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CNM disponibiliza pesquisa nacional sobre vacinação nos Municípios

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Pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre a vacinação nas cidades realizada com os gestores para compreender as pactuações na definição dos grupos prioritários e temas correlatos à organização em Estados e Municípios está disponível na Biblioteca Digital da entidade. O levantamento nacional foi feito em março e ocorreu em duas etapas.

De acordo com o estudo, 93,5% (3.987 dos gestores que responderam à pesquisa) afirmaram que o Estado apresentou plano estadual de vacinação. Em 94,1% (4.013 das respostas) foi indicada a pactuação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) a respeito da vacinação dos profissionais de saúde. Já em 95% (4.050 gestores municipais) disseram que a pactuação da vacinação dos grupos de idosos ocorreu em CIB.

Por sua vez, 71,5% – ou 3.049 dos pesquisados – apontaram que o grupo prioritário das comorbidades já foi pactuado em CIB estadual. A segunda fase da pesquisa teve participação de 66,1% ,o equivalente a 3.683 dos Municípios, especialmente das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nessa etapa, foram aplicadas 12 questões, com foco nas medidas de vacinação municipal. O formulário tratou de assuntos como a vacinação dos trabalhadores da Educação e Serviço Social; organização da vacinação dos grupos prioritários de idosos e comorbidades; situação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Adulta Covid-19 em relação ao início da pandemia e óbitos entre os profissionais de saúde em decorrência da pandemia.

Resultados
Ficou evidenciado que a maioria dos Municípios possui estrutura e quantitativo de profissionais para executar o Plano de Vacinação Nacional contra a Covid-19. Nesse aspecto, 81,9% dos pesquisados disponibilizaram pontos adicionais de vacinação como drive-thru e multipontos. Para isso, 87,6% dos gestores informaram que possuem a rede de frio com estrutura suficiente para dar conta do plano de vacinação. O estudo também fez questionamento em relação ao número de equipes necessárias para aplicação das vacinas. Em resposta, 89% dos representantes municipais pesquisados afirmaram positivamente a esse tópico.

Plano de Vacinação
Quando perguntados sobre quais são as fontes de recursos financeiros para a execução do Plano de Vacinação, 28,2% reportaram uso de financiamento próprio; 24,7% dos recursos de Atenção Primária à Saúde (APS). Outros 24,2% reportaram utilização de incentivos da Vigilância em Saúde (VS) e 20% indicaram que aplicaram recursos financeiros estaduais. No caso de disponibilidade de leitos de UTI Covid-19 ou UTI Adulto, 58,7% dos Municípios apontaram diminuição do quantitativo quando comparado ao início da pandemia.

Profissionais
Os Municípios ainda apontaram que não têm condições nesse momento de dar prioridade à vacinação aos trabalhadores da Educação (76,8%) e nem para os da Assistência Social (57,8%). Os servidores da Educação (básica e superior) constam, respectivamente, no grupo 19 e 20 do Plano Nacional. Os da Assistência Social, até o plano editado em março de 2021, ainda não tinham sido incluídos.

Uma situação preocupante apontada no estudo diz respeito à abordagem do indicativo de óbitos de profissionais da Saúde em decorrência da Covid-19. Em 87% das respostas, os Municípios indicaram casos nos anos de 2020 e início de 2021. Além das pesquisas nacionais por períodos contínuos, a CNM tem consultado semanalmente prefeitos a respeito do cenário da vacinação e da capacidade da Rede de Atenção à Saúde, em especial, os insumos e leitos de alta complexidade. Essas e outras informações relevantes também têm sido disponibilizadas em espaços da Biblioteca virtual da CNM e no celular dos gestores.

Pesquisa – Vacinação (Covid-19): fase 1 – Acesse aqui .
Pesquisa – Vacinação (Covid-19): fase 2 – Acesse aqui .

Semob- JP emitiu mais de mil credenciais para idosos, deficientes e autistas nos últimos 4 meses

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A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) emitiu 1.306 credenciais para estacionamento em vagas especiais, nos primeiros quatro meses deste ano. O levantamento foi feito com base nas solicitações entre o mês de janeiro e a primeira semana de abril.

