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Saiba como consultar dinheiro esquecido em bancos: novo site já está em funcionamento

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Retomado nesta segunda-feira (14), o sistema do Banco Central (BC) que permite a consulta a valores esquecidos em bancos e outras instituições financeiras funciona em novo endereço. Chamada de Sistema de Valores a Receber (SVR), a ferramenta passará a funcionar no site valoresareceber.bcb.gov.br, em ambiente desvinculado do Sistema Registrato, que hospedou o serviço nos primeiros dias de funcionamento.

Para evitar excesso de demanda, que derrubou o site do Banco Central na versão anterior do sistema, a consulta só poderá ser feita por quem tenha conta no Portal Gov.br, que fornece acesso a serviços públicos digitais. O cadastro para ter a conta é gratuito e pode ser feito na área de login do Gov.br ou pelo aplicativo Gov.br, disponível para usuários de dispositivos móveis dos sistemas Android e iOS.

Existem três níveis de login no Portal Gov.br: bronze, prata ou ouro. Eles variam conforme o nível de segurança e a complexidade do serviço público pedido. Para resgatar o dinheiro esquecido nas instituições financeiras, será exigido nível prata ou ouro. O login do sistema Registrato, usado na primeira fase do serviço, não poderá mais ser usado no SVR.

O nível prata permite acesso com login único à maioria dos 3.583 serviços públicos totalmente digitalizados oferecidos pelo Portal Gov.br e garante acesso completo ao aplicativo Gov.br. Com alta segurança, esse nível pode ser obtido pela comparação da foto tirada no aplicativo com as imagens da base da Carteira Nacional de Habilitação.

Outra maneira de ativar o nível prata é por meio da validação dos dados pessoais de quem tem conta em um dos seis bancos conveniados ao Portal Gov.br: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, BRB, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicoob.

Procedimentos
O processo de recebimento do dinheiro consiste em duas etapas. Na primeira, o cidadão fará uma consulta no site valoresareceber.bcb.gov.br. Basta digitar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) para verificar eventuais quantias esquecidas em bancos e demais tipos de instituições financeiras. Essa etapa dispensa o login do Portal Gov.br e pode ser feita a qualquer momento, a partir de hoje.

Em caso de constatação de valores a serem sacados, o SVR informa a data para o usuário entrar novamente no sistema. Nessa segunda etapa, será necessário digitar o login da conta Gov.br para verificar a quantia a receber e pedir a transferência do dinheiro. Caberá ao cidadão escolher a forma de transferência, que poderá ser feita por Pix. Se o usuário não indicar uma chave Pix, a instituição financeira escolhida poderá contatar o correntista para fazer a transferência.

Prazo
O BC explicou que valores esquecidos nos bancos serão devolvidos apenas a partir de 7 de março. Caso o cidadão perca a data informada, deverá recomeçar o processo do zero, repetindo a consulta no site e esperando o sistema informar nova data para o retorno.

Orientações
Para evitar fraudes, o Banco Central informa que o único site disponível é o valoresareceber.bcb.gov.br. O cidadão deverá tomar cuidado para não entrar em páginas diferentes. O órgão também esclareceu que não entrará em contato com nenhum usuário, nem enviará links por SMS, Whatsapp, Telegram ou e-mail para confirmar dados pessoais ou tratar de valores a receber.

A única situação em que haverá contato com o correntista será no caso de a transferência não poder ser feita por Pix, mas a comunicação será feita pela instituição detentora do dinheiro, sem nenhum pedido de confirmação de dados ou de senhas.

Por fim, o BC esclarece que o processo de resgate de valores esquecidos é gratuito. O usuário jamais deverá fazer qualquer pagamento para consultar o montante a receber nem para sacar o dinheiro. Qualquer pedido nesse sentido configura golpe.

Cerca de 600 mil declarações de Imposto de Renda estão na malha fina

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De acordo com dados da Receita Federal, ao menos 600 mil declarações do Imposto de Renda entregues em 2021 estão na malha final. Ainda segundo o orgão, o número chega a 1 milhão quando considerado o total de documentos na malha de anos anteriores, que soma 400 mil.

A Receita Federal explica que as declarações vão para a malha fina do IR por erros cometidos pelos contribuintes. Dentre as principais falhas estão omissão de rendimentos do titular ou de seus dependentes, erros ao informar gastos com saúde ou a inclusão de dependentes que não atendem as regras do fisco, entre outros.

Para receber a restituição, o contribuinte precisa corrigir o erro, enviando uma declaração retificadora. Antes, porém, precisa saber o fez o documento ficar retido. Essa informação é obtida no Portal e-CAC, que é o Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal.

