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Cabedelo: esposa e sogra do presidente da Câmara aparecem em documento ligado a investigado por tráfico

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A política de Cabedelo voltou a ferver nos últimos dias. Um documento que circula em grupos de WhatsApp mostra uma procuração assinada por Flávio de Lima Monteiro, conhecido como “Fatoka”, apontado pelas autoridades como integrante de uma facção criminosa que atua na Paraíba. No documento, Fatoka nomeia como suas representantes legais Alana Cordeiro e Cynthia Denize Silva Cordeiro – respectivamente esposa e sogra do presidente da Câmara Municipal, Edvaldo Neto.

A revelação acontece às vésperas do julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que pode resultar na cassação do prefeito André Coutinho (Avante). O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) vai analisar o recurso apresentado pela defesa do gestor, que tenta reverter a decisão de primeira instância.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) sustenta que André Coutinho teria sido beneficiado por pessoas ligadas ao crime organizado durante a campanha eleitoral, inclusive empregando indicados de “Fatoka” quando ainda presidia a Câmara Municipal.

A defesa do prefeito nega as acusações e afirma que ele foi eleito com 66% dos votos, determinando, após a posse, a exigência de certidões criminais negativas para todos os servidores. Também destaca que Cynthia Cordeiro, sogra de Edvaldo Neto, foi exonerada do cargo de secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Caso a cassação de André Coutinho seja mantida, Edvaldo Neto assumirá interinamente o comando da Prefeitura de Cabedelo. A possível ligação de familiares do vereador com um investigado por tráfico, no entanto, já levanta preocupação entre agentes políticos da cidade, que acreditam que o Ministério Público pode abrir novas apurações sobre o caso.

Política da Paraíba

Cícero Lucena autoriza obras em mais 19 ruas para deixar o Planalto da Boa Esperança 100% pavimentado

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O prefeito Cícero Lucena autorizou, nesta terça-feira (28), o início das obras em 19 ruas, com o objetivo de deixar o Planalto da Boa Esperança 100% pavimentado. Durante a solenidade, ao lado do vice-prefeito Leo Bezerra, o gestor destacou os mais de R$ 22 milhões em investimentos em infraestrutura realizados no bairro e ressaltou o avanço do maior programa de pavimentação da história de João Pessoa.

“É com grande satisfação que observamos o significativo avanço na concretização da meta de pavimentação integral do Município, um compromisso assumido com a população. Os depoimentos de cidadãos e suas famílias evidenciam a expectativa e a longa espera por este momento. Essa rua aqui demanda, por exemplo, um investimento mais substancial, pela inclusão de um sistema de drenagem profunda, a administração municipal está firmemente empenhada em executá-la com o mais elevado padrão de qualidade”, afirmou o prefeito.

As obras incluem pavimentação em paralelepípedo, drenagem, padronização de calçadas, acessibilidade e sinalização, contemplando um total de 19 ruas. Ao todo, serão mais de 4 mil metros de vias pavimentadas, com investimento de R$ 8,2 milhões da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Somando todas as ações no Planalto da Boa Esperança — entre obras concluídas, em andamento e novas ordens de serviço — o investimento total da Prefeitura de João Pessoa chega a R$ 22,9 milhões. Esse montante contempla, além da pavimentação, intervenções em outras áreas importantes, como a construção da piscina do Centro de Treinamento (R$ 1,9 milhão), melhorias na Escolas Municipal Cícero Leite (R$ 1,9 milhão) e Crei (Ninho do Saber) Maria Auxiliadora Di Lorenzo (R$ 1,9 milhão), além da pavimentação asfáltica da Rua Marcos Albino Rafael (R$ 588 mil).

“A execução desses projetos insere-se no contexto da revitalização de 2.500 ruas em todo o Município. Nossa administração já entregou mais de 1.050 vias e possui outras 50 em fase final de conclusão, o que nos permitirá superar a marca de 1.100”, projetou o secretário executivo de Infraestrutura, Luciano Pereira.

Na Rua Núbia Cristiane dos Santos Bastos, onde hoje os moradores convivem com a dificuldade do barro e dos buracos, a confirmação do início das obras foi recebida com alegria e esperança. “Aqui, os motoristas de transporte por aplicativo nem aceitam corrida. A gente mal consegue levar as crianças na escola, uma dificuldade que a gente convive há 20 anos. Agora, com a chegada do calçamento, a rua vai ficar digna para morar”, comemorou a dona de casa Cláudia Nogueira.