Liderando a lista de documentos emitidos pelo órgão de trânsito municipal ficaram as credenciais destinadas aos idosos, com 1.082 emissões, seguida por pessoas com dificuldade de mobilidade nos membros inferiores, que foram 205. Em último lugar da lista estão às credenciais solicitadas para quem tem Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)19 no total.

“É um número significativo de solicitações. No entanto, reforçamos que no mês de março iniciamos os atendimentos, exclusivamente, através de agendamento, evitando aglomeração na sede que possa gerar risco de disseminação da Covi-19 para nossos servidores e visitantes”, ressaltou o superintendente da Semob-JP, George Morais.

Passo a passo – A maneira mais prática para o usuário solicitar as credenciais é acessando o site servicos.semobjp.pb.gov.br, clicar no ícone ‘credenciais’, preencher os campos sinalizados por asteriscos, em seguida, imprimir e preencher o formulário para Emissão de Laudo Médico. Logo em seguida, anexar o formulário junto com uma foto, documentos pessoas (RG, CPF ou CNH) e comprovante de residência em João Pessoa atualizado no nome do requerente. Por último, basta clicar em salvar. Através do protocolo gerado, o solicitante ficará sabendo quando o documento estará disponível para ser retirado na recepção da Semob-JP.

Agendamento – Vale ressaltar que àquelas pessoas que preferirem ir à sede da Semob-JP (localizada na BR-230/Cristo), que o atendimento presencial acontece exclusivamente por agendamento. O usuário deve ligar para o número 3218-9348, das 8h às 12h e das 13h às 16h, de segunda à sexta, para solicitar o atendimento.

Sedurb realiza recadastramento de comerciantes e disciplina reordenamento de boxes no Shopping 4&400

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A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb) deu início ao recadastramento de comerciantes que atuam no Shopping 4&400, no Varadouro. Equipes estiveram no local e atualizaram os dados dos permissionários. A ação, que começou nesta segunda-feira (12), segundo o secretário Fábio Carneiro, acontece habitualmente e tem por objetivo impedir o uso irregular do espaço.

Fábio Carneiro disse que a Sedurb recebeu denúncias de que alguns ambulantes estariam comercializando seus produtos na rua e em outros locais da cidade, apesar de estarem estabelecidos no shopping. Ele explicou que o recadastramento vai identificar em quais locais os comerciantes estão realmente exercendo suas atividades ou se esses pontos são sublocados, o que é proibido pela Legislação Municipal. “Demos início a esse trabalho em outros locais, como é o caso do Shopping Terceirão, e agora no 4&400, para que tenhamos uma melhor organização desses espaços, beneficiando assim comerciantes e consumidores”, destacou.

O diretor de Serviços Urbanos da Sedurb, José Carlos Rodrigues, disse que caso sejam identificadas possíveis irregularidades, o comerciante será notificado e terá que regularizar a situação na Divisão de Abastecimento e Alimentos (DIAAL), localizada no prédio da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no José Américo, das 8h às 14h.

Para tanto, é necessário realizar agendamento para o atendimento prévio através do telefone 3218-9062, devido às regras do decreto municipal para evitar possível disseminação do Coronavírus. “Esse trabalho é muito importante, pois nos dará um diagnóstico de como esses espaços estão sendo utilizados. Vamos continuar vigilantes para prestarmos o melhor serviço à população”, disse.

Como denunciar – A Sedurb mantém um canal direto com a população para o recebimento de denúncias, através do telefone 3264-1484. As demandas são encaminhadas para as equipes de fiscalização averiguarem possíveis irregularidades e burlas à Legislação Municipal.

CPI da Pandemia é oficializada no Senado; comissão foi criada por ordem do STF

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O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, leu na sessão deliberativa desta terça-feira (13) requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações do governo federal no combate à covid-19.

Rodrigo Pacheco leu e apensou requerimento para investigar aplicação de recursos federais que podem ter sido desviados de seu propósito ou utilizados de forma superfaturada em contratos firmados de estados e municípios.

O pedido de instalação da CPI da Covid foi protocolado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e investigará as ações e omissões do governo federal no combate à pandemia, e o agravamento da crise sanitária no Amazonas.

Requerimento de Eduardo Girão (Podemos-CE) para investigar, como fatos conexos, a aplicação de recursos federal por estados e municípios no combate à pandemia, foi acrescido ao escopo da CPI da Covid.

