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PB Saúde realiza Dia D de Doação de Sangue em parceria com o Hemocentro da Paraíba

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A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) promoverá o Dia D de Doação de Sangue em uma ação itinerante que visa ajudar a abastecer os estoques do Hemocentro Paraíba. O evento acontecerá nesta terça-feira (4), das 8h às 17h, no estacionamento do Open Mall, localizado na Av. Epitácio Pessoa, 1.400, por trás do Armazém Paraíba. A ação será viabilizada com o apoio da unidade móvel de coleta de sangue do Hemocentro PB, um ônibus adaptado com a estrutura necessária para o serviço, permitindo que a coleta externa de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea sejam realizados com conforto e segurança.

A doação de sangue é um ato de solidariedade essencial para salvar vidas, e, com essa iniciativa, a PB Saúde visa incentivar não apenas seus colaboradores, mas toda a população paraibana a se tornar doadora. “Em um momento em que a necessidade por doações de sangue é constante, ações como essa representam o compromisso da PB Saúde com a saúde pública e a solidariedade. Uma doação pode salvar até quatro vidas. Convidamos todos a participarem desse gesto tão importante”, afirmou Jhonny Bezerra, superintendente da PB Saúde.

Já Jucelene Cardoso, presidente da Comissão de Projetos Inovadores e Humanização (Coprih) da PB Saúde, destacou a importância da humanização nas ações da instituição. “Iniciativas como essa não apenas ajudam a salvar vidas, mas também reforçam o papel da PB Saúde como promotora de saúde e bem-estar para a população paraibana. A nossa participação, enquanto instituição, vai além da assistência; ela também envolve o cuidado com a vida de cada um de nós”, comentou.

Como doadora regular, a assessora de imprensa da PB Saúde Mary Santos também participará da ação e compartilhou um pouco da sua experiência. “Já sou doadora há mais de 5 anos e sempre ando com a minha carteirinha de doadora. Para mim, a doação de sangue é algo simples, que não custa nada, é rápido e ainda traz a satisfação de saber que estou ajudando a salvar vidas. O melhor de tudo é que o sangue se renova, e eu continuarei doando enquanto puder, pois sei que posso fazer a diferença para quem precisa”, relatou Mary.

Como Participar – Para realizar a doação de sangue, o candidato deve atender a alguns requisitos: ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em bom estado de saúde, descansar e se alimentar adequadamente antes da doação, além de não fumar nas duas horas que antecedem a coleta e evitar o consumo de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal. A primeira doação pode ser feita até os 60 anos de idade.

Saúde da Paraíba recebe mais de 37 mil testes rápidos de dengue para distribuição aos municípios

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A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) recebeu do Ministério da Saúde um total de 37.275 unidades de testes rápidos de antígeno NS1 para dengue. Os testes serão distribuídos aos 223 municípios do estado, priorizando a atenção primária e as unidades de porta de entrada, com o objetivo de agilizar a assistência aos pacientes e fortalecer o combate à doença.

A distribuição segue critérios técnicos, considerando os dados epidemiológicos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN Online), que incluem a incidência de casos, o critério laboratorial e a territorialidade. O fluxo de entrega será feito por meio da Gerência Executiva de Assistência Farmacêutica, que encaminhará os testes para as Gerências Regionais de Saúde (GRS), responsáveis por distribuir os quantitativos às prefeituras.

Os testes NS1 detectam uma proteína do vírus da dengue e devem ser realizados entre o primeiro e o quinto dia após o início dos sintomas. Segundo a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Transmissíveis da SES-PB, Fernanda Vieira, essa nova estratégia tem o objetivo de acelerar o diagnóstico e permitir que os profissionais de saúde tomem decisões mais rápidas no atendimento ao paciente. Ela reforça, no entanto, que um resultado negativo não descarta a possibilidade de infecção, sendo necessária a realização de exames complementares.

“Esse quantitativo será distribuído para as portas de entrada, preferencialmente à atenção primária, para agilizar a assistência ao paciente. Um teste positivo confirma a presença da proteína NS1, mas um resultado negativo não significa que a pessoa não esteja com dengue. Isso porque a quantidade dessa proteína no organismo pode estar baixa no momento da testagem, o que reforça a necessidade de coleta e envio da amostra ao Lacen-PB para análise mais completa”, explicou.