Relação das vias, nesta ordem de serviço no Planalto da Boa Esperança:

Rua Funcionária Sebastiana Santina de Araújo Ferreira

Rua Venâncio Ferreira Ramalho

Rua Carmosina Cesar Pinto

Rua Ednaldo Anacleto de Arruda

Rua Eugênio Clementino Leite

Rua Ademar Bezerra Medeiros

Rua Francisco Semeão Leal Pereira

Rua Núbia Cristiane dos Santos Bastos

Rua Rosalva Nepomuceno do Nascimento

Rua Manoel Henriques dos Santos

Rua Evaldo Trajano

Avenida Recife

Avenida Brasília

Avenida Belo Horizonte

Avenida Florianópolis

Avenida Goiânia

Rua Comerciante Álvaro Antero

Rua Santo André

Avenida Fortaleza.

Governo capacita gerentes de Economia Solidária sobre processo de cadastramento e acesso às políticas públicas específicas

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Para capacitar os gerentes dos equipamentos públicos de Economia Solidária do estado, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva de Economia Solidária (Sesaes), realizou nesta segunda-feira (27), no Centro Público Estadual de Economia Solidária, em João Pessoa, uma formação com os agentes do Programa Paul Singer para instruir e esclarecer quem pode e como se cadastrar um empreendimento solidário no novo sistema do Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (CadSol) da Lei Paul Singer.

O novo CadSol será válido por 3 anos e foi criado para promover o reconhecimento público dos empreendimentos da Economia Solidária, permitindo a eles o acesso às políticas públicas específicas e às demais políticas voltadas a esse público.

O secretário executivo da Sesaes, Roberto Beltrão, ressaltou a importância da capacitação com as gerências dos equipamentos públicos. “Essa é mais uma atividade que vem fortalecendo o trabalho integrado em prol da economia solidária. O encontro tem como foco o alinhamento das ações voltadas ao cadastramento dos empreendimentos no CadSol – instrumento fundamental para o reconhecimento, visibilidade e acesso às políticas públicas”, explicou.

E complementou: “Com esse processo, garantimos que cada empreendimento seja devidamente identificado, potencializando o acesso a programas, editais e iniciativas que promovem geração de trabalho, renda e desenvolvimento territorial. Economia Solidária se faz com organização, parceria e oportunidade; e esse é mais um passo para fortalecer quem empreende com propósito”.

Para o agente do Programa Paul Singer, Matheus Barboza, que esteve à frente da formação, essas orientações são essenciais para que todos tenham compreensão de como podem proceder com os grupos. “É importante que a gente saiba que muitos agentes públicos não estão preparados, mas a economia solitária, apesar de antiga, é um assunto novo, a Lei é nova. Então, mostrar que o nosso papel como agentes é espalhar o que é o CadSol e como funciona a economia solitária”.

O representante da comissão Estadual do CadSol e também gerente da Casa de Economia Solidária de Pombal, José Pereira Filho, avaliou que “participar dessa capacitação é importante para nós que fazemos parte da Economia Solidária no Estado, onde a gente pode adquirir mais conhecimento sobre o cadastro. A importância de os grupos estarem cadastrados no CadSol, viabiliza para a questão de políticas públicas futuras através do Governo Federal. Hoje, eu venho na busca de aprimorar ainda mais o meu conhecimento sobre o CadSol”.

Já a gerente da Casa de Economia Solidária de Sumé, Elaine Andrade, disse que “levo conhecimento para repassar aos grupos da região, pois é algo que vai dar mais visibilidade, mais apoio para serem certificados e estarem realmente como empreendimentos de Economia Solidária”.

A gerente da Casa de Economia Solidária de Ingá, Nady Jakelle, considerou uma atividade importante para as gerências dos equipamentos públicos. “Uma forma de formalizar os grupos informais, cooperativos e associações que a gente tem dentro da Casa, tornar mais visível não só em âmbito estadual como também nacional. É para eles uma grande oportunidade de estar inserido nesse cadastro para futuros projetos de políticas públicas, que aí vem acrescentar no currículo deles, mas também na trajetória toda, vem se solidificar enquanto empreendimento de Economia Solidária.

Os equipamentos públicos estão nos municípios de Ingá, Soledade, Sumé, Sapé, Pombal, Araruna, Barra de Santa Rosa e o Centro Público Estadual de Economia Solidária – o Eco Paraíba, em João Pessoa.