Líderes partidários devem indicar integrantes para a CPI da Covid. No total, vão compor a comissão 11 senadores titulares e 7 suplentes, com prazo de 90 dias de trabalho para a conclusão das investigações.

O pedido de criação da CPI foi protocolado em 4 de fevereiro por Randolfe Rodrigues. A criação da comissão, no entanto, ficou paralisada até o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinar, em decisão liminar (provisória) na última quinta-feira (8), a instalação do colegiado — o plenário do STF tem previsão de julgar o caso nesta quarta-feira (14).

Redação com assessoria

PMJP suspende vacinação contra a Covid-19, e aguarda nova remessa da vacina

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A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) suspendeu, temporariamente, a vacinação contra a Covid-19 na Capital. Com a presença do prefeito em exercício Leo Bezerra, em entrevista coletiva nesta terça-feira (13), o secretário de Saúde, Fábio Rocha, fez um pronunciamento para tranquilizar a população sobre a continuidade da imunização contra a Covid-19. O plano de imunização será retomado logo após o envio de novas doses do imunizante pelo Ministério da Saúde.

O secretário anunciou que a vacinação da segunda dose será realizada após o 28° dia da primeira. Segundo ele, o processo de imunização, conforme a informação do diretor-presencial do Instituto Butantan, Dimas Covas, mudou de parâmetro com os avanços dos estudos sobre a Covid-19. “As pessoas podem ficar tranquilas porque a vacina do Butantan poderá ser aplicada a partir de 28 dias. A estrutura montada, com respeito a todos os protocolos sanitários, nos permite dizer que havendo vacina, estamos preparados para imunizar em mais de 60 locais simultaneamente. Tranquilizamos a população, conforme informações técnicas do Plano Nacional de Imunização que, assim que houver as doses disponibilizadas, as pessoas deverão buscar os postos para atualizar a sua situação vacinal”, destacou Fábio Rocha.

Devido à falha em um dos lotes da Coronavac, amplamente noticiada em todo o País, o município deixou de contar com um quantitativo de doses em torno de 10%, limitando o atendimento à demanda de reforço, já definida em calendário. “Por causa dessa falha, tivemos que estabelecer a oferta por agendamento para evitar o que, infelizmente, se confirmou – a corrida de um número acima do esperado para os postos”, explicou Alline Grisi, diretora de Vigilância em Saúde.

“Além disso, vem sendo observado que boa parte da população tem buscado a segunda dose apenas 14 dias após a primeira aplicação, o que prejudica a resposta imunológica e atrapalha o atendimento de todos, inclusive daqueles que foram cadastrados”, explicou Fernando Virgolino, diretor de Imunização da Secretaria de Saúde de João Pessoa.

Na ocasião, Leo Bezerra lamentou os problemas enfrentados em alguns pontos de imunização nesta terça-feira (13) e explicou que, desde o início do processo de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura vem oferecendo toda a estrutura necessária para atender à população, conforme o quantitativo de doses do imunizante recebido do Governo Federal. Inclusive, mais de 21 mil usuários do SUS de outros municípios brasileiros foram vacinados em João Pessoa, fato que sobrecarrega ainda mais os pontos de vacinação.

“Queria esclarecer que a Prefeitura está verdadeiramente sensibilizada, mas destacar também que temos avançado na imunização no nosso município e isso fez com que diversas pessoas de outros municípios e até de outros estados viessem até aqui para se vacinar, prejudicando um pouco a distribuição das doses da vacina”, afirmou o prefeito em exercício.

Por fim, Leo Bezerra reiterou o compromisso de dar continuidade à complementação do ciclo de imunização de todo o público alvo, assim que houver a disponibilidade de vacinas. “Nossa missão é atender com segurança e cuidado aos nossos idosos, da mesma forma que chegamos ao número de 170 mil vacinas aplicadas, o que nos colocou em posição de destaque entre as cidades brasileiras, em organização e zelo com o bem mais precioso que é o nosso povo”, finalizou.

2ª dose da Coronavac – O Instituto Butantan informou que a orientação sobre a segunda dose da Coronavac sofreu uma alteração. Inicialmente, a indicação era aplicar a dose de reforço entre 14 e 28 dias após a primeira. Segundo a nova recomendação, deve ser aplicada 28 dias depois e, mesmo passando desse prazo, não há perda na imunização. Portanto, segundo o Instituto Butantan, em caso de atraso na entrega da Coronovac, a segunda dose poderá ser aplicada a partir de 28 dias após a aplicação inicial da vacina, sem prejuízo à imunização.

