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Transferência de pontuação da CNH lidera demandas de Reclamações da Semob-JP

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Para promover o constante diálogo com a população mesmo durante a pandemia e consequentes medidas que limitam atendimentos presenciais no poder público, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) mantém diversos canais de comunicação com as pessoas, entre eles, a Ouvidoria Setorial e a Central de Reclamação e informações (Cerin), que juntas, realizaram durante todo o mês de março, 1.434 atendimentos.

De acordo com levantamento da Semob, entre as principais dúvidas e questionamentos estão: transferência de pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que lidera a lista com 524 atendimentos, seguida por recursos de multas com 312, solicitações diversas (incluindo serviços como implantação de lombadas e placas) 160, além de reclamações, sugestões e elogios que somam 148 interações.

“Certos dos serviços essenciais que prestamos, além dos nossos agentes em urgências de trânsito e operações do transporte público, também consideramos de extrema importância estar à disposição das pessoas através dos nossos canais de comunicação e informação. Seguiremos de plantão com nossos setores de atendimento e através das nossas redes sociais”, ressalta George Morais, superintendente de mobilidade urbana de João Pessoa.

Atendimento presencial – Além da Ouvidoria, que pode ser contactada por meio do número 3218-9352, e da Cerin, no 3218-9171, a Semob-JP também está mantendo atendimento presencial na sede do órgão, das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira, mas vale ressaltar que apenas com agendamento prévio, que deve ser realizado pelo telefone 3218-9348. Diversos serviços também podem ser resolvidos pelo site servicos.semobjp.pb.gov.br . Nas redes sociais, a equipe de assessoria de imprensa permanecerá em alerta para orientar usuários que entrem em contato pelos perfis @semobjp (Instagram) e @transitosemobjp (Twitter).

Grupo Boticário estende licença parental de 4 meses a todos 12 mil colaboradores

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Nutrir relações é um dos valores do Grupo Boticário e é por isso que, a partir de agora, o grupo se torna uma das primeiras empresas brasileiras a oferecer licença parental 100% remunerada de 4 meses aos seus 12 mil colaboradores. O benefício será concedido de forma universal, incluindo homens, casais homoafetivos e pais de filhos não-consanguíneos, além das mulheres, que já têm a licença de até 180 dias.

A ampliação do benefício é mais um passo do GB para reforçar seu compromisso de equidade de gênero e reflete seus princípios de igualdade e a compreensão do compartilhamento da responsabilidade na criação dos filhos.

“Acreditamos que uma licença mais equânime é caminho certo. Ela é a nossa contribuição para ajudar a romper as barreiras e os estigmas de gênero, transformando o olhar da sociedade. É também uma contribuição importante para a relação de afeto que se estabelece na chegada de um filho. Como empresa, entendemos que todos têm a direito à mesma quantidade de tempo para criar esses laços independente de seu modelo familiar”, afirma Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário.

Como participante do Programa Empresa Cidadã, do Governo Federal, o Grupo Boticário já oferecia aos seus colaboradores que se tornam pais uma licença de 20 dias (a lei prevê cinco dias).

A empresa vai expandir o período de licença para 4 meses, o que até então era possível apenas às mães. “Tomamos essa decisão pensando também no bem-estar de nossos colaboradores. É com a prática que começamos mudanças importantes como esta. Quando possibilitamos que todos se dediquem à parentalidade de forma mais equânime, estamos abordando diretamente a corresponsabilidade e equidade na formação das famílias em um momento em que vínculo e cuidado são fundamentais”, completa Grynbaum.

A construção do projeto contou com a participação direta dos próprios colaboradores que atuam no Lado a Lado –grupo de afinidade de equidade de gênero, com profissionais voluntários de várias áreas da empresa direcionado pela equipe de Diversidade, Inclusão e Equidade em conjunto com o time de Pessoas.

COMPROMISSOS DE DIVERSIDADE INCLUSÃO E EQUIDADE 

A licença parental de 120 dias a todos colaboradores é mais um passo do Grupo Boticário em sua agenda de diversidade e inclusão. Em 2020, a companhia anunciou compromissos com a sociedade pela transformação do futuro da beleza, o que incluiu metas de representatividade de mulheres e pessoas negras em todos seus níveis internos.

Até 2023:

  • pelo menos 50% de colaboradores negros
  • pelo menos 25% das lideranças corporativas negras

Até 2025

  • pelo menos 50% de mulheres na nossa diretoria

Nesta terça, Bruno Farias promove live para falar sobre o autismo

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O vereador Bruno Farias promove nesta terça-feira (06) uma live com o tema: “Eu sou assim”. O que a sociedade precisa saber sobre a pessoa autista?

