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MPPB ajuíza ação de improbidade por contratação de “servidores fantasmas” na Câmara de Itatuba

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Promotora Cláudia Cabral Cavalcante

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ajuizou uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o presidente da Câmara Municipal de Itatuba, no biênio 2017 e 2018, Telbânio Bezerra de Lima, devido à contratação de três pessoas – entre elas o próprio irmão -, que atuaram como “funcionários fantasmas” na casa legislativa, provocando um prejuízo ao erário na ordem de R$ 60 mil.

A ação (número 0800287-80.2021.8.15.0201) ajuizada pela promotora de Justiça de Ingá, Cláudia Cabral Cavalcante, tramita na 1ª Vara Mista de Ingá e é um desdobramento do inquérito civil público nº. 053.2018.000568, instaurado a partir de denúncia anônima, noticiando que Tibério Bezerra de Lima, Lenildo Gonzaga Mota e Dayane Maria de Andrade Pereira, com anuência do então presidente da Câmara Municipal de Itatuba, Telbânio Bezerra de Lima, incorreram na prática conhecida como ‘funcionário fantasma’ (aquele que não trabalha, mas aufere os rendimentos do cargo ocupado, locupletando-se ilicitamente da remuneração). A denúncia também dizia que no caso de Tibério, irmão do ex-presidente do legislativo municipal, também incidia a prática de nepotismo.

Investigação

Conforme explicou a promotora de Justiça, pela apuração dos fatos restou provado que Telbânio Lima, na condição de presidente da Câmara de Vereadores, nomeou Tibério para o cargo comissionado de chefe de gabinete (com remuneração R$ 2 mil), em 02 de janeiro de 2017, permanecendo o vínculo até dezembro de 2019. Já Lenildo e Dayane foram nomeados para os cargos comissionados de secretário de ad. legislativo e de secretária da administração geral, respectivamente (com salários de R$ 1,5 mil cada um) em 01 de março de 2018, permanecendo o vínculo funcional com a Casa Legislativa até dezembro de 2018.

Nenhum dos três nomeados para os cargos comissionados conseguiu provar o efetivo desempenho das atividades. No caso de Leonildo, por exemplo, apesar de ele supostamente desempenhar a função de secretário de ad. legislativo durante o ano de 2018, entre os meses de março a dezembro, verificou-se em sua Carteira de Trabalho, que neste mesmo período ele estava contratado por uma empresa da construção civil em João Pessoa, para exercer cargo incompatível com a prestação de serviços na Câmara Municipal, dada a distância entre as cidades.

Nepotismo

Ao ser ouvido pelo MPPB, Tibério negou a prática de nepotismo, insinuando que a natureza do cargo por ele ocupado (chefe de gabinete da Câmara Municipal) era eminentemente política, e alegando que apresentava conhecimento técnico para assumir a função, sem apresentar nenhuma comprovação.

A promotoria destacou também que, Tibério apesar de lhe ser devida remuneração de R$ 1, 5 mil, consoante previsão do Plano de Cargos e Carreiras da Câmara Municipal de Itatuba e registro no Sistema Sagres do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, recebia a importância mensal de R$ 2 mil. “As condutas dos réus configuram os atos de improbidade descritos na Lei de Improbidade Administrativa. Ficou sobejamente provado que os servidores receberam vantagem patrimonial indevida, após serem admitidos ilegalmente pelo presidente da Câmara Municipal de Itatuba, enriquecendo ilicitamente às custas da Administração Pública e causando prejuízo ao erário”, argumentou a promotora de Justiça.

Pedidos

Na ação, o Ministério Público requer a concessão de medida liminar de indisponibilidade de bens em montante que assegure o integral ressarcimento do dano causa ao erário, além da notificação dos demandados para, em 15 dias, apresentarem manifestação preliminar.

Também requer a intimação da Câmara Municipal de Itatuba, na pessoa do seu procurador, para contestar o pedido ou atuar ao lado do promovente, desde que isso se afigure útil ao interesse público e o reconhecimento da procedência do pedido, com a declaração da prática dos atos de improbidade administrativa pelos réus e a condenação deles em todas as sanções do artigo 12, incisos I e, subsidiariamente, no inciso II e III, da Lei nº 8.429/92, consistentes no ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, em razão dos atos de improbidade administrativa praticados.

Policiais militares que socorreram mulher em trabalho de parto são condecorados

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Os policiais militares que socorreram uma mulher que estava em trabalho de parto e auxiliaram o nascimento da criança foram condecorados, nesta segunda-feira (1º), com medalhas entregues pelo próprio comandante-geral da corporação, coronel Euller Chaves, no Quartel do Comando Geral, em João Pessoa.

