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Nota Cidadã faz último sorteio do ano nesta quinta-feira

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O último sorteio do ano do Programa Nota Cidadã, que terá mais um recorde de participantes e de notas fiscais emitidas com CPF, será realizado nesta quinta-feira (10), às 10h, no auditório da Loteria Estadual da Paraíba (Lotep). Serão conhecidos os 21 ganhadores da campanha mensal, sendo 20 prêmios de R$ 2 mil e um prêmio especial no valor de R$ 20 mil, totalizando R$ 60 mil em espécie.

O 12º sorteio do Nota Cidadã, no mês de dezembro, terá 25,178 mil paraibanos concorrendo aos 21 prêmios em dinheiro com o número de notas fiscais também recordes de 129,973 mil unidades emitidas com CPF.

Os sorteios serão realizados sem a presença de público, devido à pandemia, mas serão transmitidos ao vivo pelo canal do YouTube da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) e pelo perfil do Instagram da Lotep (@lotep.pb).

Concorrem ao 12º sorteio todos os cidadãos que compraram no período de 1º a 30 de novembro nos estabelecimentos comerciais do Estado da Paraíba, que previamente haviam realizado o cadastro no Portal da Cidadania e inseriram o número do CPF na nota fiscal no ato da compra nos caixas de estabelecimentos da Paraíba. As 129.973 notas emitidas com CPF em dezembro serão transformadas em números de bilhetes.

Exercício da cidadania fiscal – O Programa Nota Cidadã, que é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda, com apoio dos órgãos como Codata e Lotep, incentiva o cidadão paraibano a desenvolver o exercício da cidadania fiscal ao exigir a nota fiscal e incluir o CPF na Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) de suas compras no comércio do Estado da Paraíba. A campanha também foca no fortalecimento do comércio local.

Como concorrer aos 21 prêmios – Para concorrer aos 21 prêmios mensais em dinheiro, o cidadão precisa fazer, antes de tudo, um cadastro único no portal digital do Governo no link https://portaldacidadania.pb.gov.br/Login/Cadastrar O cadastro solicita apenas o nome; número do CPF; data de nascimento; e-mail, telefone e a criação de uma senha. Após o cadastro feito, no ato de toda compra no comércio, o cidadão pede para inserir o CPF na nota e passa a acompanhar os sorteios mensais. Quanto maior o número de notas a cada mês, maior é a chance de ser premiado.

Em 11 sorteios realizados este ano, o Governo da Paraíba já premiou 231 pessoas de 31 cidades de todas as regiões do Estado (Litoral, Brejo, Borborema, Cariri, Seridó e Sertão). Em valores, os prêmios acumulados já pagos somam R$ 660 mil.

Unimed JP debate corrupção e os males que a prática causa à sociedade

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A Unimed João Pessoa promoveu, na manhã desta quarta-feira (9), uma reflexão sobre a corrupção e os males que essa prática causa à sociedade. O assunto foi abordado em mais uma edição do Inova Unimed JP, evento que tem a finalidade de colocar em discussão temas de interesse da sociedade.

O tema foi escolhido porque nesta quarta é celebrado o Dia Internacional Contra a Corrupção, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). “A corrupção em todo o mundo interfere de maneira relevante na vida das pessoas, uma vez que diminui os investimentos em áreas importantes, como a saúde”, pontuou o presidente do Conselho de Administração (Conad) da Unimed JP, Gualter Lisboa Ramalho.

Gratuito e aberto a toda a sociedade, o Inova foi realizado de forma on line através do canal da Unimed JP no YouTube. Das 9h ao meio-dia, a transmissão foi acompanhada por cerca de 500 pessoas, entre médicos, profissionais da área jurídica e colaboradores, fornecedores, clientes e rede prestadora da Cooperativa. Para quem não assistiu ao vivo ou para aqueles que quiserem rever, o evento completo está disponível no endereço www.youtube.com/unimedjoaopessoa.

