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Parcelamento do 13º salário dos servidores é mais uma notícia falsa contra o Governo

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Servidores estaduais recebem salários de fevereiro nestas terça e quarta

O Governo do Estado desmentiu, nesta terça-feira (10), notícias falsas dando conta que o pagamento do 13º salário dos servidores públicos estaduais seria dividido em cinco parcelas. Vale lembrar que a primeira parcela do décimo terceiro salário para aposentados, pensionistas e reformados foi paga de forma antecipada no mês de junho, enquanto os servidores da ativa receberam no mês de agosto.

O Governo do Estado informa que, até o momento, o governador João Azevêdo não anunciou a data nem a forma de pagamento da outra parcela restante do 13º salário dos servidores estaduais. Ressalta que, apesar da crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus, a gestão estadual tem assegurado o pagamento do funcionalismo público dentro do mês trabalhado.

Anvisa mantém suspensão de testes da CoronaVac no país

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Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu manter a suspensão dos testes de estudo clínico da vacina CoronaVac. A suspensão ocorreu por causa de um “evento adverso grave” ocorrido.

De acordo com o presidente da agência reguladora, Antonio Barra, a decisão foi tomada pela área técnica da Anvisa a partir de informações encaminhadas ao órgão pelo Instituto Butantan, laboratório que conduz os estudos no Brasil. Ainda não há previsão de retomada dos testes.

As informações foram recebidas e analisadas pela gerência-geral de medicamentos da Anvisa, responsável por acompanhar os testes. Em coletiva de imprensa realizada hoje (10) sobre o assunto, Barra disse que a agência seguiu o que está previsto nos protocolos de Boas Práticas Clínicas para este tipo de procedimento.

“Quando temos eventos adversos não esperados, aqueles que no primeiro momento não conseguimos estabelecer uma correlação, a sequência de eventos é uma só: a interrupção do estudo”, disse Barra. “O protocolo manda que seja feita a interrupção do teste e se nós não o fazemos, a responsabilidade obviamente é nossa diante da repetição desse mesmo evento”, afirmou Barra.

A defesa foi acompanhada pela diretora da Anvisa, Alessandra Bastos, que justificou a decisão da agência dizendo que até ontem (9), a única informação de que a agência dispunha era que um evento adverso grave não esperado havia ocorrido, o que, segundo o protocolo, determinava a suspensão.

“Todos nós aqui queremos ter a saúde resguardada e quando estamos falando de uma vacina para o enfrentamento de uma doença nova não há, de fato, a menor possibilidade de dúvida. Quando a informação não nos da segurança para seguir, isso [a suspensão] é previsto em protocolos internacionais”, afirmou Alessandra.

Durante a coletiva, o gerente-geral de medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, reconheceu que as informações sobre o evento foram encaminhadas pelo Butantan, mas que não foram recebidas pela agência em razão do ataque hacker ocorrido na semana passada, que atingiu diversos órgãos, entre eles o Ministério da Saúde.

Mendes disse que após o ocorrido, foi acionado um plano de contingência e as informações foram recebidas no dia 9, no final da tarde. “Não poderíamos cometer o risco de que mais voluntários fossem vacinados sob o risco de que mais voluntários pudessem ter eventos adversos semelhantes. Usamos o princípio da precaução que parte do pressuposto de que, na dúvida, não podemos arriscar”, justificou.

Questionado sobre informações noticiadas por diferentes veículos de comunicação de que o evento adverso grave foi um óbito, por suicídio, não tendo ligação portanto com a vacina, Barra disse que a Anvisa não recebeu a informação por canais oficiais.

Segundo ele, as informações vão ser analisadas por um comitê independente de especialistas que darão um parecer sobre a continuidade dos testes. Somente a partir daí a Anvisa vai decidir sobre a retomada dos procedimentos.

“Diante do evento adverso grave, o comitê independente tem que atuar. Então a informação tem que vir daquele canal, os demais canais por mais que tenham informações relevantes, eles não são o comitê independente”, disse.

Butantan

Em outra coletiva de imprensa sobre o assunto, em São Paulo, na manhã de hoje, o Instituto Butantan afirmou que o evento foi reportado detalhadamente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último dia 6. O voluntário teria recebido a dose no dia 29 de outubro, 25 dias antes do evento adverso acontecer. Por causa do ataque hacker, no entanto, a Anvisa só recebeu as informações ontem.

