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Lazer e esporte: Semob-JP e Sejer fazem parceria para incentivar compartilhamento de espaços em vias da cidade

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Com o objetivo de discutirem o compartilhamento de esforços para incrementar os espaços de convivência nas avenidas de João Pessoa, a exemplo do que acontece atualmente nas Três Ruas ( Bancários) e na orla da Tambaú, Cabo Branco e Bessa, o secretário da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Kaio Marcio esteve reunido, na manhã desta quarta-feira (2), com o superintendente da Semob-JP, George Morais e o superintendente executivo, Marcos Souto Maior Filho.

A intenção da Superintendencia Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) é que a Sejer participe ativamente do projeto, possibilitando além de isolamento das vias, com o suporte técnico para atletas e desportistas.

“Pensamos a Prefeitura como um conjunto de órgãos que devem estar integrados e harmonicamente destinados a melhoria do bem-estar da população pessoense. Cuidaremos da mobilidade e a secretaria de esporte e recreação será um braço importante na profissionalização da utilização dos espaços públicos na prática de caminhadas, corridas e ciclismo.”, frisou George Morais.

De acordo com Kaio Marcio, a Sejer vai disponibilizar profissionais tecnicamente preparados para auxiliar os cidadãos na prática de esportes. “Vamos montar equipes para dar suporte aos pontos de prática de esporte. Apoiamos a ideia de facilitar a prática de recreação e lazer, mas teremos um olhar para o atleta que busca a profissionalização. O circuito de ciclismos na PB 008 e novos lugares na região central e sul da cidade para prática de corridas e caminhadas está entre nossos planos”, ressaltou.

Ordem para atirar em manifestantes não partiu da cúpula do governo, diz governador de Pernambuco

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O governador de Pernambuco afirmou, nesta quarta-feira (2), que a ordem para atirar nos participantes do protesto pacífico contra Bolsonaro, no sábado (29), não partiu da cúpula do governo, Há quatro dias, o governo ainda não sabe de quem partiu a ordem para reprimir a manifestação.

Paulo Câmara (PSB) disse que os chefes da Secretaria de Defesa Social (SDS) se reuniam no Centro Integrado de Comando e Controle, discutindo ações relacionadas à quarentena decretada para conter a Covid-19, quando a violenta repressão ao ato ocorreu.

A entrevista ao NE1 foi a primeira concedida pelo governador sobre a ação truculenta da PM, que deixou dois homens sem a visão de um dos olhos, além de diversos feridos por balas de borracha. Os policiais também agrediram a vereadora do Recife Liana Cirne (PT) com spray de pimenta.

“Estávamos no primeiro sábado de restrições mais severas na questão da pandemia. Estávamos, também, acompanhando todo estado. Então, havia um monitoramento como sempre ocorre em momentos como esse, com presença de vários integrantes da Polícia Militar, da Polícia Civil e da cúpula da Secretaria de Defesa Social, todos eles estava atuando nessa questão, e os fatos que originaram essa ação não saíram desse centro integrado, pela informação que me foi dada pelo secretário”, disse Paulo Câmara.

Segundo o governador, o contexto em que informações sobre o protesto chegaram aos policiais também está sendo investigado. Ele declarou que nada justifica a atuação dos policiais do Batalhão de Choque.

“Temos tido toda a precaução nessa investigação de buscar responder às perguntas, verificar, exatamente, como se deu esse comando, quais informações se tinha sobre a passeata, porque todas as informações até o momento era de uma passeada pacífica, em que as pessoas estavam já no final da passeata e que não havia, até agora, nenhuma justificativa para que houvesse uma ação policial daquela forma”, afirmou.

O governador declarou, ainda, que o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, solicitou a interrupção da ação truculenta “assim que tomou conhecimento da gravidade das ações”. Paulo Câmara disse, ainda, que orientações dadas ao novo chefe da Polícia Militar foi para que fatos como os do sábado (29) não voltem a ocorrer.

“Tem toda uma rede de comando da Polícia Militar, e isso que as investigações estão apurando. Inclusive, como eu falei, não é só ordem direta, tem que saber as informações da ordem, ou seja, o que foi repassado às pessoas responsáveis pela ação, e o contexto em que estava ocorrendo a passeata no Centro do Recife. Pelo que nós temos informações, não há nada que justifique uma ação como essa da polícia”, declarou.