Para abrir esse diálogo, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no último dia 02 de abril, Bruno convidou a presidente da Associação Paraibana de Autismo, Hosana Carneiro, a presidente do grupo Autismo Tratável, Shâmara Rached, e o médico Alexander Azevedo.

“Vivemos tempos de transformação e fazer acontecer essas mudanças de forma ativa é uma responsabilidade nossa. Se tem uma causa que me motiva de uma forma especial é, com certeza, a luta pela inclusão e melhor qualidade de vida para as pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Há mais de 12 anos participo seja através de reuniões, Sessões Especiais, de emendas parlamentares, de audiências com autoridades, de apresentação de projetos de lei, entre outros, dessa causa”, disse Bruno.

Tocado pela dedicação, pelo sacrifício e pelo amor sublime de pais e mães com seus filhos autistas, o parlamentar se diz “contagiado por esse universo de solidariedade e de luta incansável que toma conta das famílias que têm uma pessoa com autismo em seu lar”, daí surgiu a vontade e a ideia de produzir uma live para abranger o tema.

O debate que será transmitido nesta terça-feira (6), a partir das 19h, pelo Instagram do vereador, @brunofarias.jp, objetiva, em tempos de pandemia, ampliar essa discursão com profissionais que vivem diariamente essa luta sob diversos pontos de vista para trazer educação, empatia e serviço a quem precisa.

Nabor recebe 80% de aprovação nos primeiros 100 dias de gestão em Patos; veja números

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Com histórico de acertos e credibilidade nos últimos 20 anos nas pesquisas eleitorais e de avaliação administrativa, o Instituto Patoense de Opinião Púbica ( IPOP ) do estatístico Silvan Taflóide Firmino foi às ruas para saber como a população de Patos avalia a gestão do prefeito Nabor Wanderley, que no próximo sábado completa 100 dias.

Com 330 questionários aplicados no último final de semana os patoenses foram abordados nos principais bairros e, perguntados como avaliam a gestão municipal nos primeiros 100 dias, aprovaram o trabalho do prefeito Nabor com amplos 80% de ótimo/bom/regular, sendo 46% de ótimo/bom e 33% de regular, ficando a avaliação de ruim/péssimo com apenas 11% e 10% disseram não saber ou não responderam.

A condução dos trabalhos de combate a pandemia por parte do prefeito Nabor recebeu 83% de aprovação, sendo 55% de ótimo/bom e 28% de regular. Neste quesito combate a covid apenas 9% classificaram como ruim o trabalho da gestão Nabor e 8% não responderam ou disseram não saber.

A margem de erro é de 5% para mais ou menos e os questionários foram aplicados nos bairros do Jatobá, Monte Castelo, Sapateiros, Belo Horizonte, Jardim Queiroz, Juá Doce, São Sebastião, Vila Cavalcante, Vitória, Santa Clara, Zé Mariz, Morro e Liberdade.

Deputados parabenizam Governo do Estado por pacote de obras de mobilidade urbana em toda a Paraíba

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O pacote de obras, anunciado pelo Governo da Paraíba nessa segunda-feira (5), foi debatido pelos deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) durante o Pequeno Expediente da Sessão Ordinária, realizado de forma remota na manhã desta terça-feira (6). Os investimentos que somam R$ 435 milhões em recursos próprios serão aplicados em novas obras rodoviárias e de mobilidade urbana de 50 cidades do Estado. Os parlamentares destacaram as principais obras e parabenizaram o governador João Azevêdo pela iniciativa, determinação e ousadia.

“É, realmente, um atrevimento da Paraíba. Mostra, claramente, que temos um governo centrado e equilibrado, com vontade de servir ao povo, mesmo que, para isso, precise tomar medidas não populares”, reforçou Adriano Galdino.

De acordo com o deputado João Gonçalves, as obras atendem às solicitações dos parlamentares por investimentos no interior. “Essas obras já atendem vários municípios e esperamos que, em breve, novas cidades também sejam beneficiadas. Mas, é importante frisar a importância desse pacote para toda a população, pois irá gerar desenvolvimento econômico, com mais empregos e qualidade de vida”, João Gonçalves.

Já o deputado Tião Gomes ressaltou a importância das obras que interligarão as cidades de Alagoa Nova a Areia, Serraria a Arara e Bananeiras a Dona Inês. “Reconhecer o brejo como importante setor econômico, especialmente para o turismo, mostra um avanço relevante na estratégia de investimentos do Governo”, complementou o deputado.