O debate sobre o combate à corrupção integra a cultura da Unimed João Pessoa. A Cooperativa possui um Programa de Integridade, que tem como uma das diretrizes a Lei Brasileira Anticorrupção (N° 12.846/2013). Além disso, é signatária do Pacto Global, uma iniciativa da ONU com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial para incorporar, em suas práticas de negócios, dez princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

Como foi o evento – O Inova Unimed JP foi organizado em cinco painéis, com um debate ao final. Veja como foram as apresentações:

– Panorama da saúde suplementar pós-pandemia

Este foi o primeiro tema da programação, abordado pelo CEO do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Chapchap; o presidente Gualter Ramalho; e a CEO do Instituto Coalização, Denise Eloi. Eles debateram quatro temas – agentes transformadores da saúde, pertinência do ato médico, visão do hospital do futuro e judicialização – e as perspectivas ou soluções para cada um deles.

– Compliance como ferramenta no combate à corrupção no setor de saúde

A cofundadora do Compliance Women Committee e executiva de Compliance, Governança e Gestão de Riscos, Juliana Oliveira Nascimento, discorreu sobre as formas efetivas de uso do compliance (adequação às legislações e normas), especialmente no setor de saúde.

– Lei Anticorrupção e sua aplicabilidade na saúde suplementar:

O tema foi abordado pelo ministro Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele alertou que o país vive em ciclos de avançar e retroceder em muitos aspectos e que a população não pode deixar isso acontecer. O ministro afirmou que a Lei Anticorrupção tem que ser vista em conjunto com a lei de improbidade administrativa e pontuou que a corrupção não consiste “apenas” no roubo, mas é a apropriação indevida do que é público, o nepotismo e a tortura, por exemplo.

– Inovação e uso das tecnologias no combate à corrupção

O coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba, Otávio Paulo Neto, abordou como a inovação e o uso das tecnologias têm contribuído para o combate à corrupção. Ele lembrou que a população precisa estar atenta à realidade para entender e combater a corrupção.

– Corrupção e saúde: diagnóstico e cura

Em sua apresentação, o procurador-geral da República (PGR) e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Luciano Mariz Maia, alertou que o setor da saúde é uma “vitrine” para a corrupção pelo grande volume de recursos envolvidos, pela urgência que as ações exigem em muitos momentos, o que pode gerar dificuldade de transparência e controle.

Sobre a Unimed JP – Com 48 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,7 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição dos mais de 147 mil clientes. Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano.

Governador determina imediata apuração da morte de Expedito Pereira

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O governador João Azevêdo determinou a imediata apuração do assassinato do ex-prefeito de Bayeux, Expedito Pereira, ocorrido na manhã desta quarta-feira (9), no bairro de Manaíra, em João Pessoa. Ele foi assassinado com dois tiros por um homem em uma motocicleta preta na avenida Sapé.

As investigações para apurar o assassinato do ex-prefeito Expedito Pereira estão a cargo das Polícias Civil e Militar. Expedito Pereira tinha 72 anos e foi prefeito de Bayeux em três mandatos: em 92, quando assumiu com a morte do prefeito Lourival Caetano, sendo eleito em 1996 e reeleito em 2000.

Paraíba confirma 737 novos casos de Covid-19 com cinco óbitos nas últimas 24 horas

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Reprodução: internet

Casos Confirmados: 151.312
Casos Descartados: 203.939
Óbitos confirmados: 3.391
Casos recuperados: 119.961

Nesta quarta, 09 de dezembro, a Paraíba registrou 737 novos casos de Covid-19 e 11 óbitos confirmados desde a última atualização, 05 deles ocorridos nas últimas 24h. Até o momento, 151.312 pessoas já contraíram a doença, 119.961 já se recuperaram e 3.391, infelizmente, faleceram. Até o momento, 483.852 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 55%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 63%. Em Campina Grande estão ocupados 51% dos leitos de UTI adulto e no sertão 83% dos leitos de UTI para adultos.

Os casos confirmados estão distribuídos por todos os 223 municípios paraibanos. A diferença de casos de ontem para hoje é de 737, nos quais 10 municípios concentram 431 casos, o que representa 58,48% dos casos em toda a Paraíba. São eles:

João Pessoa, com 200 novos casos, totalizando 38.280; Brejo do Cruz, com 48 novos casos, totalizando 787; Guarabira, com 36 novos casos, totalizando 5.000; Ibiara, com 24 novos casos, totalizando 236; Mãe d’Água, com 23 novos casos, totalizando 49; Água Branca, com 22 novos casos, totalizando 311; Cajazeiras, com 21 novos casos, totalizando 3.132; Itabaiana, com 20 novos casos, totalizando 1.362; Solânea, com 19 novos casos, totalizando 865; Campina Grande, com 18 novos casos, totalizando 14.616.

