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Prefeito e secretário de Saúde recebem líderes religiosos e definem plano de prevenção; assista

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O prefeito Cícero Lucena recebeu, na manhã desta quinta-feira (18), líderes religiosos das igrejas católica e evangélicas. O encontro aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM) com a presença do secretário de Saúde, Fábio Rocha. O grupo alinhou o pensamento e discutiu trabalho em conjunto para combater a covid-19.

O prefeito Cícero Lucena destacou o esclarecimento de ruídos no diálogo da Secretaria de Saúde com as instituições. “Foi devidamente esclarecida a fala do secretário, por ter sido uma situação pontual. O mais importante é que isso nos deu a oportunidade de conversar com os setores religiosos, no sentido de compreender a importância de preservar a vida e de que essa é uma obrigação de todos. Agora vamos nos unir mais ainda para enfrentar o problema da covid, mas também para encontrar outras soluções necessárias para a cidade”, declarou o gestor.

O próprio secretário de Saúde se pronunciou alegando que a pressão causada pelo contexto levou à fala que classifica como infeliz. “A minha palavra foi mal colocada. A pressão é muito alta, este é um cargo que mexe muito conosco, que somos profissionais de saúde e lidamos com vidas perdidas. Aqui na reunião foi tudo esclarecido, não tenho nada contra as igrejas. Houve uma quebra das regras sanitárias, mas vai ser corrigido e tudo foi esclarecido”, afirmou.

O presidente da Associação de Pastores Evangélicos da Paraíba (Apep), pastor Fausto Filho, afirmou que a reunião foi necessária para o esclarecimento de interpretações equivocadas. “Tivemos a oportunidade de ouvir o secretário e ficamos convencidos de que as intenções são as melhores. São demandas urgentes, vinculadas à morte e ao sofrimento, e isso causa pressão e preocupação. Saímos convencidos de que há interesse real da gestão na preservação de vidas”, avaliou.

A igreja católica esteve representada pelo monsenhor Robson Bezerra, da Catedral de Nossa Senhora das Neves. “É bom e agradável quando nos reunimos como irmãos para esclarecer um assunto tão importante. Este equívoco do secretário viralizou, mas a crítica estava direcionada a um caso isolado de desobediência às normativas. Entendemos e percebemos que ele e o prefeito não estão contra as igrejas, pelo contrário. Saio daqui muito feliz”, declarou.

Ainda estiveram presentes na reunião o secretário de Comunicação, Marcos Vinícius, os vereadores Durval Ferreira, Carlão e Elisa Virgínia, e pastores das igrejas Universal, Batista do Miramar, Sara Nossa Terra, Sal e Luz, Assembleia de Deus, Betel Brasileiro e MIRR.

Idosos recebem vacina contra Covid-19 e elogiam atendimentos nos pontos de drive thru

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O aposentado Cícero Amaro Pereira, 87 anos, recebeu a primeira dose que previne contra a Covid-19 nesta quinta-feira (18). Ele faz parte do novo grupo prioritário de vacinação contra à doença. Nesta sexta (19), será a vez dos idosos a partir de 85 anos. A imunização desse público acontece nos dois pontos de drive thru, localizados nos Shoppings Mangabeira e Manaíra.

“Estava muito ansioso que chegasse logo a minha vez”, revelou o aposentado, que chegou no drive thru instalado no Mangabeira Shopping acompanhado do seu filho. “A gente se sente mais seguro contra essa doença. Espero que cada vez mais a vacinação atinja mais pessoas, para que a gente consiga vencer essa luta contra à Covid-19”, concluiu.

A vacinação acontece de forma célere e tranquila nos dois pontos de drive thru. Para ter acesso  à vacina, além de estar dentro da faixa etária estabelecida pela Secretaria de Saúde, o idoso deve apresentar documento com foto ou cartão do SUS. Só na quarta-feira (17), foram vacinados 403 idosos, sendo 200 no Mangabeira Shopping e 203 no Manaíra. Os postos móveis ficam abertos das 10h às 17h.

