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QUALIDADE E EFICIÊNCIA: Servidores da Maternidade Frei Damião recebem capacitações para prestar atendimento cada vez melhor aos usuários

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Oferecer um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado tem sido uma das   metas constantes de gestão da maternidade Frei Damião. Para que isso aconteça, a maternidade realiza cursos, treinamentos e capacitações com o seu corpo de servidores de todas as áreas.

Suênia Tatiara Evaristo de Almeida, Enfermeira e Técnica em enfermagem da UTI Neonatal e que participou de quase todos os treinamentos,  explicou  que a capacitação profissional é de suma importância, pois nos permite um aprendizado apurado acerca dos cursos oferecidos, bem como melhorar a assistência ao paciente, “ além de ser essencial para o currículo e o conhecimento abrangente para a necessidade do setor e na maternidade Frei Damião temos sempre capacitações, contudo temos um atendimento de excelência devido a  esses treinamentos”, destacou.

A enfermeira Jaciane dos Santos Pontes disse que o treinamento oferecido pela equipe da maternidade Frei Damião foi de grande importância “porque fez com que com eu ganhasse mais experiência de uma forma humanizada e prazerosa, pois não são todos os hospitais que nos oferecem esses treinamentos e abre a portas para essas oportunidades, e, mesmo eu não sendo da casa fui muito bem recebida e acolhida e todo  o conhecimento repassado foi de grande importância e relevância para a minha vida profissional e quero dizer muito obrigado por esta oportunidade”,  destacou.

“É de grande importância se capacitar e se profissionalizar nos cursos pois integra tanto nossos conhecimentos de Prática unindo as atualizações que saem constantemente pra oferecer um melhor atendimento ao paciente de forma geral e principalmente enriquece ainda mais o conhecimento profissional”, disse a enfermeira Thais de Paula   que também participou da capacitações.

Em reunião com ministro, Nilda Gondim defende planejamento para garantir enfrentamento à Covid

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A senadora Nilda Gondim (MDB-PB) defendeu a adoção, por parte do governo federal, de medidas preventivas e de planejamento para garantir eficiência no enfrentamento da Covid-19. Ela disse que é preciso acelerar a compra e aplicação de vacinas para proteger o maior número possível de pessoas do coronavírus e cobrou providências para que sejam garantidos, nos hospitais de todo o País, os medicamentos e equipamentos necessários para que os profissionais de saúde possam ajudar a salvar vidas, ao invés de ficarem de “mãos atadas” frente ao elevado índice de mortalidade ainda presente em todo o território nacional.

Nilda Gondim participou de reunião remota da bancada feminina do Senado Federal com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ocasião em que as senadoras lamentaram o atraso (no Brasil) do processo de vacinação contra a Covid-19 e pediram mais agilidade na aquisição de medicamentos e do chamado “kit-intubação”, destinados a pacientes em estado grave, que hoje encontra-se em falta na grande maioria dos hospitais brasileiros.

Socorro da OMS – Por meio de documento endereçado à diretora-assistente da Organização Mundial da Saúde, Mariângela Batista Galvão Simão, as senadoras brasileiras descreveram o cenário crítico em que o sistema de saúde brasileiro se encontra e solicitaram a intervenção da OMS para que seja garantida a aquisição de vacinas contra a Covid-19 e do kit-intubação para pacientes internados. Elas pediram que a entidade internacional de saúde interceda junto às empresas e aos laboratórios especializados para que agilizem a entrega dos insumos ao Brasil.

Conforme ressaltou a líder da Bancada Feminina, senadora Simone Tebet (MDB-MS), a crise de desabastecimento não afeta somente os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também os hospitais particulares em todo o País. “A situação é gravíssima. Estamos na iminência de um verdadeiro colapso”, enfatizou.

Além de Nilda Gondim (MDB-PB), integram a Bancada Feminina do Senado as senadoras Daniella Ribeiro (PP-PB), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Kátia Abreu (PP-TO), Leila Barros (PSB-DF), Mailza Gomes (PP-AC), Mara Gabrilli (PSDB-SP), Maria do Carmo Alves (DEM-SE), Rose de Freitas (MDB-ES), Simone Tebet (MDB-MS), Soraya Thronicke (PSL-MS) e Zenaide Maia (Pros-RN).