O fato aconteceu no último sábado (27), na cidade de Santa Rita, quando os policiais da Força Tática da 4ª Companhia Independente da PM (4ª CIPM) estavam dentro da 6ª Delegacia Distrital apresentando um preso e ouviram os gritos de socorro da família da dona de casa. Eles auxiliaram no parto e depois providenciaram o socorro de mãe e filho para o Hospital Flávio Ribeiro Coutinho, na mesma cidade.

“A missão de proteger, servir e guardar vidas tem um sentido amplo para nós, policiais militares, e atitudes como essas devem ser reconhecidas porque demonstram o compromisso que nossos policiais têm para com a sociedade, sempre prontos para servi-la na hora que mais precisa. Essa ocorrência do último sábado emocionou não só esses nobres companheiros que participaram diretamente do atendimento, mas sim a todos nós”, ressaltou o comandante-geral da PM.

Só nesse fim de semana, foram mais de 1.600 atendimentos de diversos tipos realizados pela Polícia Militar em todo o estado, que resultou na apreensão de 36 armas de fogo, prisão de 137 pessoas, recuperação de 16 veículos com queixas de roubo e no nascimento do bebê, em Santa Rita – que rendeu a homenagem aos policiais que fizeram o atendimento.

TAM é condenada a pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais

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A empresa Tam Linhas Aéreas S.A foi condenada a pagar uma indenização, por danos morais, no valor de R$ 10 mil, em virtude de não haver sido disponibilizado o assento especial, que havia sido contratado por duas passageiras. O caso foi julgado pela Primeira Câmera Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba nos autos da Apelação Cível nº 0829497-87.2016.8.15.2001.

Consta do processo, que os autores adquiriram passagem aérea, classe econômica, para o trecho entre Paris/São Paulo/João Pessoa, com aquisição do denominado “assento +”, para que tivessem maior conforto durante o longo percurso. Ao realizarem check in, a companhia aérea não observou a compra efetuada pelos autores/apelantes, emitindo cartão de embarque sem indicação do assento especial, o qual não pode ser usufruído pelos recorrentes. Na ocasião, comunicou que os assentos já estavam ocupados. Consta dos autos que os assentos confortos foram pagos pelos recorrentes.

A empresa alegou, em contestação, que os assentos não puderam ser utilizados pelos apelantes em virtude de haver outros passageiros com prioridade legal, aduzindo que “o passageiro, mesmo tendo adquirido o assento conforto poderá ser impedido de utilizá-lo em virtude de uma prioridade legal, que determine que outro passageiro seja acomodado em assento mais confortável, motivo pelo qual deverá a presente demanda ser julgada inteiramente improcedente”. Disse, ainda, que tal procedimento se encontra em consonância com as normas da ANAC.

O relator do processo foi o juiz covocado João Batista Barbosa. Segundo ele, não obstante as alegações da empresa, não há nenhuma prova nos autos de que os assentos tenham, de fato, sido preenchidos por pessoas com prioridade legal. “Atente-se que as informações acerca de tais prioridades são preenchidas no momento da compra do bilhete de passagem aérea, causando espécie a esta relatoria o fato de a ré/apelada não ter restituído aos consumidores o valor despendido, nem haver deslocado ambos para uma classe superior àquela adquirida. Nenhuma prova há nos autos, ainda, de indisponibilidade de assento em categoria superior, nem haver sido entregue aos apelantes o formulário apresentado na contestação, para suposto reembolso”.

O relator ressaltou, ainda, que o fato de a viagem ter se realizado não exclui a obrigação da empresa quanto ao ressarcimento do serviço contratado sem fruição dos autores/apelantes. Em relação aos danos morais, ele entendeu que restaram configurados, não ficando exclusivamente na esfera do aborrecimento, tendo em vista que os apelantes criaram a expectativa de uma prestação de serviço que não foi realizada da forma contratada, demostrando desprezo ao consumidor, considerando-se a despesa realizada e a angústia sofrida, em razão do voo de longa duração. “Entendo que o valor de R$ 5.000,00, para cada um dos apelantes, considerando-se a necessidade do cunho punitivo-pedagógico, bem ainda os julgados desta Corte em situações semelhantes, mostra-se compatível com a realidade dos autos”, pontuou.

Da decisão cabe recurso.

“Estou me sentindo um milagre de Deus”, relata último paciente de Manaus a ter alta do HU de João Pessoa

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Foto: divulgação/Assessoria

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) deu alta médica, nesta segunda-feira (1º de março), ao último paciente transferido de Manaus-AM para tratamento contra a covid-19 em João Pessoa-PB.