A aposentada Teresa Gomes Florentino, 89 anos, elogiou o atendimento realizado no Manaíra Shopping – posto onde recebeu a vacina contra à Covid-19 nesta quinta-feira (18). “Um momento tão importante pra gente precisava realmente de organização e de um bom atendimento. Fiquei muito satisfeita com o trabalho do pessoal aqui. Estão de parabéns”, enfatizou.

Leo Bezerra coordena reunião com representantes de secretarias para debater ocupações irregulares

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O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (Cidadania), coordenou reunião na manhã desta quinta-feira (18), com integrantes de diversos órgãos da atual gestão municipal.

Na pauta, uma discussão sobre soluções possíveis, urgentes e pacíficas, junto ao problema das ocupações irregulares identificadas em João Pessoa.

Dentre os presentes na reunião estavam membros da Secretaria Municipal de Habitação Social (SEMHAB), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur), da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), da Secretaria de Desenvolvimento e Controle Urbano (Sedurb), da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Procuradoria-Geral do Município de João Pessoa e da Secretaria de Segurança e Defesa Civil da Capital.

O assunto, segundo o vice-prefeito, merece toda atenção da gestão municipal para que sejam apresentadas resoluções.

“Na certeza que faremos um bom trabalho, todas as Secretarias e Órgãos estão comprometidos e engajados para solucionar o problema”, afirma Leo Bezerra.

PMJP entrega enxovais para famílias em vulnerabilidade social

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Entre as ações de apoio e cuidado às famílias em vulnerabilidade social está a entrega de enxovais para gestantes que precisam de produtos básicos para os seus bebês. Nesta quinta-feira (18), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) realizou a entrega simbólica de kits para dez mulheres grávidas, acompanhadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da Capital, outras 40 mães também irão receber o benefício, totalizando 50 enxovais conjuntos.

Patrícia Consolata é moradora de Gramame e está prestes a receber seu quinto filho, José Benício. Ela conta que é a primeira vez que faz uso do benefício, destacando o quanto chegou em uma boa hora. “Eu não tenho quase nada e o kit me ajuda em muito, porque ele é completo, ajudando muito com as primeiras coisinhas. Um gasto que seria pra gente comprar colchão, banheira, essas coisas, agora a gente vai mudar pra outras necessidades da gente e da criança”, completou.

O secretário Felipe Leitão destacou o quanto é importante o olhar para a primeira infância e sobre o suporte às mães, tão necessário neste momento. “É uma alegria poder fazer a entrega destes kits, principalmente por estarmos ajudando a dar um começo de futuro com melhores condições para estes bebês e suas famílias. O kit enxoval é completo, com itens que fazem a diferença” completou.

Acesso ao benefício – Para ter direito ao benefício, as mães precisam ser encaminhadas por qualquer um dos 13 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da Capital. Elas devem atender aos critérios de vulnerabilidade social e estarem sob acompanhamento da Unidade de Saúde da Família (USF) de sua região, sendo detentora do cartão da gestante.

Os enxovais são entregues pelo Balcão de Direitos, ligado à Sedes e são compostos por banheira, colchão para berço, camisetas para bebê, toalhas de banho, pacotes de fraldas em tecido e descartáveis, calças enxutas, pares de meias, conjuntos pagãos, lençol para berço, sabonetes infantis, cueiros, mamadeira e mosquiteiro.

Assembleia aprova projetos que incentivam cooperativas, startups e geração de emprego

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A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), em sessão realizada nesta quinta-feira (18), aprovou projeto de lei que institui políticas estaduais de incentivo à cooperativas e startups. Os textos buscam incentivar os segmentos, gerando a captação de recursos, contribuindo, desta forma, com a criação de novos postos de trabalho e com a retomada da economia após a pandemia do novo coronavírus.

