enfatiza.