* Dados oficiais preliminares (fonte: e-sus VE, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 09/12, sujeitos a alteração por parte dos municípios.

Continuar Cuidando: Até o dia 08/12 foram entrevistados e testados 7.165 paraibanos, em residências distribuídas por 113 cidades.

Até hoje, 185 cidades registraram óbitos por Covid-19. Os 11 óbitos registrados nesta quarta ocorreram entre 04 e 09 de dezembro, sendo 08 deles nas últimas 48h. Os pacientes tinham idade entre 48 e 89 anos. Diabetes foi a comorbidade mais frequente.

Homem, 76 anos, residente em Mãe d’Água. Hipertenso. Início dos sintomas em 12/11/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 09/12/2020.

Mulher, 72 anos, residente em Cajazeiras. Portadora de cardiopatia. Início dos sintomas em 29/11/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 09/12/2020.

Homem, 65 anos, residente em Cajazeiras. Sem comorbidade. Início dos sintomas em 25/11/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 08/12/2020.

Mulher, 73 anos, residente em Lagoa Seca. Diabética. Início dos sintomas em 16/11/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 08/12/2020.

Homem, 87 anos, residente em Remígio. Hipertenso e diabético. Início dos sintomas 23/11/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 08/12/2020.

Homem, 73 anos, residente em Cuitegi. Cardiopata. Início dos sintomas 28/11/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 07/12/2020.

Homem, 78 anos, residente em Olivedos. Diabético e obeso. Início dos sintomas em 07/12/2020 e foi a óbito em hospital público no mesmo dia.

Homem, 76 anos, residente em Duas Estradas. Cardiopata. Início dos sintomas 23/11/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 07/12/2020.

Homem, 48 anos, residente em São Miguel de Taipu. Diabético e portador de cardiopatia. Início dos sintomas 05/12/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 06/12/2020.

Homem, 89 anos, residente em Araruna. Diabético. Início dos sintomas 21/11/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 05/12/2020.

Homem, 59 anos, residente em São José de Princesa. Sem comorbidade. Início dos sintomas 15/11/2020. Foi a óbito em hospital público no dia 04/12/2020.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

Sindojus-PB obtém liminar no CNJ, que retira anteprojetos de pauta do Pleno do TJ

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A mobilização e a adoção de providências, em tempo recorde, pelo Sindojus-PB, com o apoio da Federação das Entidades Sindicais dos Oficiais de Justiça do Brasil, junto ao Conselho Nacional de Justiça,  surtiram efeito e culminaram, na tarde desta quarta-feira (9), com o deferimento de liminar pelo Órgão, de retirada de pauta, pelo desembargador-presidente do TJPB, Márcio Murilo, dos anteprojetos de lei apresentados de afogadilho, no final de gestão, às vésperas dos recessos judiciário e legislativo, extremamente nefastos à categoria dos Oficiais de Justiça.

A decisão foi recebida com um misto de entusiasmo e alívio por Oficiais de Justiça vindos de várias Comarcas da Paraíba, que participaram de Ato Público organizado pelo Sindicato, em frente ao prédio anexo do TJ.

Confira a decisão, na íntegra :