Inscrições para o Programa Habilitação Social começam nesta quinta-feira

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As inscrições para o Programa Habilitação Social (PHS) começam nesta quinta-feira (15) e serão encerradas no dia 10 de maio. Sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), juntamente com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), o programa tem o objetivo de atender à população de baixa renda, incluindo motoboys que trabalham com delivery.

O PHS vai possibilitar, de forma gratuita, a obtenção da Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) e da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias A ou B, contemplando hipóteses de adição e mudanças de categorias, bem como para renovação do documento de habilitação. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site http://habilitacaosocial.pb.gov.br, com início às 12h do primeiro dia até as 24h do último.

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial do último sábado (10), ao todo serão 5 mil vagas, distribuídas com base nas 14 Regiões Geoadministrativas do Estado, sendo 50% (2.500 vagas) para candidatos à primeira CNH, das quais 70% para a categoria A (motos), 10% ACC (ciclomotores) e 20% para a B (carros); 40% (2.000 vagas) para as hipóteses de adição e de mudança de categoria, e 10% (500 vagas) para renovação da CNH.

Para concorrer ao processo é preciso ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, possuir CPF, comprovar que mora em qualquer cidade da Paraíba e não estar respondendo a processo que impeça o candidato de possuir a Carteira Nacional de Habilitação.

As vagas disponibilizadas pelo programa serão distribuídas entre os beneficiários com baixo poder aquisitivo e alguns grupos terão prioridade nesse processo. São eles: beneficiários do Programa Bolsa Família; desempregados; alunos que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública ou que tenham concluído o ensino médio na rede pública há no máximo dois anos; alunos concluintes ou que tenham concluído o Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

E ainda: egressos do Sistema Penitenciário, inclusive os que se encontram no regime semiaberto; adolescentes que tenham cumprido medida socioeducativa nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente e que tenham completado 18 anos de idade; pessoas com deficiência; produtores selecionados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com prioridade para os agricultores de comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, ciganos, assentados); mulheres vítimas de violência doméstica; inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cad-Único).

Segundo o edital, são consideradas pessoas com baixo poder aquisitivo aquelas que apresentam renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo vigente. Já o processo seletivo será dividido em três etapas: Inscrição; Análise das informações e documentação, e Apresentação da documentação original pelo candidato, com aferição de saber ler e escrever junto à Comissão de Seleção da Sedh, de forma presencial.

O candidato beneficiado será dispensado das taxas relativas aos exames de aptidão física e mental; adição de categoria; mudança de categoria; licença para aprendizado de direção veicular (LADV); permissão para dirigir A ou B; curso teórico-técnico e de prática de direção veicular; e relativo à dispensa do pagamento das taxas da renovação de CNH.

Para o superintende do Detran-PB, Agamenon Vieira, o programa vai possibilitar à população de baixa renda tanto o acesso à obtenção da CNH, bem como a sua renovação, livre de qualquer custo, diminuindo o grande número de motoboys e profissionais de outras categorias que estão trabalhando sem a permissão para dirigir, “o que faz com que o PHS seja um grande programa social do Governo da Paraíba”.

Já o secretário de Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, considera uma ação importante de amplo alcance social, que vai contemplar um público que necessita desse olhar. “Segundo dados do sindicato que representa a categoria, 38% dela está trabalhando sem a legalização da CNH, um número alto. Então esse programa veio para ajudar, regularizar esses trabalhadores que vêm prestando um serviço relevante, principalmente nesse momento de pandemia”.

Emlur aciona MPT para garantir direitos trabalhistas dos agentes de limpeza

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A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) acionou o Ministério Público do Trabalho para garantir os direitos dos trabalhadores das empresas que tiveram os contratos rescindidos por inexecução dos termos. Nesta terça-feira (13), o superintendente Ricardo Veloso se reuniu com o procurador do Trabalho, Eduardo Varandas, para expor as preocupações da Emlur no que diz respeito aos trabalhadores, em convergência com as ações do sindicato da categoria.