Pactuação – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou a importância do diálogo entre os Poderes Executivo e Legislativo, bem como da integração entre os diversos setores da sociedade, os diferentes níveis de governo e entes da Federação para combater a pandemia, e disse que o Brasil tem estrutura para acelerar a vacinação contra a Covid-19 através do Plano Nacional de Imunização. Ele explicou que o PNI segue a pactuação tripartite, que caracteriza o Sistema Único de Saúde (SUS), com a participação dos Estados e municípios, e disse estar convicto de que o Brasil conseguirá imunizar um elevado percentual da população.

Sobre a escassez de medicamentos para atender pacientes graves, Marcelo Queiroga argumentou que a pandemia trouxe uma demanda excessiva à qual a indústria brasileira não consegue atender: “Ocorre que vivemos uma pandemia que impõe ao Ministério da Saúde que tome todas as providências para garantir que os brasileiros que são assistidos pelo SUS ou pelo Sistema de Saúde Complementar recebam de maneira igualitária esses insumos. Nós temos uma indústria nacional que é oligopolizada; nosso complexo industrial de saúde durante décadas foi desprezado e destruído, e é por isso que não temos no Brasil capacidade de produção desses insumos em quantidade suficiente para atender esse excesso de demanda”, comentou.

Serviço acessível: Cícero Lucena assina Termo de Cooperação Técnica com a Fecomércio para implantação do Sine Digital

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Foi assinado na manhã desta sexta-feira (23) o Termo de Cooperação Técnica que vai permitir a implantação do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em sua versão digital. O documento foi endossado pelo prefeito Cícero Lucena e pelo presidente da Federação do Comércio de Bens e Serviços da Paraíba (Fecomércio-PB), Marconi Medeiros, na sede da instituição.

“Este é um ato importante, responsável e moderno, pois garante uma plataforma que unifica a procura pelo trabalhador e pelo emprego e garante cursos profissionalizantes. Tenho trabalhado muito na modernização da gestão em todos os seus aspectos e essa é mais uma forma de facilitar a vida das pessoas e seu acesso às vagas de trabalho, o que melhora a vida das pessoas e faz a nossa economia avançar”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.

O Sine Digital deve trazer mais conforto e eficiência no contato entre empresas que buscam trabalhadores e profissionais que procuram empregos. Com o novo formato serão evitadas filas e será mais fácil a identificação da conformidades entre o profissional e a vaga.

De acordo com a secretária municipal do Trabalho, Produção e Renda, Vaulene Rodrigues, a plataforma também garante mais transparência na seleção. “Acaba sendo um março histórico inclusive nacional neste tipo de serviço. O Sine é marcado muitas vezes pelas filas quilométricas e até pela falta de transparência. O Sine Digital traz esse benefício e isso é fruto de uma série de outras ações da gestão, como o painel eletrônico, qualificação do atendimento e outros investimentos no setor”, destacou.

Quem não tiver acesso a equipamentos digitais ou à internet poderá utilizar os serviços do Sine também em duas unidades do Senac, como explicou o presidente da Fecomércio-PB, Marconi Medeiros. “Estamos honrados por saber que a atual administração demonstra preocupação com a sociedade, principalmente a mais carente. Estamos fazendo hoje uma parceria que beneficia uma das coisas mais importantes do mundo o emprego. Fiquei feliz por ver a preocupação de Cícero com esta causa”, declarou.

Estudos apontam que o transporte coletivo não é vetor relevante de contágio da Covid-19

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Desde o início da pandemia em 2020, vários estudos realizados na França, Reino Unido e Japão vinham apontando que o transporte coletivo, quando operado com protocolos de segurança, não apresentava altos riscos de transmissão da Covid-19.

 

Em um recente estudo realizado no mês passado pelo Imperial College London, os pesquisadores relataram que não encontraram vestígios de coronavírus na rede de transporte de Londres desde o início da repetição dos testes em outubro do ano passado.

 

A Press Association informou que têm coletado sistematicamente amostras do ar e da superfície em viagens de metrô e ônibus, as amostras são retiradas dos saguões das estações e de áreas frequentemente tocadas, como escadas rolantes e máquinas de bilhetes, e que todos os testes foram negativos para todas as variantes.

 

O Dr. David Green, pesquisador sênior da Imperial, disse que as descobertas são “tranquilizadoras para os passageiros” e acrescentou que os testes em andamento serão úteis quando as restrições forem amenizadas.

 

Sarah Hutton / https://highways-news.com/no-covid-on-londons-tubes-and-buses/

 

Outro recente demonstrativo (15/03/21) realizado no Estado de Goiás e elaborado pelo Eng. Civil Benjamin Kennedy M. Costa – Diretor Técnico da CMTC – COMPANHIA METROPOLITANA DE TRANSPORTES COLETIVOS, compilou dados de 54 cidades.