Apesar de ter se referido ao evento como um óbito na noite de ontem, hoje o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, não confirmou a morte do voluntário. Ele garantiu que o evento ocorreu mais de três semanas depois da aplicação da dose e que efeitos adversos relacionados são esperados em até sete dias.

O Butantan também reforçou que ainda não se sabe se o voluntário, que era paciente do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, tomou a vacina ou o placebo (uma substância que não apresenta interação ou efeito no organismo).

Covas ressaltou que, por conta do sigilo, de aspectos éticos e de respeito à família do voluntário, não é possível divulgar dados do paciente. “Não podemos dar detalhes porque isso envolve sigilo e nos impede de dar as características do voluntário. O que afirmo é que esses dados estão todos com a Anvisa. A conclusão do relatório é exatamente isso: o efeito adverso grave foi analisado e não tem relação com a vacina”.

Covas ressaltou, que os dados foram enviados à Anvisa dentro dos protocolos determinados pela agência reguladora e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), com todas as informações exigidas para o esclarecimento e para evitar a necessidade de paralisação do estudo. Ele criticou a suspensão anunciada pela Anvisa sem a realização de uma reunião prévia para mais esclarecimentos, o que foi feito na manhã de hoje de forma virtual.

“Eu fiquei sabendo disso pela imprensa ontem à noite. Nem eu nem os responsáveis pelo estudo recebemos nenhum telefone da Anvisa anteriormente. Ontem o Butantan recebeu um e-mail às 20h40 para comunicar da reunião para tratar do assunto, mas anunciava ao mesmo tempo a suspensão do estudo. Vinte minutos depois essa notícia estava em rede nacional”, disse.

Segundo Covas, o anúncio da suspensão dos estudos clínicos foi precoce e não há motivo para a interrupção. “Aqueles que estão participando, que continuem tranquilos. A reação não tem relação com o que eles receberam, eles não terão nenhum tipo de efeito adverso, isso eu afianço a eles. Aqueles que estavam na fila para receber, por favor, continuem, mantenham-se fiéis à vontade que vocês têm de ajudar o país, de ajudar esse desenvolvimento. A presença de vocês no estudo é fundamental. Nós precisamos concluir esse estudo agora mais rapidamente do que nunca”, pediu.

Ortotrauma de Mangabeira é segundo melhor entre 47 hospitais do País em projeto do Ministério da Saúde

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O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma) é o segundo melhor entre os 47 hospitais do País acompanhados pelo projeto Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde, na apresentação de indicadores de redução de superlotação nas urgências. O resultado foi conhecido nesta terça-feira (10), durante mais um encontro do projeto, que tem a participação do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, promovendo consultoria junto à unidade hospitalar da Capital.

A parceria vem sendo realizada desde setembro, com duas reuniões quinzenais, no Ortotrauma, onde uma dupla de profissionais do Hospital Sírio-Libanês (um médico e um especialista de processos) realiza visitas para capacitar as equipes, com o objetivo de melhorar os processos, baseado em tempo e valor, além de implementar ações de acordo com as ferramentas da metodologia Lean.

O médico Ricardo Camelo, um dos profissionais do Sírio-Libanês que prestam consultoria no projeto, elogiou os resultados obtidos pelo Ortotrauma, destacando principalmente a forma com que o hospital vem otimizando a liberação de leitos hospitalares. “O que a gente tem discutido muito e realmente tem melhorado, pelo menos é o que os números mostram, é que esse giro de leitos aumentou e melhorou, e está ficando cada vez mais otimizado – daí os pacientes estão subindo com maior rapidez e a lotação tem diminuído no pronto socorro”, explicou.

Ricardo Camelo também ressaltou o envolvimento de todos os setores do Ortotrauma dentro do projeto. Embora o foco maior seja na porta de entrada, na urgência, o sucesso dele depende da participação do hospital como um todo. “Desde o primeiro dia até hoje, a gente percebe a melhora cada vez maior de todos os setores do Ortotrauma, seja na assistência, no suporte gerencial, os enfermeiros e médicos do pronto-socorro, até a direção, a hotelaria, farmácia, laboratório, todo mundo envolvido em prol de melhorar o hospital”.

A diretora-geral do Ortotrauma de Mangabeira, Ana Giovana Medeiros, que também vem participando das reuniões, disse que os indicadores positivos refletem uma nova fase do hospital. “É uma alegria muito grande estar compartilhando esse momento com todos os profissionais, porque isso é dedicação e avanço – não só na assistência e no cuidado, mas na reorganização de processos de trabalho de todo o hospital”, comemorou.