“Nossa preocupação é garantir os direitos desses trabalhadores. Nós nos reunimos com o sindicato da categoria e objetivamos que todos tenham suas verbas asseguradas, a exemplo dos pagamentos de salários, férias, décimo terceiro e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Desta forma, procuramos o Ministério Público do Trabalho para fazer o acompanhamento da situação”, afirma Ricardo Veloso.

No mês de março, a Emlur rescindiu os contratos com três empresas: Beta Ambiental, Limpebras e Limpmax, unilateralmente por inexecução contratual. As empresas não atenderam aos termos dos contratos no que se refere aos veículos utilizados para a realização dos serviços de limpeza urbana.

Os equipamentos possuíam potência ou capacidade volumétrica inferior ao que constava no edital de licitação. Houve casos de veículos e equipamentos que não foram, sequer, colocados em operação, a exemplo de motoniveladoras, contêineres, caminhões, ônibus, reboques e varredeiras.

De acordo com Ricardo Veloso, com a rescisão, o pagamento às empresas foi cessado. “Temos responsabilidade e compromisso para com os nossos trabalhadores, pois eles sim são os verdadeiros responsáveis pelos serviços de limpeza e zeladoria da nossa cidade. Ainda há créditos a serem destinados em favor das empresas, os quais serão definidos após processo administrativo. Portanto, caso as empresas não efetuem os pagamentos das verbas devidas aos trabalhadores, poderíamos reverter os valores em favor deles”.

Em Brasília, Rafafá toma posse na Câmara Federal

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O suplente de deputado federal Rafael Pereira Sousa, mais conhecido como Rafafá, tomou posse na tarde desta terça-feira (13) na Câmara Federal, assumindo o mandato a partir da licença parlamentar do titular, Pedro Cunha Lima (PSDB). A posse aconteceu durante a Sessão Deliberativa e foi conduzida pelo presidente da Casa, Arthur Lira.

“Agradeço ao povo da Paraíba, que historicamente me coloca aqui, um nato representante do povo humilde, de família simples, que tenho orgulho gigante em dizer que faço parte daquela terra, da minha amada Campina Grande, cidade do Maior São João do Mundo. Prometo nesses 120 dias representar o povo que realmente precisa, porque eu venho dele, da Feira da Liberdade de Campina para o Brasil”, disse Rafafá em seu discurso de posse, após realizar juramento em plenário.

Entre as ações que pretende defender na Câmara, o deputado afirmou que a prioridade será a defesa do SUS e a educação pública; além da causa animal, da valorização da cultura e dos artistas populares; a luta contra o preconceito racial e a intolerância religiosa e bandeiras do movimento LGBTQIA+.

“Minha bandeira principal é o povo. Eu sou uma pessoa de vida muito simples e conheço de perto a realidade da maioria da população brasileira, que é aquela que depende do SUS, que estuda em escola pública, que luta por qualificação para poder ter acesso ao mercado de trabalho, aquela população que tantas vezes é excluída, vítima de preconceito, por ser negro, pobre, gay. Essa é a maioria da população brasileira”, comentou.

Perfil – Natural de Campina Grande, Paraíba, Rafael Pereira Sousa, mais conhecido como Rafafá, tem 30 anos. Ele já se candidatou a vereador do seu município de nascimento nos anos de 2016 e 2020. Em 2018, realizou campanha para o cargo de deputado federal e recebeu 13.940 votos. Na Rainha da Borborema, tem atuação marcada em favor da causa animal, dos direitos da população pobre e nas pautas LGBTQIA+.

Funjope conclui pagamento de projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc

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Foto: Reprodução internet

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) realizou, nesta terça-feira (13), o pagamento de 55 projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc. O recurso corresponde à sétima parcela do auxílio e envolve cerca de R$ 211 mil. Com esta ação, foram concluídos os pagamentos relativos à Lei na Capital paraibana.

O diretor-presidente da Funjope, Marcus Alves, destacou que a Fundação está trabalhando para agilizar e liberar o mais rápido possível todo e qualquer benefício que possa contribuir diretamente com os artistas e associações culturais afetados pela pandemia da covid-19.

“Esses últimos pagamentos são parte desse trabalho e da responsabilidade que a Prefeitura tem no sentido de fazer cumprir não apenas o que manda a lei, os projetos e todos os procedimentos administrativos, mas também mostrar que estamos num esforço intenso de cuidar da comunidade artística e cultural”, acrescentou.