“Estou me sentindo um milagre de Deus”, comentou a cabeleireira Beatriz Xavier Siqueirapouco antes de deixar as dependências do Lauro Wanderley. “Os profissionais daqui são muito diferenciados. Eu fui muito bem tratada. E agora estou voltando para casa”, disse.

A paciente foi internada no HULW-UFPB no dia 7 de fevereiro, após chegar à Paraíba em um voo da Força Aérea Brasileira. Beatriz Xavierficou 14 dias em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Fui intubada por sete dias,mas o importante é que a gente vai voltar com vida. Quero agradecer a todo mundo por ter me ajudado”, afirmou.

Com a alta da cabeleireira Beatriz Xavier, o HULW encerra um ciclo de 45 dias de muito trabalho, cooperação, fé, otimismo e esforço coletivo, como avalia a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Analyane Braga.“Este é um momento histórico para a instituição, pois nunca tínhamos participado de uma ação humanitária dessa magnitude, recebendo pacientes de tão longe”.

Conforme Analyane, o hospital foi reestruturado para receber os usuários do Amazonas e também foram providenciadas iniciativas de humanização, para que os pacientes tivessem acesso a seus familiares. Tambémpara que os parentes fossem comunicados sobre o quadro de saúde dos amazonenses internados no HULW.

“Receber esses pacientes e todos eles saírem de alta melhorados, além do fato de que não tivemos nenhum óbito, prova o quanto foi um sucesso essa missão”, afirma a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HULW. “Para nós é extremamente importante e gratificante saber que pudemos ajudar os irmãos de Manaus. E ajudar efetivamente, porque eles saíram todos de alta. Todos melhorados. Recebemos 32 pacientes e os devolvemos aos seus familiares”, declarouAnalyane Braga.

A experiência adquirida pelo HULW-UFPB com a vinda dos pacientes do Amazonas também trouxe melhorias para os paraibanos. “Nós aumentamos os leitos para receber os pacientes de Manaus e agora essa estrutura está sendo utilizada pelos pacientes da Paraíba”.

A ação humanitária que beneficiou os pacientes do Amazonas foi coordenada pelo Ministério da Saúde e também envolveu o Ministério da Educação, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A primeira transferência de pacientes de Manaus para o HULW-UFPB ocorreu no dia 17 de janeiro e a segunda, no dia 7 de fevereiro. A rede de apoio federal foi criada paradesafogar o sistema de saúde de Manaus, que entrou em situação crítica devido ao aumento de casos de covid-19.Em nível local, ainda contou com apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa e do governo do Estado da Paraíba.

 

Paraíba registra 1.144 casos nas últimas 24 horas e supera marca de 4,5 mil óbitos por Covid-19

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Foto: Reprodução internet

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta segunda (1º), 1.144 casos de Covid- 19. Entre os confirmados hoje, 41 (3,58%) são casos de pacientes hospitalizados e 1.272 (96,41%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 222.259 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 656.430 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Também foram confirmados 30 novos óbitos desde a última atualização, sendo 16 deles nas últimas 24h. Os óbitos ocorreram entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março de 2021, sendo 16 deles em hospitais privados, um em residência e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 4.526 mortes. O boletim registra ainda um total de 158.550 pacientes recuperados da doença.

Concentração de casos

Cinco municípios concentram 647 novos casos, o que corresponde a 56,55% dos casos registrados neste domingo. São eles: João Pessoa, com 469 novos casos, totalizando 59.203; Campina Grande, com 80 novos casos, totalizando 20.515; Cajazeiras, com 36 novos casos, totalizando 4.791; Santa Rita, com 32 novos casos, totalizando 5.412; Bayeux, com 30 novos casos, totalizando 4.280.

  • Dados oficiais preliminares (fonte: e-sus VE, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 01/03/2021, sujeitos a alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até esta segunda, 206 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os 25 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Belém (1), Borborema (1), Campina Grande (1), Jacaraú (1), João Pessoa (19), Pirpirituba (1), Princesa Isabel (1), Sapé (1), Serra Branca (1), Sertãozinho (1) e Triunfo (1). As vítimas são 15 homens e 15 mulheres, com idades entre 25 e 97 anos. Hipertensão foi a comorbidade mais freqüente e três não tinham comorbidades.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 72%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 87%. Em Campina Grande estão ocupados 64% dos leitos de UTI adulto e no sertão 69% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 54 pacientes foram internados nas últimas 24h.