“Estamos chegando na fase final dessa consultoria, mas vamos seguir com as orientações do projeto Lean nas Emergências, porque é um processo que está refletindo no cuidado, na agilidade, e uma prova disso é que não tivemos mais superlotação na porta de urgência”, completou Ana Giovana Medeiros.

O próximo encontro do projeto Lean nas Emergências, com a participação dos profissionais do Ortotrauma de Mangabeira com a consultoria do Hospital Sírio-Libanês, vai acontecer no próximo dia 23. Essa será, também, a última do projeto, que envolve a implementação do Plano de Capacidade Plena (PCP), que é um plano de contingência, com normas que estabelecem os níveis de risco que o ambiente está correndo para desenvolver uma ação do hospital.

Nilvan apresenta as melhores propostas em debate e mostra que é o candidato mais preparado para a Prefeitura de João Pessoa

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Nilvan Ferreira (MDB) mostrou mais uma vez, durante debate radiofônico realizado nesta terça-feira (10), que é o candidato mais preparado para administrar a prefeitura de João Pessoa. Enquanto os demais candidatos partiam para ataques e acusações, Nilvan apresentou varias propostas que estão inseridas dentro do Plano de Gestão ‘João Pessoa – Capital das Pessoas’, que é composto por cinco eixos temáticos que abrangem saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento e políticas para o servidor público e foi desenvolvido por uma equipe técnica de diversas áreas, priorizando as demandas mais urgentes do município.

Nilvan falou sobre a criação do Banco da Retomada, uma linha de microcrédito que vai oferecer empréstimos de ate R$ 15 mil, com juros baixos, parcelas acessíveis de financiamento e tempo de carência, como forma de incentivar a retomada da economia no pós-pandemia. Ele ainda falou sobre a criação do programa Caça Empreendedores, que consiste em uma equipe formada por profissionais capacitados que irão buscar pessoas que queiram empreender nos bairros e dar o suporte necessário para abertura de novos negócios.

Em relação à politicas para a saúde, Nilvan reforçou a construção do Hospital do Idoso. A unidade será um Centro de Referencia no cuidado da saúde das pessoas da terceira idade, garantindo um atendimento específico para a pessoa idosa evitando assim as longas filas nos hospitais públicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Para a execução desse projeto, o candidato pretende utilizar estruturas de hospitais que já existem, mas que foram fechados, como por exemplo o Hospital Treze de Maio.

Sobre infraestrutura, Nilvan destacou a implantação do Programa Última Rua, que tem como objetivo calçar todas as ruas de Joao Pessoa, destacando que a Capital paraibana tem mais de duas mil ruas sem pavimentação.

Nilvan concluiu o debate destacando que esse é o momento que a população tem para mudar a historia de Joao Pessoa, colocando à frente da gestão municipal um homem de origem humilde e que veio do povo. Por fim, ele reforçou que fugiu do baixo nível do debate e que construiu uma campanha propositiva, onde discutiu propostas e afirmou que sua gestão reunirá os melhores técnicos para fazer uma Joao Pessoa boa para todos.

Cecaf e Sebrae criam Galeria Rural para compra online de produtos da agricultura familiar

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A Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) – da Prefeitura Municipal de João Pessoa – e o Sebrae Paraíba criaram a Galeria Rural Marketplace para auxiliar pequenos produtores na venda online dos produtos. Ao acessar o site https://galeriarural.com.br/, o consumidor tem acesso a frutas, verduras, floricultura, laticínios, carnes, doces, salgados e panificados, entre outros produtos, que podem ser entregues em casa.

Para comprar, é necessário apenas fazer o cadastro com nome e e-mail. Na Galeria Rural Marketplace, o usuário pode comprar com todos os tipos de cartões de crédito ou de débito. A ideia surgiu no início deste ano para criar mais um espaço de comercialização que pudesse atender às associações, cooperativas, empreendedores e produtores rurais.

“A Galeria Rural está propondo modernidade e oportunidade com investimento zero para os empreendedores. Acreditamos no potencial da agricultura familiar e temos consciência que, juntos, com um bom planejamento de mercado, daremos ainda mais visibilidade ao setor e às áreas afins que ele movimenta”, comentou Rogeany Gonçalves, coordenadora do setor de Agricultura Familiar da Cecaf.