Os deputados votaram a favor do PL 2.308/2020, de autoria do Governo do Estado, que trata da Política Estadual de Apoio às Cooperativas. O texto  incentiva a atividade cooperativista, ressalta a importância do setor para o desenvolvimento do Estado, além de estimular a captação e a disponibilização de recursos financeiros. “A convenção em lei desta propositura incrementará o leque de ações do Governo Estadual da Paraíba para estimular os mais variados segmentos da economia, além de minimizar a crise econômica decorrente da pandemia. Esse projeto é extraordinário, é um sonho de cada Estado”, declarou a deputada Pollyanna Dutra.

No segmento das startups, os deputados aprovaram por unanimidade o texto que cria política de incentivo e desenvolvimento. A matéria busca dar apoio as empresas em processo de formação, além de fomentar ações e atividades voltadas para o setor de inovação tecnológica. “O projeto vem com o intuito de modernizar o estado. As startups movem a economia do mundo e esse fortalecimento, esse crescimento digital está presente no mundo inteiro. As maiores empresas nas bolsa de valores mundiais tem a ver diretamente com empresas vinculadas a tecnologia que se iniciaram justamente como startups”, declarou o relator do PL 1.448/2020, o deputado Wilson Filho. O autor da matéria, deputado Raniery Paulino acrescentou que “o projeto visa criar incentivos e estímulos, especialmente, para uma geração que constantemente conectada”.

Secretária Ana Cláudia avalia encontro com prefeituras para apresentação de Projeto de Galpões para Coleta de Resíduos Sólidos

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A Secretária do Desenvolvimento e Articulação Municipal do Governo do Estado, Ana Cláudia Vital, avaliou de maneira positiva as reuniões realizadas com os representantes das Prefeituras paraibanas para apresentação do Projeto de Instalação de Galpões para a Coleta de Resíduos Sólidos Urbanos. De iniciativa do Governo do Estado, através da SEDAM, em parceria com o Ministério Público Estadual e a FAMUP, o projeto terá o investimento de cerca de 4 milhões de reais e atenderá cerca de 83 municípios nessa primeira fase.

Os encontros ocorreram na última segunda-feira (8) e nesta quinta-feira (11), pela manhã e tarde, no auditório do MPPB, no centro de João Pessoa. Foram convidadas as 83 prefeituras participantes dessa primeira etapa, que foram divididas entre quatro encontros em respeito às normas de segurança e participaram Prefeitos, Prefeitas e seus auxiliares.

 

Segundo Ana Cláudia , “Apesar da semana ter-nos reservado momentos de recolhimento e pesar, pelo falecimento do Senador Maranhão, conseguimos reunir e apresentar as Prefeituras essa importante iniciativa que visa sanar uma demanda antiga relacionada ao fim dos lixões em nosso estado, sendo prioridade para o Governador João Azevedo, juntamente com a parceria com a FAMUP e o MPPB na articulação e execução desse projeto. Serão 4 milhões de reais investidos na construção dos galpões para a coleta de resíduos sólidos, o que proporcionará também parcerias entre as Prefeituras para formação das Associações de Catadores, implantação da coleta seletiva, o que fomentará a geração de emprego e renda por toda a Paraíba, sendo também uma iniciativa relacionada ao meio ambiente e a saúde pública”.

As Prefeituras terão agora até os dias 22 e 25 deste mês para formalizarem o interesse e a participação no projeto; de acordo com a Secretária “a participação de todos que estiverem conosco nesse primeiro momento foi muito positiva, agradecemos a vinda dos gestores e os aguardamos para a continuidade do projeto. Nossa equipe está a disposição para sanar quaisquer dúvidas e discutir novas parcerias com as prefeituras paraibanas.”