Conselho Nacional de Justiça
PJe – Processo Judicial Eletrônico
Partes Procurador/Terceiro vinculado
FEDERAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS DOS OFICIAIS
DE JUSTIÇA DO BRASIL – FESOJUS-BR (REQUERENTE)
GLEIDSON EMANUEL DE ARAUJO (ADVOGADO)
BELMIRO GONCALVES DE CASTRO (ADVOGADO)
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA PARAÍBA – TJPB
(REQUERIDO)
Documentos
Id. Data da
Assinatura
Documento Tipo
42017
88
09/12/2020 13:51 Decisão Decisão
Conselho Nacional de Justiça
Gabinete da Conselheira Tânia Regina Silva Reckziegel
Autos: PROCEDIMENTO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO – 0010206-05.2020.2.00.0000
Requerente: FEDERAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DO BRASIL –
FESOJUS-BR
Requerido: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA PARAÍBA – TJPB
DECISÃO
Trata-se de Procedimento de Controle Administrativo (PCA), com pedido liminar,
proposto pela FEDERAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DO
BRASIL / FESOJUS-BR contra o TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAIBA (TJPB) sobre
anteprojeto de leis que alterariam as atividades dos Oficiais de Justiça e dos valores das diligências
atinentes aos cumprimentos dos mandados, criando fundo específico para tal.
A requerente alega que os anteprojetos foram debatidos em sessão que não respeitou a
publicidade exigida para os julgamentos do Poder Judiciário, em embate à clausula constitucional
prevista no inciso IX do artigo 93 da Constituição da República.
Aponta a existência de diversas nulidades nas propostas, as quais poderiam ter sido
evitadas caso tivesse sido permitida a participação dos representantes da categoria em sua
elaboração.
Por esses motivos, a requerente pretende, “em caráter LIMINAR urgente para que o
Tribunal determine a paralisação do tramite dos anteprojeto de Lei enviado ao Pleno do Tribunal
de Justiça do Estado da Paraíba e ainda a retirada de pauta de tais projetos e ainda a
comunicação aos membros do Tribunal Pleno da concessão da Liminar para que determine o
sobrestamento da análise dos Anteprojetos de Leis de autoria do Tribunal de Justiça” (sic).
No mérito, pede pelo sobrestamento dos anteprojetos de lei até o término da pandemia
do Coronavirus, e reiniciado com a intimação do Sindicato dos Oficiais de Justiça para participação
efetiva na reelaboração das propostas.
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Num. 4201788 – Pág. 1
Conselho Nacional de Justiça
Gabinete da Conselheira Tânia Regina Silva Reckziegel
Registro que a conclusão dos autos foi realizada às 12:47h do dia 9.12.2020, conforme
movimentação processual.
É o relatório.
Fundamento e DECIDO.
A possibilidade de concessão da medida de urgência, prevista no art. 25, inc. XI, do
Regimento Interno do CNJ, tem lastro quando haja fundado receio de prejuízo, dano irreparável ou
risco de perecimento do direito invocado, o que se verifica na hipótese.
Neste feito, pretende-se a suspensão de votação de anteprojetos de lei que mudariam o
normativo referente as condições de trabalho dos oficiais de justiça.
A plausibilidade do pedido encontra-se presente diante da exclusão das categorias de
classe na discussão das propostas que trariam impactos consideráveis nas atividades da categoria,
com indicação de nulidades que poderiam macular o normativo, caso aprovado.
Diante das informações do requerente de que a sessão de votação está prevista para
ocorrer na data de hoje, 9.12.2020, às 14h, torna-se patente o perciulum in mora.
Pelo exposto, DEFIRO a liminar para retirar da pauta de julgamento do Pleno do
Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, do dia 9.12.2020, às 14h, dos anteprojetos de lei
questionados, e suspender, por ora, a realização da votação das mesmas propostas.
Intime-se o TJPB para que preste informações no prazo de 5 (cinco) dias.
Intime-se o requerente.
Inclua-se o feito em pauta para ratificação, nos termos do art. 25, XI, do RICNJ.
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Num. 4201788 – Pág. 2
Conselho Nacional de Justiça
Gabinete da Conselheira Tânia Regina Silva Reckziegel
Imprima-se urgência no cumprimento desta decisão.
Brasília, data registrada no sistema.
Tânia Regina Silva Reckziegel
Conselheira relatora
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Procon-JP orienta consumidor para o uso consciente do décimo-terceiro

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O consumidor que vai receber o décimo-terceiro salário e ainda não planejou o que fazer com o dinheiro extra, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor está divulgando orientações e a primeira dica é que ele seja empregado para resolver os problemas financeiros mais imediatos, a exemplo da quitação de alguma dívida que deixa o orçamento doméstico mensal apertado.

A orientação do Procon-JP é que o consumidor tente sanar alguns débitos pendentes que o impede de fazer novos planos ou compras. O secretário Ricardo Holanda aconselha ao consumidor que faça a quitação de pelo menos uma parte das dívidas já que, com o dinheiro em mãos, pode-se fazer uma negociação mais vantajosa. “Também se pode tentar um acordo para dá uma boa entrada e parcelar o restante de forma a desafogar o orçamento mensal”.