A Galeria Rural começou suas atividades em outubro deste ano. Hoje, a plataforma conta com a participação de quatro cooperativas, além de empreendedores e agricultores individuais. “Indiretamente, as cooperativas atendem em média 1.440 produtores”, acrescentou Rogeany Gonçalves.

Como participar? – Os produtores e agricultores que desejam comercializar os seus produtos podem fazer na própria plataforma. No espaço “Seja Nosso Parceiro” basta cadastrar seu nome, e-mail, telefone e escrever sua mensagem no box, relatando seu desejo de que os seus produtos façam parte da Galeria e comercializar seus produtos.
“A ideia foi inovadora ainda mais agora nesta pandemia. Tem gente que gosta da feira livre, mas as vendas online são uma boa saída”, comentou Patrícia Oliveira que, junto com seu esposo, o agricultor Lenildo Oliveira, começou há pouco tempo a usar a Galeria Rural e estão animados com essa nova proposta.

As vantagens em vender na Galeria Rural Marketplace, segundo Rogeany Gonçalves, são de que é uma loja virtual grátis, sem mensalidade fixa, com Split de pagamento com a PagSeguro, proporcionando segurança tanto para quem vende quanto para quem compra. Também há a opção de frete grátis, retirada da mercadoria no local e frete fixo, e um gerenciamento completo dos produtos.

Produtos de novembro – Nos meses de novembro e dezembro, de acordo com Lenildo Oliveira, a saída é boa para frutos da terra como manga, caju, acerola, abacaxi, limão, banana, mas também para as hortaliças, o cará, a macaxeira, inhame, tomate e feijão verde.

“Os preços são maravilhosos, os produtos são fresquinhos e o que é melhor, não têm agrotóxico”, relatou a dona de casa Ana Cláudia Dantas, que compra pela Galeria Rural desde o mês passado quando uma amiga fez a indicação. Mais informações sobre a Galeria Rural podem ser obtidas pelo telefone 83 3508-7603 ou pelo email: [email protected].

Municípios localizados no Sertão lideram incidência de casos de arboviroses

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Foto: Reprodução internet

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta terça-feira (10), o Boletim Epidemiológico das Arboviroses, referente à 44ª Semana Epidemiológica, o qual revela que a dengue lidera os registros com 6.128 casos prováveis da doença, seguida pela chikungunya com 1.673 notificações e zika com 313.

De acordo com a técnica da SES responsável pelas arboviroses, Carla Jaciara, não houve muita mudança entre o relatório atual e o anterior. Ela explica que o problema da subnotificação ainda persiste e que as regiões de maior incidência continuam sendo as mesmas: 13ª, 4ª e 15ª, localizadas no Sertão, Borborema e Agreste, respectivamente.

“Não temos muita diferença entre esse e o boletim anterior. Se pegarmos até o percentual de variação e dos casos prováveis e trouxermos para a porcentagem, ficou praticamente a mesma coisa. Tivemos mais aumento para a chikungunya, se compararmos com o mesmo período de 2019. Dengue ainda continua com redução e zika também”, pontua.

Sobre os óbitos, o nono boletim apresenta 22 registros suspeitos, um a mais que o documento anterior. Até o momento, a Paraíba apresenta três mortes como confirmadas para dengue nos municípios de Sapé, Santa Rita e Aroeiras, e cinco para chikungunya, sendo dois em João Pessoa, um em Riachão do Bacamarte, um em Areial e outro em Malta. Já para o vírus da zika, dois óbitos foram confirmados, sendo um em Aroeiras e o outro em Riachão do Bacamarte. Treze casos foram descartados e apenas um segue em investigação.

O boletim também traz a informação que, em 2020, foram notificados nove casos de gestantes confirmados por vírus zika, sendo sete por critério laboratorial e dois por clínico-epidemiológico nos municípios de Araruna, Campina Grande, Água Branca, Picuí, Pocinhos, Vista Serrana e Boa Vista. A técnica destaca a importância das medidas de prevenção serem reforçadas para os casos das gestantes, principalmente no primeiro trimestre de gestação, sendo um período de risco para infecção por Zika vírus. “Essa é a fase de formação fetal. Porém os cuidados de prevenção se estendem durante toda gestação”, observa.