Fernanda Vieira destacou ainda que, além da dengue, o Lacen-PB realiza testes para outras arboviroses, como chikungunya, zika, oropouche e maiaro, garantindo um diagnóstico mais amplo. Ela lembra que a dengue foi a arbovirose predominante na Paraíba em 2024, representando 89% dos casos prováveis notificados no estado, o que torna a ampliação da testagem ainda mais relevante.

A SES-PB reforça a necessidade de notificação compulsória de todos os casos suspeitos, independentemente da realização do teste rápido. Os resultados devem ser incluídos no sistema de vigilância epidemiológica para orientar as ações de controle da doença e o manejo adequado dos pacientes.

Prefeitura de Conde realiza pagamento dos servidores dentro do prazo

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A Prefeitura de Conde iniciou 2025 mantendo seu compromisso com os servidores municipais ao realizar, nesta segunda-feira (3), o pagamento referente ao mês de janeiro dentro do prazo estabelecido.

A iniciativa reforça a valorização dos trabalhadores que atuam diariamente pelo desenvolvimento da cidade e impulsionando a economia local.

A prefeita Karla Pimentel destacou a importância da pontualidade no pagamento como um pilar da gestão.

“Compromisso e respeito com os servidores. O pagamento dentro do mês de trabalho é uma prioridade da nossa administração. Além de garantir a segurança financeira dos trabalhadores, o salário em dia aquece o comércio local e fortalece o desenvolvimento do município”, afirmou.

Cícero Lucena autoriza obras em 10 ruas e destaca mais de R$ 33 milhões investidos no bairro de Oitizeiro

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O bairro de Oitizeiro e região, incluindo Jardim Planalto e comunidades adjacentes, estão recebendo o olhar e a ação da Prefeitura de João Pessoa, que está investindo mais de R$ 33 milhões para reconstruir escolas, mercado, equipamentos sociais, aplicação de asfalto, construção de drenagem, entre outras intervenções da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Na pavimentação, os moradores estão comemorando os 100% das vias, com a autorização do prefeito Cícero Lucena, nesta segunda-feira (3), para o início das obras nas últimas 10 ruas que restavam.

Dessa forma, Cruz das Armas, que já teve 9 ruas entregues, agora conta com 36 vias contratadas, totalizando 45 vias no maior programa de pavimentação da história de João Pessoa. “O mesmo padrão, daqui é igual na praia, respeitando os moradores, independente do bairro. Então, isso demonstra, de uma forma clara, o compromisso da Prefeitura de cuidar de toda João Pessoa, de ter a coragem de enfrentar os problemas e buscar a sua solução, com muito trabalho, com muita dedicação e com muita competência”, afirmou o prefeito Cícero Lucena.

Atendendo demandas da comunidade – O vice-prefeito Leo Bezerra também celebrou o volume de obras em Oitizeiro, lembrando que muitas das ações são reivindicações antigas dos moradores. “Muito feliz de saber que agora 100% desse bairro, que é tão querido, tão amado por nós, vai ficar totalmente pavimentado. Eu que sou militante, desde a época que eu era vereador, sempre lutei muito por Oitizeiro, pelo Jardim Planalto, por toda João Pessoa”, destacou Leo Bezerra.

Mais investimentos – De acordo com o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, a Prefeitura de João Pessoa já conseguiu mais R$ 100 milhões em recursos para avançar com o programa de pavimentação. “Estivemos em Brasília quinta-feira passada, no BRB, tratando de mais um empréstimo que o prefeito autorizou, que será investido em pavimentação na cidade de João Pessoa. A gente espera que ainda em fevereiro esses recursos estejam disponíveis para o prefeito autorizar mais ordens de serviços”, detalhou o secretário.