Desta forma, segundo Marcus Alves, é possível fazer circular o recurso na cidade de João Pessoa e também beneficiar os artistas, profissionais da cultura com os recursos da Lei Aldir Blanc, fechando, agora, esse trâmite.

Ao todo, a Prefeitura de João Pessoa recebeu, do governo federal, o volume de R$5.651.937,87 para investir em 4 editais nos quais foram selecionados 378 projetos. Sancionada em junho de 2020, a Lei garantiu uma renda emergencial a profissionais do setor cultural que, praticamente, pararam suas atividades em razão da pandemia.

Entre os projetos que receberam o crédito em conta estão a Associação de Mulheres da Comunidade Porto do Capim, Brasilisco Produções, Aldeias Infantis SOS do Brasil, Associação Cultural Omdeyin, Coletivo de Teatro Alfenim, Centro Cultural Piollin, Associação Comunitária Agrícola de Mussumagro e Maracá Cidadania.

No Brasil, a Lei Aldir Blanc destinou R$ 3 bilhões ao setor como renda emergencial, subsídio mensal para manutenção de espaços e para editais e chamadas públicas, alcançando cerca de 700 mil trabalhadores.

PMJP lança 30 mil vagas em cursos de capacitação através da Secitec

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A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) está oferecendo 30 mil vagas em cursos de capacitação por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec). As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas acessando o link https://ead.secitecjp.com.br/login/index.phpNa manhã desta terça-feira (13), o prefeito em exercício, Leo Bezerra, esteve reunido com a equipe da Secretaria e reforçou o compromisso da gestão em cuidar da população, oferecendo diversos cursos que irão capacitar as pessoas para o mercado de trabalho.

“Os cursos que a Prefeitura de João Pessoa oferece estão bem atualizados com o mundo tecnológico, o que garante aos participantes a certeza de uma boa qualificação, isso tudo de forma gratuita. Tenho certeza da importância que cada curso terá para a vida dessas pessoas, gerando emprego e renda”, afirmou Leo Bezerra.

Os 28 cursos de 7 áreas do conhecimento da tecnologia fazem parte do 13º Ciclo de Capacitação Tecnológica da Secitec. Neste novo formato, quem se inscreve, de forma instantânea, já tem acesso ao conteúdo, ou seja, o início do curso é imediato.

“É nosso compromisso levar o acesso à tecnologia aos moradores de João Pessoa, na forma de realizar os cursos, de forma totalmente digital, modernizando a capacidade profissional das pessoas e, assim, tornando a cidade muito mais tecnológica e conectada”, afirmou Margareth Diniz, secretária da Secitec.

Inscrição – O cadastro na plataforma é simples e dá acesso a todos os cursos, ficando à disposição do aluno para escolher o conteúdo preferido. As aulas acontecem remotamente, devido a pandemia, e podem ser acessadas via computador, tablets ou celular, facilitando a vida do usuário.

Os certificados serão emitidos ao término dos cursos de forma digital, numa iniciativa de responsabilidade ambiental com a redução do uso de papel. Para mais informações sobre os cursos, os canais de comunicação são os seguintes: telefone/whatsapp: 3214-2882 e email: secitec.gabinete@joaopessoa.pb.gov.br

Para o curso de Padronização do Trabalho Remoto, essencial nesse período de pandemia para manter a qualidade dos serviços prestados à população, são 15 mil vagas.

As outras 15 mil vagas são para as seguintes áreas:

Desenvolvimento web – programação com PHP, introdução ao HTML 5, javascript e banco de dados com mysql);

Office – word, excel e power point;

Edição de imagens e vetores – corel draw, adobe Illustrator, adobe indesign e adobe fotoshop.

Edição de vídeos – Blender, adobe after effects e sony vegas;

Administrativo – introdução ao direito administrativo, técnicas de vendas, atendimento ao cliente, administração financeira, assistente administrativo e gestão do tempo, planejamento pessoal e produtividade;

Inovação – introdução ao marketing digital, inovação e criatividade e como criar uma startup;

Gestão – gestão de processos bpmn, empreendedorismo, comunicação em público com oratória e gestão;