Apesar do cenário atual do Covid-19, as atividades de controle das arboviroses continuam ativas. Segundo Carla Jaciara, as ações executadas pelo Núcleo das Arboviroses continuam sendo as mesmas, principalmente a de orientar os municípios com relação à notificação, à investigação e ao encerramento dos casos em tempo oportuno.

O boletim traz uma série de recomendações às Secretarias Municipais de Saúde, tais como: sensibilizar a população para eliminação de criadouros do mosquito aedes aegypti, contribuindo para o controle das arboviroses dengue, zika e chikungunya; manter ativa a vigilância para notificação dos casos suspeitos; realizar coleta de material para confirmação laboratorial de casos suspeitos e para o isolamento viral, com intuito de identificar o sorotipo de dengue circulante.

Boletim Epidemiológico

Prefeitura de Bayeux terá que fechar restaurante popular e está proibida de doar cestas básicas após justiça acatar pedido do Capitão Antônio

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O juiz da 61ª zona eleitoral, Euler Jansen acatou o pedido do candidato a prefeito Capitão Antônio (PSL) e proibiu a distribuição de sopas, auxílio funeral, refeições no restaurante popular, cestas básicas entre outras ações da prefeitura que beneficiavam diretamente a população mais carente da cidade de Bayeux.

De acordo com a decisão do juiz estão suspensas as ações promovidas pela Prefeitura de Bayeux até o dia das eleições, 15 de novembro, caso não seja cumprida a decisão a justiça aplicará multa diária de R$ 100 mil podendo chegar a R$ 700 mil reais.

Com o pedido do Capitão Antônio à justiça, o Restaurante Popular da cidade de Bayeux está impedido de oferecer as duas refeições diárias às pessoas carentes do município. Como se não bastasse, a oferta de cestas básicas compradas com verba federal por conta do período de pandemia, o auxílio funeral, como também a distribuição de sopas nas 11 comunidades em condição de vulnerabilidade social também ficam prejudicadas.

Leia um trecho da decisão do juiz:

Estariam presentes o requisitos necessários do fumus boni iuris e do periculum in mora autorizadores da medida pleiteada de caráter preparatório, “que sejam suspensas todas as entregas de cestas básicas, bem como a realização de todos os programas assistenciais pela Prefeitura Municipal de Bayeux/PB até o dia 15 de novembro de 2020 (dia das eleições), e/ou que a entrega de cestas e realização dos programas sociais assistencialistas sejam realizados através do Ministério Público Eleitoral em Bayeux/PB, até o dia das eleições”. Concedo a tutela de urgência de natureza cautelar antecedente, no sentido de suspender todas as entregas de cestas básicas, bem como a realização de todos os programas assistenciais da prefeitura municipal de Bayeux até o dia 15 de novembro de 2020 (dia das eleições). Citem-se os promovidos para contestar no prazo legal e, em especial, intimando-os para cumprir esta decisão, sob pena de R$ 100.000,00 por dia de descumprimento, limitados a R$ 700.000,00.

Leia o pedido do Capitão Antônio na íntegra:

Decisão

Conselho notifica corretores de imóveis e empresas imobiliárias inadimplentes

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O Creci-PB iniciou a notificação pelos Correios, de aproximadamente 700 corretores de imóveis e empresas imobiliárias em débito com anuidades e multas anteriores a 2020, cujos valores estão admissíveis para execução fiscal, para que, querendo, compareçam – num prazo de 30 contados a partir do Aviso de Recebimento (AR) – ao Órgão e às Delegacias existentes nas cidades de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, para negociarem essas dívidas, evitando assim que sejam alvo de protesto em cartório de títulos e processo de execução fiscal através do lançamento de certidões de divida ativa.

Na manhã de ontem (segunda-feira), os servidores da sede e das referidas Delegacias, receberam treinamento teórico-prático sobre esses procedimentos da servidora Érica Vasconcelos e do Coordenador Jurídico Mário Filho, na Sala de Reunião “Jorge da Silva” (Jorge Varietê), na Sede do Conselho, na Capital.

Oferecidas condições especiais de pagamento – Refis

Prorrogado pelo Cofeci até 31 de dezembro do corrente ano, o Refinanciamento (Refis) prevê o pagamento dos débitos dividido em tantas parcelas mensais quantas os interessados desejem, desde que o valor de cada não seja inferior a R$ 120,00 e a primeira parcela seja paga à vista quando da assinatura de termo de confissão de dívida junto ao Creci-PB.