Vereadores de João Pessoa retomam sessões de forma híbrida

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Os trabalhos na Câmara Municipal de João Pessoa serão retomados presencialmente na próxima terça-feira (23), a partir das 9h30. O calendário foi definido durante reunião da Mesa Diretora da Casa, ocorrida nesta quinta-feira (18). A sessão inaugural terá a presença do prefeito Cícero Lucena (Progressistas). A reunião será feita de forma híbrida, com parte dos parlamentares participando de forma presencial e parte de forma remota.

Os vereadores decidiram que as sessões deliberativas vão acontecer sempre às terças e quintas-feiras. Nas segundas e quartas-feiras vão ocorrer reuniões das comissões. Todas elas se darão de forma híbrida, por causa do agravamento da pandemia do novo Coronavírus. Haverá restrições, também, à participação de público. De acordo com o presidente da Câmara, Dinho Dowsley (Avante), o quadro será reavaliado a cada 15 dias.

Os trabalhos no plenário vão ser retomados na próxima terça-feira, com a presença apenas do prefeito, de um secretário e um assessor. Os vereadores estarão presencialmente na sessão, com espaçamento, devido à pandemia. Infelizmente, também por isso, não haverá a presença do público, mas com a presença dos secretários municipais de forma remota”, disse o presidente da Câmara.

As sessões presenciais voltam a acontecer depois de três semanas de agendas externas, protagonizadas pelos vereadores com o projeto Câmara Itinerante. Durante este período, os parlamentares discutiram mobilidade urbana, saúde, urbanismo e economia. A última agenda ocorreu nesta terça-feira (16), com uma visita dos parlamentares ao comércio do Centro de João Pessoa, para discutir a crise no setor.

Os vereadores retomam as atividades presencialmente, também, após a conclusão das melhorias na estrutura do plenário e da galeria da Casa, recomendada pela Vigilância Sanitária. Um dos problemas apontados durante inspeção foi o de que o piso de carpete representaria risco para a saúde dos parlamentares e funcionários da Câmara de João Pessoa. Isso porque o trânsito de pessoas poderia disseminar o vírus da Covid-19.

O piso foi substituído por outro, vinílico, que permite melhor higienização do espaço. Houve também a instalação de um painel moderno, que vai facilitar o trabalho legislativo.

João Azevêdo entrega 128 apartamentos e beneficia mais de 500 pessoas em Bayeux

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O governador João Azevêdo entregou, nesta quinta-feira (18), 128 apartamentos do Residencial Josemir Costa, no município de Bayeux. As obras das unidades habitacionais representaram um investimento de R$ 10,7 milhões e foram construídas em parceria com a Caixa Econômica Federal, contemplando famílias com renda mensal de até R$ 1.600,00 e beneficiando mais de 500 pessoas.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a satisfação de entregar uma obra que representa inclusão social e tranquilidade para as pessoas. “Nós temos 128 famílias abrigadas, pessoas que lutaram por esse espaço e que hoje realizam um sonho. A habitação é a melhor das obras a serem entregues porque representa segurança familiar e estar aqui me deixa extremamente feliz porque as pessoas agora terão todas as condições de habitabilidade, com espaços como quadra de esporte e áreas de convivência”, frisou.

O diretor técnico da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Cláudio Batista, destacou o trabalho desenvolvido pelo órgão para assegurar uma moradia de qualidade às famílias que viviam em situação precária. “Essa área pertencia à Cehap e nela residiam várias famílias em barracos, sem nenhuma infraestrutura. Em parceria com a Associação dos Produtores Rurais do Sítio Tambaba, apresentamos o projeto à Caixa para angariar os recursos, somados à contrapartida do estado e à doação do terreno para a construção do empreendimento. Durante o período de obras, retiramos as famílias do terreno e pagamos o aluguel social e hoje estamos entregando um espaço com infraestrutura adequada e com uma nova realidade para as famílias”, comentou.