Quanto à realização de ‘sonhos e desejos’, o titular do Procon-JP dá uma dica: “Nâo faça nada no impulso, principalmente se não for para adquirir bens ou serviços, mesmo que duráveis, que não sejam necessários ou urgentes, como um melhoramento na casa. Sempre lembrando que tanto para quitação de dívidas ou a realização de serviços, preste muita atenção no contrato para não correr o risco de pagar juros exorbitantes”.

Compras à vista – Entretanto, a pessoa que realmente precisa comprar algum bem e esperou por esse salário extra para que não pesasse no orçamento do mês, a indicação é que tente comprá-lo à vista. “O consumidor deve sempre ter em mente que, com o dinheiro na mão, as opções de descontos reais existem. O ideal é pesquisar os preços antes de adquirir o bem ou contratar um serviço e ainda tentar descontos já que pechinchar nunca fez mal a ninguém”, diz Ricardo Holanda.

Precaução – Outra utilização para o décimo-terceiro é quanto a fazer uma poupança. “Para quem não tem uma destinação para o dinheiro extra, é importante guardar o dinheiro para uma emergência, se não todo, pelo menos uma parte. Existe ainda a possibilidade de uma aplicação financeira que tenha um maior rendimento. É preciso pensar em uma futura emergência”, salienta o titular do Procon-JP.

Lazer e pandemia – Como esta é também uma época de lazer e confraternizações, o secretário aconselha que, devido à pandemia do Coronavírus, o indicado é que as pessoas fiquem em casa e evitem grandes encontros que formem aglomerações.”Mas, quem pretende fazer reuniões e vai usar uma parte do décimo para as atividades sociais natalinas, o ideal é dividir a despesa com a família e amigos porque assim todos economizam. Essa dica vale também para viagens”.

Compras natalinas – Outro alerta: Os gastos com as festas natalinas não se resumem apenas a comidas, bebidas e decoração. Despesas com roupas, calçados e presentes são corriqueiras neste momento. “Como este foi um ano atípico devido à pandemia, o consumidor pode reutilizar roupas e calçados. E deve se lembrar que em janeiro é temporada de promoção e alguns descontos são bem reais. Creio que vale à pena esperar”, pondera Ricardo Holanda.

Atendimentos do Procon-JP na Capital

Telefone para agendamento: 83 3218-5720

Telefone para dúvidas e orientações: 0800 083 2015

Site: proconjp.pb.gov.br

Email: procon@joãopessoa.pb.gov.br

Secom-JP

Serviços da Cagepa deixam 31 localidades sem água nesta quinta na grande João Pessoa; confira

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A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) precisará interromper o abastecimento de água nesta quinta-feira (10) em 31 localidades da Grande João Pessoa. A suspensão será das 5h da manhã desta quinta às 5h da manhã da sexta-feira (11).
De acordo com a diretoria de Operação e Manutenção da Cagepa, a suspensão no fornecimento de água será necessária para que equipes da companhia realizem serviços de manutenção eletromecânica corretiva, na captação de água bruta e na estação de tratamento de água de Gramame.

Confira as áreas atingidas: Valentina Figueiredo, Mangabeira (de I a VII), Bancários, Anatólia, Jardim Cidade Universitária, Castelo Branco, Altiplano, Cristo Redentor, Rangel, Geisel, José Américo, Funcionários, Costa e Silva, Ernani Sátiro, Distrito Industrial, Bairro das Indústrias, Colinas do Sul, Cidade Verde, Grotão, Benjamim Maranhão, Miramar, Jardim Luna, Brisamar, Bairro dos Estados, João Agripino, Tambaú, Manaíra, Bessa, Cabo Branco, além dos municípios de Cabedelo e Conde.

Mais informações sobre os serviços executados pela Cagepa podem ser obtidas gratuitamente pelo telefone 115, que também atende ligações originadas de celular.

Secom-PB

Anvisa estende prazo de validade de testes de covid-19

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O Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS), Arnaldo Medeiros, disse hoje (9), em Brasília, que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a extensão do prazo de validade dos testes para a covid-19, do tipo RT-qPCR, que estão estocados pelo governo. Os testes foram adquiridos em abril pelo ministério em uma parceria com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), em caráter emergencial.

Durante audiência nesta quarta-feira, na Comissão da Câmara dos Deputados, que acompanha as ações do governo federal no enfrentamento à pandemia, Medeiros disse que cerca de seis milhões de testes vencem até março de 2021.