Pelas condições oferecidas, as demais parcelas serão pagas mensalmente, a partir do primeiro mês subsequente ao da transação, sempre no dia 20 de cada mês e com acréscimo de juros simples de 1%, com o objetivo de facilitar aos devedores a programação anual desses pagamentos.

Quando do acordo, o valor de qualquer anuidade anterior ao exercício vigente, será equiparado ao da anuidade 2020, atualizado na forma da lei no momento da concordata, com isso o profissional terá um vultoso abatimento no valor do seu débito.

Horários de atendimento

Diante da obrigatoriedade da assinatura do Termo de Confissão de Dívida (TCD), os interessados devem comparecer a sede do Creci-PB no horário das 7h às 18h ou nas Delegacias do Órgão nas cidades de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, no período compreendido entre 12h e 18h, de segunda a sexta-feira (horário especial de funcionamento até o final do ano).

Os acordos e emissão do termo com os boletos, também podem ser solicitados através do e-mail: [email protected] ou pelo WhatsApp (83) 99134-0029 JP e (83) 99171-4737 CG.

Para obtenção de maiores informações, os interessados também podem entrar em contato por meio dos telefones 2107-0406 (João Pessoa), 3321-6969 (Campina Grande), 3421-2924 (Patos) e 3531-2329 (Cajazeiras).

Inscrições para editais de chamada pública da Lei Aldir Blanc terminam nesta quarta-feira

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O prazo para inscrição para os dois editais de chamada pública previstos na Lei Aldir Blanc terminam nesta quarta-feira (11). As inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected], através do envio do Requerimento de Inscrição e toda documentação em arquivos no formato PDF. Só serão aceitas as inscrições recebidas até as 23h59 desta quarta-feira (11).

O edital de chamada pública 004/2020 vai destinar recursos para a manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, dentre outras instituiçõese pode ser acessado através do link https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/licitacoes?id=5078 ,
clicando depois em “Arquivos da Licitação”.

Já o edital de chamada pública 005/2020 é destinado à concessão de incentivo a realização de projetos aplicáveis a aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural, dentre outros, e pode ser acessado pelo link https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/licitacoes?id=5079 , clicando depois em “Arquivos da Licitação”.

Cadastro- Os artistas e agentes culturais que ainda não se cadastraram e estão interessados em receber os recursos deverão realizar seu cadastramento na plataforma JPcultura, na internet, no endereço http://jpcultura.joaopessoa.pb.gov.br e preencher os formulários disponíveis que incluem proposta e plano de trabalho, conforme critérios definidos nos editais. Só com o cadastro noJPcultura é que poderão fazer inscrições nos editais.

Plantões – Depois de lançar os editais de apoio à cultura, previstos na Lei Aldir Blanc, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), iniciou os plantões de atendimento para prestar apoio e orientação para as pessoas que têm dificuldade em fazer a inscrição e ou dificuldade com equipamento e internet.

Os plantões funcionam de segunda a sexta-feira em diferentes unidades, mas é preciso fazer o agendamento pelo telefone 98645-3111. Na Funjope e na Casa da Pólvora o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h. No Centro Cultural de Mangabeira, o atendimento está sendo feito às segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h e às terças e quintas-feiras, das 13h às 17h.

A Associação Balaio Nordeste também está dando apoio e disponibilizando equipamento e orientação para os artistas e trabalhadores da cultura que pretendem requerer o subsídio mensal ou o incentivo a projetos culturais durante a pandemia do Coronavírus.

PM apreende droga e tenta capturar suspeitos de tráfico em comunidade de João Pessoa

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Policiais do Batalhão Especializado em Policiamento com Motocicletas (BEPMotos) realizam neste momento, 13h18, uma operação na comunidade Santa Bárbara, na zona Sul de João Pessoa, que fica por trás do Mangabeira Shopping. No local, a polícia apreendeu uma certa quantidade de droga, com várias pedras de crack, que estavam em uma pochete.

A polícia acredita que os supostos traficantes, ao perceberem a chegada da guarnição, deixaram a droga e alguns objetos no terreno e fugiram entrando em um área de mata fechada.

Foto: Reprodução/Gustavo Chaves

Eles cegaram a colocar barricadas, com troncos de árvores, na entrada do beco da comunidade que dá acesso ao terro para tentar dificulta o acesso da polícia.

A operação conta com o apoio do helicóptero Acauã que sobrevoa a área para tentar localizar os supostos criminosos.