Cobertura Vacinal

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 147.955 doses. Até o momento, 112.401 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 35.554 com a segunda dose da vacina.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

Secom-PB

Após acordo de delação premiada, Edvaldo Rosas e Harley Felix, presos na Calvário, ganham liberdade

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Após acordo de delação premiada com Ministério Público Estado (MPE) o ex-presidente do PSB estadual Edvaldo Rosas e o empresário Pietro Harley Felix, presos na última fase da Operação Calvário, foram liberados. A Justiça deferiu nesta segunda-feira (1) o pedido feito e, com a decisão do juiz Adilson Fabricio, da Primeira Vara eles serão soltos.

O advogado Gustavo Botto já está com alvará de soltura a caminho do presídio de Segurança Média Rita Cantalice, registra a publicação.

Com o pedido aceito, as medidas cautelares que eles terão que cumprir são: comparecer periodicamente em juízo, no prazo e nas condições fixadas pelo juiz, para informar e justificar atividades, recolhimento domiciliar no período noturno e nos dias de folga e monitoramento eletrônico.

Sedurb executa ações preventivas no Mercado Central

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A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) está atuando de maneira intensa no Mercado Central, desde a última sexta-feira, quando, com a intensidade da chuva, parte do muro de um dos pavimentos cedeu. Equipes do Grupo de Remoção e Demolição (GRD), estão trabalhando no local, retirando as estruturas e isolando o espaço. A energia elétrica precisou ser desligada, por medida de segurança e, nesta segunda (1), os serviços iniciaram desde cedo, para garantir o pleno funcionamento do local.

A Sedurb reforça para a população as áreas de interdição no Mercado Central. Existem dois trechos interditados pela pasta, um deles é a área próxima à caixa d’água, que já estava isolada desde o último dia 22, e o local afetado pelas chuvas na última sexta-feira (26).  Os comerciantes estão sendo realocados, emergencialmente, para outro setor, sem prejuízos para suas atividades.

Em vistoria realizada no local, na semana passada, antes mesmo das chuvas e coordenada pelo secretário Fábio Carneiro, foi constatada a necessidade de interdição de outro ponto.

“A gente já havia feito um levantamento das necessidades estruturais do mercado, que em breve passará por reforma, mas o episódio de sexta nos deixou em alerta. Acionamos a Defesa Civil para avaliar a área e, de maneira preventiva, isolamos esses trechos, até que seja verificado que não apresenta riscos aos frequentadores”, explicou o secretário.

No que diz respeito à estrutura que cedeu na última sexta, equipes da Sedurb seguem isolando o local e retirando os entulhos. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) também foi acionada. “Também entramos em contato com a Seinfra para agilizar as adequações emergenciais na parte comprometida, para que os comerciantes possam restabelecer suas atividades o quanto antes. Nossas equipes também estão em diálogo com a categoria, para dar todo o suporte social necessário, para que ninguém fique desamparado”, reiterou o secretário.

Reforma – Em breve será divulgado um cronograma de reforma nos mercados públicos e o Mercado Central será contemplado com as ações. “Já estamos trabalhando num projeto de melhoria estrutural para o local, que há mais de dez anos não recebe uma intervenção. Temos consciência de como esses locais são importantes para a nossa cultura e economia e os trataremos como prioridade”, reforçou o secretário.

Consumidor não precisa mais sair de casa para receber atendimento: ele agora tem Procon-JP na sua mão

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Você tem um problema na relação de consumo e que ser atendido no conforto de sua casa? Relaxe, sente no sofá e adicione o novo serviço ‘Procon João Pessoa  na sua mão’ através do número de watsapp 83 98665-0179, onde será possível tirar dúvidas e receber orientações, além de abrir reclamação, bastando seguir a orientação de como proceder, contar o problema, juntar fotos dos documentos e aguardar a audiência de conciliação. De quebra, ainda tem direito a vídeochamada para assistência

imediata. O novo serviço funcionará das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O novo serviço de atendimento da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor é um presente ao cidadão da Capital no mês em que se comemora o Dia Mundial do Consumidor e será lançado nessa terça-feira, 2, oferecendo a possibilidade de resolver todo o problema consumerista sem que se precise ir até ao SAC da sede do Procon-JP na avenida Pedro I.

O secretário Rougger Guerra salienta que o ‘Procon João Pessoa  na sua mão’ tem o objetivo de agilizar e desafogar o atendimento presencial na sede, o que é muito importante nesse momento de pandemia em que é necessário que as pessoas fiquem em casa. E destaca: “O novo serviço não vai apenas agilizar o atendimento, vai também proteger o consumidor e permitir que ele cumpra o isolamento, mesmo que esteja com problemas na relação de consumo”.