Novo comando

Na terça-feira (1º), três dias após a ação truculenta da polícia, o comandante da Polícia Militar, Vanildo Maranhão, pediu exoneração do cargo. No lugar dele, o governo do estado nomeou o coronel José Roberto Santana para a chefia da corporação. Nesta terça (2), ele foi recebido por Paulo Câmara na sede do governo.

O governo informou, por meio de nota, que foram discutidas ações necessárias para o Pacto Pela Vida e sobre as investigações dos fatos ocorridos durante a manifestação do sábado.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social, o coronel José Roberto de Santana exercia, até então, a função de diretor de Planejamento Operacional da Polícia Militar. Com esse cargo, ele coordenava as quatro diretorias operacionais da corporação, correspondentes a um total de 51 unidades operacionais, entre batalhões e companhias independentes, de área e especializadas.

O coronel tem 31 anos de serviço à polícia, “tendo sido declarado aspirante a oficial PM em 1992, pela Academia de Polícia Militar do Paudalho”. O novo comandante da PM tem especialização em Gestão Governamental, curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e Curso Superior de Polícia.

O coronel foi chefe da Unidade de Segurança do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, no período de 2001 a 2004; foi ajudante de Ordem do governador de Pernambuco no período de 2005 a 2006; e foi assistente do Comando Geral da PM, de 2011 a 2017. Possui, ainda, 14 condecorações de mérito.

G1

Brasileiros têm R$ 8 bilhões a receber de instituições financeiras

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Foto: Reprodução internet

Os brasileiros têm R$ 8 bilhões em recursos que devem ser devolvidos pelos bancos. Para que esse dinheiro chegue a quem tem direito, o Banco Central (BC) está desenvolvendo o Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR), que permitirá a consulta de eventuais saldos nas instituições financeiras, para pessoas físicas e empresas, facilitando o processo de devolução.

A expectativa do BC é de que o sistema entre em operação em dezembro, e que ofereça informações sobre saldo credor de contas encerradas, parcelas de empréstimo e tarifas cobradas indevidamente, recursos não procurados após encerramento de grupos de consórcio e cotas de capital a devolver em cooperativas de crédito, entre outros.

“Boa parte das pessoas desconhece ou não se lembra que possui esses direitos. Além disso, a perspectiva de recebimento de valores baixos pode não motivar as pessoas a procurarem as instituições financeiras com as quais mantém ou mantiveram relacionamento atrás de informações. O objetivo do Valores a Receber é justamente facilitar essa comunicação entre instituições e clientes”, afirmou o BC em nota, nessa terça-feira (1°).

Segundo o BC, os dados do novo sistema englobarão informações relativas a: contas de depósitos em moeda nacional encerradas com saldo disponível; contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível; contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários.

O sistema também terá informações sobre tarifas cobradas indevidamente, não devolvidas ou sujeitas à devolução em decorrência de formalização de compromissos com entidades e órgãos reguladores ou de fiscalização e controle; parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não devolvidas ou sujeitas à devolução em decorrência de formalização de compromissos com entidades e órgãos reguladores ou de fiscalização e controle; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito; recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

“Essas informações, de responsabilidade exclusiva das instituições remetentes, deverão ser encaminhadas mensalmente ao BC a partir de outubro, exceto no caso dos recursos não procurados relativos a grupos de consórcio, a serem realizadas de forma trimestral”, explicou o BC.

Agência Brasil

Presidente da CPI da Pandemia divulga cronograma de novos depoimentos

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Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva de médica infectologista e ex-secretária de enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde. No início de maio, o nome da médica chegou a ser anunciado pelo ministro da Saúde, mas a nomeação foi cancelada dez dias depois. O objetivo então, é saber as razões pela desistência de sua nomeação no Ministério da Saúde. Mesa: presidente da CPIPANDEMIA, senador Omar Aziz (PSD-AM); relator da CPIPANDEMIA, senador Renan Calheiros (MDB-AL). Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado ouvirá, pela segunda vez, na próxima terça-feira (8), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O secretário executivo da pasta, Antonio Élcio Franco, será ouvido no dia seguinte.

A reconvocação de Queiroga foi decidida logo depois do primeiro depoimento dele, em 6 de maio, sob a justificativa de que o ministro deixou de responder a muitas perguntas em sua passagem pela comissão. Um dos assuntos que devem ser abordados pelos senadores é a decisão do governo federal de o Brasil sediar a Copa América, a pedido da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). O campeonato ocorrerá entre os dias 13 de junho e 10 de julho.