É preciso ter código de acesso e senha para entrar no sistema. A criação do código e da senha é feita com os números de recibos das declarações de 2021 e 2020. Também é possível entrar no e-CAC utilizando a senha do sistema gov.br.

Após acessar o centro virtual, o contribuinte deve ir em “Serviços em Destaque”, acima, do lado esquerdo da tela, e clicar em “Meu Imposto de Renda (Extrato do DIRPF)”. As declarações de cada ano aparecem em uma barra azul, acima. O contribuinte pode clicar na de 2021. No entanto, também é possível saber qual foi o erro ao acessar “Pendências de Malha”, em “Processamento”.

Em “Processamento”, há informações detalhadas sobre o IR no link “Extrato de Processamento”. É preciso clicar no ano em se quer conferir os dados. Ao abrir o resumo da declaração, estará indicado o motivo que levou o contribuinte à malha fina.

Como enviar a declaração retificadora do IR Para fazer a retificação, o cidadão precisa acessar o programa IRPF 2021. Se for necessário, é preciso fazer a atualização. Ao abrir o programa, será exibida uma mensagem alertando sobre uma nova versão. Clique em “Atualizar” e espere a finalização do procedimento.

Há duas opções para fazer a correção. A primeira delas é abrir a declaração, clicando sobre o nome do contribuinte. A segunda é ir direto ao botão “Retificar”, na tela inicial. O símbolo é um R dentro de uma seta de cor de laranja. O programa irá perguntar se deseja continuar. Escolha “Sim”.

Para fazer a correção, é preciso ir na ficha exata onde há o erro. Por exemplo, se foi informado um salário menor do que o recebido, a correção deve ser na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ”. Preencha com os dados corretos.

Quando concluir a alteração dos dados, o contribuinte deve ir em “Entregar declaração”, cujo ícone fica do lado esquerdo. Antes, porém, é indicado fazer a verificação dos dados. Basta clicar no sinal de checagem, em verde, acima.

Pendências vermelhas impedem o envio. As amarelas, não. Confirme os dados bancários e envie o IR. Após 24 horas do envio da retificadora, já é possível checar no e-CAC se o documento foi aceito. Neste caso, a restituição será liberada pela Receita em breve, em um lote residual.

Remédios à base de cannabis avançam nas farmácias

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Imagem: Reprodução internet

Já chega a 11 o número de remédios à base de cannabis autorizados pela Anvisa para a venda em farmácias no Brasil.

Nem todos foram colocados no varejo ainda, mas há previsão para o segundo trimestre, segundo a BRCann (associação que reúne empresas com atuação na área). Cinco deles já começaram a ser distribuídos.

“Neste ano, os médicos terão cinco opções nas prateleiras. Os remédios nas farmácias deixam médicos mais a vontade para prescrever”, afirma Tarso Araújo, diretor-executivo da BRCann.

Apesar do aumento da oferta, ainda é difícil estimar o patamar de preços, segundo ele. “Os produtos não estão sujeitos ao controle de preços de remédios registrados. Esses valores ainda são uma incógnita”, diz.

Campinense perde para o Floresta em jogo pela Copa do Nordeste

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O Campinense perdeu para o Floresta em jogo pela quarta rodada da Copa do Nordeste, neste domingo (13). O confronto aconteceu no Ceará.

Fábio Alves marcou gol de pênalti, abrindo o placar para o Floresta. O clube cearense completou seu 4 a 3 com gols de Jô, Rendel e Flávio Torres. Os três gols da Raposa foram marcados por Olávio, que fez dois, e por Dione.

O próximo compromisso do Campinense é contra o Altos, no estádio Albertão, em Teresina, no Piauí, às 21h30 da próxima quarta-feira (16). Já o Floresta encara o Sergipe, no Vovozão, em Fortaleza, Ceará, no mesmo dia e horário.

Escalação do Campinense

Mauro Iguatu, Felipinho, Michel Bennech (Gabriel Pereira), Cleiton e Juninho (Christian); Rafinha, Serginho Paulista (Carlos Maia) e Dione; Matheus Régis (Alan Francisco), Iago Silva (Juninho Potiguar) e Olávio. Téc.: Ranielle Ribeiro.

Escalação do Floresta

Marcão, Lito, Alisson, Mailson e Fábio Alves; Jô, Yago Rocha (Paulo Vyctor), Thalyson e Rendel Andrade (Yan Souto); Flávio Torres e Eugênio (Igor Oliveira). Téc.: Ricardo Drubscky.