“Eu creio que tudo pode ser resumido em uma palavra: ousadia. Conseguir, com recursos próprios, do próprio estado, ao mesmo tempo que abre novos leitos e realiza melhorias em hospitais, mostra a força econômica que a Paraíba vivencia”, destacou Wilson Filho.  O deputado relatou, ainda, que o Estado tem se destacado com diversas iniciativas importantes: “São 3 grandes gestos na Paraíba: esse pacote de obras; a estrutura da educação à distância, considerada uma das melhores do país; e a quantidade de vacinas aplicadas. Só comprova que a nossa Paraíba está no caminho certo”, concluiu.

O programa de obras rodoviárias e mobilidade urbana tem o objetivo de estimular a economia do estado. A iniciativa deverá ser executada até 2022, atendendo aos pedidos formulados pelos parlamentares da Casa.

Covid-19: Famup pede que municípios informem diariamente total de vacinas aplicadas

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A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) pede que as Secretarias Municipais de Saúde informem diariamente no sistema estadual o número total de pessoas vacinadas contra a covid-19. As informações diárias são importantes para que o Governo do Estado tenha os dados reais de como está o processo de vacinação em todo território paraibano. A entidade ainda orientou que as gestões façam busca ativa das pessoas que ainda não domaram a segunda dose.

“É importante que os municípios informem o total de vacinas aplicadas diariamente para que o Estado tenha os dados reais do número de pessoas imunizadas. Não podemos guardar essas informações para ser tabeladas e informadas a Secretaria Estadual de Saúde apenas nos finais de semana. Essas informações devem ser diárias e, por isso estamos pedindo o apoio dos prefeitos nesse processo para que tenhamos os dados reais de como está a vacinação no nosso estado”, destacou George Coelho,  presidente da Famup.

George Coelho também pediu que os municípios realizem uma busca ativa pelas pessoas que devem tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19. É importante completar o esquema vacinal para garantir mais proteção contra a doença. Se por algum motivo o prazo para receber a segunda dose foi perdido, é fundamental procurar se vacinar o mais rápido possível.

A Paraíba ocupa a quarta posição no Brasil com 10,70% da população vacinada. O primeiro lugar é do Mato Grosso do Sul com 12,48%, seguido da Bahia com 11,62% e do Rio Grande do Sul com 11,06%. Em quinto lugar aparece São Paulo com 10,67% de pessoas vacinadas.

Até agora, em todo o país, 548.306 pessoas receberam a primeira dose em 24 horas e o total de vacinados com a primeira dose passou de 20 milhões. São 20.023.132 vacinados. Isso corresponde a 9,46% da população. Receberam também a segunda dose 5.595.929 pessoas ou 2,64% da população.

Prefeitura de João Pessoa disponibiliza novas doses da vacina contra a Covid-19 para profissionais da saúde

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Pensando no bem-estar dos profissionais da saúde, que estão empenhados no combate à Covid-19, a Prefeitura de João Pessoa disponibilizou novas vagas para vacinação de trabalhadores que ainda não receberam a primeira dose do imunizante. Para ter acesso, o trabalhador precisa se cadastrar no aplicativo ‘Vacina João Pessoa’.

De acordo com o chefe da Seção de Imunização da Capital, Fernando Virgolino, as doses foram disponibilizadas após pedido do prefeito Cícero Lucena, que está sensibilizado com todo o esforço dos trabalhadores da saúde na luta contra o coronavírus. “A pedido o prefeito Cícero Lucena, foi disponibilizado um quantitativo de doses para os profissionais de saúde serem vacinados. Para ter acesso à vacina, o profissional precisa se cadastrar no aplicativo e agendar o dia para receber a primeira dose do imunizante”, reforçou Virgolino.

No dia agendado para receber a vacina, o profissional deve levar uma xérox da sua carteira de conselho de classe e contrato de trabalho (ou contra-cheque), além de um comprovante de residência do município de João Pessoa. A imunização para esse público está sendo feita no drive thru montado no Mangabeira Shopping, que funciona das 9h às 15h.

Seguindo o plano de vacinação, até o momento já foram imunizados profissionais da linha de frente, trabalhadores da atenção básica, profissionais que colhem o RT-PCR para teste da doença, além de trabalhadores da saúde acima dos 60 anos de idade.

Agilidade – Lançado no fim de março, o aplicativo ‘Vacina João Pessoa’ tem por objetivo agilizar o atendimento e reduzir as filas nos postos de vacinação. A população pode baixar o aplicativo de forma gratuita para smartphones com sistemas operacionais Android e IOS. O cadastro ainda pode ser feito no site: vacina.joaopessoa.pb.gov.br  .