O novo cronograma, com a novidade de depoimentos agendados também às sextas-feiras, foi divulgado hoje (2) pelo presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM).

Um dos depoimentos agendados é o do secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, para 15 de junho. O ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel será ouvido no dia 16. No dia 17 de junho, será a vez de o empresário Carlos Wizard falar à CPI. Senadores da comissão suspeitam que o empresário integra um “gabinete paralelo” de aconselhamento do governo em assuntos relacionados à pandemia da covid-19.

Já o representante da White Martins, empresa que fornece de oxigênio a unidades hospitalares de todo o país, Paulo Baraúna, irá responder às perguntas de senadores no dia seguinte.

O presidente da CPI chegou a anunciar que o primeiro governador em exercício a ser ouvido, Wilson Lima, do Amazonas, compareceria à comissão no dia 29. Mas, diante da quarta fase da Operação Sangria, da Polícia Federal, que tem o governador amazonense como um dos alvos, no fim da manhã de hoje, Aziz disse que a oitiva vai ser antecipada para o dia 10. O secretário de Saúde do estado também é investigado na operação, que apura desvios de recursos destinados ao enfrentamento da covid-19.

Agência Brasil

Governo distribuiu mais de 100 milhões de vacinas contra covid-19

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O Brasil ultrapassou hoje (2) a marca de 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 distribuídas.

A expectativa para o mês de junho, segundo o Ministério da Saúde, é distribuir 40 milhões de doses de imunizantes, um recorde até o momento. Em maio, foram entregues a estados e municípios 33 milhões de doses das vacinas disponíveis no país.

O Ministério da Saúde disse ainda que 600 milhões de doses de vacinas covid-19 já foram encomendadas e que a maior parte dos imunizantes deve chegar até o fim do ano. “A quantidade é suficiente para imunizar toda a população acima de 18 anos de idade”, informou a pasta.

O ministério ressaltou ainda o fato de o país ter condições de iniciar a produção da vacina AstraZeneca com insumos 100% nacionais. Ontem (1º) a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinou contrato de transferência de tecnologia com a AstraZeneca para a produção do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), matéria-prima para a produção dos imunizantes, no Brasil.

“Esse é um importante passo rumo à autossuficiência e à soberania produtiva da vacina. Essa conquista nos posiciona estrategicamente na luta contra a pandemia”, disse o Ministério da Saúde.

O 1º lote de doses da Oxford/AstraZeneca foi importado. Em seguida, a Fiocruz passou a fazer o envase e a finalização do processo a partir do recebimento do IFA vindo do exterior (China).

De acordo com a fundação, a estrutura de fabricação já recebeu certificado de boas práticas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A fase seguinte é o treinamento e a preparação do IFA a ser produzido no Brasil.

Agência Brasil

Desvio de Recursos da Covid-19: PF é recebida a tiros ao cumprir mandado contra empresário

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Polícia Federal foi recebida a tiros nesta quarta-feira (2) ao cumprir mandados contra o empresário Nilton Costa Lins Júnior, alvo da 4ª fase da Operação Sangria, que investiga supostos desvios de recursos de combate à Covid no Amazonas. O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e o secretário de Saúde do estado, Marcellus Campêlo, também estão entre os investigados.

O empresário era alvo de mandados de busca e prisão temporária. Ainda não está claro se o empresário fez os disparos para o alto ou em direção aos policiais. Se ficar comprovado que foi contra os agentes, ele vai responder por tentativa de homicídio. Foram apreendidas quatro armas.

Segundo uma fonte do blog, ninguém ficou ferido.

O advogado do empresário Nilton Costa Lins Júnior, José Carlos Cavalcante, afirma que não foi autorizado a acompanhar as buscas. Ele confirmou que houve tiros durante a ação, disparados pelo empresário.

STJ

Na abertura da sessão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo comunicou o episódio aos ministros da corte, responsável pela expedição dos mandados.

“Foi uma situação bastante constrangedora e perigosa lá em Manaus”, afirmou Lindôra.