A merendeira Edivânia Gomes afirmou que a casa própria representa sossego e a realização de um sonho. “Eu agradeço ao governador. A presença dele aqui nos dá uma honra muito grande, porque ele está olhando para as pessoas menos favorecidas. Esse é um sonho que está se realizando, não só para mim, mas para todas as famílias. A palavra é de gratidão a Deus e às pessoas que nos deram essa oportunidade. Eu estou muito contente e feliz por tudo isso que está acontecendo. Antes, a gente morava na ocupação, não tinha água, energia, mas hoje estamos com essa benção nas mãos”, celebrou.

O mesmo sentimento foi compartilhado pela aposentada Zenaide Marques. “Tudo que eu sonhava na minha vida era ter esse apartamento. Antigamente, morava de aluguel, depois na ocupação e agora é vida nova e só felicidade”, falou.

“Para nós que moramos no bairro desde criança, é uma grande realização que o Governo do Estado faz na nossa cidade e para as famílias que estão sendo beneficiadas”, disse a conselheira do Orçamento Democrático Estadual, Juscelina Assis.

 

As unidades habitacionais têm 51,72 metros quadrados e possuem sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço, das quais dez são adaptáveis aos itens de acessibilidade. O Residencial dispõe também de equipamentos de uso comum, como quadra poliesportiva, centro comunitário, área para lixeiras, além de 80 vagas de estacionamento.

A infraestrutura básica do residencial contempla rede de abastecimento d’água, rede de esgotamento sanitário, rede de energia elétrica, drenagem de águas pluviais e pavimentação em paralelepípedo.

Devido à pandemia do coronavírus, a Cehap organizou um cronograma com datas e horas marcadas para entrega das chaves dos apartamentos, vistoria dos imóveis e assinatura de contratos. A medida atende às orientações das autoridades sanitárias para evitar aglomerações e conter a disseminação do novo vírus. As famílias poderão realizar as mudanças a partir do próximo dia 20. Já as chaves serão entregues nesta quinta e sexta-feira (19).

Assembleia Legislativa define composição e presidentes de comissões; confira nomes

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A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) definiu, nesta quinta-feira (18), a composição e elegeu os presidentes das comissões temáticas da Casa.  Foram eleitos presidentes da Comissão de Orçamento, Fiscalização, Tributação e Transparência; e da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), respectivamente, os deputados Branco Mendes e Ricardo Barbosa.

Além de Branco Mendes como presidente , a Comissão de Orçamento terá como membros os seguintes deputados: Ricardo Barbosa (vice-presidente), Buba Germano, Wilson Filho, Junior Araújo, Tovar Correia e Camila Toscano na titularidade; e Raniery Paulino, Hervázio Bezerra, Jutay Meneses, Inácio Falcão, Jeová Campos, Anderson Monteiro, como suplentes.

A Comissão de Constituição e Justiça terá o deputado Edmilson Soares, como vice-presidente, e os seguintes membros titulares: Junior Araújo, Jutay Meneses, Hervázio Bezerra, Anderson Monteiro e Wallber Virgolino. Os deputados Eduardo Carneiro, Branco Mendes, Wilson Filho, Raniery Paulino, Lindolfo Pires, Camila Toscano e Jane Panta serão os suplentes.

Já o Conselho de Ética será formado pelos deputados Manoel Ludgério (presidente), Edmilson Soares (vice-presidente), Branco Mendes (corregedor), Jeová Campos, Júnior Araújo, Camila Toscano e Tovar. Os parlamentares Eduardo Carneiro, Wilson Filho, Raniery Paulino, Lindolfo Pires, Galego Souza e Anderson Monteiro serão os suplentes.

O presidente da ALPB, Adriano Galdino, afirmou que os trabalhos realizados por cada comissão já devem iniciar na próxima semana. “Constituímos e elegemos todos os presidentes e vice-presidentes das comissões, e cabe agora aos presidentes nomearem os relatores de cada comissão para que possamos, já na próxima semana, termos pautas para que possamos desenvolver o nosso trabalho como muita fé em Deus e vontade de construir uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, disse.