Sobre o CadSol – O CadSol teve o seu retorno após a promulgação da Lei Paul Singer, em dezembro de 2024, e segue sem prazo para encerrar esse ciclo de cadastro. Acesse o link para se cadastrar: https://www.gov.br/pt-br/servicos/cadastrar-iniciativas-economicas-solidarias

Evento na Espep celebra o Dia do Servidor com palestras e oficinas voltadas ao bem-estar

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O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), realizou nesta segunda-feira (27) o evento Conexão Servidor: Capacitação, Inspiração e Cuidado, em celebração ao Dia do Servidor Público. A programação reuniu servidores estaduais de diversas áreas em um encontro marcado por palestras reflexivas, valorização profissional e atividades voltadas ao bem-estar.

A superintendente da Espep, Ivanilda Matias, abriu o evento dando as boas-vindas aos participantes e reforçando o papel da instituição na formação contínua dos servidores. “Estamos aqui ao lado de quem faz a gestão pública acontecer: o servidor e a servidora pública, e este evento foi pensado para vocês”, afirmou.

A palestra magna foi conduzida pelo subprocurador-geral da República e professor da Universidade Federal da Paraíba Luciano Mariz Maia, que destacou o papel estratégico do servidor público para a efetivação das políticas públicas. “Ao olharmos para os próximos anos, saibamos que o futuro do Brasil e da Paraíba será tão sólido quanto for o compromisso ético e técnico do seu serviço público. O exemplo da Paraíba, com seus ganhos em educação, saúde, sustentabilidade e gestão, mostra que é possível unir modernidade e valorização, tecnologia e humanidade, eficiência e sensibilidade”, enfatizou.

Já o secretário de Planejamento, Gestão e Orçamento do Estado da Paraíba, Gilmar Martins, trouxe à tona a importância do planejamento público no cotidiano da administração. ““Nós, servidores públicos, ainda temos um caminho muito longo a trilhar. Temos muito a oferecer à sociedade, mas, sempre que olho para trás, vejo o quanto já transformamos o serviço público no nosso país e no nosso estado. Os governos vêm e cumprem seu papel, mas são os servidores públicos que permanecem e fazem a transformação”, lembrou o secretário.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, abordou em seu painel temático a dimensão ética e social da atuação pública. “A luta contra a indiferença caracteriza um compromisso social que, sendo o coração unido com a alma da ética, cumpre as missões que a legalidade impõe e nos traz a alegria de ver, na expressão da população, o respeito que ela tem para com o serviço público.”

O evento, que também contou com a presença do secretário executivo de Parceria Público-Privada, Petrônio Rolim, reforçando o apoio institucional à valorização dos servidores, na parte da tarde foi voltado à saúde física e emocional dos servidores.

A oficina prática de Técnicas de Respiração, Relaxamento e Mindfulness, conduzida pelo professor Paulo Ricardo (Espep), e a de Musicoterapia, ministrada pela professora Josianne Justino (SES-PB), proporcionaram momentos de leveza e integração.

A servidora Meriele Soares, do Detran-PB, participou do evento e destacou a relevância da iniciativa. “Um momento de capacitação muito importante. Espero que tenham outros momentos como estes para agregar e valorizar a nossa atuação como servidora pública. A Espep está de parabéns.”

O Conexão Servidor da Espep reafirma o compromisso do Governo da Paraíba com a valorização do funcionalismo público, promovendo espaços de escuta, formação e cuidado com quem faz a gestão pública acontecer todos os dias.

Prefeitura de João Pessoa realiza a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Espaço Cultural

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A partir da próxima quinta-feira (30), João Pessoa se transforma em palco da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o maior evento de popularização científica do Brasil. Realizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, a edição 2025 se estende até 1º de novembro, com entrada gratuita e atividades que unem ciência, inovação, sustentabilidade e cultura pop.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e conta com a parceria de universidades, escolas, startups e instituições de pesquisa.

Com o tema “Planeta Água: Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Meu Território”, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano propõe reflexões sobre o papel da ciência e da tecnologia na preservação dos recursos hídricos e na mitigação dos efeitos climáticos.

“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um convite à curiosidade e ao aprendizado. É o momento em que a ciência sai dos laboratórios e ganha as ruas, conectando pessoas, ideias e soluções para os desafios do nosso tempo”, destacou o secretário de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos.