Os números atualizados dos testes com data de vencimento, em caixa, em dezembro somam 2.814.500; em janeiro, 3.979.300, fevereiro, 22.900, e em março, 70.800. Com a decisão da Anvisa, os produtos receberam uma ampliação da validade de quatro meses.

“Você tem para cada vencimento uma extensão de quatro meses. Assim, os testes que vencem em dezembro passam a ter prazo de validade até abril, os que vencem em janeiro, até maio, e assim por diante, com a extensão dos testes que venceriam em março, ficando para julho”, disse Medeiros.

Cotonete

O RT-PCR é considerado um dos mais eficazes para diagnosticar a covid-19. A coleta é feita por meio de um swab (uma espécie de cotonete aplicado na região nasal do paciente e armazenada em um tubo). Posteriormente, o material é processado para a extração genética. Após essa extração, na última etapa, reagentes apontam se o paciente testou positivo ou não.

O secretário afirmou, também, que a Anvisa recebeu no dia 27 de novembro um estudo – encaminhado pelo laboratório que fabrica os testes – solicitando a ampliação do prazo de validade dos testes de covid-19 e que, no dia 3 de dezembro, aprovou o novo prazo.

A resolução, autorizando a extensão do prazo de validade, foi publicada no Diário Oficial da União foi publicada na última segunda-feira (7).

Durante a audiência, a diretora da Anvisa, Cristiane Jourdan, disse que a aprovação se deu em caráter excepcional, com base em avaliação técnica.

“Gostaria de destacar as principais premissas que nos levaram a decidir de forma excepcional sobre a demanda apresentada pelo Ministério da Saúde. Todas essas premissas e a análise criteriosa dos técnicos nos levaram a um parecer favorável à prorrogação dos prazos para a validade dos kits diagnósticos adquiridos”, afirmou Jourdan.

Ela destacou que, entre os fatores levados em consideração, estão o cenário mundial com o aumento dos casos de novos infectados, a possibilidade, diante desse quadro, de escassez e eventual desabastecimento dos testes para compra e a necessidade de se aumentar os testes de covid-19 no país.

Cristiane disse, ainda, que também foi levado em consideração o fato de o laboratório produtor dos testes ter certificação de boas práticas emitida pela Anvisa.

Dilatação de prazo de validade

Segundo a diretora, a Anvisa também condicionou a dilatação do prazo de validade dos testes a uma série de medidas que devem ser observadas pelo ministério.

Entre as ações estão a realização de análises mensais para avaliar a sensibilidade dos equipamentos, o envio de amostras mensais dos lotes para a Anvisa e a obrigatoriedade de elaboração de um plano de gerenciamento de riscos.

“Gostaria de destacar as principais premissas que nos levaram a decidir de forma excepcional sobre a demanda apresentada pelo Ministério da Saúde. Todas essas premissas, em conjunto com análise criteriosa dos técnicos da agência, nos conduziram a um parecer favorável à estensão dos lotes dos kits diagnósticos adquiridos pelo Ministério da Saúde”, disse Cristiane.

Decreto endurece regras de controle patrimonial de agentes públicos

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No Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado nesta quarta-feira (9), o presidente Jair Bolsonaro editou um decreto com regras que aumentam o controle da administração pública federal sobre a evolução patrimonial ilícita e o exercício de atividades que possam gerar conflito de interesse por parte de seus agentes públicos. A assinatura do decreto ocorreu no Palácio do Planalto durante abertura do Fórum de Combate à Corrupção 2020, organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU).

O texto estabelece normas para a apresentação e a análise das declarações de bens e de conflitos de interesses de que tratam a Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429), a Lei de Conflito de Interesses (Lei nº 12.813) e  o Estatuto dos Servidores Públicos da União (Lei n º 8.112). Todos os agentes públicos civis da administração pública federal direta e indireta, os empregados, os dirigentes e os conselheiros de empresas estatais, inclusive aquelas não dependentes de recursos do Tesouro Nacional para o custeio de despesas de pessoal ou para o custeio em geral, são alcançados pelo decreto.

“A partir de agora, para processar as declarações dos agentes públicos, será instituído um sistema eletrônico a ser gerido pela Controladoria-Geral da União (CGU), que receberá as declarações patrimoniais e sobre informações que possam gerar conflito de interesses com desempenho de cargo ou função”, explicou a CGU.