Conquista – A solenidade aconteceu na Rua Maria Tavares de Araújo, onde a dona de casa Maria Lúcia dos Santos agradeceu a chegada da infraestrutura. “Carro aqui passa com muita dificuldade. Idosos e pessoas com mobilidade reduzida sofrem muito. Muitos buracos e alagamento nos dias chuvosos. É uma conquista para todos nós, um sonho que vai se realizar, porque o prefeito Cícero Lucena disse que as obras já vão começar para acabar com o nosso sofrimento”, desabafou a moradora.

Confira a relação das ruas em Cruz das Armas, nesta ordem de serviço:

Rua Agente Fiscal Moisés Raulino Bronzeado
Rua Anisberto Lins Albuquerque
Rua Doutor Jair Cunha
Rua Joaquim Nonato de Aquino
Rua José Normando de Melo
Rua Maria Tavares Araújo
Rua Neuza de Vasconcelos Silva
Rua Pastor José Severino de Oliveira
Travessa Pedro Jaime Seixas
Rua José do Valle Melo

Obras concluídas no bairro e região:
Escola Arnaldo de Barros (R$ 675.000,00);
Escola Napoleão Laureano (R$ 571.000,00);
Escola José de Novais (R$ 235.658,06);
Drenagem da Comunidade Baleado;
Sete ruas com pavimento asfáltico novo.

Obras contratadas ou em andamento na região:
Mercado de Oitizeiro (R$ 10.055.901,49)
Passarela Guaíba (R$ 315.851,43)
Ampliação do Campo do Alvorada (R$ 1.874.992,37)
Escola Dom José Maria Pires (R$ 2.804.744,16)
Escola Doutor João Santa Cruz de Oliveira (R$ 3.214.000,35)
Cozinha Comunitária Novais (R$ 723.194,19).

Fotos: Kleide Teixeira e Renata Medeiros

Fotos: Secom-JP

ALPB e CMJP retomam trabalhos legislativos nesta terça (4)

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Os trabalhos na Câmara de Vereadores de João Pessoa (CMJP) e na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) serão retomados nesta terça-feira (4). A volta das atividades nas Casas legislativas acontece após o recesso parlamentar.

Na Câmara, os 29 parlamentares, sendo 27 homens e duas mulheres, darão início ao novo mandato, que se estenderá até 2028. A Mesa Diretora para o biênio 2025/2026 será liderada pelo presidente Dinho (PSD), tendo Eliza Virgínia (PP) como primeira vice-presidente e Odon Bezerra (PSB) como segundo vice-presidente.

Na Assembleia, a sessão preparatória da 22ª Legislatura ocorrerá às 9h30, no plenário deputado José Mariz. O governador João Azevêdo deve participar da sessão para apresentar um balanço das realizações do governo em 2024 e investimentos previstos para 2025.

A nova Mesa Diretora da ALPB para o biênio 2025/2026 será presidida por Adriano Galdino, reeleito para o cargo. Ao seu lado, estarão Felipe Leitão como 1º vice-presidente e Cida Ramos como 2ª vice-presidente, entre outros membros que irão compor a administração da Casa de Epitácio Pessoa.

Salão do Artesanato Paraibano atinge meta com a comercialização de mais de R$ 4 milhões

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A 39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano se encerrou nesse domingo (2) com um recorde de vendas e de itens arrecadados dentro do Projeto Salão Solidário. Realizado pelo Governo do Estado e Sebrae-PB, o Salão do Artesanato contou com mais de 500 expositores que, numa megaestrutura montada na orla marítima de João Pessoa (estacionamento do Hotel Tambaú), expuseram e comercializaram o melhor da produção artesanal de todas as regiões do Estado.

Em um período de 23 dias, de 10 de janeiro a 2 de fevereiro, foram comercializados R$ 4.109.694,19 — entre vendas e encomendas. Ao todo, foram 97.663 itens vendidos. Só nesse domingo, último dia do Salão do Artesanato, foram comercializados R$ 209.886,20 — a movimentação dava uma ideia de que o último dia seria bom para os artesãos.

Primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins comemorou os números finais do 39° Salão do Artesanato, destacando: “É um momento de muita alegria para todos nós, mas principalmente para o artesão, para a artesã, que acreditou em mais esse projeto e que não se decepcionou. É também um momento de muita gratidão; gratidão à população da Paraíba e aos nossos turistas que prestigiaram esse grande evento. Não poderíamos deixar de agradecer aos nossos parceiros, como o Sebrae. O governador João Azevêdo, com muita razão, costuma dizer que ninguém faz nada sozinho”, disse.

Ana Maria Lins também agradeceu a solidariedade de paraibanos e turistas no “Salão Solidário”, projeto de arrecadação de alimentos para entidades que cuidam de pessoas em vulnerabilidade social realizado durante o Salão do Artesanato. “Esse resultado também deve ser comemorado e nos deixar gratos a toda a população, que mais uma vez deu um exemplo de solidariedade, de amor ao próximo. Foram mais de 7 mil itens arrecadados, que vão ser destinados a entidades que cuidam de pessoas carentes”, comentou.

Ao todo, o Projeto Salão Solidário arrecadou 7.163 itens, que, como disse a primeira-dama, serão destinados a entidades que cuidam de pessoas em vulnerabilidade social.

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, observou que os mais de R$ 4 milhões comercializados mostram, mais uma vez, a viabilidade econômica do artesanato paraibano. “Além disso, não seria possível alcançar esses números se não fossem os investimentos que a gestão do governador João Azevêdo tem feito desde 2019 no artesanato do nosso Estado: capacitações, incentivos para a participação do nosso artesão em feiras Brasil afora e parcerias para fomentar o segmento seriam só alguns exemplos”, acrescentou.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, ressaltou que o recorde de vendas na 39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano foi alcançado com uma ampla união de bons propósitos. “Eu costumo dizer que os bons se encontram, e é isso que temos visto desde 2019, ainda na primeira gestão do governador João Azevêdo. Essa união, que passa pelo time de governo, pelos nossos parceiros, como o Sebrae, pelos nossos artesãos, tem dado como resultado números cada vez mais promissores para o artesanato paraibano, nos mostrando que estamos no caminho certo”, comentou.

Diretor-técnico do Sebrae-PB, Lucélio Cartaxo também comemorou o resultado: “Como é bom alcançar uma meta, principalmente quando sabemos que é o nosso artesão o grande beneficiado. E como o Sebrae se sente feliz com mais esta parceria com o Governo do Estado, pois acreditamos no empreendedorismo como o grande motor do desenvolvimento da Paraíba. Parabéns a todos e muito obrigado a nossa população e ao nosso turista por ter abraçado esse grande projeto, que é o Salão do Artesanato Paraibano”, destacou.

A 39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano teve como o grande homenageado o papel, com o tema “Qual o seu papel?”, buscando despertar na população um conjunto de reflexões acerca do artesanato, com foco na sustentabilidade.

Ao todo foram sete artesãos homenageados, que trabalham com as técnicas da papietagem e papel machê: Adriano Oliveira, Babá Santana, Carlos Apolônio, Dadá Venceslau, Ednaldo Farias, Geo Oliveira e Socorro Souza.

No último dia do evento, Geo se disse cansado, mas extremamente feliz com os resultados da homenagem. “Estou um pouco cansado, mas muito feliz com essa homenagem. Os frutos já estão sendo colhidos, e outros virão. Por exemplo, toda essa coleção vai ser apresentada em São Paulo”, adiantou.

Sentimento também compartilhado por Carlos Apollo, nome que Carlos Apolônio usa na assinatura de suas obras. “Essa homenagem deu a todos nós uma visibilidade gigante. E esse reconhecimento de nosso trabalho, que já começou a despertar de outros artesãos pela tipologia papel, não tem preço. Só temos a agradecer por esses momentos que vivemos aqui”, concluiu.

Realizado em duas edições — em janeiro, em João Pessoa; e, em junho, em Campina Grande — o Salão do Artesanato Paraibano é considerado um dos melhores eventos na geração de emprego e renda para o segmento, principalmente por ocorrer durante a alta estação, na Capital paraibana, e durante as festividades juninas, na Rainha da Borborema. Por isso, o próximo encontro com o Salão do Artesanato Paraibano será em junho, quando o macramê será a tipologia homenageada da 40ª edição do evento.