Descobertas e experiências – A programação começa na quinta-feira (30), com o Circuito Pessoense de Esportes Eletrônicos, o Dia Verde – Inovação e Soluções Urbanas Sustentáveis, a Mostra de Filmes Científicos, e a exposição “Mares sem Plástico: Cultura Oceânica em Foco”, realizada pela UFPB. Também serão destaques o Painel Desafio Cidade Inovadora e o Projeto Orgulho Nerd 2025, que reúne feira criativa, gastronomia, competições cosplay e apresentações musicais.

Ciência, cultura e cidadania – Além de divulgar o conhecimento científico, a SNCT também incentiva a criatividade, o pensamento crítico e o engajamento social. “Trabalhamos para que a ciência seja percebida como algo vivo, presente no cotidiano das pessoas e essencial para o desenvolvimento sustentável de João Pessoa”, afirmou Guido Lemos.

As atividades acontecem das 10h às 19h, distribuídas entre auditórios, mezaninos, teatros e arenas do Espaço Cultural José Lins do Rego. Toda a programação é gratuita e aberta ao público, com informações disponíveis no site www.snctjp.com.br

Serviço:

22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Dias: 30 e 31 de outubro e 1 de novembro 2025 (quinta, sexta e sábado)

Hora: A partir das 14h para o público

Local: Espaço Cultural José Lins do Rego, Tambauzinho

Informações: https://snctjp.com.br/#Apresentacao

Retomada do turismo de cruzeiros de luxo marca nova fase do Destino Paraíba

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Embarcação britânica atraca no Porto de Cabedelo nesta quarta-feira (29), às 7h, simbolizando a reabertura do Estado ao turismo marítimo internacional

A Paraíba vai viver, nesta quarta-feira (29), um momento histórico para o turismo: a retomada da recepção de cruzeiros de luxo no Porto de Cabedelo. A embarcação da Swan Hellenic, renomada linha britânica de cruzeiros, atraca às 7h da manhã, com desembarque dos passageiros previsto para as 7h30, quando o grupo seguirá para conhecer os principais atrativos turísticos da capital paraibana.

O navio, de médio porte e voltado para cruzeiros de expedição, traz 280 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes — sendo 90% vindos da Europa. O público, de alto padrão, busca experiências autênticas e sustentáveis, o que reforça o posicionamento da Paraíba como destino de destaque no mercado internacional.

A chegada do cruzeiro é resultado direto dos investimentos realizados pelo Governo do Estado da Paraíba, tanto em infraestrutura, com R$ 91 milhões aplicados na modernização do Porto de Cabedelo, quanto em ações estruturantes e promocionais do Turismo, como a implantação do Polo Turístico Cabo Branco e as campanhas de divulgação internacional, a exemplo da parceria com a Record Europa, que ampliou a visibilidade do destino no exterior.

Essas iniciativas integradas vêm fortalecendo a presença da Paraíba no mercado global e consolidando o Estado como referência em turismo sustentável e de alto padrão. Além desta escala, outras paradas já estão programadas para os anos de 2026 e 2027, confirmando a Paraíba no mapa dos grandes roteiros de cruzeiros de luxo do mundo.

A retomada representa um avanço estratégico para o turismo paraibano, com impacto direto na geração de emprego e renda em toda a cadeia produtiva do setor.

Homem é preso em flagrante por lesão corporal e ameaça contra ex-companheira, na PB

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A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da Zona Sul de João Pessoa (DEAM/Sul), com o apoio da DEAM/Norte, prendeu em flagrante, nessa segunda-feira (27), um homem de 41 anos, suspeito de agredir e ameaçar a ex-companheira no bairro do José Américo, na capital paraibana.

De acordo com as investigações, a vítima procurou a DEAM/Sul no final da manhã para denunciar as violências sofridas. Durante o atendimento, ela apresentava diversas lesões aparentes, especialmente na face e na cabeça, sendo imediatamente encaminhada pela equipe policial ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, onde recebeu atendimento médico.

Mesmo abalada pela agressão, a mulher conseguiu relatar os fatos e repassar informações que permitiram aos investigadores identificar o suspeito. Após diligências ininterruptas, os policiais localizaram e efetuaram a prisão do agressor ainda no final da tarde, no bairro do José Américo.

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Coordenação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (COORDEAM), reforça seu compromisso no enfrentamento à violência doméstica e familiar, e orienta que vítimas denunciem qualquer forma de agressão, comparecendo às delegacias especializadas ou ligando para o número 197 (Disque Denúncia da Polícia Civil).