Auxílio Brasil: pagamentos de fevereiro começam nesta segunda-feira

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Imagem: Reprodução internet

A Caixa Econômica Federal começa a pagar nesta próxima segunda-feira (14) uma nova rodada do Auxílio Brasil. Os primeiros a receber são os beneficiários com final de Número de Inscrição Social (NIS) 1. O pagamento dessa rodada termina no dia 25 de fevereiro.

Veja o calendário, de acordo com o número final do NIS:

1: 14/2
2: 15/2
3: 16/2
4: 17/2
5: 18/2
6: 21/2
7: 22/2
8: 23/2
9: 24/2
0: 25/2

Para saber em que dia o benefício ficará disponível para saque ou crédito em conta bancária, a família deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão de cada titular. Para cada final do NIS há uma data correspondente por mês.

Em dezembro, o governo federal começou a pagar a todos os beneficiários um valor mínimo de R$ 400.

Novos beneficiários
O governo incluiu na folha de pagamentos do Auxílio Brasil deste mês 556 mil novas famílias. Segundo o ministério, com essa inclusão o governo “mantém a fila do programa zerada”. Dessa forma, o programa atenderá em fevereiro 18,05 milhões de famílias,. Ao todo, serão pagos mais de R$ 7,3 bilhões, segundo o ministério.

Ao entrar no programa, as famílias recebem, pelos Correios, duas cartas encaminhadas pela Caixa: a primeira com orientações gerais sobre o Auxílio Brasil e a segunda com o cartão para movimentação bancária do benefício. Com ele, a pessoa pode fazer saques parciais ou no valor integral do benefício.

Até que essas novas famílias recebam o cartão do programa, o benefício poderá ser movimentado pelo Caixa TEM – mesmo aplicativo usado para recebimento do Auxílio Emergencial. Assim, não é necessário ir às agências da Caixa.

Canais de atendimento

Em caso de dúvidas sobre o Auxílio Brasil, o governo oferece 3 canais de atendimento:

pelo telefone 121, do Ministério da Cidadania,
pelo número 111 da Caixa Econômica Federal
pelo aplicativo Auxílio Brasil

 

Em Gramame, bandidos invadem e roubam alimentos de igreja que era para doação

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Uma igreja foi arrombada e alimentos arrecadados para doação a famílias necessitadas foram roubados. O caso aconteceu na madrugada deste domingo (13), em uma igreja Assembleia de Deus no loteamento Parque do Sol, bairro Gramame, Zona Sul de João Pessoa. Além dos alimentos, foram levados um botijão de gás, um DVD Player e o purificador de água do local.

De acordo com o pastor da igreja, ao chegar para cumprir suas atividades religiosas, se deparou com a porta escancarada, a tranca violada e o ambiente tomado pela água. Ele relatou que o responsável pela invasão ao templo arrancou o purificador e deixou a água jorrando. Além disso, tentou levar a mesa de som, mas não conseguiu desconectar os cabos.

Uma das coisas que mais chamou a atenção é que o invasor levou até mesmo os alimentos, que foram arrecadados pelos membros da congregação para ajudar famílias carentes.

A liderança da igreja registrou boletim de ocorrência na Central de Polícia de João Pessoa, no bairro do Geisel. O templo não tem câmeras de monitoramento. Houve tentativa de resgatar imagens do sistema de segurança de uma casa vizinha, mas as câmeras estavam desativadas e não registraram o momento em que o crime foi cometido. Nenhum suspeito foi localizado. Portal T5

Delegado é alvo de tentativa de assalto e tem carro alvejado; um bandido saiu ferido

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O delegado Reinaldo Nóbrega e o seu pai foram alvos de um atentado na noite desse domingo, no bairro de Manaíra, em João Pessoa. O carro em que eles estavam foi alvejado pelo menos nove vezes por quatro bandidos armados.

Conforme Nóbrega, ele conduzia o veículo do seu pai e chegava na casa dele quando houve a abordagem dos criminosos. O delegado revidou e conseguiu atingir um dos bandidos, que foi socorrido para o um hospital da Capital, onde está custodiado.

Reinaldo Nóbrega acredita que os bandidos tentavam roubar o veículo do seu pai e foram surpreendidos com a reação.

No carro a perícia constatou nove disparos de pistola calibre 380.

Durante o tiroteio, três bandidos conseguiram fugir e são procurados pela polícia.

Nesta terça, Onyx Lorenzoni vai apresentar Serviço Civil Voluntário aos prefeitos da PB

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O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, vai apresentar o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário para prefeitos do Estado da Paraíba e convidados, nesta próxima terça-feira (15). O evento será realizado, às 14h, no auditório do Centro de Convenções Cidade Viva, no bairro Aeroclube, em João Pessoa.

A ação, que será realizada em conjunto com os municípios paraibanos, visa amenizar os impactos sociais no mercado de trabalho, que foram causados pela pandemia da Covid-19.

O Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário vai oferecer oportunidade aos trabalhadores desempregados de adquirirem experiência profissional juntamente com a participação em cursos de qualificação, com prioridade para os jovens entre 18 e 29 anos.

Outra faixa etária que também terá prioridade também serão os trabalhadores acima de 50 anos, que estão fora do mercado há mais de dois anos. O objetivo é aumentar a empregabilidade desses trabalhadores e transferir renda através da bolsa qualificação.

SERVIÇO:

Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário

Data: 15 de fevereiro de 2022

Horário: 14h

Local: Centro de Convenções Cidade Viva (Rua Luzia Simões Bartoline, 100, Aeroclube – João Pessoa/PB)

Aulas presenciais do Ensino Fundamental I e II iniciam nesta segunda-feira

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As aulas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa seguem nesta segunda-feira (14) o planejamento que foi elaborado pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef). Alunos do Ensino Fundamental I e II passam a ter aulas de forma presencial. O ano letivo 2022 teve início na quarta-feira (9) de forma remota para esse grupo e de forma presencial para as crianças dos Centros de Referência de Educação Infantil (Creis).

Com as aulas presenciais para o Fundamental I e II, as escolas irão receber grupos de 50% de estudantes por uma semana e, na semana seguinte, a segunda metade, criando um revezamento, exceto nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Estamos avançando em relação a 2021. No ano passado as aulas presenciais eram três dias por semana e agora serão os cinco dias semanais. Acredito que no mês de março, com a totalização da vacinação contra a Covid-19 para as crianças e adolescentes, estaremos atendendo 100% de forma presencial. Estamos seguindo as orientações do Ministério Público e da portaria conjunta da Prefeitura de João Pessoa onde recomenda a carteira de vacinação para os alunos”, explicou a secretária de Educação e Cultura, América Castro.

Para o grupo que irá assistir aula de forma remota os professores deverão planejar atividades podendo utilizar as seguintes estratégias: formação dos grupos de WhatsApp; abertura de salas no Google Meet; uso das salas Google; e outras formas de interação. Escolas em reforma continuam o ensino de forma remota, até ser possível iniciar gradativamente ou na totalidade as aulas presenciais.

Maternal e pré-escola – Também nesta segunda e terça-feira (15) será a vez das crianças dos Maternais I e II voltarem para os Creis. E a partir de quarta-feira (16) os Centros de Referência irão receber as crianças do Pré I e Pré II. Todas as aulas funcionam em tempo integral, das 7h às 17h, e com a oferta de cinco refeições diárias.

Passaporte de vacina – O passaporte vacinal contra a Covid-19 dos alunos será exigido, desde que sejam disponibilizadas doses para todos, conforme agenda de vacinação do Ministério da Saúde e do Município, exceto para os alunos que tenham contraindicação respaldada em laudo médico.

Os estudantes que ainda não foram imunizados terão direito a assistir às aulas nessa etapa da presencialidade parcial, ou seja, com a escola funcionando apenas com 50% da turma. O passaporte de vacinação só será exigido quando a PMJP ampliar a oferta da vacina para todos os estudantes matriculados na Rede Municipal.

Durante quatro dias da semana passada uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde imunizou 12.035 alunos da rede municipal contra a Covid-19. A campanha aconteceu nas próprias unidades de ensino.

Paraíba tem oito editais de concursos e processos seletivos em aberto; confira

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Um total de 369 vagas são oferecidas em oito editais de concursos e processos seletivos publicados na Paraíba, nesta semana, de 13 a 20 de fevereiro.

Concurso para a Prefeitura de Tavares

Concurso para professor da UFPB

  • Vagas: 33
  • Nível: superior, com doutorado na área desejada
  • Remunerações: R$ 3.980,21 a R$ 10.074,18
  • Inscrições: até 18 de fevereiro
  • Local de inscrição: departamento do curso desejado
  • Taxa de inscrição: R$ 88 a R$ 192
  • Provas: datas variáveis de acordo com o curso
  • Edital do concurso para professor da UFPB

Seleção e concurso para a Prefeitura de Areia

  • Vagas: 198 (concurso) e 37 (seleção)
  • Níveis: fundamental, médio, técnico e superior
  • Inscrições: até 18 de fevereiro, em ambos os editais
  • Local de inscrição: site da organizadora, CPCon
  • Taxa de inscrição: R$ 65 a R$ 105
  • Editais do concurso e da seleção para a Prefeitura de Areia

Concurso da Companhia Docas da Paraíba

Concurso da Defensoria Pública da Paraíba

Concurso da Prefeitura de Sousa

 

G1 Paraíba