 

A comparação de dados extraídos da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (https://extranet.saude.go.gov.br/pentaho/api/repos/:coronavirus:paineis:painel.wcdf/generatedContent) demonstra que cidades sem atendimento por Transporte Coletivo apresentam percentuais de “casos” e “óbitos” por Covid 19, semelhantes ou até superiores aos municípios com Transporte Coletivo.

 

Portanto, se o transporte coletivo fosse um vetor importante de contágio, como a mídia equivocadamente tem informado, era de se esperar que as cidades do Estado de Goiás que têm transporte coletivo apresentassem índices superiores aos das cidades sem atendimento por transporte coletivo, ou mesmo das cidades com baixa capilaridade de atendimento por transporte coletivo.

 

No entanto, o que se constatou foi que:

 

cidades sem transporte coletivo apresentaram 7,02% na média de casos/população;

cidades com transporte coletivo apresentaram 6,54% na média de casos/população (índice menor do que das cidades sem transporte coletivo).

Quando analisada a média de óbitos/população, o índice de 0,13% é o mesmo encontrado tanto nas cidades com transporte público, como nas cidades sem transporte coletivo.

 

Outro ponto importante do demonstrativo foi que as cidades mais populosas do Estado de Goiás, como Goiânia e Aparecida de Goiânia, palco de constantes matérias sobre ônibus e terminais lotados nos horários de pico, apresentam índices de contágio inferiores do que em cidades pequenas e sem transporte coletivo, como Inhumas e Palmeiras de Goiás, por exemplo.

 

Portanto, à luz dos estudo realizados até o momento, não se pode afirmar que há relação entre o transporte coletivo e o aumento de casos de transmissão e/ou óbitos por Covid -19, ou que o mesmo seja um importante vetor de transmissão, tanto na 1ª onda em 2020, como durante a 2ª onda em 2021.

 

O que vem a ratificar o Manifesto da FETPESP – Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo, quando diz que são “infundadas as notícias de que os transportes coletivos apresentam altos riscos de transmissão do vírus, considerando que as empresas vêm seguindo todos os protocolos sanitários e investindo em modernas tecnologias na desinfecção da parte interna dos veículos”.

 

O que também ratifica o Presidente da UITP – União Internacional de Transportes Públicos, Peres Calvet:

 

“Estudos mostram que o transporte público é seguro, desde que as regras sanitárias sejam seguidas. Precisamos reconquistar a confiança do passageiro paulatinamente, mas é necessário que a mídia e os governantes parem de passar informações duvidosas para a população. É importante uma estratégia de comunicação global”.

 

Artigo – Roberto Sganzerla

 

Especialista em Marketing de Transportes e Mobilidade Urbana

Mestrado em Liderança pela Andrews University – Berrien Springs, MI – USA

MBA em Gestão de Negócios e Liderança

Radialista paraibano morre vítima de complicações da Covid-19 em João Pessoa

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Morreu nesta quinta-feira (22), o radialista e advogado paraibano, Maurício Oscar dos Santos Immisch, vítima de complicações causadas pela Covid-19. Marcelo Vilar, como era conhecido, estava internado há vários dias no Hospital Frei Damião, em João Pessoa.

De acordo com familiares, o radialista passou 17 dias intubado e chegou a ser submetido a uma traqueostomia. Familiares também chegaram a fazer campanhas para doações de sangue para o radialista.

Maurício Oscar dos Santos Immisch também era publicitário e advogado especialista em Direito Empresarial e Gestão Pública. Ele trabalhou como locutor na antiga Rádio Transamérica FM, hoje a Mix FM, na Arapuan FM.

Não há informações sobre o enterro e velório do radialista.

Foragido da Justiça é preso pela PRF na Paraíba com carro roubado que circulava clonado e documento falso

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A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba prendeu, na noite da última quinta-feira (22), na capital paraibana, um homem foragido da justiça e recuperou um veículo roubado, que circulava clonado e estava sendo conduzido pelo homem.

O veículo, um Ford Ka, foi abordado pela equipe policial na BR 101. Após fiscalização minuciosa, os policiais constataram que havia indícios de adulteração e verificaram que se tratava de um veículo roubado há menos de um mês, no dia 25 de março de 2021 em Recife, Pernambuco.

Os policiais solicitaram ao condutor, um homem de 38 anos, que apresentasse a identificação pessoal e do automóvel. O homem mostrou o documento do veículo à equipe e informou dados pessoais. Os policiais perceberam que os dados informados pelo condutor eram na verdade do seu irmão, já que o homem era foragido da justiça pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e não queria ser identificado para não ser preso. O documento do veículo apresentado também era falso.