Homem morre eletrocutado após colidir carro em poste, na Paraíba

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Um homem morre eletrocutado após colidir carro em poste, na Paraíba. O acidente na noite do último sábado (1º), em Campina Grande na Rua Dr. Vasconcelos, no bairro Alto Branco.

Segundo testemunhas, Douglas perdeu o controle do veículo e colidiu frontalmente com um poste. O impacto da batida causou a soltura de fios elétricos, que ficaram expostos na via. Ao sair do carro, a vítima acabou sendo eletrocutada.

Equipes de resgate foram acionadas, mas o jovem não resistiu e faleceu no local. A polícia isolou a área para os trabalhos da perícia, enquanto a companhia elétrica realizou a remoção dos fios soltos.

As circunstâncias do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades.

Douglas Rocha era filho de um comerciante bastante conhecido na cidade e trabalhava com compra e venda de veículos seminovos.

Redação

Sine-JP começa fevereiro com quase 550 vagas de empregos abertas

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O mês de fevereiro traz centenas de oportunidades de emprego para quem mora na capital paraibana. Os interessados devem se dirigir ao Sistema Nacional de Empregos de João Pessoa (Sine-JP), na Avenida João Suassuna, nº 49, exatamente no primeiro casarão da Villa Sanhauá, na Praça Antenor Navarro, no Varadouro. Nesta primeira semana do mês estão sendo ofertadas 547 vagas.

A função de atendente de telemarketing se mantém como o maior destaque de oferta de emprego na Capital com 100 vagas abertas. Para o cargo, não é exigido experiência, apenas a conclusão do ensino médio e conhecimentos básicos em informática.

Outro setor do mercado de trabalho que continua aquecido é a construção civil. Nessa área estão sendo ofertadas 65 vagas para pedreiro e 63 para serventes de obras.

A diversidade de funções também passa pelas vagas de auxiliar de linha de produção (33) e atendente de lanchonete (32). Há, ainda, oportunidades para vendedor pracista (23), atendente de farmácia (10), auxiliar mecânico de refrigeração (10), balconista (9), garçom (8), entre outras.

Cada função tem exigências específicas. Por isso, é importante que o candidato a uma delas fique atento na hora de concorrer.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98654-8978.

Confira todas as vagas no link:
https://mcusercontent.com/6b8230288b203511692924965/files/f1b9d7cd-aa62-13f5-aeb4-c57941d71390/vagas_periodo_03_a_07_de_fevereiro.pdf

Construtora Torreão Villarim celebra credibilidade de 32 anos de mercado no Nordeste