Ela disse que foi a primeira vez em 30 anos que viu algo do tipo acontecer em uma operação da PF. “Como foi uma situação muito sui generis — uma situação dessas eu nunca tinha visto acontecer –, eu achei por bem comunicar, antes de sair na imprensa, que ocorreu isso em Manaus”, disse Lindôra.

A PF apura supostas irregularidades no hospital de campanha Nilton Lins, usado para o combate ao coronavírus no estado. Em 2020, o governo do Amazonas assinou um contrato para alugar o Complexo Hospitalar Nilton Lins a fim de utilizá-lo como hospital de campanha.

Wilson Lima foi alvo de busca. Já o secretário Marcellus Campêlo é um dos alvos de mandado de prisão. Ele não foi encontrado em dois endereços nos quais foi procurado.

O STJ autorizou também a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico do governador e do secretário de Saúde.

G1

Famílias da comunidade Boa Esperança e do Bairro São José recebem cestas do Procon Solidário

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O Programa Procon Solidário, da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) entregou esta semana mais de cem cestas básicas às famílias das comunidades Boa esperança (Cristo) e do Bairro São José. Lançado no dia 12 de maio, a primeira fase do Programa está disponibilizando cerca de 4 mil cestas com gêneros alimentícios para as pessoas mais atingidas pela crise econômica causada pela pandemia provocada pela Covid-19 devido às medidas de isolamento social e restrição das atividades econômicas.

Além dos alimentos entregues esta semana, na última segunda-feira (31) nesta quarta-feira (2), também foram contempladas centenas de famílias do Distrito Industrial e localidades do bairro de Mandacaru na última quinzena de maio. “Começamos agora a distribuição dos alimentos previstos para 12 entidades como associação de trabalhadores e de moradores, Arquidiocese da Paraíba e igrejas evangélicas”, informou o secretário Rougger Guerra.

O Programa Procon-JP Solidário é resultado da celebração de Termos de Compromisso e de Ajustamento de Conduta (TAC) junto a empresas que têm processos administrativos tramitando no Procon-JP. “Esses processos estão sendo transmutados em obrigação de fornecimento de produtos alimentícios destinados à doação. O Programa terá continuidade e o Procon-JP Solidário deve arrecadar cerca de 12 mil cestas com novas celebrações do Termo de Compromisso e Ajustamento”, informa o secretário.

O Procon-JP já firmou TAC com empresas como Banco Itaú e a empresa Sansumg, o que garantiu a entrega das primeiras cestas básicas. Rougger Guerra prevê que o Programa chegue a distribuir mais de 100 toneladas de alimentos nessa primeira fase. “Nossa intenção é contribuir com a sociedade através de programas como o Procon Solidário”.

Veneziano confirma derrubada de veto presidencial que impedia transferência de recursos para municípios

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O Vice-Presidente do Senado Federal, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) confirmou nesta quarta-feira (02) a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro que impedia a transferências de recursos para os municípios com até 50 mil habitantes que estivessem com algum tipo de inadimplência. A decisão foi confirmada na sessão ocorrida na tarde e noite de ontem (01).

Segundo Veneziano, que votou a favor da derrubada do veto e articulou junto aos demais senadores para que também votassem, a decisão fará com que grande parte dos municípios brasileiros possa acessar recursos que estavam inviabilizados. Ele afirmou que a maioria dos municípios tem alguma pendência, muitas vezes ocasionada por erros até involuntários das administrações, e precisam acessar estas transferências.

“Esta é uma realidade em nosso país e não podemos penalizar os municípios por conta destas pendências, muitas vezes ocasionadas por questões simples, de fácil resolução, mas que acabam por impedir as administrações de acessar os recursos, tão necessários, sobretudo neste momento que estamos vivenciando, de uma pandemia que traz enormes dificuldades para os prefeitos”, afirmou o senador paraibano.

“Nós sabemos o quanto é difícil administrar com as dificuldades, limitações e parcos recursos que são disponibilizados para atender a tantas demandas municipais, sobretudo com mais essa imposição, com mais essa limitação. Ainda bem que nós conseguimos, no Senado Federal, e vai para a Câmara, a derrubada deste veto, que fará com que os municípios com até 50 mil habitantes fiquem livres para acessar as transferências voluntárias”, disse Veneziano.

Ele também parabenizou as entidades que congregam os municípios em todo o país, em especial a Federação das Associações dos Municípios Paraibanos – Famup, que participou ativamente da articulação em favor da derrubada do veto presidencial. “Parabéns à Famup, parabéns a todos os prefeitos e prefeitas da Paraíba e do Brasil por mais essa conquista”.