O homem foi preso, conduzido para a Polícia Judiciária e deverá responder pelos crimes de receptação de veículo roubado, falsidade ideológica, uso de documento falso e cumprir a pena estabelecida pelo mandado de prisão por porte ilegal de arma de fogo.

Covax: OMS denuncia desigualdade na distribuição de vacinas

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As vacinas contra a covid-19 continuam a não chegar aos países mais pobres. A denúncia foi feita pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, no dia em que se comemora o primeiro aniversário do programa Covax, das Nações Unidas, cujo objetivo é garantir que todos os países tenham acesso à vacinação.

“Quase 900 milhões de doses de vacinas foram distribuídas globalmente, mas mais de 81% foram para países de rendimentos médios/altos a altos, enquanto os países de baixos rendimentos receberam apenas 0,3%”, disse o diretor.

Tedros Adhanom já tinha denunciado, por várias vezes, o que considera a injusta distribuição de vacinas e apelado aos países mais ricos que partilhem as doses em excesso para ajudar a vacinar os profissionais de saúde de países pobres.

Até agora, o Covax distribuiu 40,5 milhões de doses a 118 países e pretende alcançar 2 bilhões de doses até o fim deste ano.

Presidente sanciona a Lei Orçamentária de 2021 com veto parcial

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O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com veto parcial e bloqueio adicional, a Lei Orçamentária de 2021, a qual fixa as despesas e estima as receitas de todo o governo federal para o ano de 2021. Até a sanção, que ocorreu na noite desta quinta-feira (22), União vinha executando apenas as ações e programas considerados obrigatórios ou inadiáveis, dentro dos limites do orçamento provisório estabelecido pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). 

Com a sanção do orçamento definitivo o restante das dotações fica destravada e o governo federal poderá voltar a fazer investimentos e executar programas discricionários – aqueles considerados não obrigatórios por lei.

Os vetos ocorreram porque as projeções do Ministério da Economia indicavam a necessidade de uma recomposição de R$ 29 bilhões e, com isso, foi necessário abrir um espaço no Orçamento. Essa recomposição foi feita em acordo com o Congresso Nacional e com o relator do Orçamento, senador Márcio Bittar (MDB-AC), por meio de um veto parcial de R$ 19,8 bilhões de dotações orçamentárias e o bloqueio adicional de R$ 9 bilhões.

A diferença entre o veto de dotações e o bloqueio é que o veto representa um corte definitivo da despesa, enquanto que o bloqueio permite que o valor bloqueado possa vir a ser desbloqueado ao longo do ano, no caso de novas projeções indicarem a existência de um novo espaço no teto de gastos.

Os R$ 19,8 bilhões do veto serão distribuídos em cortes nas emendas do relator (R$ 10,5 bilhões), cortes de emendas de comissão do Poder Legislativo (R$ 1,4 bilhão), e despesas discricionárias do Poder Executivo (R$ 7,9 bilhões). A pedido do Ministério da Economia, também foi vetada a autorização para a criação de cargos na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, os quais são custeados pela União.

O bloqueio será efetuado por decreto e os valores vetados serão remanejados por meio de um novo projeto de lei de crédito suplementar (PLN). A publicação do decreto e o envio do PLN ao Congresso Nacional serão publicados concomitantemente à sanção da Lei Orçamentária. A aprovação do projeto de lei será necessária para a cobertura das despesas obrigatórias que possuem risco de cobertura insuficiente, como as da Previdência Social. Contudo, as projeções indicam que esses valores somente serão efetivamente necessários no último bimestre do exercício fiscal.

Com o veto e o bloqueio administrativo, o Orçamento de 2021 cumpre a regra do teto de gastos, segundo as projeções do Ministério da Economia.

Polícia desarticula trio suspeito de arrombar e furtar estabelecimento comercial no Sertão

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Em mais uma ação de combate aos crimes patrimoniais na Paraíba, a Polícia Militar prendeu três suspeitos de arrombarem uma loja e furtarem mercadorias no Sertão do estado. A ação da PM começou no início da manhã desta quinta-feira (22), e só terminou quando os criminosos foram localizados.

O delito praticado pelo trio aconteceu na cidade de Bonito de Santa Fé, quando os suspeitos arrombaram uma loja de confecções e furtaram diversas mercadorias como calças e peças de vestuário, na madrugada desta quinta. Policiais dos 13º e 6º Batalhões intensificaram as ações e na busca pelos suspeitos conseguiram frustrar a fuga do grupo na rodovia PB 400, entre Bonito de Santa Fé e o município de Conceição.