Locais de vacinação (06/04)

1ª dose (9h-15h)

– Shopping Mangabeira

Público alvo: Profissional de Saúde (xerox do conselho profissional) vacinação desse público estará limitada ao cadastro no aplicativo de vacinação conforme número de doses disponíveis

2ª dose (9h – 15h)

– Igreja Universal

– Santuário Mãe Rainha

– Espaço Cultural

1ª dose (8h – 12h)

– Associação Pestalozzi

– APAE

– Centro Helena Holanda

Público alvo: Pessoas com síndrome de down ou autismo

Prefeitura entrega fraldas geriátricas a população carente de Pedras de Fogo

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A Prefeitura de Pedras de Fogo está entregando fraldas geriátricas a população carente da cidade, sobretudo os acamados domiciliares que enfrentam problemas de saúde, fazem tratamento prolongado e necessitam do material.

O programa de doação é permanente, com as fraldas sendo compradas com recursos do Fundo Municipal de Saúde. O cadastro é feito no setor de Serviço Social da secretária de Saúde e as entregas ocorrem na farmácia da pasta.

Operação Calvário: Justiça acata denúncia e Romero Rodrigues vira réu

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O ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), tornou-se réu no âmbito da Operação Calvário. O juiz Alexandre Gonçalves Trineto, aceitou nesta terça-feira (6), denúncia oferecida pelo Ministério Pública da Paraíba, contra o ex-gestor. O magistrado ainda aceitou denúncia de Jovino Machado da Nóbrega Neto, Saulo Ferreira Fernandes e Daniel Gomes, todos também citados na Operação Calvário.

Operação Calvário chega em Romero Rodrigues, ex-prefeito de Campina Grande

A denúncia afirma que Romero Rodrigues teria recebido dinheiro de caixa 2 para sua campanha de prefeito em 2012, e que esses recursos oriundos de propina, foram doados por Daniel Gomes, que era diretor da Cruz Vermelha e que almejava levar os serviços de sua empresa para a Prefeitura de Campina Grande.

Veja a denúncia do MPPB

Os fatos foram relatados na colaboração premiada de Daniel Gomes.

 

“O objeto desta denúncia, em essência, revelou os bastidores da criminosa engenharia criada para a inserção da Cruz Vermelha do Brasil – Filial do Rio Grande do Sul (CVB/RS) para gerir as estruturas de saúde de Campina Grande/PB, a começar pelo ISEA (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida) e Hospital Pedro I”, relata a denúncia.

 

 

Polícia Federal deflagra operação de combate a fraudes no auxílio emergencial

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A Polícia Federal e a Receita Federal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (6), uma operação de combate a esquema de fraudes no recebimento do auxílio emergencial do Governo Federal. A Operação Checker tem como objetivo identificar possível envolvimento de organização criminosa com a defraudação.

Durante operação estão sendo cumpridos 2 mandados de prisão preventiva e 2 mandados de busca e apreensão em Umuarama, no Paraná.

Para efetuarem as fraudes, os investigados faziam uso de programas de computador geradores de CPFs e softwares chamados “checkers” que indicavam os titulares aptos a receber o Auxílio Emergencial.

Os saques eram realizados diretamente no caixa eletrônico, na agência bancária, ou então, quando em valores maiores, por meio de transferência através do sistema PIX.

Estima-se que o prejuízo causado às vítimas das referidas fraudes, bem como aos cofres públicos, apenas pelos levantamentos iniciais, seja próximo a R$ 1 milhão, sem considerar outros potenciais envolvidos, o que será possível investigar a partir da análise dos materiais apreendidos.

Com a atuação dos investigados, além do enorme prejuízo ao erário, centenas de pessoas foram privadas do recebimento do benefício, justamente no momento mais agudo da pandemia.

O líder do esquema já foi investigado por outros crimes similares, coordenando golpes anteriores na região de Umuarama envolvendo falsificação de documentos e atuava no saque fraudulento do Auxílio Emergencial, com a utilização de softwares desenvolvidos por hackers, desde o início do programa.

A operação foi batizada de “Checker” em referência ao programa utilizado pelos investigados para obter acesso aos CPFs com potencial saldo em conta vinculada ao Auxílio Emergencial.

A Polícia Federal ressalta que, em razão da situação de pandemia causada pelo coronavírus, foi adotada logística especial de preservação do contágio com distribuição de EPI’s a todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.

Participam da operação cerca de 12 policiais federais.