A Comissão de Direitos da Mulher terá como presidente a deputada Estela Bezerra e a vice-presidente Cida Ramos. Os outros membros são os deputados Pollyanna Dutra, Edmilson Soares e Jane Panta como titulares. Os suplentes serão Buba Germano, Lindolfo Pires, Hervázio Bezerra, Jutay Meneses e Camila Toscano.

Anísio Maia foi eleito presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e Chió vice-presidente. Linfolfo Pires, Edmilson Soares e Anderson Monteiro como titulares. Os suplentes serão Estela Bezerra, Cida Ramos, Ricardo Barbosa, Jutay Meneses e Camila Toscano.

Para a Comissão de Direitos Humanos e Minorias foram escolhidos: Pollyanna Dutra (presidente), Chió (vice-presidente), Estela Bezerra e Cida, assim como os deputados Galego de Souza como membros titulares. Jeová Campos, Wilson Filho, Hervázio Bezerra, Anísio Maia e Dra. Paula serão os suplentes.

Comissão de Saúde

Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional: Presidente Taciano Diniz, vice-presidente Inácio Falcão, Pollyanna Dutra, Janduhy Carneiro, Bosco Carneiro e Dra. Paula como os membros titulares. Na função de suplentes foram escolhidos os deputados Chió, Wilson Filho, Buba Germano, Ricardo Barbosa e Jane Panta.

Comissão de Administração

Comissão de Administração, Serviço Público e Segurança: presidente Hervázio Bezerra, vice-presidente Wallber Virgolino, Janduhy Carneiro, Raniery Paulino e Bosco Carneiro. Eles serão os membros titulares, enquanto que Branco Mendes, Edmilson Soares, Eduardo Carneiro, Wilson Filho serão os suplentes.

Comissão de Turismo

Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente: presidente Jeová Campos, vice-presidente Buba Germano, Eduardo Carneiro e Jutay Meneses. Os suplentes serão Branco Mendes, Edmilson Soares, Chió, Taciano Diniz e Dra. Paula.

Legislação Cidadã

Comissão de Legislação Cidadã: presidente Jane Panta, vice-presidente Buba Germano, Chió,  Jeová Campos e Bosco Carneiro. Wilson Filho, Anísio Maia, Estela Bezerra, Lindolfo Pires e Galego de Souza estarão na suplência.

Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência

Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência: presidente Cida Ramos, vice-presidente Raniery Paulino, Janduhy Carneiro e Tovar Correia. Na suplência estarão os deputados Inácio Falcão, Lindolfo Pires, Ricardo Barbosa, Branco Mendes e Galego Souza.

Incentivo às Relações Internacionais de Negócio

Presidente Eduardo Carneiro, vice-presidente Raniery Paulino, Ricardo Barbosa, Anísio Maia e Tovar integram a Comissão de Incentivo às Relações Internacionais de Negócio. A suplência será dos deputados Júnior Araújo, Hervázio Bezerra, Chió, Edmilson Soares e Galego de Souza.

Detran-PB oferece novos serviços em Itabaiana e Sapé

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A partir da próxima quarta-feira (24), os usuários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) do município de Itabaiana contarão com mais um serviço: além dos exames psicológicos e médicos, a Banca Examinadora do órgão se deslocará ao local para aplicação das provas de legislação e direção veicular. O serviço é para suprir a demanda da cidade, que agora conta com uma autoescola.

Também por conta do aumento da demanda de candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no município de Sapé, os futuros condutores daquela cidade passarão a contar com dois exames mensais, agilizando a avaliação desses usuários.

Segundo o gerente da Controladoria Regional de Trânsito (CRT), Manoel Soares Neto, “com a inclusão de Itabaiana no roteiro das viagens da Banca Examinadora e com o aumento expressivo de candidatos em Sapé, a Direção decidiu ampliar esses serviços, beneficiando os usuários das regiões do Brejo e do Agreste”.