Como funciona – Após adicionar o número 83 98665-0179 e fazer o primeiro contato, o consumidor terá as opções ‘Abertura de reclamações’, ‘Denúncias’, ‘Dúvidas’ e ‘Vídeochamadas’. O secretário explica que “se a escolha for ‘Abertura de reclamações’, o consumidor vai narrar o problema e, se procedente, ocorrerá a abertura de processo administrativo. Neste caso, é preciso juntar as fotos dos documentos e, ao término, já terá a data da audiência marcada, que também será através do watsapp”.

E continua: “Se a escolha for ‘Denúncia’, é só falar sobre a irregularidade e indicar o local da ocorrência, de preferência anexando fotos, porque tudo será encaminhado para o setor de fiscalização, que tomará as devidas providências. Quanto ao item ‘Dúvidas’, a pessoa que fizer o contato receberá as orientações e os esclarecimentos de que necessita no momento”.

Simples e fácil – O titular do Procon-JP acrescenta que a ferramenta ‘Videochamada’ é o atendimento imediato de forma remota que tem o objetivo de conciliar para resolver o problema na hora. “Em suma, é só escolher a opção que mais se encaixe em sua necessidade e expor a questão que será orientado por um consultor jurídico que irá encaminhá-lo para a solução”. E garante: “Todo o processo gerado no watsapp seguirá os trâmites legais. É simples e fácil”, explica Rougger Guerra.

Atendimentos do Procon-JP

Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá

Telefones para orientação e dúvidas: 0800 083 2015

Watsapp: 83 98665-0179

Instagram: @proconjp

Email: procon@joãopessoa.pb.gov.br

*Todos os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Assessoria

Universidades federais têm até dezembro para adotar diploma digital

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As 69 universidades federais e as 41 instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica do país terão até 31 de dezembro de 2021 para passar a emitir diplomas digitais. O prazo consta da Portaria n° 117/2021 do Ministério da Educação (MEC), publicada nesta segunda-feira (1) no Diário Oficial da União.

A versão digital do diploma universitário foi anunciada em 2019 e regulamentada em dezembro passado. A expectativa do MEC é de que o documento reduza a burocracia no processo de geração e emissão de diplomas e ajude a impedir fraudes e falsificações.

O tempo de emissão do documento também será menor, deve passar de 90 para 15 dias. O certificado digital deve beneficiar 8 milhões de estudantes. No Brasil as primeiras instituições a adotar esse formato foram a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Agência Brasil

Secretaria de Saúde reforça necessidade de medidas preventivas no combate à Covid-19

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Com o crescimento do número de casos de Covid-19 em todo o Estado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa faz um alerta à população e reforça a necessidade do uso de máscaras e de outras medidas preventivas individuais, no combate ao Coronavírus, como o uso de álcool gel e o distanciamento social.

Além dos cuidados com a higiene pessoal e o distanciamento, o uso correto da máscara é a forma mais eficaz de prevenção ao Coronavírus, já que a doença é disseminada através de gotículas emitidas pela tosse, espirro e até mesmo a fala, e que podem permanecer no ar por horas e, assim, ser facilmente inalado.

O médico Felipe Proenço, que faz parte do Comitê de Combate à Covid-19, reforçou a importância das medidas preventivas. Segundo ele, enquanto a vacina não chegar para toda a população, esses métodos são essenciais para frear o aumento de casos.

“A gente está num momento bem crítico, com o número de casos aumentando e com uma variante que está atingindo pessoas mais jovens. Então, essas medidas preventivas são muito importantes. Ao usar a máscara, você se protege e protege outras pessoas. Por isso, o uso da máscara é tão importante. O distanciamento social também é essencial, já que quanto maior o número de pessoas em um determinado local, maiores são as chances de se contagiar”, explicou o médico.

Na última terça-feira, a Prefeitura de João Pessoa publicou no Semanário Oficial algumas medidas restritivas para tentar conter essa nova onda de casos de Covid-19. Um dos pontos principais do decreto, reforça a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os espaços públicos da Capital.

“Será obrigatório, em todo território do Município de João Pessoa/PB, o uso de máscara, mesmo que artesanal, pelas pessoas estejam em circulação nas vias públicas deste município. O uso de máscara previsto no caput é compulsório nos espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população, vias públicas, no interior dos órgãos públicos, nos estabelecimentos privados que estejam autorizados a funcionar de forma presencial e nos veículos públicos e particulares que transportem passageiro”, diz o texto do decreto.

Gravidade – Os casos de Covid-19 seguem em alta em todo os Estado. Só nas últimas 24h, foram registrados 404 novos casos na Capital. Além disso, o número de internações tem crescido assustadoramente. Atualmente, 87% dos leitos de UTI na Região Metropolitana de João Pessoa estão ocupados.