Assembleia aprova criação da Medalha do Mérito Empreendedor José Carlos da Silva Júnior

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A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, na sessão ordinária remota desta quarta-feira (2), o Projeto de Resolução, que cria a Medalha do Mérito Empreendedor José Carlos da Silva Júnior. A honraria será destinada às personalidades que têm se destacado no empreendedorismo na Paraíba e a nível nacional, criando marcas regionais e nacionalmente reconhecidas e contribuindo para a geração de emprego, renda e no desenvolvimento da economia do Estado.

“Nada mais justo prestar esta legítima homenagem a um dos maiores empreendedores da história da Paraíba e do Brasil, o saudoso Senhor José Carlos da Silva Júnior, que infelizmente faleceu no último dia 05 de março, em São Paulo, aos 94 anos, vítima da Covid-19”, justificou o presidente da ALPB, Adriano Galdino, autor da propositura.

A Medalha, que terá a imagem do homenageado e do símbolo do Estado da Paraíba, poderá ser concedida até cinco personalidades ao ano. “A dedicação ao trabalho e ao desenvolvimento econômico regional e nacional, principalmente a frente da administração dos segmentos de alimentos, comunicação e automotivo, fez com que o homenageado fosse por diversas vezes, agraciado com importantes honrarias, dentre as quais destacamos a Medalha do Mérito Empresarial José de Paiva Gadelha, concedida por esta Casa Legislativa”, destaca o presidente.

Perfil

José Carlos da Silva Júnior nasceu no município de Campina Grande, Paraíba, em 16 de junho de 1926. Filho de José Carlos da Silva e Maria Rosa da Silva, era formado em contabilidade. Em vida, tornou-se um dos maiores empresários que a Paraíba já teve, integrando importantes entidades do setor industrial, como Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), do Sindicato do Milho, Torrefação de Café e Refinação do Sal do Estado da Paraíba; Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep); Diretor da Bolsa de Mercadorias da Paraíba; e membro dos conselhos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Associação Comercial de Campina Grande.

Além disso, atuou muito bem na política do nosso Estado, onde ocupou o cargo de Senador da República (1996 a 1999) e de Vice-Governador da Paraíba (1983 a 1986).

Em Pedras de Fogo, Prefeitura e Estado iniciam pavimentação de ruas e Manoel Jr agradece a João Azevêdo

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A Prefeitura de Pedras de Fogo e o Governo do Estado iniciaram, na manhã dessa quarta-feira (02), as obras de pavimentação de diversas ruas da cidade. O prefeito Manoel Junior mais uma vez agradeceu ao governador João Azevêdo e ao superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) da Paraíba, Carlos Pereira, pela parceria firmada com o município para pavimentar as ruas da cidade e restaurar a PB-030.

“Esse trabalho de pavimentação de ruas será constante em nossa gestão, melhorando as condições de tráfego e trazendo mais segurança a motoristas, motociclistas e pedestres. Agradeço ao DER, ao Governo do Estado, pelo empenho e dedicação ao projeto. Essa parceria é muito importante para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou o prefeito.

A obra está orçada em R$ 1,8 milhões. Inicialmente serão pavimentadas as ruas: Carlos Borromeu do Nascimento (Rua da areia), Edinaldo Chaves, 1º de Maio, Dr Manoel Alves e João Bosco do Nascimento, o que representa uma extensão de 2,3 km de via asfáltica. Também serão realizados, por parte da Prefeitura, serviços de drenagem de águas pluviais e melhoramento das calçadas.

“A prefeitura de Pedras de Fogo está responsável por todo o apoio logístico, limpeza de ruas, desobstrução de águas pluviais (caixas de inspeção de drenagem), transporte, alimentação, garagem para guardar os maquinários, suporte, custeio, assistência mecânica e manutenção de frota de veículos”, explicou o prefeito em exercício, Bá Barros, que acompanhou o início das obras.

Também estavam presentes o secretário de Infraestrutura, Ozael Brandão, o diretor de Urbanismo, André Ribeiro, diretor de Planejamento, Adriano Maciel, o direto de Obras, João pedreiro, e o assessor técnico da secretaria de Infraestrutura, Hugo Barros.