Ao perceber o bloqueio da PM, o trio abandonou o veículo em que fugia e um dos suspeitos foi preso na hora. No carro, a PM encontrou todas as mercadorias furtadas da loja. Os outros dois suspeitos foram presos horas seguintes, sendo um deles na rodovia próximo ao município de Ibiara, e o terceiro em Conceição.

Segundo informações repassadas pelos policiais do 13º BPM, os suspeitos são de Campina Grande e assumiram a prática de vários delitos dessa modalidade no estado da Paraíba. Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil em Conceição.

Prazos para pagamento e comprovação da isenção do IPVA de placa com final 4 vão até 30 de abril

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Pagamento do IPVA de placa com final 6 e comprovação de isenção devem ser antecipados em junho

Os proprietários de veículos com final de placa 4 no Estado da Paraíba têm até o dia 30 de abril para efetuar o pagamento em cota única, com desconto de 10% à vista, do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Essa é também a data limite para a entrega da comprovação dos documentos dos que solicitaram a isenção do tributo da placa final 4, no ano passado. Eles precisarão fazer o envio da documentação, via e-mail, para o endereço [email protected]

Os contribuintes têm três opções de pagamento do tributo com placa final 4. A primeira é a cota única com desconto de 10% à vista; a segunda opção é o pagamento em três parcelas, mas sem desconto, sendo a primeira com vencimento até o dia 30 deste mês e a terceira é o pagamento total do IPVA no dia 30 de junho, também sem o desconto de 10%, evitando ainda os acréscimos de juros e multa. Dados contabilizados pela Sefaz-PB mostram que há 110 mil veículos aptos a gerar o boleto de pagamento na Paraíba com final de placa 4.

Impressão dos boletos via Portais – Os boletos do IPVA/licenciamento deverão ser impressos por meio da internet. O boleto estará disponibilizado no portal da Sefaz www.sefaz.pb.gov.br, mas também do Detran-PB: http://www.detran.pb.gov.br. O pagamento deve ser efetuado nas agências bancárias ou no serviço de autoatendimento dos bancos; nas casas lotéricas; ou de forma mais prática no mobile banking – aplicativo disponível pelos bancos em aparelhos móveis como smartphones.

Pagamento por Ficha de Compensação – A Sefaz-PB ampliou os locais para pagamento do IPVA, caso o contribuinte escolha, no ato da impressão, a opção ‘Ficha de Compensação’. Com ela, o contribuinte poderá pagar o tributo em casas lotéricas, correspondentes bancários e em toda a rede bancária. Se a opção permanecer no Documento de Arrecadação (DAR), o pagamento fica restrito ao Banco do Brasil.

Regras para Ficha de Compensação – O contribuinte precisa ficar atento também às regras da impressão para pagamento por Ficha de Compensação. A primeira delas é o tempo de espera para pagar. O boleto emitido por Ficha de Compensação necessita de até 60 minutos para ser registrado no sistema de pagamentos da rede bancária. Ou seja, se o pagamento for realizado na mesma data de impressão, em virtude das normas recentes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os contribuintes vão precisar esperar até 60 minutos antes de efetuar o pagamento diretamente na rede bancária ou nas lotéricas.

Comprovação da isenção da placa final 4 – As categorias como portadores de deficiência física, com base no novo decreto 40.959/2020 da Portaria n° 176/2020, além da visual, mental ou autista, taxistas, veículos cadastrados no Ministério do Turismo na qualidade de transporte turístico; motofretistas e de motoboys até 150 cilindradas, de placa final 4, que pediram, no ano passado, a isenção do IPVA, precisarão enviar a documentação via e-mail até o dia 30 de abril para comprovar a isenção e gozar do benefício em 2021. Neste mesmo dia, essas categorias já podem requerer a isenção de 2022.

Como enviar a documentação de isentos – Para o cidadão realizar a comprovação via e-mail, basta anexar os documentos solicitados, em formato de PDF, e enviar para o e-mail: [email protected] . Os documentos que precisam ser enviados em formato PDF são: documento do veículo; carteira de habilitação; comprovante de residência; e o laudo médico ou a autorização de compra do ICMS.

É importante lembrar que esses veículos isentos deverão pagar as demais taxas que envolvem o emplacamento, como seguro obrigatório (DPVat), licenciamento do Detran-PB e a Taxa de Bombeiro.