Paraíba finaliza participação nos JEBs com 45 medalhas

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Com uma medalha de prata no basquete masculino e um bronze no handebol masculino, ambas conquistadas nesse domingo (26), a Paraíba encerrou sua participação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) com 45 medalhas no total. A competição ocorreu em Uberlândia, Minas Gerais, e ao todo, foram 10 medalhas de ouro, 11 de prata e 24 de bronze.

O quantitativo alcançado pela delegação paraibana foi o maior da história do estado no evento, já que, até então, o recorde tinha sido no ano passado, com 38 medalhas. “Excelente participação da delegação da Paraíba em Minas Gerais com esse expressivo número de medalhas e mostrando todo o potencial no segmento do desporto escolar”, avaliou José Hugo, chefe da delegação.

“Esses garotos e essas garotas brilharam nessa edição dos JEBs porque, além da quebra do próprio recorde, no quesito disciplina também foi motivo de elogios à delegação da Paraíba. Todos que representaram o estado na competição foram os melhores índices dos Jogos Escolares e Paraescolares, comprovando que a cada ano a competição vai ganhando mais alunos participantes”, destacou Lindolfo Pires, secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Os JEBs 2025 tiveram 20 dias de competição e foram organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). A delegação da Paraíba, que contou com 250 pessoas, entre atletas, membros de comissão técnica, fisioterapeuta e os considerados oficiais, teve o apoio do Governo da Paraíba, por meio da Sejel, arcando com todas as passagens aéreas.

Vigilância Sanitária de João Pessoa reforça importância do alvará para funcionamento de estabelecimentos

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A emissão do alvará sanitário é uma exigência legal para estabelecimentos que desenvolvem atividades com potencial impacto na saúde pública. Por isso, a Vigilância Sanitária de João Pessoa, órgão que compõem a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça a importância da emissão desse documento para o funcionamento regular de estabelecimentos na Capital.

Em João Pessoa, a Gerência Vigilância Sanitária (GVS) emitiu, no primeiro semestre deste ano, 632 alvarás sanitários. Durante todo o ano de 2024, foram emitidas mais de 1.300 autorizações, número que cresceu em comparação aos anos anteriores quando a média mensal de alvarás emitidos foi de 100, em 2023, e pouco mais de 90 em 2022.

O gerente de Vigilância Sanitária da Capital, Victor Viana, explica que o alvará sanitário é um documento fundamental que assegura que o estabelecimento cumpre todas as normas de higiene, segurança e saúde previstas na legislação vigente. “Esse documento garante a segurança não só para os consumidores, mas também para os trabalhadores. Ele atesta que o local foi vistoriado e aprovado pela Vigilância Sanitária, funcionando de acordo com as normas que visam proteger a saúde da população”, explica.

Entre os principais tipos de estabelecimentos que precisam da autorização estão clínicas médicas, consultórios odontológicos, salões de beleza, farmácias, restaurantes, indústrias de alimentos, além de comércios atacadistas de alimentos, medicamentos, cosméticos, produtos de saúde e saneantes.

Emissão – Os alvarás sanitários são expedidos de forma definitiva, com validade de 1 a 2 anos, de acordo com a atividade exercida. Atualmente, todo o processo pode ser realizado de forma online pela plataforma ‘Aprova’ (https://joaopessoa.aprova.com.br/home), onde o contribuinte pode escolher a modalidade de licenciamento que mais se adequa ao seu tipo de atividade.

Para dar entrada no processo é preciso anexar documentos que comprovem e justifiquem a atividade exercida bem como as garantias sanitárias. Para diferentes áreas de atuação podem ser exigidos diferentes documentações, mas as mais comuns à maioria são: requerimento de solicitação devidamente preenchido; CNPJ do estabelecimento; comprovante de endereço do local de funcionamento; identificação do responsável legal e do responsável técnico (quando exigido), além do comprovante de pagamento das taxas sanitárias.

O fluxo para a emissão do alvará sanitário começa com a abertura administrativa do processo. “Após a análise e aprovação dos documentos anexados é emitido boleto. Após confirmação de quitação das taxas, o processo é direcionado aos setores técnicos como arquitetura, quando exigido, e de fiscalização. Com todas as exigências atendidas, o alvará é emitido”, explica Victor Viana.