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Fundada em 1993, a Construtora Torreão Villarim nasceu com o objetivo de atuar no Estado da Paraíba, executando diversas reformas, construções e ampliações de escolas, praças, unidades de saúde e outros prédios como do IPHAEP, do Tribunal de Justiça do Estado, da CINEP e da Feirinha de Tambaú, em João Pessoa. Ao longo dos anos, a empresa expandiu a sua atuação para o Estado de Pernambuco e para a incorporação imobiliária, consolidando-se como uma das principais do setor na região.
O fundador Francisco Villarim relembra os desafios e conquistas dessa jornada. “Começamos atuando no setor público, e paralelamente, desenvolvemos pequenos empreendimentos imobiliários, que foram crescendo gradualmente, sempre com muita dedicação e foco na qualidade”, relatou Francisco.
Um marco na história da construtora foi a entrada de Celina Villarim no processo de sucessão. Formada em Direito e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Celina trouxe uma visão arrojada e atual de mercado, aliando seus talentos em gestão a um olhar apurado para o crescimento da construtora. “Foi uma grata surpresa perceber a paixão de Celina pelo setor e pela empresa. Ela trouxe ideias novas, modernizou nossos processos e posicionou a Torreão Villarim em um novo patamar”, afirmou orgulhoso. Hoje, a incorporação imobiliária se tornou o principal pilar do negócio.
“João Pessoa tem mostrado um enorme potencial. Encontramos aqui um mercado cheio de oportunidades”, ressaltou Celina Villarim. Ela também destaca que o planejamento e a gestão de obras são fatores essenciais para garantir qualidade e eficiência na construção civil. “O sucesso de um empreendimento começa muito antes da obra. Um planejamento detalhado, aliado a uma gestão eficiente, permite que entreguemos projetos dentro do prazo, com excelência na execução e alinhados às expectativas do mercado. Esse compromisso com a organização e a inovação tem sido um diferencial da Torreão Villarim”, completou.
O mais recente lançamento da Torreão Villarim reflete esse momento da empresa e da cidade. Com studios de 18m² a 28m², o Versa Compactos foi pensado para atender as demandas de investidores, proprietários e locatários que buscam conforto e praticidade, em uma boa localização. “João Pessoa está se destacando como um polo em ascensão no mercado imobiliário, e a Torreão Villarim tem orgulho de crescer junto com a cidade, acompanhando esse desenvolvimento. Celebrar mais de 30 anos de história é uma conquista que nos motiva a continuar inovando e construindo um futuro ainda mais sólido para nossos clientes e parceiros”, comentou Francisco Villarim.
Além da modernização dos processos e da expansão da empresa, a Torreão Villarim também tem investido fortemente na gestão comercial. Felipe Villarim, que está à frente desse setor, destaca a importância de manter um relacionamento próximo com os clientes e acompanhar de perto as tendências do mercado. “Nosso compromisso vai além da construção em si. Buscamos entender as necessidades do nosso público, oferecendo produtos que agreguem valor tanto para quem compra para morar quanto para quem investe. A solidez da nossa marca vem justamente dessa atenção aos detalhes e da transparência nas relações comerciais”, afirma Felipe.
Para conhecer mais sobre os projetos e novidades da Torreão Villarim, acesse o site oficial www.torreaovillarim.com.br ou siga a empresa nas redes sociais: @construtoratorreaovillarim.

Famup parabeniza Hugo Motta e reforça parcerias com novo presidente da Câmara dos Deputados

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A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) parabenizou o novo presidente da Câmara dos Deputados, o paraibano Hugo Motta, eleito para o biênio 2025/2026. O presidente da entidade, George Coelho, destacou o trabalho de Hugo sempre em defesa do municipalismo e disse acreditar que as parcerias serão fortalecidas nos próximos anos.

“A Famup deseja um mandato cheio de ações em defesa dos brasileiros e dos municípios ao novo presidente da Câmara, Hugo Motta. Temos certeza de que a atenção prestada por ele aos municípios continuará na agenda, assim como sempre fez, ouvindo a Famup e a todos os prefeitos e prefeitas do Brasil. Por isso, a nossa Federação também se coloca à disposição para discutir o melhor caminho para o fortalecimento dos municípios com o debate de pautas importantes que precisam passar pelo Congresso. A chegada de Hugo ao comando da Câmara é um orgulho para todos nós, paraibanos, e para o Brasil”, afirmou George Coelho.

De acordo com George Coelho, o trabalho de Hugo Motta como deputado federal, em parceria com a Famup e a CNM, foi importante em casos como a desoneração da folha, o piso nacional da enfermagem, a questão relacionada ao salário mínimo e ainda a organização das emendas, que são fundamentais para os municípios.

Perfil – Hugo Motta é médico e foi eleito deputado federal pela primeira vez em outubro de 2010. Ele tem 35 anos e está em seu quarto mandato como deputado federal. Em 2015, foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou denúncias de corrupção na Petrobras e, em 2023, foi relator da PEC dos Precatórios, que limitou o valor das despesas anuais com precatórios. É autor de 32 projetos de lei e de 18 propostas de emenda à Constituição.

Motta foi líder do Republicanos na Câmara, partido ao qual é filiado desde 2019. O deputado vem de uma família com tradição na política no sertão da Paraíba, em Patos. Em 2010, Motta foi eleito deputado federal com 86 mil votos, aos 21 anos. A votação foi impulsionada pelo capital político de sua avó, Francisca Motta, que hoje está no sexto mandato como deputada estadual, também pelo Republicanos.