Ainda segundo as novas regras, o agente poderá franquear acesso, alternativamente, mediante autorização em meio eletrônico, às declarações anuais de Imposto sobre de Renda da Pessoa Física (IRPF). O agente deverá entregar a declaração anualmente ou na posse. “A recusa do servidor em prestar a informação ou autorizar acesso à sua declaração de IRPF implicará em sanção administrativa”, disse a CGU.

As declarações sobre conflito de interesses deverão ser prestadas por ministros, ocupantes de cargos ou funções iguais ou superiores a DAS 5 e dirigentes de entidades. Esses agentes deverão informar sobre familiares no exercício de atividades que possam suscitar conflito de interesses, relacionar as atividades privadas exercidas e identificar toda situação patrimonial específica que suscite ou possa eventualmente suscitar conflito de interesses.

As informações geradas pelas declarações poderão ser objeto de sindicância patrimonial se houver indício de enriquecimento ilícito do agente público, o que poderá ensejar sanção legal.

Por fim, o decreto prevê ainda que a Comissão de Ética da Presidência da República, igualmente, poderá utilizar as informações das declarações para apuração de matérias de sua competência.

Agência Brasil

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TCU autoriza leilões para concessão de rodovias e aeroportos no país

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SÃO PAULO, SP, BRASIL, 11-05-2013, 11h30: Movimentação na rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo. (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

O Ministério da Infraestrutura prevê em R$ 16,2 bilhões o total de investimentos contratados a partir dos leilões de três concessões autorizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) à iniciativa privada. Serão  leiloados trechos das rodovias BR-153, entre Palmas (TO) e Anápolis (GO), e da BR-163, entre os municípios de Sinop (MT) e Miritituba (PA).

Com a aprovação, a próxima etapa é a publicação dos editais de leilões, previstos para o primeiro semestre de 2021. Um dos leilões abrange o o principal corredor logístico do Meio-Norte com o Centro-Sul.

Segundo a pasta, o trecho da BR-163/230 a ser concedido é estratégico por ligar Sinop (MT) aos portos de Miritituba, no município de Itaituba (PA), “onde a maior parte da safra de grãos do norte do Mato Grosso é escoada por meio da hidrovia do rio Tapajós até os portos marítimos de Santarém (PA) e Santana (AP)”.

A previsão para esse empreendimento é de quase R$ 3 bilhões em investimentos, sendo R$ 1,89 bilhão em investimento privado e mais R$ 1,02 bilhão em custos e despesas operacionais. “Serão implementados 35 km de faixa adicionais, 30 km de vias marginais, 173 km de alargamento e 187 acessos, incluindo uma nova entrada aos portos de Miritituba”, informou o ministério.

O outro trecho de rodovias que teve a concessão autorizada, a BR-153/080/414, que liga Anápolis (GO) a Aliança do Tocantins (TO), é considerado “o principal corredor de integração do Meio-Norte com o Centro-Sul do país”.

“Ela será a primeira rodovia concedida pelo governo federal no modelo híbrido, ou seja, que tem como principal critério para o leilão a combinação entre o menor valor de tarifa e maior valor de outorga fixa. Estão previstos R$ 7,8 bilhões de investimentos”, disse, em nota, o Ministério da Infraestrutura.

O aval do TCU foi dado também para a implementação da 6ª rodada de concessões de aeroportos, a serem divididos em três blocos, abrangendo 22 ativos. São eles o bloco sul, que inclui Curitiba, Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC), Londrina (PR), Joinville (SC), Bacacheri (PR), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS) e Bagé (RS); e o bloco norte, abrangendo Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tabatinga (AM), Tefé (AM) e Boa Vista; e bloco central  que inclui Goiânia, São Luís, Teresina, Palmas, Petrolina (PE) e Imperatriz (MA).

“A grande inovação desta rodada é a cláusula que permite que a proponente, individual ou representada por consórcio, possa contratar pessoa jurídica que detenha a qualificação técnica exigida na operação aeroportuária, aumentando o número de participantes e gerando maior competição no certame.

Caso a proponente opte por formação de consórcio, um dos membros deve ser operador aeroportuário com participação mínima de 15% e experiência comprovada”, detalha a nota do ministério.

Agência Brasil