O gerente de Vigilância Sanitária reforça ainda que manter o alvará em dia é uma medida essencial de responsabilidade social e sanitária. “Estabelecimentos que funcionam sem o documento podem representar risco à saúde da população e estão sujeitos a sanções legais”, destaca o profissional.

Mais informações sobre o licenciamento podem ser conferidas diretamente na plataforma ‘Aprova’ ou via contato telefônico com o setor administrativo da Vigilância Sanitária. O telefone é o 3213-7545 e está disponível das 8h às 14h. Em casos excepcionais e se necessário, o contato com a GVS pode acontecer presencialmente.

A Vigilância Sanitária de João Pessoa está localizada na Avenida Epitácio Pessoa, em frente ao Assaí Atacadista. O atendimento presencial é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem intervalo para almoço.

Denúncias – Estabelecimentos que funcionem sem o alvará sanitário e/ou descumpram as regras sanitárias podem e devem ser denunciados. Para isso, o consumidor pode formular denúncia junto à Vigilância Sanitária de João Pessoa através do número de telefone informado anteriormente; por meio do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ ou através da Ouvidoria Setorial da Saúde pelo número 160 ou WhatsApp (83) 98845-5002.

Procon-JP orienta consumidor sobre direitos em casos de atraso ou cancelamento de voos

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Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa reforça as orientações aos consumidores sobre os direitos que devem ser garantidos pelas companhias aéreas em casos de atrasos ou cancelamentos de voos. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as empresas são obrigadas a prestar assistência aos passageiros, que pode incluir reembolso, alimentação, hospedagem e acesso à internet, conforme o tempo de espera.

O secretário do Procon-JP, Júnior Pires, explicou que as regras variam conforme a duração do atraso. “Em casos de atrasos e cancelamentos de voos, o consumidor possui direitos específicos que variam conforme o tempo de espera. Para atrasos de até uma hora, a companhia aérea deve oferecer acesso à internet. Se o atraso ultrapassar duas horas, o passageiro passa a ter direito também à alimentação. Já em casos superiores a quatro horas, é obrigatória a oferta de hospedagem. Essas regras estão previstas na legislação da aviação civil, regulamentada pela Anac, que atua de forma complementar ao Código de Defesa do Consumidor”, pontuou.

Júnior Pires também destacou o debate em torno da cobrança pela bagagem de mão. “Esse é um direito que as empresas tentaram retirar, mas o Congresso está fazendo justiça ao aprovar uma lei que garanta essa segurança jurídica ao consumidor. O texto já foi aprovado no Senado Federal e aguarda votação na Câmara dos Deputados, o que deve confirmar esse direito”, acrescentou.

O que as companhias aéreas devem fazer – Segundo a resolução nº 400 da Anac, as empresas devem informar o passageiro assim que souberem do atraso ou cancelamento, além de adotar medidas de assistência conforme o tempo de espera.

As principais obrigações incluem:

  • Informação constante: o passageiro deve ser atualizado a cada 30 minutos sobre a previsão de partida;
  • Assistência gratuita: deve ser oferecida conforme o tempo de espera;
  • Alternativas ao consumidor: em casos de atraso superior a quatro horas ou cancelamento, a empresa deve garantir reacomodação, reembolso integral ou transporte alternativo, conforme a escolha do passageiro.

Direitos por tempo de espera:

  • A partir de 1 hora: acesso à comunicação (internet, telefone ou outros meios);
  • A partir de 2 horas: fornecimento de alimentação (voucher ou refeição);
  • A partir de 4 horas: hospedagem (em caso de pernoite) e transporte. Se o voo for na cidade de residência do passageiro, a empresa deve oferecer apenas o transporte até a casa e de volta ao aeroporto.

Além disso, passageiros com necessidade de assistência especial (Pnae) e seus acompanhantes têm direito à hospedagem em qualquer situação.

O Procon-JP recomenda que os consumidores fiquem atentos às informações divulgadas pela Anac e guardem todos os comprovantes e registros de comunicação com as companhias aéreas, pois esses documentos podem ser necessários em eventuais reclamações.

Atendimentos do Procon-JP:

Sede: Avenida Pedro I, 382, Tambiá, das 8h às 17h

Telefone: 0800-083-2015

Procon-JP na sua mão: (83) 98665-0179

WhatsApp do transporte público: (83) 98873-9976

Instagram: @procon_jp

Siteprocon.joaopessoa.pb.gov.br

Procon-JP Digital: totens instalados nos shoppings Mangabeira, Manaíra, Tambiá e Parahyba Mall